7 Deus arrependeu-se de eleger Saul rei?

deus rejeita saul


Consultoria Bíblica 


- Veja aqui o índice completo das perguntas


7 - Como se harmoniza I Samuel 15:11 2 35, com I Samuel 15:29? Não foi o Senhor que escolheu Saul para príncipe de Israel, conforme I Samuel 10:1 e Samuel 15:17?


Evidentemente a dificuldade está na expressão “Deus arrependeu-Se.” Poder-se-iam ainda aduzir muitas outras passagens, como Êxodo 32:14; Juízes 2:18; II Samuel 24:16; Jeremias 26:19; Jonas 3:10; Gênesis 6:6, etc. 


Parece haver contradição entre essas passagens e I Samuel 15:29; Números 23:19; Ezequiel 24:14.


Algumas dessas passagens dizem que “Deus Se arrependeu” de determinado ato, ao passo que as outras afirmam que Deus “não Se arrepende.”


Não esqueçamos que a Bíblia se acha escrita em linguagem popular, usando expressões do povo, para ser mais facilmente compreendida. Demais, temos que estar lembrados de que as palavras têm vários sentidos. 


Nem sempre “arrepender-se” tem o sentido de “experimentar pesar por sua própria falta.” Significa muitas vezes ter pena, sentir, entristecer-se, lastimar-se, ter saudades de. “Arrependimento” pode significar sentimento. dor. (Veja um bom dicionário).


Vejamos o que diz o Seventh-day Adventist Bible Commentary, sobre Gênesis 6:6 (“então arrependeu-Se o Senhor de haver feito o homem”): “O próprio versículo explica, logo adiante, a força de expressão “arrependeu-Se”: “pesou-Lhe em Seu coração.” 


Isto mostra que o arrependimento de Deus não implica em falta de previsão de Sua parte, ou qualquer variação em Sua natureza ou propósito. Neste sentido Deus nunca Se arrepende de coisa alguma (I Samuel 15:29). 


O “arrependimento” de Deus é uma expressão que se refere à dor que sofre o amor divino, ocasionada pela pecaminosidade do homem. 


Apresenta a verdade de que Deus, em coerência com Sua imutabilidade, assume atitude mudada em relação ao homem também mudado. A menção da tristeza divina à vista do estado depravado do homem é comovedor indício de que Deus não aborrece o homem. 


O pecado dos homens enche o coração divino de profundo pesar e compaixão. Agita todo o ilimitado oceano de simpatia divina para com o pecador. Entretanto, leva-o também à retribuição judicial (ver Jeremias 18:6-10; Patriarcas e Profetas, p. 700).” - Obra citada, vol. 1, p. 251.


Comentário sobre Êxodo 32:14: “As palavras “o Senhor arrependeu-Se” são fraca tentativa de exprimir em linguagem humana a vontade divina. Falando em rigor, Deus não pode mudar Seu propósito, pois conhece o fim desde o princípio (II Samuel 15:29; Isaías 46:9 e 10; 55:11). 


Entretanto, quando pecadores abandonam seu pecado e se volvem para Ele, quando Seus filhos suplicam misericórdia e perdão, então Ele “Se arrepende.” Muda da ira para a misericórdia, do juízo para o gracioso perdão (Salmo 106:44 e 45; Jeremias 18:5-10; 26:3; Joel 2:12-14; Jonas 3:9 e 10; 4:2).” - Idem, p. 666.


Arrependimento: 1. Ato ou efeito de arrepender-se. 2. Compunção, contrição. 3. Insatisfação causada por violação de lei ou de conduta moral, e quer resultar na livre aceitação do castigo e na disposição de evitar futuras violações.


Compunção: 1. Pesar de haver cometido pecado ou ação má.

(Novo Dicionário Aurélio.)


*


Compilação do Pr. Irineo E. Koch


Colaboração: Amiltom de Menezes

      

Digitação: José Ricardo Garcia