29 O DIA QUANDO DEUS FEZ UMA FESTA

sermao festa sabado


(Este tema está inspirado num tema do Pastor E.E. Cleveland, intitulado "O Aniversário da Mãe de Adão".) 


INTRODUCÃO: 


1. Foi a primeira festa que houve sobre a Terra. Deus havia terminado a Criação e a festejou. 


2. Mas não foi uma festa como as que a maioria dos seres humanos fazem atualmente:


a) Onde bebem bebidas alcoólicas. 

b) Aproveitam para praticar o pecado. 

c) Pernoitam e arruinam sua saúde.


3. A festa de Deus foi diferente. Muito bonita.

a) Foi uma festa espiritual.


I. QUANDO  E  COMO  FOI  A  FESTA  DE  DEUS


1. No primeiro domingo que houve na terra, Deus criou a luz. Gênesis 1:1-5.

a) Dizemos o primeiro domingo, porque o domingo é o primeiro dia da semana. 

b) Aqui temos um calendário (leve com você um para a reunião). A coluna do domingo, que está aqui de vermelho, é o primeiro dia da semana. 

c) Sei que muitos pensaram sempre que era o domingo era o sétimo dia, mas não é. No almanaque diz que é o sábado (contar: DOMINGO l.º, SEGUNDA-FEIRA 2.º, etc. Até chegar no SÁBADO 7º) 

d) No dicionário diz: DOMINGO (Procure no dicionário que deve ser levado com você): "Primeiro dia da semana". 

e) Agora busquemos SÁBADO. Aqui diz: "Sétimo dia da semana começada no domingo". (É preferível que algum dos assistentes leia.) 

2. No dia de segunda-feira fez a expansão... (leia) Gênesis 1:7,8. 

3. No dia de terça-feira Deus trabalhou. Gênesis 1:11-13. 

4. Na quarta-feira Deus trabalhou. Gênesis 1:16-19. 

5. Na quinta-feira Deus trabalhou. Gênesis 1:20-23. 

6. Na sexta-feira Deus trabalhou. 

a) Criou os animais maiores. Gênesis 1:24. 

b) Criou o ser humano. Gênesis 1:26,27. 

c) Comprovou que tudo era "muito bom". Gênesis 1:31. 

7. Chegou o sábado, foi o primeiro sábado da Terra.

Então estabeleceu a mais bela e sublime festa. 

Uma festa espiritual como monumento comemorativo da criação. 

Gênesis 2:1-3. 

a) Toda a raça humana existente participou nesse momento, pois Adão e Eva, criados na sexta-feira, eram toda a raça humana nesse momento. 

b) Deus somente considerou completa Sua obra quando incluiu na semana o sábado, o sétimo dia, não como dia de trabalho, mas como dia de repouso, dia de festa espiritual. Gênesis 2:1. 

c) Deus pôs o selo de seu exemplo ao repousar nesse sábado. Gênesis 2:1 ú.p. 

d) Nas festas costumamos ter expressões de desejos e bons augúrios. Deus fez mais que isso. Como é Todo-Poderoso dotou o sábado de atributos especiais fazendo-o um dia especial, diferente. "E abençoou o dia sétimo e o santificou." Gênesis 2:3.


VISTAS LUMINOSAS (sem necessidade de dar nenhuma outra indicação, ao chegar este momento se acende o projetor, apagam-se as luzes, e você continua falando como se não houvesse ocorrido nada. Os slides são da Série "Século XX"'). 

12-16 O sábado foi feito como o dia de repouso e de festa espiritual para ser consagrado a Deus, na criação. Foi o primeiro sétimo dia do mundo. 

12-17 Na santa Bíblia diz: "E havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera". 

12-18 Portanto, o sábado não é um dia comum. O primeiro domingo (ASSINALE A PRIMEIRA COLUNA DO 1.º DIA), Deus usou para criar como dia de trabalho, a primeira segunda-feira, 2.º dia, Deus usou como dia laboral (ASSINALE A 2.ª COLUNA). 

A primeira terça-feira, 3.º dia da semana (ASSINALE-A) foi de trabalho; o mesmo que na quarta feira, 4.º (ASSINALE-A); e a primeira quinta-feira 5.º dia (ASSINALE-A) e a primeira sexta-feira, 6.º dia (ASSINALE-A). 

