Estudo 11 - A Morte (Perguntas QUIZ)

morte biblia


QUE É O HOMEM?


1. Em que estado foi criado o homem?

Salmos 8:5


2. Qual será o estado final dos justos?

Lucas 20:35 e 36


3. Como são chamados os anjos?

Hebreus 1:14


4. Qual é a diferença existente entre os dois Adões?

I Coríntios 15:45


5. É o corpo que agora temos, natural o ou espiritual?

I Coríntios 15:46


6. Quando os justos terão corpo espiritual?

I Coríntios 15:44


7. A que se refere a semeadura aqui citada?

I Coríntios 15:36


O homem não possui ainda a natureza imorredoura e espiritual dos anjos; nem a terá antes da ressurreição. Naquela ocasião, se é justo, tornar-se-á imortal, não podendo mais morrer (Lucas 20:36), porque será “igual aos anjos”.


8. Como é definida a natureza do homem?

Salmos 8:4


Mortal: “Sujeito à morte”. – Dicionário Prático Ilustrado.


9. Qual é a natureza divina?

I Timóteo 1:17


Imortal: “Que não está sujeito à morte”. – Dicionário Prático Ilustrado.


10. De que foi formado o homem no princípio?

Gênesis 2:7, primeira parte.


11. Que ato o tornou uma alma vivente?

Gênesis 2:7, última parte.


A alma vivente não foi posta no homem; mas o fôlego da vida, posto no homem, fê-lo – o homem, feito do pó da Terra – alma vivente, ou criatura.


O termo original correspondente a “alma vivente” neste texto é nephesh chaiyah. Sobre o uso dessa ex-pressão em Gênesis 1:24, traduzida “alma vivente”, diz Adam Clarke: 


“Um termo genérico para expressar todas as criaturas possuidoras de vida animal, em qualquer de suas infinitamente variadas graduações, desde o semi-racional elefante até ao estúpido potó, ou ainda mais baixo, ao pólipo, que parece participar igual-mente da vida vegetal e animal”.


12. Há, além do homem, outras criaturas chamadas “almas viventes”?

Apocalipse 16:3 e Gênesis 1:30


13. Há quem, além do homem, tenha também o “fôlego de vida”?

Gênesis 7:21 e 22


14. È o seu fôlego o mesmo do homem?

Eclesiastes 3:19


Quer isso dizer que tanto os homens como os animais morrem. Esta presente vida para eles, como para o resto da criação animal, depende de seu fôlego. Perdendo-o o homem, tal como acontece com os animais, ele morre. 


Nesse sentido não têm vantagem alguma sobre os animais. O homem, porém, tem vida futura, eterna, que lhe é oferecida, e pode, se o quiser, morrer na esperança da vida eterna, e isso constitui grandíssima vantagem sobre o resto da criação animal.


15. Como chama Jô ao que Deus pôs no nariz do homem?

Jó 27:3


16. Que acontece ao homem, ao perder ele o fôlego de vida?

Eclesiastes 12:7


Isto é, o espírito de vida por meio do qual o homem vive, e que só lhe é emprestado por Deus, por ocasião da morte volta ao grande Autor da vida. Tendo vindo de Deus, a Ele pertence, e o homem só o pode ter eternamente como dom divino, por Jesus Cristo. Romanos 6:23. 


Quando o espírito volta para Deus, o pó, de que o homem foi feito “alma vivente” no princípio, volta ao que era, à terra, e a pessoa não mais existe como ser vivo, consciente e pensante, exceto como existe na mente, plano e propósito de Deus, por Jesus Cristo, na ressurreição. 


Nesse sentido “para Ele vivem todos” (Lucas 20:38), porque todos serão ressuscita-dos. João 5:28 e 29,  Atos 24:15 e Romanos 4:17.


17. Quem, somente, tem direito à vida eterna?

I João 5:12


O maior pecador tem a posse desta presente vida, mas ao perder ele esta mesma vida, não espera ter vida eterna, nem dela tem promessa. Essa só pode ser recebida por Cristo.


