Estudo 9 - A Lei de Deus (Perguntas QUIZ)

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A LEI DE DEUS


1. Ao tirar o Seu povo do Egito, como tornou Ele a publicar a Sua lei?

Deuteronômio 4:12 e 13 e Neemias 9:13 e 14


2. Onde estão registrados os Dez Mandamentos?

Em Êxodo 20:2-17


3. Quanto abrange esses Dez Mandamentos?

Eclesiastes 12:13


4. Que inspirada menção honrosa é feita à lei de Deus?

Salmos 19:7 e 8


5. Que bênção diz o salmista acompanha a observância dos mandamentos de Deus?

Salmos 19:11


6. Que expôs Cristo como sendo uma condição para entrar na vida?

Mateus 19:17


7. Pode o homem por si, sem o ajutório de Cristo, guardar a lei?

João 15:5 e Romanos 7:14-19


8. Que providência foi tomada para que pudéssemos guarda a lei de Deus?

Romanos 8:3 e 4


9. Qual é a natureza da lei de Deus?

Romanos 7:14


Em seus comentários sobre o sexto e o sétimo mandamentos, registrados em Mateus 5:21-18, Cristo demonstrou a natureza espiritual da lei, mostrando que ela tem que ver não somente com os atos exteriores, mas alcança também os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12. 


O décimo mandamento proíbe a cobiça, ou o desejo ilícito. Romanos 7:7. A obediência a essa lei, pois, requer não somente a submissão exterior mas o genuíno serviço de coração. Isto pode ser feito somente por uma alma regenerada.


10. Que mais é dito da lei?

Romanos 7:12


11. Que é revelado na lei de Deus?

Romanos 2:18


12. Estando Cristo na Terra, qual foi Sua atitude para com a vontade de Deus, ou seja, a Sua lei?

Salmos 40:7 e 8 e Hebreus 10:5 e 7


13. Quem, disse Ele, entraria no reino do Céu?

Mateus 7:21


14. Que disse Ele dos que violassem um dos mandamentos de Deus, ou assim ensinassem aos homens?

Mateus 5:19, primeira parte


15. Quem, disse Ele, seria chamado grande no reino?

Mateus 5:19, última parte


16. Como qualificou Cristo a justiça dos escribas e fariseus?

Mateus 5:20


17. Pelo que reprovou Cristo os fariseus?

Mateus 15:3


18. Como haviam eles feito isso?

Mateus 15:4-6


19. Em conseqüência disto, que valor atribuiu Cristo à adoração deles?

Mateus 15:9


20. Que se declara ser o pecado?

I João 3:4


21. Por meio de que vem o conhecimento do pecado?

Romanos 7:7


22. Quantos mandamentos é preciso violar a fim de tornar-se alguém transgressor da lei?

Tiago 2:10 e 11


Isto mostra que os Dez Mandamentos são um todo, e juntos constituem uma única lei. Como uma corrente de dez elos, todos estão inseparavelmente ligados entre si. Se um elo se parte, parte-se toda a corrente.


23. Como podemos ser libertos da condenação de nossos pecados, ou de nossas transgressões da lei de Deus?

I João 1:9


24. Por que somos advertidos a temer a Deus e guardar os Seus mandamentos?

Eclesiastes 12:13 e 14


25. Qual será a norma do juízo?

Tiago 2:12


26. Que é dito dos que amam a lei de Deus?

Salmos 119:165


27. Que teria garantido ao Israel antigo a obediência aos mandamentos de Deus?

Isaías 48:18


28. Qual é outra bênção que advém da observância dos mandamentos de Deus?

Salmos 111:10


29. Em quem se deleitam as pessoas que o salmista qualifica de bem-aventuradas?

Salmos 1:1 e 2 e Romanos 7:22


30. Por que é a inclinação da carne inimizade contra Deus?

Romanos 8:7


31. Como consideram os mandamentos de Deus as pessoas de coração e entendimento renovados?

I João 5:3


32. Qual é o princípio essencial da lei de Deus?

Romanos 13:10


33. Em que dois grandes mandamentos é a lei de Deus sintetizada?

Mateus 22:37-40


“Se alguém me diz: ‘Eis que em substituição aos Dez Mandamentos recebemos dois, que são muito mais fáceis,’ responder-lhe-ei que essa versão da lei não é de maneira alguma mais fácil. 


Uma tal observação implica falta de meditação e experiência. Esses dois preceitos abrangem os dez, em seu mais amplo sentido, não podendo ser considerados exclusão de um jota ou til dos mesmos. 


Quaisquer dificuldades existentes nos mandamentos são igualmente encontradas nos dois, que lhes são a súmula e substância. 


Se amais a Deus de todo o vosso coração, torna-se preciso observar a primeira parte; e se amais o próximo como a vós mesmos, precisais observar a segunda.” – The Perpetuity of the Law of God, por C. H. Spurgeon, pág. 5.


