12 O EVANGELHO DA SAÚDE

Tags

mordomia 12 pdf


Pr. Melchíades Soares


I - Introdução


Uma das graças de Deus ao Seu povo é a saúde. Ele está interessado, e muito, em que Seus filhos vivam bem e felizes. Ele quer que Seu povo tenha compreensão exata do Seu caráter, de Suas leis, de Seus princípios.


O Senhor estabeleceu padrões para um viver saudável. Ele deseja que Seus filhos tenham uma vida regrada e equilibrada para serem saudáveis e felizes.


Eis o que diz Sua palavra: “Bendito serás mais do que todos os povos... O Senhor afastará de ti toda enfermidade; sobre ti não porá nenhuma das doenças malignas dos egípcios, que sabes, antes a porás sobre todos os que te odeiam”. Deut. 7:14pp e 15.


“Amado, acima de tudo faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.” III João 2


Vamos considerar nesta mensagem, hoje, alguns fatores para uma boa saúde.


II - Ar  X  Fôlego de Vida


O ar é fundamental para a vida.


O corpo humano compõe-se de cerca de 100 trilhões de células. É um bom número incompreensível! E cada uma dessas células é extremamente complexa e cheia de mistérios.


De todos os elementos necessários à vida e à função do cérebro, um dos mais necessários é o oxigênio. 


Tão vital é esse processo que um quarto (25 trilhões) das células vermelhas do corpo transportam oxigênio dos pulmões, transportam-no através do corpo, apanham das outras células o bióxido (gás) de carbono e apressam-se de volta para os pulmões. 


Nos pulmões, essas células vermelhas deixam o gás carbônico, apanham novo suprimento de oxigênio e novamente se apressam em seu caminho. O completo circuito do corpo requer cerca de um minuto. 


E se isso ocorrer, a falta de oxigênio, pode causar um dano irreparável ao cérebro e morte dentro de poucos minutos, pois no cérebro estão as células mais sensíveis do corpo.


Por isso, há a necessidade de se dar às células do cérebro e do corpo a oportunidade de funcionarem com o máximo de oxigênio.


O pulmão funciona como um fole. Com ar puro ele se expande e o leva às correntes vitais, purificando o sangue.


Um cérebro bem regado com ar ajuda o indivíduo na expressão de pensamentos claros e atos corretos.


(Aqui, se o orador tiver tempo e condições, explicar os fundamentos da respiração diafragmática. É bom orientar o auditório também sobre a postura das pessoas para que os pulmões estejam sempre livres para uma respiração adequada.)


“A fim de que possuam manter-se sadios, devem os pulmões ter ar puro.” Cons. sobre Saúde, pág. 58


“Os que se habitam a fazer exercícios apropriados ao ar livre, em geral tem boa e vigorosa circulação. Somos mais dependentes do ar que respiramos do que do alimento que ingerimos” II Tes., pág. 526


“Para possuir bom sangue é preciso respirar bem plena e profunda inspiração de ar puro, que encha os pulmões de oxigênio, purifica o sangue.”


Isto comunica ao mesmo tempo uma cor viva, enviando-o qual corrente vitalizadora, a todas as partes do corpo. Uma boa respiração:


Acalma os nervos;


Estimula o apetite, e


Faz mais perfeita digestão, o que conduz a um sono profundo e refrigerante.

Ciência do Bom Viver, pág. 272


AR - preciosa dádiva do céu a todos. Usemo-lo com propriedade.


III - Água


Os rins filtram o sangue do corpo. Eles, filtram dois mil e quinhentos (2.500) litros de sangue por dia. Daí a grande importância do uso constante da água e sucos naturais para melhor funcionamento dos rins.


Cerca de 56% do corpo humano compõe-se de água. Toda as funções do corpo dependem de água.


Deve-se beber diariamente de 6 a 8 copos de água, fora das refeições. Um terço (1/3) a mais do que sentimos sede.

Evitar refrigerantes.


“Na saúde e na doença, a água pura é uma das mais excelentes bençãos do céu. Foi a bebida provida por Deus para saciar a sede de homens e animais. Bebida abundantemente, ela ajuda a suprir as necessidades do organismo, e a natureza em resistir à doença.” Ciência do Bom Viver, pág. 237


“A água é elemento tão necessário à vida que o próprio Deus a usou para ilustrar Sua preocupação com a humanidade, dizendo: ‘Quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.’”


IV - Exercícios físicos


O exercício físico é indispensável a toda pessoa que deseja possuir boa saúde. O exercício físico aumenta a eficiência dos pulmões, de modo que podemos obter mais oxigênio, com menos esforço.


