Lição 3 - Sobre Álcool e Drogas (PG Jovem)

Tags

licao 3 pg jovem drogas

 

3ª Lição - DROGAS/ÁLCOOL


Conversação inicial

Duplas/15 minutos


Estranho paraíso. Esta sessão é o ponto central neste curso com questões quentes, você vai ter a chance de fazer um relatório ao final desta sessão.


Agora para começar, junte-se a uma pessoa de sua equipe e discuta o exercício abaixo, se você tivesse que classificar cada atividade com uau, mais ou menos ou de jeito nenhum, como você faria? 


Vá até a lista abaixo com seu parceiro e diga a esta pessoa a sua e porque, então deixe seu parceiro (a) fazer o mesmo com você.


Se você tiver tempo, discuta as diferenças e semelhanças entre suas respostas, e como elas deveriam ser


1. gastando um dia com o presidente dos Estados Unidos

2. namorar a pessoa mais bonita da história

3. gastar US$ 1000 em roupas

4. ter um computador para fazer todas as minhas tarefas

5. possuir o carro do momento

6. ter um suprimento contínuo de bebidas alcoólicas à minha disposição

7. dirigia um filme

8. fazer um time olímpico

9. ser o líder de uma banda de rock

10. conseguir duas entradas bem perto do campo no superbowl


(U) Uau; 

(M) mais ou menos; 

(D) de jeito nenhum


1.(   )  2.(   ) 3.(   ) 4. (   ) 5. (   ) 6. (   ) 7. (   ) 8. (   ) 9. (   ) 10. (   )  


Estudo Bíblico


Grupos de 4/15-30 minutos


Mentes sãs – corpos sãos. Drogas e álcool tem se tornado uma questão nacional. Não apenas para os cristãos. 


50% dos acidentes automobilísticos e 80% de todos os homicídios ocorrem por causa destes fatores. Mas há uma questão mais ampla para o cristão – a questão de cuidado para seu corpo como “templo de Deus”.


No estudo bíblico, você vai conhecer Daniel e seus três amigos no exílio e fazendo decisões com relação a seus corpos – como você, eles estão em terra estrangeira e à mercê de um rei que poderia matá-los a qualquer momento (mais tarde jogou três na fornalha). 


Eles enfrentaram o mesmo tipo de pressão que você provavelmente tem que enfrentar na escola... como coisas do tipo: drogas e álcool.


Agora faça um grupo de 4 pessoas e discuta a história. Então, discuta o questionário a seguir. Não há respostas certas e erradas, então sinta-se à vontade para expressar suas opiniões. 


Esteja certo de reservar os últimos 20 minutos para reunir seu grupo e fazer as perguntas. (Dan. 1:3-16)


Olhando a história: Em grupos de 4, deixe uma pessoa responder a questão nº. 1, outra responder a questão nº. 2; etc.


1. Como você descreveria estes homens que foram selecionados para viver na corte real.


(  ) estudantes valorosos

(  ) garotos mimados

(  ) os melhores e os mais brilhantes

(  ) afeminados


2. Como você acha que estes estudantes foram selecionados?


(  ) vibrantes – orgulhosos de serem selecionados entre outros 

(  ) aborrecidos

(  ) assustados – inseguros quanto ao futuro

(  ) confidente – como uma unidade de assalto


3. Porque Daniel e seus amigos recusaram a comida e o vinho do rei?


(  ) eles gostaram mais de “comida caseira”

(  ) eles eram vegetarianos

(  ) Deus não os queria em meio à riqueza e a luxúria

(  ) supõe-se que judeus não comiam comidas “imundas” e não-judeus

(  ) a rica comida entupiria as artérias, e o vinho entorpeceria

(  ) a comida do rei era um símbolo da cultura dominante que mantinha os judeus em cativeiro


4. Que mensagem esta história tem hoje?


(  ) devemos ser vegetarianos abstêmios (sem álcool)

(  ) devemos procurar a direção de Deus ao ingerir comida

(  ) quando digerimos, nós não devemos fazer apenas fazer o que mais alguém esteja fazendo

(  ) se Deus está conosco não importa o que você come ou bebe.


Minha própria história: 


Há duas opções para escolher: a primeira é para usar o questionário abaixo para discutir suas próprias experiências. A segunda opção está na próxima página. Para discutir no estudo de caso. Faça sua escolha. 


Em qualquer das opções, discuta cada questão em grupo.


1. Se Daniel e seus três amigos fossem convidados para uma festa por seus colegas de classe onde fosse servido álcool, o que eles fariam?


(  ) recusariam a ir para a festa

(  ) ir para a festa e levar um pacote com latinhas de coca-cola

(  ) beber socialmente

(  ) não beber nada

(  ) oferecer-se para dirigir até em casa quem tenha bebido

(  ) planejar outra festa para aqueles que não bebem


2. Como os colegas de classe veriam a Daniel se ele não bebesse?


(  ) eles pensariam que ele era um 

(  ) eles o respeitariam

(  ) ele é bom no time de futebol ou em outro esporte

(  ) alguns ririam dele, mas muitos outros o admirariam


3. Qual é a sua posição com relação a drogas e álcool? Ponha um ponto em algum lugar da linha entre os dois extremos.


- Minha posição sobre drogas e álcool


Não está formada ainda _____________está muito bem formada

É influenciada pelos meus amigos. ________________é influenciada pelos meus pais.