34. Que é dito de quem professa conhecer a Deus, mas não observa os Seus mandamentos?

I João 2:24


35. Que promessa é feita aos voluntários e obedientes?

Isaías 1:19


36. Como considera Deus aos que andam em Sua lei?

Salmos 119:1


A PERPETUIDADE DA LEI


1. Quantos legisladores há?

Tiago 4:12


2. Que é dito da estabilidade do caráter de Deus?

Malaquias 3:6


3. Que duração têm os Seus mandamentos?

Salmos 111:7 e 8


4. Veio Cristo abolir ou destruir a lei?

Mateus 5:17


A lei, em sentido geral, os escritos de Moisés; especialmente os Dez Mandamentos, ou lei moral, de que os escritos de Moisés derivaram o seu nome. 


Os Profetas, isto é, os escritos dos profetas. Nenhum destes veio Cristo destruir, antes, pelo contrário, cumprir, ou provar-lhes o propósito.


“As leis dos judeus são em geral divididas em morais, cerimoniais e judiciais. As leis morais são as que vêm da natureza das coisas, e não podem, por conseguinte, ser mudadas – tais como o dever de amar a Deus e a Suas criaturas. 


Estas não podem ser abolidas,como nunca pode ser correto odiar a Deus ou aos semelhantes. Desta espécie são os Dez mandamentos; e estes nosso Salvador nunca aboliu nem substituiu. 


As leis cerimoniais são as determinadas para atender a certos estados da sociedade, ou regulamentar ritos religiosos e cerimônias do povo. Estas poderão ser mudadas quando mudarem as circunstâncias, e não obstante, a lei moral permanece inalterável.” ¬– Drº Alberto Barnes, sobre Mateus 5:18.


“Jesus não veio para mudar a lei, mas sim pára explicá-la, e justamente essa circunstância mostra que ela permanece; visto não haver necessidade de explicar o que é abolido... Mas com essa explicação da lei Ele a confirmou; nem teria pensado em aboli-la, pois nesse caso nação haveria necessidade de explicá-la... 


É evidente que o Mestre não veio alterar a lei, porque depois de havê-la unido à Sua própria vida, Ele voluntariamente Se entregou para sofrer a penalidade, se bem que nunca a houvesse quebrado, sofrendo a penalidade por nós, como está escrito: ‘Cristo nos regatou da maldição da lei, fazendo-Se maldição por nós’... 


Se a lei exigisse de nós mais do que deveria haver feito, teria o Senhor Jesus pago a penalidade resultante de suas exigências demasiado severas? Estou certo de que não o faria. 


Mas por exigir a lei somente o que devia exigir, isto é, obediência perfeita, e exigia do transgressor apenas aquilo que devia exigir, ou seja, a morte como penalidade do pecado – a morte sob a ira divina – o Salvador foi pregado no madeiro, levando sobre Si os nossos pecados, e expiando-os uma vez por todas.” – The Perpetuity of the Law of God, por C. M. Spurgeon, págs. 4-7.


“A lei moral contida nos Dez Mandamentos e corroborada pelos profetas, Ele não aboliu. 


Não foi o propósito da vinda de Jesus revogar qualquer de suas partes... Cada parte dessa lei precisa ficar em vigor para toda a humanidade e em todos os tempos, sem depender de tempo nem de lugar, ou de qualquer outra circunstância sujeita a mudança, mas da natureza de Deus e da natureza do homem, e da imutável relação mútua.” – John Wesley, em seus Sermons, Vol. 1, nº 25, págs. 221 e 222.


5. Quando usado com referência à profecia, que significa o termo cumprir?

Levar a efeito, acontecer, realizar. Mateus 4:14


6. Que significa o mesmo termo ao ser usado com referência à lei?

Observar, guardar, executar, agir de acordo com. Mateus 4:14


7. Com Se portou Cristo para com os mandamentos de Seu Pai?

João 15:10


8. Como deve andar alguém que professa estar em Cristo?

I João 2:6


9. Que é pecado?

I João 4:4


Este texto não diz que o pecado foi ou era a transgressão da lei, mas que o é, demonstrando assim que a lei ainda está em vigor na dispensação evangélica. “Todo aquele,” semelhantemente, mostra a universalidade de seus reclamos obrigatórios. Quem quer que, de qualquer nação, raça ou povo, cometa pecado, transgride a lei. 


10. Em que condição se acham todos os homens?

Romanos 3:23


11. Quantos estão inclusos em “todos” os que pecaram?

Romanos 3:9


12. Por meio de que é possível provar que todos os homens são culpados?

Romanos 3:19


É o que a lei diz, e não o que se possa interpretar que ela signifique, que prova que o pecador é culpado. Além disso, Deus não faz acepção de pessoas, mas trata igualmente a cristãos e a ímpios. Em face da lei, todo o mundo é culpado perante Deus.


13. A fé em Deus anula, porventura, a lei?

Romanos 3:31


14. O que, sobretudo prova a perpetuidade e imutabilidade da lei de Deus?

João 3:16 e I Coríntios 15:3


Caso a lei pudesse haver sido abolida, e o pecado tratado dessa maneira, Cristo não precisaria haver vindo e morrido por nossos pecados. A dádiva de Cristo, portanto, mais do que qualquer outra coisa, prova a imutabilidade da lei de Deus. 