18. Por que foi Adão expulso do jardim do Éden e excluído da árvore da vida?

Gênesis 3:2


19. Que foi feito para manter o homem afastado da árvore da vida?

Gênesis 3:24


20. Como são considerados todos os homens em seu estado natural?

Efésios 2:3


21. Se a ira de Deus permanecer sobre alguém, de que o priva ela?

João 3:36


22. Por meio de quem é o pecador salvo da ira?

Romanos 5:9


23. Com quem está escondida a vida futura do cristão?

Colossenses 3:3


24. Quando será essa vida conferida ao crente?

Colossenses 3:4


O termo imortal aparece uma única vez na Bíblia (I Timóteo 6:15 e 16) e aí se aplica a Deus.


25. Quem somente Possi imortalidade inerente?

I Timóteo 6:15 e 16


Deus é o único Ser que possui vida original ou a imortalidade em Si mesmo. Todos os outros precisam recebê-la de Deus. João 5:26, 6:27, 10:10, 27 e 28, Romanos 6:23 e I João 5:11.


26. Por quem foi trazida à luz a imortalidade?

II Timóteo 1:10


27. A quem é prometida a vida eterna?

Romanos 2:7


Ninguém precisa procurar alguma coisa que já possui. O fato de devermos procurar a imortalidade é, só por si, a prova de que não a possuímos agora.


28. Quando serão os fiéis transformados para a imortalidade?

I Coríntios 15:51


29. Que será tragado então?

I Coríntios 15:54 e 57


Notas Sobre as Palavras “Alma” e “Espírito”


No Velho Testamento, a palavra alma é traduzida da palavra hebraica nephesh. Mas esse termo hebraico nem sempre é traduzido por alma. Muitas vezes aparece traduzido por vida, como por exemplo, em Gênesis 9:4, I Reis 19:14, Jó 6:11, Salmos 38:12, e muitas outras passagens. 


Outras vezes por pessoa (Números 31:19, Deuteronômio, Josué 20:3 e 9, etc). Outras, coração (Êxodo 23:9, Provérbios 23:7, etc). Criatura, ou criatura vivente (Gênesis 9:10, rodapé, Levíticos 11:46, etc). Corpo (Números 6:6, 9:6, etc.). Animal (Levíticos 24:18, etc.). 


Ainda, em outras passagens aparece traduzido por homem, peixe, me (e outras variações pronominais) etc.


No Novo Testamento, a palavra traduzida por alma sempre vem do grego psukhê. Mas esta palavra também se acha traduzida Às vezes por vida (Marcos 3:4, Lucas 6:9, etc). Outras vezes por ânimo (Atos 14:2, Hebreus 12:3, etc). Coração (Efésios 6:6), etc.


Espírito é traduzido do hebraico ruach, que o Léxico de Genêsio define como “espírito, fôlego, ar em movimento, brisa, vida, sede dos sentidos, afeições e emoções de várias espécies”, etc. 


A palavra espírito, no Velho Testamento, é sempre traduzida de ruach, exceto em Jó 26:4 e Provérbios 20:27, onde o original é neshamah Ruach é a maior parte das vezes traduzida por espírito; mas muitas vezes é traduzida por vento. ) 


Todas as vezes que se encontra esta palavra no Velho Testamento, provém ela do original ruach). Outras vezes a tradução dá respiração (Salmos 104:29; etc). Outras, fôlego, (Eclesiastes 3:19, etc) Sopro (Êxodo 15:8, etc). Às vezes a tradução é ira, ar, tempestade, etc. – Condensado de Bible Readings for the Home Circle, págs 497-499.


