15 UM GUIA SEGURO PARA A VIDA

sermao seguro vida


INTRODUÇÃO: 


1. ILUSTRAÇÃO: Nas fábricas e em obras de construção costuma-se ver, colocados em forma proeminente, cartazes que ilustram a forma correta e incorreta de fazer certas coisas. Por exemplo: a forma correta e a errada de levantar uma carga pesada do solo. 


a) A forma errada é a de procurar levantá-la sobre a cintura com os joelhos eretos. 


b) A forma correta é dobrar os joelhos enquanto se levanta o peso, aliviando assim a tensão das costas e evitando o perigo de danificar os músculos ou tendões.


2. A Santa Bíblia contém a instrução adequada da parte de Deus para ensinar-nos o que devemos fazer ou não, na vida, a fim de termos uma experiência mais frutífera e venturosa. 

3. Durante uns poucos minutos procuraremos conhecer algo deste livro maravilhoso. Entre outras coisas procuraremos dar resposta a várias perguntas que geralmente são levantadas acerca da Santa Bíblia.


I. COMO  FOI  DADA  A  SANTA  BÍBLIA?


Naturalmente, Deus não a mandou por discos voadores, nem a enviou em pára-quedas, do céu. Que método utilizou? A própria Bíblia nos diz o suficiente para respondermos a esta pergunta. 

1. Deus deu Sua mensagem utilizando como instrumento de comunicação a homens santos, aos quais revelou Sua mensagem e eles a escreviam. II Pedro 1:21. 

2. Como fez Deus para revelar Sua vontade aos santos profetas e aos santos apóstolos? 

a) Às vezes falou-lhes em forma direta, tal como falou a Moisés, junto à sarça ardente do deserto. 

b) Geralmente Se revelou por meio de sonhos e de visões. Números 12:6. Naturalmente não se refere aos sonhos comuns. 

c) Também usou anjos para comunicar Suas mensagens. Apocalipse 1:1-3. 

3. Estes santos homens escreveram as mensagens recebidas as quais nos chegam hoje, contidas na Bíblia. 


1.                    REVELAÇÃO 

Por C. Araújo


Se não houvesses falado, que seria, 

oh, grande Deus, desta vida miserável 

senão enigma cruel, impenetrável, 

que a alma sem crenças odiaria? 


Mas falou tua eternal sabedoria 

prometendo uma vida perdurável 

o homem que diante de Ti se vê culpado 

e arrependido em Tua bondade confia. 


Da vida do homem a jornada 

em célica mansão feliz termina, 

crendo Tua Palavra revelada. 


Com vendas pintam a fé divina, 

mas sem razão, que a alma iluminada 

vê por onde e aonde se encaminha.


II. QUE  OPINA  A  IGREJA  CATÓLICA  SOBRE  A  BÍBLIA?


1. A grande quantidade de diferentes traduções, que muitas vezes conhecemos como versões (versão e tradução são usados como sinônimos na Bíblia), dizíamos que as muitas traduções da Bíblia para o castelhano que a Igreja Católica tem traduzido e difundido, são uma clara demonstração de que o católico tem autorização para lê-la. 

2. O famoso cardeal Gibbon, em La Fe de Nuestros Padres, declarou: as Escrituras são as depositárias da Palavra de Deus. 

3. O papa Benedito XV, na Encíclica Spiritus Paclitus declarou: "Formulamos o voto de que todos os filhos da igreja se deixem penetrar e fortalecer pela suavidade das Sagradas Escrituras a fim de chegar a um conhecimento perfeito de Jesus Cristo." Nessa mesma encíclica declarou: "Autorizamos ... a leitura piedosa e a meditação assídua das Escrituras divinas." 

4. O Concílio Vaticano II, em Constituição Sobre a Sagrada Revelação, capítula VI-20: "Porque nos Sagrados Livros, o Pai que está nos céus Se dirige a Seus filhos e fala com eles; e é tanta a eficácia que radica na Palavra de Deus que é, na verdade, apoio e vigor da Igreja e fortaleza da fé de seus filhos, alimento da alma, fonte pura e perene da vida espiritual." 


III. A BÍBLIA  NA  ATUALIDADE


1. Normalmente todos os que conhecem a Bíblia admiram, respeitam e crêem nela. 

2. Cada momento encontra-se alguém com preconceito que a ataca, ou alguém que não a conhece, mas que a ataca com muita soltura, como se soubesse do que se trata. 

ILUSTRAÇÃO: Em um dos parques de Santiago, Chile, uns amigos conversavam em inglês. Um jovem que estava por viajar para os EE.UU. e desejava praticar inglês pediu que o admitissem na conversação. Esta girava em torno da Bíblia e o que ela diz sobre o fim do mundo, especialmente a fascinante profecia de Daniel, capítulo 2. O jovem reagiu negativamente e disse: 

Eu não creio na Bíblia. 

Você já a leu? – perguntou uma pessoa do grupo. 

Sim, foi a resposta. 

Naturalmente que sim! 

Leu – insistiu – o livro do profeta Isaías? 

Claro que sim – respondeu – já lhe disse que li toda a Bíblia. 

Leu também na Bíblia o livro de São Bartolomeu? – voltou a perguntar ao jovem. 

Sim, eu o li na Bíblia porque a conheço muito bem. 

Tudo o que fez foi colocar em evidência sua ignorância acerca da Bíblia, porque não existe nela um livro tal de São Bartolomeu.

3. Toda pessoa culta, o menos que poderia fazer é ler a Bíblia, uma vez que é o livro de maior difusão no mundo e que tem exercido a mais poderosa. influência sobre a humanidade. 

4. Ademais, a mensagem da Bíblia, tal como a necessidade do oxigênio para a vida, mantêm plena vigência e atualidade no século XX.