Mas o primeiro sábado, esse primeiro sétimo dia, esse dia não foi de trabalho. O sétimo dia que Deus abençoou e santificou como dia de repouso. 

12-19 A Bíblia declara que "o sétimo dia será repouso para o Senhor teu Deus." Assim como Deus repousou na criação, dando-nos exemplo, Ele estabeleceu que cada sábado fosse um dia de festa espiritual para ser consagrado a Ele. Portanto, já não é um dia comum. Não nos pertence. Deus o reservou para Ele. Devemos consagrá-lo para Ele. 

12-20 Há três sinais diferentes sobre esse dia. 

Primeiro: O exemplo de Deus: "Deus repousou no sétimo dia". Ele não se cansa. A razão de ser desse repouso por parte de Deus é para dar exemplo, o qual faz inamovível nossa obrigação. 

Em segundo lugar: "Deus abençoou esse dia". Embora Deus queira nos abençoar todos os dias, o sábado é o único dia que Ele abençoou. Abençoou-o como o dia de repouso. Não é um dia qualquer. Nenhum outro dia foi abençoado por Ele como o dia de repouso. 

Em terceiro lugar: "Deus santificou o dia de sábado". Santificar quer dizer: "Pôr à parte para uso sagrado". Portanto, se Deus separou o sábado para as coisas sagradas, não temos direito de usá-lo para nossos trabalhos (SEM NECESSIDADE DE INDICÁ-LO VERBALMENTE, ACENDEM-SE AS LUZES E VOCÊ CONTINUA EXPLICANDO O TEMA SEM INTERROMPÊ-LO.) 

8. ILUSTRAÇÃO: Durante a guerra de secessão, uma moça armada de um atiçador de ferro, uniu-se ao exército do Norte antes da decisiva batalha de Geettysburg. 

– Que esperava fazer com esse atiçador contra o exército do Sul? – perguntou-lhe alguém, depois da batalha. 

– Nada. Só queria mostrar de que lado estava – foi a resposta. 

a) Ao deixar de trabalhar cada sábado; assistir às reuniões religiosas; ler a Bíblia; fazer obras missionárias; em uma palavra, dedicá-lo a Deus como festa religiosa, estamos demonstrando de que lado estamos: se do lado de Deus, com os que Lhe obedecem, ou do lado dos que não têm interesse em obedecer a Ele. Eu, embora custe sacrifícios, decidi colocar-me do lado de Deus. 

9. ILUSTRAÇÃO: Um jovem do Congo esteve uma noite em uma estação missionária observando como as moças costuravam. Notou que o fio sempre se guia a agulha. Essa noite orou: "Senhor, sê Tu a agulha e eu serei a linha."

a) Deixemo-nos guiar pelo Senhor. O que Ele mandar, façamos. 

b) Ele foi como a agulha. Fez primeiro e espera que nós O sigamos.


II. DEUS  TORNOU  OBRIGATÓRIA  ESTA  FESTA  DE  GUARDA


1. Quando deu os Dez Mandamentos, um dos dez indicava que cada sábado temos que dá-lo integralmente a Deus. Os Dez Mandamentos estão na Bíblia em Êxodo capítulo 20 

(SE TIVER A BÍBLIA CATÓLICA, LEIA NAS DUAS, COMPARANDO O MANDAMEN TO NAS DUAS TRADUÇÕES.) 

2. O mandamento do sábado está em Êxodo 20:8-11. 

3. Ali diz por quê temos que guardá-lo:

a) Êxodo 20:11. 

b) Esta festa é um monumento da criação.

Ao tê-la em conta estamos adorando a como Deus Criador.

4. A forma de guardá-lo: Êxodo 20:8-10; Isaías 58:13,14. 

5. É obrigatório, pois é um dos Dez Mandamentos. 

Lembra você quanto é 10 -1? Tiago 2:10-12. 