Uma pessoa em boas condições pode ter 20 pulsações menos do que a pessoa em más condições. Isso quer dizer uma economia para o coração de menos 10.000 pulsações à noite.


O exercício que a maioria das pessoas pode fazer, e o mais fácil, é o de caminhar. Para se ter uma idéia do tipo de caminhada , o ideal é fazer 3Km em 30min. 


Não importa a distância inicial, porém, que se aumente cinco (5) minutos por semana, até se chegar a 5 Km em quarenta e cinco minutos. Fazer caminhada pelo menos três vezes por semana, dentro do possível.


Vantagens do exercício:


Aumenta o número e tamanho dos vasos de sangue; como resultado, mais oxigênio e combustível para as células do corpo.


Melhoria do tono dos músculos, e condições gerais do corpo, como pulmões, coração, tecidos do vaso, vasos sangüíneos e resistência geral às doenças.


Melhora o repouso.


Suporta-se melhor a tensão da vida diária e equilibra as emoções.


Melhoram a circulação e digestão.


Mantém a mente e o corpo aptos e fortes.

“A saúde não pode ser preservada, a não ser que alguma parte de cada dia seja dedicada à atividade muscular ao ar livre.” OC, pág. 342


“... Ao fazer exercício ao ar livre começará a restauração do corpo, na mente e na alma.” M.M., pág. 232


V - Alimente-se bem


“O seu regime alimentar influencia grandemente à medida em que seu organismo envelhece e consequentemente, a duração de sua vida.” V.G. Heiser, Fundação Rockfeller


“A saúde deve ser tão fielmente conservada como o caráter.” E., pág. 195 Daí a necessidade de, quanto à alimentação, seguirmos o regime original do Criador: Gên. 1:29, 3:18 (ler)


Cereais integrais.

As frutas.

As verduras.

As nozes.

Busque regime simples e variado.

Evite o abuso do trio mortal, nome dado pelos nutricionistas, como: sal, açúcar e lipídios ou gordura, mesmo que esta seja vegetal.

Evite mais de três refeições diárias:

No desjejum - comer como um rei

No almoço - comer como um príncipe.

No jantar - comer como um mendigo.

Fuja de comer entre as refeições enunciadas acima.

Busque regularidade no horário das refeições.

Troque as frituras por assados.

Elimine com determinação os estimulantes. (Explicar)

Os condimentos que estão na horta são melhores do que os que estão nos supermercados. Substitua-os.


VI - Luz e calor do sol


“Luz é vida!”


“Saí ao ar livre o quanto possível, e beneficiai-vos da brisa e da bendita luz do sol... Juntai sol ao vosso redor, em vez de nuvens...” M.L., pág. 177


“Se quiserdes que vosso lar seja aprazível e convidativo, tornai-o iluminado de ar e luz do sol.”


Vantagens da luz solar da manhã:


Mata os germes.

Torna a pele lisa, branda e elástica, aumentando a sua resistência.

Aumenta as células sangüíneas.

Melhora o tono dos músculos.

Apressa a cura dos ferimentos.


A pele bronzeada é três vezes mais poderosa para matar os germes do que  a pele não bronzeada.


Portanto, deixemos que o sol faça seu efeito em nosso corpo, em nosso lar, e em nossa família. O melhor horário de ação é das 8h às 10h da manhã.


VII - Conclusão - Confiança no poder de Deus e na Sua palavra


“Enchei o coração com as palavras de Deus (...) Nosso corpo é formado pelo que bebemos e comemos; e como se dá na economia natural, assim também na espiritual; é aquilo em que meditamos, que dará força e vigor à nossa natureza espiritual. (...) Nada há mais apropriado para fortalecer o intelecto que o estudo das escrituras.” C.C., pág. 87 e 88


Ao terminarmos este estudo, apelamos para que possamos todas viver à altura dos planos de Deus. Ele quer sejamos saudáveis e felizes.


Ele deseja que seu povo viva de acordo com as leis da saúde e sem reservas. Com estas leis, pela graça de Cristo obedecidas, manteremos em alerta a nossa espiritualidade.


Leiamos mais a Sua palavra.


Confiemos mais para sermos iluminados.


Tenhamos no coração sempre uma prece de gratidão por Suas orientações com respeito à nossa saúde e bem estar.


Ler solenemente: Isaías 26:4 e I Cor. 10:13


BAIXAR SERMÃO


Acesse agora essa mensagem em formato PDF:



- Download


- + Sermões Fidelidade (Mordomia)