Foi preciso que Cristo viesse e morresse, satisfazendo os reclamos da lei, porque do contrário o mundo pereceria. Alei não poderia proporcionar o meio. Diz Spurgeon em seu sermão sobre “A Perpetuidade da Lei de Deus”: “Nosso Senhor Jesus Cristo deu maior reivindicação à lei, morrendo por haver ela sido quebrada, do que podem dar todos os perdidos por suas misérias.” 


A circunstância de a lei dever ser a norma no juízo, é outra prova de Sua natureza permanente. Eclesiastes 12:13 e 14 e Tiago 2:8-12.


15. Que relação mantém para com a lei a pessoa justificada?

Romanos 2:13


16. A quem pertence a promessa de bênção pelo seu feito?

Tiago 1:25


17. Por que meio sabemos que passamos da morte para a vida?

I João 3:14


18. E como podemos saber que amamos os irmãos?

I João 5:2


19. Que é o amor de Deus?

I João 5:3


20. Como são descritos os que hão de estar preparados para a vinda de Cristo?

Apocalipse 14:12


POR QUE FOI DADA A LEI NO SINAI


1. Como descreve Neemias a entrega da lei no Sinai?

Neemias 9:13 e 14


2. Qual a vantagem principal atribuída aos judeus?

Romanos 3:1 e 2


A lei não foi dada a esse tempo exclusivamente para benefício dos hebreus. Deus os honrou fazendo-os depositários e conservadores da Sua lei, mas pretendia que ela fosse retida por eles como um legado sagrado para o mundo inteiro. 


Os preceitos do Decálogo adaptam-se a todo a humanidade, e foram dados para a instrução e governo de todos. “Dez preceitos, breves, compreensivos e autorizados, abrangem o dever do homem para com Deus e para com seus semelhantes;” e são todos alicerçados no grande princípio fundamental do amor:


”Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças; e de todo o teu entendimento e a teu próximo como a ti mesmo.” Lucas 10:27. Nos Dez Mandamentos esses princípios são apresentados pormenorizadamente e aplicados à condição e circunstâncias do homem.


3. Antes da entrega da lei no Sinai que disse Moisés quando Jetro o interrogou no tocante à maneira de ele julgar o povo?

Êxodo 18:16


4. Que explicação deu Moisés aos príncipes de Israel, atinente à guarda do maná no sétimo dia, no deserto de Sim, antes de chegarem ao Sinai?

Êxodo 16:23-26


5. Ao saírem alguns no sétimo dia para recolher maná, que disse o Senhor a Moisés?

Êxodo 16:28


É evidente, pois, que o sábado e a lei de Deus existiram antes de serem dados no Sinai.


6. Que outra evidência temos de que a lei moral existiu antes de ser proclamada no Monte Sinai?

Romanos 5:19 e i João 3:4


O homem pelo qual entrou o pecado no mundo, foi Adão. Visto como o pecado é o quebrantamento ou transgressão da lei, segue-se que já existia a lei no Éden. Do contrário não teria havido transgressão nem pecado.


Diz o Epítome of Pontoppidan’s Explanation of Martin Luther’s Small Catechism (1935), pág. 7:


“Como revelou Deus essa lei?”


“Por ocasião da criação Ele a escreveu no coração dos homens, e por isso é chamada a lei da natureza. Romanos 2:15.”


“Não revelou Deus a lei de alguma outra maneira?”


“Sim, Ele a deu no Monte Sinai, escrita sobre duas tábuas de pedra.”


7. O que é dito ser a lei?

Romanos 7:12 e 13


8. Para que fim foi introduzida a lei?

Romanos 5:20


Pela doação da lei no Sinai, portanto, Deus pretendia, não aumentar ou multiplicar o pecado, porém que os homens, por meio duma nova revelação dEle e de seu caráter e vontade, numa nova lei expressa e escrita com perfeita clareza, vissem melhor e terrível pecaminosidade do pecado, e, assim , o seu estado desesperançado e arruinado. 


Enquanto estava no Egito, rodeado de idolatria e pecado, e o resultado de sua longa escravidão e dura servidão, o próprio Israel, que era o povo peculiar de Deus, havia grandemente esquecido a Deus e perdido de vista Seus reclamos. 


Sem que alguém se convença de que é pecador, não pode ver sua necessidade dum Salvador do pecado. Daí a doação ou nova publicação da lei para o mundo, por meio de Israel no Sinai.


9. Por que meio nos vem o conhecimento do pecado?

Romanos 3:20 e Romanos 7:7


10. Que uso devemos fazer da lei de Deus?

I Timóteo 1:8


11. Como é indicado o uso legítimo da lei?

I Timóteo 1:9 e 10


Noutras palavras, o uso legítimo da lei escrita é mostrar o que é o pecado, e convencer os pecadores de que eles são pecadores, e precisam dum Salvador. O desígnio de Deus, ao dar a lei no Sinai, foi convencer o homem do pecado, e conduzi-lo assim a Cristo.