6. ILUSTRAÇÃO: Todos conhecemos a emoção de ver um desfile militar, e nosso coração terá sentido o estremecimento que acompanha a música marcial. Resplandecentes em seus bonitos uniformes, suas baionetas brilhando ao sol, os soldados num desfile oferecem um espetáculo imponente. Mas o que prova se um soldado vale, não é a forma em que reluz no desfile, mas o que faz no campo de batalha. Ali na imunda sujeira da trincheira, sofrendo alternadamente o frio ou o calor, farejando a morte no ar, ouvindo os gritos dos feridos e os queixumes dos moribundos, ele sabe que cada momento pode ser o último para ele. Um bom soldado suporta esta dificuldade, e é isso o que prova seu valor como soldado.

a) Todos dizemos ser cristãos e crer em Cristo nosso Senhor. "Desfilamos" bem. Mas no caso do sábado mostramos perante Deus. 


III. O  EXEMPLO  DO  SENHOR  E  DOS  SANTOS


1. Nosso Senhor o guardava. S. Lucas 4:16. 

3. A bem-aventurada virgem Maria e as outras mulheres também. 

S. Lucas 24:54-56. 

3. Os Santos Apóstolos ensinaram que há que guardar os mandamentos. I S. João 2:3,4. 

4. No céu continuará sendo guardado. Isaías 66:22,23. 

5. Por que Jesus não mudou e explicou que ninguém podia mudar nem uma simples letra ou um til dos Mandamentos? S. Mateus 5:17,18. 


VISTAS LUMINOSAS 

(NOTA: Costumamos usar diapositivos como estes, do Século XX. Se não tiver, não importa. Nesse caso faça o apelo agora, neste ponto.) 

13 - 7 Pode Deus mudar Sua própria Lei? 

13 - 8 Deus não pode mudar Sua própria lei, pois isto iria contra Seu caráter.

"Deus NÃO MUDA". Na Bíblia, por meio do profeta Malaquias diz: "Porque eu, o Senhor, NÃO MUDO". 

S. Tiago diz: "Do Pai ... no qual não há mudança, nem sombra de variação." 

13-12 Deus é o autor dos Dez Mandamentos, e pela Santa Bíblia sabemos que "os atos de Deus permanecem para sempre." Em Eclesiastes explica: "Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente: nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar." 

17- 8 É porque a Lei de Deus não pode ser mudada, que para redimir-nos Jesus morreu no Calvário: 

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nEle crer nao pereça, mas tenha a vida eterna." 

8 - 16 Aquele que morreu por nós nos mostra o caminho da vida eterna, por meio dos Dez Mandamentos e por meio de Seu exemplo. Ele guardou o santo sábado, morreu por você e espera que você não perca a salvação por deixar de ser fiel nisto. 

7- 3  Com Sua morte dá-nos a segurança eterna num mundo melhor. 

7-23 Onde, segundo o registro bíblico, "Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens. DEUS HABITARÁ COM ELES. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles." 

19-44 Que formoso será poder desfrutar das glórias que Cristo ganhou para nós com Seu sacrifício 

12-33 Segundo a Palavra de Deus, "O sábado será para os salvos na Nova Terra". 

18-5 O Senhor nos indicou o caminho. Espera que sigamos Suas instruções para poder levar-nos quando vier. Marcou-nos o caminho em Seus Mandamentos e com Seu exemplo. 

São João registrou Suas palavras na Bíblia: "Se alguém me serve, siga-me." 

ILUSTRAÇÃO: Uma professora perguntou à sua classe: "Como fazem os anjos a vontade de Deus?" 

- "Diretamente", respondeu um aluno. 

- "Fazem de todo coração", disse outra. 

- "Fazem muito bem". 

Depois de uma pausa uma meninazinha disse: 

- "Fazem sem fazer Perguntas".

16-27 Breve virá nas nuvens do céu, com poder e grande glória.   Nesse dia levará os fiéis para as moradas eternas. 

1-27 Ele morreu por você. Está você disposto a ser fiel a Ele, embora isto lhe custe algum sacrifício?


(FAÇA UM APELO PARA GUARDAR O SÁBADO, COM AS LUZES APAGADAS E ESTE DISPOSITIVO. CONVIDE OS QUE GUARDARÃO O SÁBADO A COLOCAR-SE DE PÉ, OU LEVANTAR AS MÃOS E ORE POR ELES.) 


Anuncie a hora da próxima reunião de sábado de manhã. 

Costumo chamá-la de "FESTA SABÁTICA". 



BAIXAR PDF


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- Índice de Temas AQUI