Isaías 40:8.


IV. COMO  DEVERÍAMOS  ESTUDÁ-LA?


1. ILUSTRAÇÃO: Alguns vêm a Bíblia como um jardim vedado no qual não podem andar e cortar à vontade as flores e os frutos do Éden de Deus. Eu a vejo como uma mina que se deve explorar e trabalhar, pois as riquezas que há nela não se podem obter sem trabalho; é uma mina rica em ouro e em pedras preciosas, onde se deve trabalhar dia e noite para encontrá-los.  

2. Nosso Senhor Jesus Cristo quis, sem dúvida, dizer algo semelhante em S. João 5:39. 

a) Esquadrinhar significa mais que ler e recordar. Significa examinar, inquirir cuidadosa mente. 

b) E vale a pena fazê-lo. Não será aborrecido, pois contém um caudal inesgotável de verdades a nosso alcance.

ILUSTRAÇÃO: Os que estiverem dispostos a pesquisar o que a Bíblia diz sobre o tema, farão um descobrimento após outro. Onde lhes parecer que não há mais que desertos, encontrarão riquezas, como os exploradores que atravessam o Saara e têm quase diariamente essa experiência. Aqui descobrem consideráveis reservas de petróleo; mas ali uma corrente subterrânea de água suficiente para abastecer uma cidade de cem mil habitantes. Não faz muito, próximo de Touggourt, descobriu-se uma reserva subterrânea de onze milhões de toneladas de água, o que constituiu um recorde mundial. E tudo isso no coração do Saara. Assim, a herança de Deus reserva surpresas inimagináveis. Vai de uma maravilha a outra â medida que se aprende a conhecê-la. 

3. Eu diria que convém ter um plano para estudá-la. Nesse sentido, poderíamos conhecer várias formas:

a) Lê-la correntemente para ter uma noção geral. Para tornar mais fácil a leitura, aconselho-os, a ler o Novo Testamento primeiro, que contém mais coisas conhecidas pela maioria. Depois começar com o Antigo Testamento. 

b) Estudá-las por temas. Assim sugere a própria Bíblia. 

Isaías 28:10. 

c) Se você desejar, tenho uma ajuda muito boa para estudar a Santa Bíblia, como diz neste versículo: "Um pouco aqui, um pouco ali." Ou seja, ver o que diz a Santa Bíblia sobre certo tema aqui, ali, etc. (Nota: Promover o Curso de Cultura Cristã no local de reuniões e, se achar prudente, o Curso Bíblico do Lar, talvez na forma que se sugere a seguir).

(1) Tenho uma série de esboços nos quais cada folhinha se encarrega de um importante tema e faz umas 10 a 12 perguntas vitais; as mais importantes sobre esse te ma. Além disto, mostra em que versículos a Bíblia tem resposta a essa pergunta importante. 

(2) Por exemplo: Um esboço está dedicado ao tema da dor – Por que as pessoas sofrem? Outro, do fim do mundo – será certo? Se realmente virá um fim do mundo, quando será e que se há de fazer para se salvar? Outro: Que ensina Deus que deveríamos fazer para ter boa saúde? Outro: Que há além da morte? 

(3) Tenho algumas poucas coleções destes esboços e poderia oferecê-las a quem se interessar e também ajudá-los a aprender usá-los para a bênção do lar. 

(4) Quantos se interessariam em receber de presente essas folhas guias para o estudo da Bíblia? (Tomar as nomes e endereços dos que quiserem.) 

4. Sempre que estudarmos a santa Bíblia seria bom fazer uma oração a Deus pedindo-Lhe que nos ajude a entendê-la, mediante o Espírito Santo.

a) Porque não deveríamos esquecer que foi Ele que a revelou. Portanto Ele será o melhor professor. 2 Pedro 1: 20,21. 

b) Porque nosso Senhor Jesus Cristo prometeu que nos enviaria o Espírito Santo para que fosse nosso professor infalível. S. João 14:13,14; S. Mateus 7:26-27.


V. VALE  A  PENA  ESTUDÁ-LA?


1. Sim, porque o Senhor não poderia aceitar a ignorância voluntária a respeito de Sua santa vontade. 

a) ILUSTRAÇÃO: No pátio de uma fazenda havia um letreiro que dizia: "Cuidado com o cachorro." Um visitante descuidado leu o letreiro e não lhe fez caso. De repente apareceu o cachorro, e o visitante, assustado, subiu na árvore mais próxima. Ao chegar em cima viu outro letreiro o qual dizia: "Já o havia advertido." 

b) No dia do juízo, muitos que rejeitaram estudar a Bíblia e que pretenderão inutilmente ser inocentes, escutarão dos lábios do Senhor: "Já lhe havia dito lá embaixo." 

2. Outra razão poderosa pela qual vale a pena estudar a Santa Bíblia é porque dá muito bom resultado.

a) Há poder divino na Santa Bíblia. Romanos 1:16. 

b) É um poder para o bem. 

c) Transforma a vida:

- Pecadores a santos. 

- Viciados a pessoas sem vícios. 

- Lares desfeitos, que se reconciliam. 

- Pessoas de péssimo caráter, que mudam para melhor. 

- Angustiados, que chegar a ter paz interior. 

Porque é o poder de Deus para salvação (Pode dar seu testemunho pessoal a respeito).


CONCLUSÃO: 


1. A Bíblia é a Palavra de Deus. 

2. Devemos estudá-la. 

3. Tem poder divino para abençoar-nos e transformar-nos para o bem. 

4. Há uma bênção para aquele que a estuda e lhe obedece. Apocalipse 1:3.



BAIXAR PDF


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- Índice de Temas AQUI