O ESTADO INTERMEDIÁRIO


1. Por meio de que figura representa a Bíblia à morte?

I Tessalonicenses 4:13, I Coríntios 15:18 e 20 e João 11:11 e 14


Em sono profundo está-se inteiramente inconsciente; o tempo passa sem se sentir; e as funções mentais, ativas quando se tem consciência, ficam inteiramente suspensas.


2. Onde dormem os mortos?

Daniel 12:2, Eclesiastes 3:20 e 9:10


3. Por quanto tempo dormirão eles ali?

Jó 14:12


4. Que disse Jó esperar depois da morte?

Jó 14:14


5. Onde disse ele que haveria de esperar?

Jó 17:13


O original hebraico para “sepultura” é sheol, que significa, entre outras coisas, um lugar escuro, côncavo, subterrâneo, empregado com referência à habitação dos mortos em geral, sem distinção entre bons e maus. (Analytical Concordance, de Young).


A mesma palavra é outras vezes traduzida por inferno. Algumas versões modernas, para não terem de escolher entre as palavras  sepultura e inferno, deixam a palavra como está no original, isto é, sheol, no Ve-lho Testamento, e fazem o mesmo com a palavra correspondente, hades, no Novo Testamento. 


Convém lembrar que inferno no Velho Testamento sempre significa sheol, isto é, um lugar de trevas e silêncio, e não de tormento em fogo.


6. Estando nesse estado, quanto sabe alguém acerca dos que ficaram vivos?

Jó 14:21


7. Que acontece, na morte, aos pensamentos do homem?

Salmos 146:4


8. Sabem os mortos alguma coisa?

Eclesiastes 9:5


9. Têm eles qualquer participação nas coisas terrestres?

Eclesiastes 9:6


Se a pessoa continuasse consciente após a morte, teria conhecimento do progresso ou desonra de seus filhos. Mas Jó diz que o morto não sabe disso. E não somente isso, mas na morte a pessoa perde os atributos do espírito – amor, ódio, inveja, etc. 


Torna-se, portanto evidente que seus pensamentos perecem, e que nenhuma participação mais pode ter com as coisas deste mundo. Mas se, como alguns pensam e sustentam as faculdades do pensamento humano continuam depois da morte, ele vive então; e se vive, precisa estar nalguma parte. 


Onde está? No Céu, no inferno? Se ao morrer vai para qualquer desses lugares, que necessidade haverá de um juízo futuro, ou de uma ressurreição, ou da segunda vinda de Cristo? 


SE o juízo não ocorre por ocasião da morte, mas o homem entra logo no gozo de sua recompensa, então a recompensa pre-cede o seu julgamento, e haveria a possibilidade de alguns, ao morrerem, irem para um lugar errado, havendo depois a necessidade de serem mandados para outro, depois de haverem estado na bem-aventurança ou em tormentos durante séculos, talvez.


10. Que diz o salmista quanto aos mortos louvarem a Deus?

Salmos 115:17


11. Morto alguém, quanto sabe acerca de Deus?

Salmos 6:5


Não há sequer uma lembrança de Deus. Como já se viu, os ensinos bíblicos apresentam os mortos como estando a dormir. Caso estivessem no Céu ou no inferno, teria sido correto fazerem essa comparação? 


Lázaro, a quem Jesus amava, estava no Céu, quando o Salvador disse: “Lázaro, o nosso amigo, dorme?” João 11:11. Se assim fosse, chamá-lo à vida teria sido roubá-lo da bem-aventurança do Céu, a que tinha direito. 


A parábola do rico e de Lázaro, registrada em Lucas 16, foi apresentada para ensinar, não o estado consciente na morte, mas que a riqueza de nada servirá no juízo, a menos que haja sido usada para fins retos e de beneficência, e que a pobreza não excluirá ninguém do Céu.