Opção 2/estudo de caso


Jim tem 15 anos. Ele tem usado maconha por dois anos e agora está começando a consumir cocaína. Suas notas caíram, não tem mais apetite, e dificuldade de concentração. Tudo começou com algumas festas de finais de semana, mas logo a bebida não era mais suficiente. 


As drogas entraram em cena. Ele gastava mais tempo com um grupinho que se envolvia com álcool e drogas. Ele perdeu muitos de seus antigos amigos. Seus pais sabiam que algo estava errado, mas não sabiam o que era.


1. O que você acha que sejam razões para Jim ter se envolvido em drogas e álcool?

(  ) pressão

(  ) pode ter sido influenciado

(  ) pode ter sido brincadeira

(  ) pode ter desejado algo novo e excitante

(  ) pode ter procurado algo para preencher um vazio em sua vida

(  ) pode ter feito só para verificar

(  ) usou por que alguém o provocou


Opção 2:  Tempo de apreciação: peça a uma pessoa do grupo para sentar em silêncio enquanto os outros falam o que passaram a elogiar esta pessoa. Use uma destas sentenças:


- Desde que passei a fazer parte deste grupo, vejo você como...

                                               ou

- Desde que estou aqui, passei a aprecia-lo por causa...


Depois de todo o grupo ter falado, peça a uma outra pessoa sentar.


Chamam isso de “forte bombardeio” ou “bombardeio da apreciação”. Você tem falado de si mesmo neste programa. Agora você terá a chance de escutar o que os outros desta equipe tem aprendido sobre você. Que você tenha uma ótima experiência nesta atividade.


Se você não souber como começar, olhe a lista a seguir e escolha uma ou duas palavras que ajudem a descrever o que você vê nesta pessoa... e então diga para elas: - “Eu acho você uma pessoa muito...”


leal                agradável       cordial

pacífica         alegre            dedicada

confiável       amável    gentil

ousada          legal               afável

divertida       sensível         compassiva

aberta           espiritual        perceptiva

generosa      cuidadosa        forte

amorável      companheira   sincera

amigável      fervorosa        engraçada

 

2. Quais são alguns dos resultados do uso de drogas e álcool


3. Como acha que Jim se sente quanto à sua vida


4. O que você faria se:


- você fosse o pai/a mãe de Jim?

- você fosse um amigo/amiga de Jim?

- você fosse Jim?


5. Quando você é pressionado com drogas ou álcool o que você faz?


(  ) sai

(  ) diz “não, obrigado”

(  ) nunca passei por essa situação

(  ) dizer porque eu não quero

(  ) afastar-se de uma vez


*Tempo de cuidar


Grupos de 8/15-20 minutos


Jogo da afirmação. Hora do intervalo, é tempo de uma pausa. Junte-se com sua equipe de 8 pessoas (ou todo o grupo se você tiver 12 ou menos) e avaliar o tempo passado em grupo.


Aqui vão duas opções. A segunda opção é a mais arriscada, mas você pode tentar se estiver bem à vontade com o grupo.


Opção 1: Registro do intervalo. Deixe que todos falem do crescimento de suas vidas desde que começou a participar neste programa.


11. Como você vai chegar lá?


12. Se você tiver a chance, com que pessoa famosa você gostaria de casar?


Feedback: sobre os planos de casamento de seu amigo(a), complete estas duas sentenças.


1. eu devo dizer, seu casamento vai ser...


2. se a pessoa que você mencionou recusar a casar com você eu gostaria de sugerir outra pessoa famosa.


Estudo Bíblico


Grupos de 4/15-30 minutos


José e a esposa de Potifar. Aqui você vai estudar o que um jovem chamado José fez com relação à tentação sexual. José era um doze irmãos. 


Devido à inveja, eles o venderam como escravo para mercadores viajantes – que o levaram ao Egito e o venderam para Potifar, o capitão da guarda do palácio.


Escute a história e então discuta o questionário em grupos de 4. Certifique-se de reservar os últimos 20 minutos para o tempo de cuidar. (Ler Gên. 39:2-20)


Olhando o história: em grupos de 4, deixe que uma pessoa responda a questão nº.1, a outra, questão nº.2, etc. Antes que todas as questões sejam respondidas. Lembre-se, não há respostas certas ou erradas.


1. Se você fosse um produtor de Hollywood e quisesse fazer um filme sobre esta história, quem você convidaria para atuar?


(  ) Arnold Schwarzenegger

(  ) Denzell Washington

(  ) Chris O’Donnell

(  ) Brad Pitt



- Índice das Lições


- Baixar lição em PDF