12. Quem diz Cristo precisa de médico?

Mateus 9:12


Falando de como tratar os “que não sentem os seus pecados” nem “têm profunda convicção de culpa”, D. L. Moody, em seus Sermões, Apelos e Orações, diz: “Fazei tão somente que a lei de Deus opere em tais pessoas, e as mostre a si próprias como realmente são... 


Não busqueis curar a ferida antes de o ferimento ser sentido. Não procureis ministrar o consolo do evangelho sem que vossos conversos vejam que pecaram – vejam-no e também o sintam.”


13. A quem diz Cristo haver vindo chamar ao arrependimento?

Mateus 9:13


14. Qual é a força do pecado?

I Coríntios 15:56


15. Qual é o salário do pecado?

Romanos 6:23


16. Poderá uma lei que condena alguém, conceder-lhe vida?

Gálatas 3:21


17. Qual, pois, foi o propósito ou desígnio especial de a lei ter sido dada no Sinai?

Gálatas 3:24


“Para que existe a lei de Deus? Para guardarmos a fim de sermos salvos por ela? De maneira nenhuma, foi-nos dada com o fim de mostra-nos que não podermos ser salvos pelas obras, e limitar-nos a ser salvos pela graça. 


Mas se presumis que a lei está alterada para que o homem possa observar, deixai-lhe a sua velha esperança legal, e ele está certo de poder a ela apegar-se. Necessitais duma lei perfeita que mantenha o homem, quando apartado Cristo, em estado de desesperança, ponha-o numa jaula de ferro feche-o a cadeado e não lhe ofereça escape algum senão o da fé em Cristo; então se porá a gritar:’Senhor, salva-me pela graça, pois percebo que não me posso salvar por minhas próprias obras.’ 


E assim é que Paulo o apresenta aos Gálatas: ‘A Escritura incluiu a todos sob o pecado, para que a promessa pela fé de Jesus Cristo pudesse ser concedida aos que crêem. Mas antes de vir a fé, éramos mantidos sob a lei, retidos dentro da fé que depois revelaria. 


Por essa causa alei era nosso aio para conduzir-nos a Cristo, a fim de sermos justificados pela fé.’ Digo-vos que, pondo de parte a lei, despojastes o evangelho de seu auxiliar mais competente. 


Tirastes dela o aio que leva os homens a Cristo. Eles nunca aceitarão a graça sem que tremam perante uma lei justa e santa. Por conseguinte, a lei serve ao mais necessário e bendito propósito, em ao deve ser removida do lugar que ocupa.” –The Perpetuity of The Law of God, por C. H. Spurgeon, págs 10 e 11.


“E observe-se que a lei não atingiu esse fim meramente entre os judeus, nos dias dos apóstolos; ela é igualmente necessária para os gentios, até à hora presente;. Nem verificamos que o verdadeiro arrependimento ocorre onde a lei moral não é pregada nem apresentada com insistência. 


Os que só pregam o evangelho aos pecadores, na melhor das hipóteses só curam superficialmente a ferida da filha do Meu povo” – Drº Adam Clark, em Romanos 7:13 (edição de 1860)


Comentando Gálatas 3:23, em seu livro Sermon Notes, CCXII, diz Spurgeon: “Aí temos uma história resumida do mundo antes de o evangelho ser amplamente revelado pela vinda de nosso Senhor Jesus... A história de cada alma salva é miniatura da história de todos os tempos.” 


Isto é, em sua experiência, cada indivíduo salvo está primeiramente em trevas; vai então ao Sinai e aprende que é pecador; isso o leva ao Calvário para obter perdão de seus pecados, e alcançar, assim, ampla e final salvação.


A PENALIDADE PELA TRANSGRESSÃO


1. Qual é o salário do pecado?

Romanos 6:23


2. Qual disse Deus a Adão e Eva, haveria de ser o resultado se transgredissem, e comessem do fruto proibido?

Gênesis 2:17


3. Quem diz Deus que morrerá?

Ezequiel 18:4


4. Como entrou no mundo a morte?

Romanos 5:12


5. Por que destruiu Deus o mundo antediluviano?

Gênesis 6:5-7


6. Conquanto Deus seja misericordioso, remove isso a culpabilidade do pecado?

Números 14:18 e Êxodo 34:5-7


7. Qual é o resultado do pecado voluntário?

Hebreus 10:26 e 27


8. Ao tempo em que o mundo era governado pela teocracia, como eram tratados os rebeldes, ou transgressores voluntários?

Hebreus 10:28


9. Que sobrevém aos que rejeitam o meio da graça?

Hebreus 10:29


10. Devem os ministros evangélicos exercer vingança?

II Coríntios 5:20 e II Timóteo 2:24-26


11. A quem compete a vingança?

Romanos 12:19


12. A quem foi confiada a execução do juízo?

João 5:26 e 27 e Judas 14 e 15


13. Por que não receber o mal punição imediata, que procedimento arrogante adotam muita pessoas?

Eclesiastes 8:11


14. De que mensagem a ser transmitida aos homens incumbiu Deus os Seus pastores?

Isaías 3:10 e 11


A LEI DE DEUS NA ERA PATRIARCAL


1. Pode haver pecado onde não existe lei?

Romanos 4:15 e 5:13


2. Por meio de que se adquire o conhecimento do pecado?

Romanos 3:20 e 7:7


3. Que declaração mostra que o pecado estava no mundo antes de ser dada a lei no Monte Sinai?

Romanos 5:13


A circunstância de o pecado haver sido imputado antes de ser dada a lei no Sinai é prova concludente de que a lei existia antes daquele acontecimento.


