29 “LEMBRA-TE DO DIA DO SÁBADO, PARA O SANTIFICAR”

Tags

sermao mordomia 29 pdf


Pr. Newton Brito de Oliveira

Êxodo 20:8


I - Introdução


Há mais de 150 advertências que Deus faz ao seu povo repetidamente no antigo testamento, que também são aplicáveis a nós hoje. “Guarda, para que não esqueças o Senhor...” Deut. 6:12 p.p.


As riquezas, o orgulho, os prazeres deste mundo, facilmente nos levam ao esquecimento de Deus. (Deut. 8:14-19)


O povo de Deus no antigo testamento, antes de sair do Egito, viviam em uma condição de afastamento de Deus, de uma desobediência aberta à observância do sábado. 


A pena inspirada diz: “Em seu cativeiro tinham os israelitas até certo ponto perdido o conhecimento da lei de Deus, e haviam-se afastado de seus preceitos. O sábado tinha sido geralmente desrespeitado, e as exações dos maiorais de tarefas tornaram sua observância aparentemente impossível”. Patriarcas e Profetas, pág. 263


Hoje estamos vivendo neste Egito moderno de mundanidade e muitos prazeres da vida, que facilmente como na antigüidade, nos fazem esquecer da boa observância do sábado. Nosso libertador, Jesus Cristo, está ansioso por libertar-nos para viver com Ele, obedecendo por amor a observância do sábado.


II - Lembrarmos do sábado é lembrarmos de Cristo


Quando guardamos o sábado, não lembramos da criação, mas do Criador, “Cristo, o Senhor do Sábado”. (S. Mar. 2:28)


Os escritores do Novo Testamento, insistem em dizer que Cristo criou o Universo (S.João 1:3; Col. 1:16; Heb. 1:2). Em Colossenses 1:16, encontramos Cristo como o Centro, a Fonte, a Esfera que originou a criação. “Pois nele foram criadas todas as coisas” - Cristo é o agente, que fez a criação. “Para Ele” - Cristo é a meta, a origem de toda a criação. Cristo é a razão da existência da terra. Cristo não só criou a terra, mas a sustenta também, a redime.


“O Filho de Deus executara a vontade do Pai na criação de todos os exércitos do Céu; e a Ele, bem como a Deus eram devidas as homenagens e fidelidade daqueles. Cristo ia ainda exercer o poder divino na criação da Terra e de seus habitantes.” P.P., pág. 17


O Filho de Deus, Cristo, falando de Si mesmo disse: “O Senhor me possuía no início de sua obra, antes de suas obras mais antigas, (...) quando compunha os fundamentos da Terra (...). Então eu estava com ele e era seu arquiteto, dia após dia era as suas delícias, folgando perante ele em todo o tempo”. (Provérbios 8:22-30)


Ao pensarmos no sábado, lembramos do poder redentor de Cristo, que produz descanso. No antigo testamento o sábado era uma lembrança da libertação de Israel do Poder do Egito (Deut. 5:15). esta libertação foi a mais gloriosa manifestação do poder redentor de Cristo. Foi associado com o sábado. A redenção é um ato de recriação.


Os evangelhos associam a obra salvífica de Cristo com o sábado. Nesse dia, Cristo curou várias pessoas.

a) Ao cego - S. João 9:13-34

b) Ao paralítico - S. João 5:1-9

c) À mulher enferma - S. Luc. 13:10-17

d) Aos endemoniados - S. Mar. 1:21-28


O sábado não limitou a obra salvadora de Cristo. Uma vez que a obra redentora de Cristo foi finalizada, descansou durante o sábado na tumba (S. Luc. 23:54; 24:l)


Devemos guardar o sábado em virtude do poder redentor de Cristo, tipificado pela libertação dos israelitas da escravidão egípcia (S. Luc. 4:18 e 19).


III - Lembremo-nos do Exemplo de Cristo a respeito do sábado


1. Cristo repousou (Gên. 2:2) - Do idioma hebreu SHABATH = REPOUSO, significa literalmente cessar de um trabalho, de uma atividade. Deus parou de produzir algo novo. O repouso de Deus não foi o resultado de um esgotamento e cansaço, mas o cessar, parar de uma ocupação anterior. Assim também nós devemos parar com as atividades rotineiras nas horas do sábado.


2. Cristo o abençoou (Gên. 2:3) - Do hebreu BRAKAH = BEM-AVENTURADOS, FELIZES. Vantagem ou benefício que Deus concede. É o presente outorgado por Deus como sinal de afeto. A presença de Cristo é o melhor presente a receber. Estar todo o dia em comunhão com Cristo é o maior sucesso. Este dia era assinalado como um objeto especial de favor divino. Este é um dia de júbilo e de felicidade estando com Cristo.


3. Cristo o santificou (Gên. 2:3) - Do hebreu GADASH = AFASTAR DO USO COMUM. Do grego HAGUISMOS = SANTIDADE, CONSAGRAÇÃO, SEPARAR, CONSAGRAR. Cristo separou uma fração de tempo santificado por Ele, através de Sua presença. Deus quer estreitar seu companheirismo com os seres humanos, sem que nada possa interromper essa doce comunhão.


IV - Em Cristo há verdadeiro descanso espiritual


O sábado nos foi dado não apenas para repousar do trabalho. O primeiro sábado que Adão e Eva desfrutaram com o Criador, não foi precedido de uma semana de trabalho. Deus os convidou para descansar com Ele.


O livro de Hebreus sugere que o sábado ilustra apropriadamente o descanso da graça, oferecido aos cristãos (Heb. 4:1, 10-11). Este é o repouso no qual não fizemos nada para merecê-lo. Cristo o oferece e está à nossa disposição, é a obra de salvação. Este é o descanso de graça. (S. Mat. 11:28).


A observância do sábado é um ato de gratidão e amor a nosso Deus e Salvador. 


V - Conclusão


O sábado é santificado pela presença de Cristo morando no coração do adorador que almeja a Salvação em Cristo Jesus. O sábado é santificado quando nenhuma atividade secular interrompe a  adoração, a comunhão com Cristo, o Senhor do sábado.


Santificamos o sábado pela graça de Deus e com Sua ajuda em nossas vidas, observemo-lo corretamente seguindo as indicações divinas sobre como santificá-lo adequadamente. 


É necessário, com a ajuda divina, fazemos grandes reforma neste aspecto básico de nossa obediência e lealdade a Deus. Que Deus nos ajude ricamente em nossas decisões.


BAIXAR SERMÃO


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- + Sermões Fidelidade (Mordomia)