12. Mas não estão no Céu os justos mortos?

Atos 2:34


13. Que precisa acontecer antes de os mortos poderem louvar a Deus?

Isaías 26:19


14. Quando disse Davi que se satisfaria?

Salmos 17:15


15. Se não houvesse ressurreição dos mortos, que aconteceria aos que dormissem em Cristo?

I Coríntios 15:16-18


16. Quando ocorrerá a ressurreição dos justos?

I Tessalonicenses 4:16


Se, como é declarado em Eclesiastes 9:5, os mortos nada sabem, eles não têm conhecimento algum da passagem do tempo. “Seis mil anos passados na sepultura, não são para o morto mais do que um pestanejar de olhos para o vivo.” 


Para eles, o estado consciente, que é o nosso único meio de medir o tempo, não mais existe; e parecer-lhes-á, ao acordarem, que nenhum tempo passou. Nisso consiste o mais confortador pensamento da doutrina bíblica do sono da morte, isto é, de que na morte não há consciência da passagem do tempo. 


Para os que dormem em Cristo, seu sono, quer longo, quer curto, ou quer de um, mil  ou seis mil anos, será como sés o momento da triste despedida fosse seguido instantaneamente da alegre reunião na presença de Jesus, em Seu glorioso aparecimento e na ressurreição dos justos.


Deveria também ser um pensamento confortante para todos quantos sentiram na vida ansiedade e aflição por mortos amados que persistiram em pecados, o saberem que eles não estão sofrendo em tormentos, mas, como todos os outros mortos, estão tranqüilamente repousando na sepultura. Jó 3:17.


Por outro lado, a felicidade que se pudesse gozar no Céu seria desfeita caso se pudesse olhar a Terra e ver amigos e parentes sofrendo perseguição, necessidade, frio e fome, ou lastimando seus mortos. 


Os caminhos de Deus são os melhores, isto é, que toda percepção, sensação, atividade, pensamento e consciência cessam por ocasião da morte, e que todos devem esperar a ressurreição para entrar no gozo da vida e da recompensa eterna. Hebreus 11:39 e 40.

 

AS DUAS RESSURREIÇÕES


1. O que acontece a todos os homens em resultada da queda?

I Coríntios 15:22 e Romanos 5:12


2. Ao morrer, para onde vão todos?

Eclesiastes 3:20


3. Em que estado se encontra o homem enquanto está na sepultura?

Eclesiastes 9:10


Equivale a dizer que, depois de morto, o homem não tem o uso das faculdades da mente nem do corpo. 


Não pode, por conseguinte, enquanto está na sepultura, louvar a Deus, nem mesmo pensar nEle (Salmos 6:5); porque no dia em que morre perecem os seus pensamentos. Salmos 146:2-4.


4. Que foi prometido a fim de que o homem possa ser livre desse estado?

Oséias 13:14


5. Por meio de quem virá esse livramento da sepultura?

I Coríntios 15:21 e 22


6. Qual teria sido o resultado para os mortos, se Cristo não houvesse buscado libertá-los da sepultura?

I Coríntios 15:16-18


7. Por que deu Deus o Seu unigênito Filho ao mundo?

João 3:16


8. Que negavam os saduceus do tempo de Cristo?

Lucas 20:27


9. Como, pelo Velho Testamento, provou Cristo a ressurreição?

Lucas 20:37 e 38


Quer isso dizer que, em vista da ressurreição – do fato de que deve haver ressurreição – todos vivem para Deus. 


No desígnio divino, vivem todos. É neste sentido que Paulo fala de Deus como sendo alguém que “vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem”.Romanos 4:17.


10. Por meio de que ilustração da Natureza são ensinadas a ressurreição e final salvação dos justos?

I Coríntios 15:36 e João 12:24


A semente morre para brotar com vida nova. É-nos assim ensinada a lição da ressurreição. Todos quantos ama a Deus ressurgirão para a vida, e viverão de novo pelos séculos sem fina na Terra renovada.


O Sepulcro Aberto. – Na cidade de Hanover, na Alemanha, havia um túmulo conhecido como “o sepulcro aberto”. Era o lugar de repouso de pessoa preeminente que morrera fazia mais de um século. 