4. Quando entraram no mundo o pecado e a morte?

Romanos 5:12


5. Com que palavras advertiu Deus a Caim?

Gênesis 4:7


6. Que mostra que Deus considerou Caim pecador?

Gênesis 4:10 e 11


7. Que diferença de caráter existia entre Caim e Abel?

I João 3:12


Deveria, pois, ter havido uma norma naquele tempo, pela qual era aferido o caráter dos homens. Essa norma deve ter estabelecido a diferença entre o bem e o mal, e apontado aos homens o dever. 


Mas isso no âmbito da lei de Deus. Conseqüentemente, a lei de Deus deve haver estado em vigor àquele tempo.


8. Em que estado estava o mundo antes do dilúvio?

Gênesis 6:11


9. Que Se propôs Deus a fazer com o povo daquele tempo?

Gênesis 6:11


10. Como é chamado Noé?

II Pedro 2:5


Noé deve haver advertido do pecado os antediluvianos, e pregado o arrependimento e aquela obediência da fé que põe a vida em harmonia com a lei de Deus.


11. Por que destruiu o Senhor a Sodoma?

Gênesis 13:13


12. De que espécie eram as suas obras?

II Pedro 2:7 e 8


Suas obras não teriam sido injustas caso não houvesse estado em vigor uma lei. Injustiça significa contrario à justiça, ou à lei.


13. Que disse José, no Egito, quando tentado a pecar?

Gênesis 39:9


14. Que disse Deus a Abraão no tocante aos amorreus?

Gênesis 15:16


15. De que pecado eram especialmente culpados os amorreus?

I Reis 21:26


16. Por que aborrecia o Senhor aos cananeus?

Levíticos 20:22 e 23


A declaração de que “fizeram todas estas coisas”, refere-se ao que fora previamente proibido aos israelitas. 


Entre essas coisas estava o culto idólatra (Levíticos 20:1-5), mostrando que os gentios, tanto quanto os judeus, estavam sujeitos à lei de Deus, e era, aborrecidos por Deus por violá-la.


17. Por que fez Deus Sua promessa à semente de Abraão?

Gênesis 26:5


Por conseguinte, os mandamentos e as leis de Deus existiram no tempo de Abraão.


18. Antes de dar a lei no Sinai, que disse Deus por haverem algumas pessoas terem saído para recolherem o maná no sétimo dia?

Êxodo 16:23


20. Antes de chegarem ao Sinai, que ensinara Moisés a Israel?

Êxodo 18:16


Tudo isto mostra que a lei de Deus existiu desde o princípio sendo conhecida em ensinada no mundo antes de ser proclamada no Monte Sinai.


A LEI DE DEUS NO NOVO TESTAMENTO


1. Por que meio tinham os judeus tinham conhecimento da vontade de Deus?

Romanos 2:17 e 18


2. Que tinham eles na lei?

Romanos 2:20


A lei escrita apresenta a forma da ciência e da verdade. Graça e verdade, ou a graça e a realização daquilo que a lei exige, vieram por Jesus Cristo. Ele era a lei, na vida e na prática.


3. Que disse Jesus de Sua atitude para com a lei?

Mateus 5:17


Pela expressão “a lei”, faz-se aqui referência aos cinco livros de Moisés; e por “os profetas”, os escritos dos profetas. Cristo não veio ab-rogar nem destruir qualquer deles, mas cumprir ambos. 


O cerimonial de tipos e sombras contido nos livros escritos por Moisés cumpriu-os Ele como seu grande Antítipo. A lei mora, grande fundamento de todos os escritos de Moisés, Cristo cumpriu por uma vida de obediência perfeita a todos os seus requisitos. 


Aos profetas, cumpriu-os Ele em Sua vinda como Messias, Profeta e Salvador, por eles predita.


4. Que ensinou Ele concernente à estabilidade da lei?

Mateus 5:18


5. Em que instrução reafirmou Ele a importância de observar a lei?

Mateus 5:19


6. Que mandou Cristo que o mancebo rico fizesse, para entrar na vida?

Mateus 19:17


7. Ao ser-Lhe perguntado, quais eram os mandamentos, que disse Jesus?

Mateus 19:18 e 19


Conquanto não houvesse citado todos os Dez Mandamentos, Jesus mencionou suficientes para mostrar que Se referia à lei moral. 


Ao citar o segundo grande mandamento, chamou a atenção para o grande princípio sobre que se baseia a segunda tábua da lei – amor ao próximo – que, por avareza, o mancebo rico não estava observando.


