16 O DIZIMAR NA PREPARAÇÃO DO CARÁTER DO CRISTÃO

Tags

mordomia 16 pdf


Pr. Ênio dos Santos


I - Introdução


Definições gerais sobre caráter e sua formação.

“Caráter é a expressão habitual das qualidades que distinguem uma pessoa da outra.”

“Caráter é o triunfo de nosso determinação sobre nossa inclinação.” E. Purintom

“Não devemos dizer: Cada pessoa é o arquiteto de sua própria sorte, mas cada homem é o arquiteto do seu próprio caráter.” G. Boakdman


II - O caráter de Deus


O amor e o ato de dar, são duas das características de Deus.


Com freqüência a Bíblia descreve a Deus chamando-o “O Amante”, “O Doador”.


São João 3:16 ilustra perfeitamente essas características de Deus, quando declara: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê, não pereça mas tenha a vida eterna.”


O ato em si, de dar, é uma das notáveis características de Deus. Ele deu-Se a si mesmo pelo homem “desde o princípio do mundo”. Apocalipse 13:8


O dar sem amor quase não tem significado. Quando Deus deu a vida ao homem não reteve Seu amor. O amor deu significado ao dom.


III - O caráter do homem antes do pecado


O homem foi formado à semelhança de Deus.

Sua natureza estava em harmonia com a vontade de Deus.

A mente era capaz de compreender as coisas divinas.


As afeições eram puras e os apetites e paixões estavam sob o domínio da razão.


Adão era santo e feliz, tendo a imagem de Deus  e estando em perfeita harmonia com a vontade de Deus.” E.G. White, Patriarcas e Profetas, pág. 28


Embora somente Cristo é a ‘mesma imagem’ do pai, o caráter de Deus refletia-se no caráter de Adão.” E.G. White, O Lar Adventista, págs. 26 e 27


IV - O caráter do homem após o pecado, a necessidade de reforma e a solução


Com o pecado, a semelhança divina deslustrou-se, quase apagou.


“A capacidade física do homem foi enfraquecida, sua capacidade mental diminuída e ofuscou-lhe a visão espiritual, tornando-se sujeito à morte.” E.G.White, Educação, pág. 15


“Enfim, o pecado desfigurou-se e quase apagou a imagem divina no homem.” E.G.White, O Grande Conflito, pág. 642


A história de um quadro ilustra nossa condição:


Conta-se que certa vez o faxineiro de um museu de arte encontrou num quarto de despejo um velho quadro, todo estragado, com a pintura suja e irreconhecível. 


O faxineiro ia levando-o para o lixo quando o diretor do museu quis examinar o quadro. Realmente o quadro parecia imprestável, mas mesmo assim o diretor entregou-o a um restaurador de pinturas antigas para o reformar. 


O restaurador trabalhou com perseverança e zelo, até que a obra estivesse pronta. Foi a tal perfeição, que muitos que haviam anteriormente visto o quadro, perguntavam se ainda era o mesmo. O segredo da perfeição foi descoberta: a assinatura indicava que o restaurador era filho do artista.


O pecado desfigurou o caráter do homem, a obra prima da criação divina. Mas Jesus, o Filho do Supremo Artista, “veio a fim de restaurar no homem a imagem de seu Criador.” “Ninguém senão Cristo, pode reformar o caráter arruinado pelo pecado.” E.G.White, O Desejado de Todas as Nações, pág. 27


Romanos 8:29 realça a ação complexa que Jesus Cristo cumpre na transformação do caráter. “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conforme a imagem de Seu Filho, a fim de que seja ‘o primogênito’ entre muitos irmãos.”


V- Só iremos para o céu mediante um caráter aprovado por Deus


“O caráter formado segundo a semelhança divina, é o único tesouro que deste mundo podemos levar para o futuro... Que importância tem, pois nesta vida o desenvolvimento do caráter!” E.G.White, Parábolas de Jesus, pág. 332


“A menos que a imagem moral de Deus se veja no homem, nunca poderá entrar na cidade de Deus.” E.G.White, SDA Bible Commentary, vol. 6, pág. 1078


A vida é um pedaço de mármore, no qual devemos modelar, cinzelar e esculpir o nosso caráter, através da graça de Cristo, a fim de fazermos parte da família celestial.


“O caráter é uma vitória, não um dom”, diz um provérbio chinês.


“Um bom caráter é mais precioso que  posses mundanas, e a obra de formá-lo é mais nobre obra na qual se possa empenhar os homens.” E.G.White, Mente, Caráter e Personalidade, vol. II, pág. 545


VI - Hábitos da vida que revelam o caráter que temos


O que fazemos com o corpo, tempo, talentos e bens, revela o caráter que estamos desenvolvendo.


O que uma pessoa faz com o dinheiro, revela o que vai no íntimo do seu coração.


Tanto os pobres como os ricos estão decidindo o seu próprio destino eterno e provando se são súditos aptos para a herança dos Santos na luz.


“Os que fazem de sua riqueza uso egoísta neste mundo, revelam atributos de caráter que mostram o que fariam se tivessem maiores vantagens e possuíssem os tesouros imperecíveis do reino de Deus.” E.G.White, Conselhos sobre Mordomia, pág. 130


“Cada ato da vida, por menor que seja, tem sua influência na formação do caráter.” E.G.White, Mente, Caráter e Personalidade, vol. II. pág. 545


“A entrega total a Deus é o resultado do amor individual a Ele. A mordomia ou seja, o uso sábio e sem egoísmo da vida, demonstra o grau em que uma pessoa se tem rendido a Deus.” O Sábio Uso da Vida, pág. 29


VII - A liberdade visa ajudar-nos a desenvolver um caráter aprovado para o céu


“Cristo, não nos deu garantia alguma de que é fácil alcançar a perfeição de caráter. Não se herda caráter perfeito e nobre. Não o recebemos por acaso.”


“O caráter nobre é ganho por esforço individual, mediante os méritos e a graça de Cristo. Deus dá os talentos e as faculdades mentais; nós formamos o caráter.” E.G.White, Parábolas de Jesus, pág. 331


“Deus planejou o sistema de beneficência, a fim de que o homem pudesse tornar-se como seu Criador.” E.G.White, Mordomia e Prosperidade, pág. 15


“A glória do evangelho é ter ele base no princípio de restaurar na raça caída a imagem divina, por uma constante manifestação de beneficência.” E.G.White, Mordomia e Prosperidade, pág. 14 Tal princípio significa ser fiel nos dízimos e ofertas.


VIII - Conclusão


“Atualmente Deus está reunindo o Seu povo, um por um dos que não somente amam como Ele ama, sim, que também  doam como Ele doa.” O Sábio Uso da Vida, pág. 29


A fim de aperfeiçoarmos o tipo de caráter requerido por Jesus. “é essencial que perseveremos em agir corretamente.” E.G.White - Mente, Caráter e Personalidade, vol. II, pág. 552


Se perseverarmos em nossa fidelidade, quando Cristo voltar ouviremos o Seu doce convite: “Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei; entra no gozo de teu Senhor.” Mateus 25:23


BAIXAR SERMÃO


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- + Sermões Fidelidade (Mordomia)