Essa sepultura foi coberta com grandes lajes de pedra, sobrepostas por um bloco de mármore. De acordo com o costume do tempo, foram gravadas na base palavras: “Esta sepultura, comprada pra a eternidade, jamais deve ser aberta”. 


Naturalmente, todos esperavam que o sepulcro permanecesse imperturbado. Os judeus, também, confiavam em que a sepultura de Cristo estivesse bem segurada pelo selo romano e pela guarda, e, no entanto um anjo, revestido de poder, removeu a pedra, e Jesus ressurgiu. 


Assim como aquele sepulcro de Hano-ver: aconteceu que uma semente de bétula caiu num interstício, entre as pedras maciças. Logo a sementezinha soltou um tenro broto, e uma pequena raiz encontrou caminho entre as pesadas pedras. 


Lenta e imperceptivelmente, mas com poder irresistível, a jovem bétula cresceu, até que suas raízes fenderam o túmulo tão bem seguro, não deixando nenhuma de suas pedras na posição em que fora colocada. 


Que ilustração muda mais vívida, daquela promessa de que, sem muito tardar, todas as sepulturas se abrirão, e os que dormem se erguerão de seus leitos poentos!


11.Onde estarão os mortos quando ouvirem a voz de Cristo chamando-os à vida?

João 5:28 e 29


12. Quantas classes haverá na ressurreição?

Atos 24:15


13. Em que palavras Se referiu Jesus às duas ressurreições?

João 5:28 e 29


14. Quando ocorrerá a ressurreição dos justos?

I Tessalonicenses 4:16 e I Coríntios 15:23


15. Quando receberão os justos sua recompensa?

Lucas 14:14


16. Em que estado esperava Davi ressuscitar?

Salmos 17:15


17. Que grande contraste se verá entre o corpo que temos e o que teremos na ressurreição?

I Coríntios 15:42-44


18. À semelhança do corpo de quem serão esses ressuscitados?

Filipenses 3:20 e 21


19. Que farão os justos, ao ressuscitarem do sepulcro?

Isaías 26:19


20. Com que palavras expressarão o seu triunfo sobre a morte e a sepultura?

I Coríntios 15:55


21. Por quanto tempo viverão?

Lucas 20:36


22. Quanto tempo esperará a outra classe, depois dessa ressurreição, até ser ela própria ressuscitada?

Apocalipse 20:4 e 5


23. Qual será o seu destino?

Apocalipse 20:9


24. Quem participará desse destino?

Apocalipse 21:8


25. Qual é o último inimigo a ser destruído?

I Coríntios 15:26 e Apocalipse 20:13 e 14


26. Que aparência terão para todo o sempre os justos?

Mateus 13:43

O DESTINO DO TRANSGRESSOR


1. Que pergunta faz Pedro com referência aos ímpios?

I Pedro 4:17


2. Que diz a Bíblia ser o salário do pecado?

Romanos 6:23 e Ezequiel 18:4


Morrer: Cessar de viver; extinguir-se; acabar; cair no esquecimento; finar-se. – Dicionário Prático Ilustra-do.


3. Que espécie de morte será essa?

II Tessalonicenses 1:9

Destruir: Aniquilar, fazer desaparecer, exterminar. – Dicionário Prático Ilustrado.


4. Que atingirá a destruição dos ímpios?

Mateus 10:28


5. Que diz Cristo irá acontecer aos que não se arrependerem?

Lucas 13:3


Perecer: Acabar, findar, deixar de existir, morrer (sobretudo prematura e violentamente). – Dicionário Prático Ilustrado.