8. Será a lei anulada pela fé?

Romanos 3:31


9. Como se cumpre a lei?

Romanos 13:8-10


10. Que importa mais que qualquer cerimônia externa?

I Coríntios 7:19


11. Que espécie de inclinação não está sujeita à lei de Deus?

Romanos 8:7


12. Que prova ser a lei indivisível?

Tiago 2:10-12


13. Como é definido o pecado?

I João 3:4


14. Como podemos saber que amamos os filhos de Deus?

I João 5:2


15. Que é dito ser o amor de Deus?

I João 5:3


16. Como é descrita a Igreja dos últimos dias?

Apocalipse 12:17 e 14:12


“A Lei Moral é parte da lei natural do Universo. Justamente como uma lei natural violada, no mundo material, traz suas conseqüências inevitáveis, assim a Lei Moral transgredida traz suas inevitáveis conseqüências nos mundos espiritual e mental.” – The Episcopal Church Sunday School Magazine (Revista da Escola Dominical), junho-julho de 1942, págs. 183 e 184.


“As leis básicas de moralidade, e em particular os Dez Mandamentos, permanecem até o fim do tempo como o alicerce moral e espiritual sobre o qual se acha construída a religião do Novo Testamento.” – The Snowden-Douglass Sunday School Lessons, 1946, pág. 279.


AS LEIS MORAL E CERIMONIAL


1. Que título de distinção é dado à lei de Deus?

Tiago 2:8 e 9


2. Por que meio vem o conhecimento do pecado?

Romanos 7:7


3. Por que deverão ser os homens finalmente julgados?

Tiago 2:12


A lei que é aqui chamada “lei da liberdade” é a que diz: “Não matarás” e “Não  adulterarás” porque foram esses os mandamentos citados no versículo precedente. Essa mesma lei é, no versículo 8, intitulada “lei real”, isto é, a lei do rei. Essa é aquela pela qual os homens deverão ser julgados.


4. Que sistema foi estabelecido em virtude da transgressão da lei de Deus por parte do homem?

O sistema sacrifical, com seus ritos e cerimônias, apontando para Cristo.


5. Por que oferecia holocaustos o patriarca Jó?

Jó 1:4 e 5


6. Desde que época remota já era conhecido esse sistema sacrifical?

Hebreus 11:4, Gênesis 4:3-5, 8:20 e Jó 1:4 e 5


7. Por quem foi proclamada a lei dos Dez Mandamentos?

Deuteronômio 4:12


8. Como foi a lei cerimonial transmitida a Israel?

Levíticos 7:37 e 38


9. Eram os Dez Mandamentos, por si mesmos, uma lei distinta e completa?

Deuteronômio 5:22 e Êxodo 24:12


10. Era a lei cerimonial completa em si mesma?

Efésios 2:15


11. Em que escreveu Deus os Dez Mandamentos?

Deuteronômio 4:13


12. Em que foram escritas as leis ou mandamentos referentes aos sacrifícios e holocaustos?

II Crônicas 25:12


13. onde foram postos os Dez Mandamentos?

Êxodo 40:20


14. Onde ordenou Moisés aos levitas que pusessem o livra da lei que ele escrevera?

Deuteronômio 31:25 e 26


15. Qual é a natureza da lei moral?

Salmos 19:7 e Romanos 7:14


16. Poderiam as ofertas ordenadas pela lei cerimonial satisfazer ou tornar perfeita a consciência do crente?

Hebreus 9:9


17. Até que tempo impunha a lei cerimonial que se realizasse o serviço no santuário terrestre?

Hebreus 9:10


18. Quando foi esse tempo da correção?

Hebreus 9:11 e 12


19. Que efeito produziu na lei cerimonial a morte de Cristo?

Efésios 2:15


20. Por que foi ab-rogada a lei cerimonial?

Hebreus 7:18 e 19


21. Que miraculoso acontecimento ocorreu por ocasião da morte de Cristo, significando que acabara para sempre o sistema sacrifical?

Mateus 27:50 e 51


22. Em que palavras profetizara isto o profeta Daniel?

Daniel 9:27


23. Por quanto tempo perdurará a lei moral?

Salmos 119:152 e 111:7 e 8


O CONTRASTE ENTRE AS DUAS LEIS


A LEI MORAL A LEI CERIMONIAL


É chamada “lei real”. Tiago 2:8 É chamada “a lei... que consiste em ordenanças.” Efésios 2:15


Foi proferida por Deus. Deuteronômio 4:12 e 13 Foi ditada por Moisés. Levíticos 1:1-3


Foi escrita por Deus em tábuas de pedra. Êxodo 24:12 Foi escrita uma “cédula de ordenanças”. Colossenses 2:14


Foi posta na arca. Êxodo 40:20, I Reis 8:9 e Hebreus 9:4 Foi posta ao lado da arca. Deuteronômio 31:24-26


É “perfeita”. Salmos 19:7 “Nenhuma coisa aperfeiçoou.” Hebreus 7:19


Deverá “permanecer firma para todo o sempre.” Salmos 111:7 e 9 Foi cravada na cruz. Colossenses 2:14


Não foi destruída por Cristo. Mateus 5:17 Foi ab-rogada por Cristo. Efésios 2:14


Devia ser engrandecida por Cristo. Isaías 42:21 Foi tirada por Cristo. Colossenses 2:14


Comunica conhecimento do pecado. Romanos 3:20 e 7:7


Foi instituída em conseqüência do pecado. Levíticos 3-7


QUE FOI ABOLIDO POR CRISTO?


1. Que efeito teve a morte de Cristo na cruz sobre todo o sistema sacrifical?

Daniel 9:26 e 27


2. Que pregou Cristo na cruz?

Colossenses 2:14


3. Que aboliu Ele assim?

Efésios 2:15 e 16


4. A que pertenciam as ordenanças que foram assim abolidas?

Colossenses 2:16 e 17


5. De que declaração aprendemos que estas ordenanças se referiam ao sistema sacrifical?

Hebreus 10:1


6. Que ocorreu por ocasião da crucifixão, indicando que o sistema típico fora abolido por Cristo?

Mateus 27:51


7. Em que linguagem é isto declarado?

Hebreus 10:9


8. Qual é o primeiro que Cristo tirou?

Hebreus 10:8


“Tira o primeiro.” A relação plenamente indica que o que Cristo tirou foi o cerimonialismo expresso no serviço típico dos sacrifícios e ofertas, e que o que estabeleceu, dando-Se a Si mesmo para fazer a vontade de Deus, foi exemplificação para o crente fazer a vontade de Deus. 


Tornou assim possível a resposta à oração que ensinara aos discípulos: “Seja feita a Tua vontade, assim na Terra como no Céu.” Em vez de abolir a lei moral Cristo tomou essa providência para que todo que nEle crê possa tornar-se observador da lei.


“O termo primeiro, refere-se aqui aos sacrifícios e ofertas. Cristo tira-os, isto é mostra que eles nada significam para a remoção do pecado. Declara sua ineficácia, bem como Seu propósito de aboli-los. ‘Para estabelecer o segundo’ – a saber, a execução da vontade de Deus... 


Caso houvessem sido eficazes, não teria havido a necessidade de Sua vinda a fim de fazer propiciação.” – Drº Alberto Barnes, em Hebreus 10:9


9. Em que declaração feita à mulher no poço de Jacó, deu Jesus a entender que o sistema cerimonial de culto seria abolido?

João 4:21


O culto dos judeus centralizava-se no sistema típico, ou serviço ritual, do templo, “em Jerusalém” ao passo que os samaritanos haviam instituído um serviço rival “neste monte” – Monte Gerizim. 


Em Sua declaração à mulher de Samaria, Jesus indicou, pois, que próximo estava o tempo em que todo o serviço típico seria abolido.


10. Que caso ocorreu sobre esta questão, no tempo dos apóstolos?

Atos 15:1


11. Que exigência faziam esses ensinadores vindos da Judéia, no tocante à lei cerimonial?

Atos 15:24

12. Depois de conferenciarem sobre o caso, a que decisão chegaram os apóstolos?

Atos 15:28 e 29


13. Que acusação foi feita contra Estevão quanto à sua atitude para com a lei cerimonial/

Atos 6:13 e 14


14. Que acusação semelhante foi feita contra o apóstolo Paulo?

Atos 18:13


15. Que declaração fez Paulo a respeito de sua fé e maneira de servir a Deus?

Atos 24:14


A acusação feita contra Estevão e Paulo não se baseava em qualquer violação da lei moral, mas nos ensinos deles quanto à lei cerimonial; e a confissão de Paulo de que era culpado do que eles chamavam heresia significativa simplesmente que ele deles divergia quanto à obrigação de ainda observar os preceitos da lei que lhes era imposta “até ao tempo da correção.” 


O simples fato de que tais acusações foram feitas contra esses expoentes e ensinadores do evangelho, mostra que, ao seu modo de ver, a lei cerimonial fora abolida com a morte de Cristo, e que tal como a entrega da lei moral no Sinai, o desígnio dela era conduzir os homens a Cristo.


16. Qual é uma das funções da lei moral?

Gálatas 3:24


17. Como é em outra parte apresentado este mesmo ensino?

Romanos 10:4


A versão inglesa de Murdock, do Novo Testamento siríaco reza, neste texto: “Porque o Messias é o alvo da lei, para justiça de todo aquele que nEle crê.”


18. Em que declaração é feito idêntico uso do termo fim?

I Pedro 1:9, I Timóteo 1:5 e Tiago 5:11


Na lei cerimonial havia “a sombra das coisas futuras”, tipo da obra propiciatória de Cristo, nosso grande Sumo Sacerdote. A lei moral confere o conhecimento do pecado, põe o pecador sob condenação e força-o a ir a Cristo par a obtenção de perdão e purificação. 


A lei cerimonial foi abolida pela obra de Cristo, mas a moral foi estabelecida tanto por Sua vida como por Sua morte.


19. Que testemunho deu Jesus no tocante à Sua relação para com a lei e os profetas?

Mateus 5:17


“Cristo guardou a lei. Se a tivesse alguma vez quebrado, teria que morrer por Si mesmo; mas porque era Cordeiro imaculado e incontaminado, Sua morte propiciatória é eficaz para vós e para mim. 