6. Como diz o apóstolo Pedro que eles perecerão?

II Pedro 2:12


7. A que são comparados os ímpios no tocante à punição que recebem?

Salmos 37:20


Desfazer: Destruir o que está feito, dissolver, anular, dissipar. ¬– Dicionário Prático Ilustrado


8. Como descrê João Batista a destruição dos ímpios?

Mateus 3:11 e 12


9. Para quem diz Cristo foi preparado o fogo que afinal destruirá os ímpios?

Mateus 25:41


Este fogo é chamado “eterno” devido ao caráter da obra que realiza: da mesma maneira que dele é dito que “nunca se apagará”, porque não pode ser extinto, e não por não poder apagar-se uma vez terminada a sua obra.


10. Qual será o resultado desse castigo?

Provérbios 10:25


11. Será poupada qualquer parte dos ímpios?

Malaquias 4:1


12. Qual será então o seu estado?

Obadias 16


13. Onde será então o lugar dos ímpios?

Salmos 37:10


Seria impossível conservar os ímpios em tormento eterno sem haver um lugar onde pudessem existir.


14. Onde serão recompensados, tanto os justo como os ímpios?

Provérbios 11:31


15. Recebem os ímpios sua punição logo ao morrer, ou esperam até ao dia do juízo?

II Pedro 2:9


16. Para que são reservados os céus e a Terra que agora existem?

II Pedro 3:7


Tanto os céus e a Terra que agora existem, como os pecadores, esperam o fogo do último dia.


17. Qual será o resultado do fogo do último dia?

II Pedro 3:10 e 12


18. Por meio de que, diz Cristo, será o Seu reino purificado de pecado e dos pecadores?

Mateus 13:41 e 42


Satanás e os ímpios têm este mundo por seu “lugar”. A seu tempo Cristo o possuirá. Ele o limpará de peca-do e pecadores, restaurando-o, a fim de que o possa dar em possessão eterna aos santos do Altíssimo. Daniel 7:18, 22 e 27.


19. Quando serão os ímpios ressuscitados para receber sua punição final?

Apocalipse 20:5


20. De onde virá o fogo para os destruir?

Apocalipse 20:9


Isto é chamado “estranho ato” e “estranha obra” de Deus – o ato de destruição. Isaías 28:21. Mas por esse Deus de uma vez para sempre limpará o Universo do pecado e de seus tristes resultados. 


A própria morte terá então um fim – será lançada no lago de fogo. Apocalipse 20:14.


21. A que reduzirá os ímpios esse fogo?

Malaquias 4:3


Os ímpios deverão ser inteiramente destruídos – consumidos em fumaça, reduzidos a cinzas, Havendo-se eles inseparavelmente aliado ao pecado, terão perdido o direito à vida e à existência imortal, e escolhido o caminho da morte e da destruição. 


Por sua escolha ter-se-ão provado indignos. Por isso são comparados à pragana, à moinha, aos espinhos, etc. Sua destruição não significará uma perda. Eles próprios terão perdido sua oportunidade de alcançar vida eterna; mas, pela maneira em que usaram seu tempo de graça, provaram-se serem indignos dela. 


Sua destruição será, em realidade, um ato de amor e misericórdia da parte de Deus; porque lhes perpetuar a vida só seria perpetuar o pecado, a tristeza, o sofrimento e a miséria. 


Embora terrível como há de ser esse juízo, em conseqüência dele nada de valor se perderá – nada do que se perder será dig-no de salvar-se. Estará finda a experiência do pecado, e cumprir-se-á o plano divino original de povoar a Terra com uma raça de seres santos e felizes. II Pedro 3:13.


22. Como é chamada a final destruição dos ímpios?

Apocalipse 20:14


23. Que aparecerá depois do dia da queima?

II Pedro 3:13


24. Onde estarão então os justo?

Mateus 13:43


25. Que promessa do Salvador se cumprirá então?

Mateus 5:5, Salmos 37:11 e 29, Isaías 65:17-25 e Daniel 7:18.


26. Que universal cântico de louvor será entoado então?

Apocalipse 5:13


BAIXAR PDF


Baixe aqui esse estudo em PDF para impressão:



- Download Estudo 1


- Acessar as outras lições