Não tinha pecado próprio pelo qual expiar, de maneira que Deus Lhe aceitou o sacrifício. Cristo é o fim da lei para justiça de todo aquele que crê. Somos justos aos olhos de Deus porque a justiça divina que é pela fé em Jesus Cristo, é para todos e por todos os que crêem.” – Weighed and Wanting, D. L. Moody, págs. 123 e 124.


A LEI E O EVANGELHO


1. Qual é um dos usos da lei?

Romanos 3:20


2. Tornando assim conhecido o pecado, e a conseqüente necessidade de um Salvador, que parte desempenha a lei?

Gálatas 3:24


3. Que declara ser o evangelho?

Romanos 1:16


4. Qual é a significação do nome aplicado pelo anjo ao Salvador antes de Seu nascimento?

Mateus 1:21


5. Em que há poder para salvar do pecado revelado?

I Coríntios 1: 23 e 24


6. Que foi predito a respeito da atitude de Cristo para com a lei de Deus?

Salmos 40:7 e 8


7. Qual é a primeira promessa do novo concerto?

Hebreus 8:10


8. Qual é relação de Cristo para com o novo concerto?

Hebreus 8:6


9. Como é de outra maneira descrita esta mesma obra em favor do homem?

Hebreus 8:3 e 4


10. Que é necessário da parte do indivíduo a fim de receber o benefício da obra de Cristo?

Romanos 10:10


11. Que confiou Paulo conseguir, pela fé em Cristo?

Filipenses 3:8 e 9


12. Que relação mantém a lei para com esta justiça?

Romanos 3:21


13. Anula-se a lei pela fé que traz justiça?

Romanos 3:31


A lei revela a perfeição de caráter requerida, dando assim a conhecer o pecado; é, porém, impotente quanto a conferir o caráter exigido. 


No evangelho, a lei, primeiramente escrita no coração de Cristo, vem a ser a “lei do Espírito de vida em Cristo Jesus,” e transfere-se assim para o coração do crente, no qual Cristo mora pela fé. Por essa forma cumpre-se a promessa do novo pacto, quanto a ser a lei escrita no coração. 


Isso é uma genuína experiência de justiça ela fé – uma justiça testificada pela lei, e revelada na vida em harmonia com a lei. Vê-se assim que o evangelho é a providência tomada para restaurar a lei em seu lugar no coração e na vida daquele que crê em Cristo, e aceita Sua obra mediadora. 


Uma fé semelhante, em vez de anular a lei, confirma-a no coração do crente. O evangelho. Portanto, não é contrário à lei, antes nos apresenta e mantém a lei em Cristo.


14. Que tirou Cristo?

João 1:29


15. Que aboliu Cristo?

II Timóteo 1:10


16. Que mudança se opera por meio do evangelho?

II Coríntios 3:18


Pretende-se, às vezes, que Cristo tenha mudado, abolido ou tirado a lei, e posto em seu lugar o evangelho; mas isso mostra a falsa compreensão da obra verdadeira de Cristo. 


O crente é transformado pela contemplação da glória revelada no evangelho (II Coríntios 4:4; João 1:14); a morte foi abolida pela morte de Cristo; e o pecado foi tirado por Aquele que levou sobre Si todo pecado; mas a lei de Deus ainda permanece inalterada como o próprio fundamento de Seu trono.


17. Que interpretação espiritual de Cristo ao sexto mandamento?

Mateus 5:21 e 22


18. Como interpretou Ele o sétimo mandamento?

Mateus 5:27 e 28


19. De que profecia era este ensino o cumprimento?

Isaías 42:21


Cristo não somente deu interpretação espiritual à lei, e observou-a Ele próprio de acordo com essa interpretação, mas morrendo na cruz para pagar a penalidade das transgressões da lei, mostrou sua santidade e natureza imutável. 


Dessa maneira, sobretudo, engrandeceu a lei, e mostrou-lhe a natureza imutável, imperecível e de grande alcance.


20. Em que promessa foi o evangelho pregado a Abraão?

Gálatas 3:8


21. Em que base foi Abraão tido como justo?

Romanos 4:3


22. Que texto elimina toda esperança de justificação pelas obras?

Romanos 3:20


23. De que maneira são justificados os que crêem em Jesus?

Romanos 3:24


24. Depois de se haver operado esta obra da graça, presumir-se-á que o crente continue em pecado?

Romanos 6:1 e 2


Mesmo nos dias de Abraão, foi, como agora, pregado o mesmo evangelho de justificação pela fé, ao passo que a lei revelou o pecado, e testemunhou a justiça obtida pela fé, tal como ocorre desde a cruz. 


Disto se evidencia que a relação entre a lei e o evangelho tem sido sempre a mesma.


25. Qual foi a atitude pessoal de Cristo para com a lei?

João 15:10


26. Que texto mostra que o povo remanescente de Deus terá justa concepção da devida relação entre a lei e o evangelho?

Apocalipse 14:12


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