43 - Os dinossauros existiram? A Bíblia diz algo?

dinossauros biblia


Consultoria Bíblica 


- Veja aqui o índice completo das perguntas



43 - Os dinossauros existiram? Se existiram, quando foi? Porque não existem mais? 


Apalavra dinossauros vem de duas palavras gregas “denios” que significa terrível e “sauros” que significa lagarto, portanto, dinossauros seria terrível lagarto, animal terrível.


Sua existência não pode ser negada, pois os paleontólogos tem descoberto ossos e esqueletos de dinossauros em todas as partes do mundo, com exceção da Antártida.


Paleontólogos são especialistas em paleontologia, ciência que estuda animais e vegetais fósseis, ou melhor, cientista que estuda coisas que existiram há muito tempo. E fóssil é vestígio  ou resto petrificado ou endurecido de animais ou vegetais que habitaram na terra, e que não perderam suas características essenciais.


O maior dinossauro foi encontrado no sítio arqueológico de Tendaguru na Tanzânia. Foi descoberto por expedições alemãs no período de 1909-11 e os osso foram reunidos no museu Humboldt de ciências naturais em Berlim, Alemanha. 


Media 22m e 2cm de comprimento total, altura da cabeça erguida 14 metros, sendo de peso provável entre 30 a 40 toneladas.


O mais pesado é provavelmente o titanossaurídeo, da Argentina e da Índia que pode pesar entre 40 a 80 toneladas.


O mais longo dinossauro conhecido a partir de um esqueleto completo, é o diaplocídeo, montado no museu Carnegie em Pitsburg, Pensilvânia Estados Unidos, a partir dos restos encontrados em Wyoming em 1899.


Aqui no Brasil, em Souza na Paraíba, também foram encontrados vestígios e indícios da existência de dinossauros.


Os dinossauros que os paleontólogos descobriam eram gigantescos. Um deles pesava 75 toneladas e se estivesse em pé, ele poderia olhar nas janelas do quarto andar de um prédio. 


Alguns tinham chifres no focinho. Outros tinham bicos como o de pato. Alguns tinham couraças de ossos nas costas ou colares de ossos ondulados. Alguns viviam em pântanos e rios. Outros viviam nas planícies.


Eles realmente existiram. As provas existem e são claras. Agora então vem a pergunta: Quando existiram? Por quê não existem mais? 


Partamos do princípio de que somos criacionistas e não evolucionistas. Acreditamos num deus que criou todos os seres vivos deste planeta, não acreditamos na evolução das espécies, ou que o homem tenham vindo do macaco. 


Acreditamos que os dinossauros tenham existido antes do dilúvio. Em Gênesis 1:28 lemos o seguinte: “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai, multiplicai-vos, e enchei a terra, e SUJEITAI-A; e DOMINAI sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre TODO O ANIMAL QUE SE MOVE SOBRE A TERRA.” 


Note que Deus concedeu alguns poderes e privilégios aos nossos primeiros pais, quando disse:


“multiplicai-vos” referindo-se a reprodução da espécie humana.


“enchei a terra e sujeitai-a” ou seja domine toda a terra.


“dominais... os peixes, as aves e todo animal que se move sobre a terra” aqui está a chave para a nossa questão. Os animais gigantescos, os dinossauros, na criação não eram uma ameaça a espécie humana, pois o homem os dominava. 


O leão, o urso, os tigres, leopardos, animais que hoje achamos perigosos e os dinossauros, todos eram sujeitos ao homem. O homem dominava os animais, e os animais lhes eram sujeitos, e não ofereciam nenhum risco de vida para o homem. 


Deus não criou os animais para serem uma ameaça ao homem. Foi o pecado que quebrou esta harmonia, este domínio do homem sobre os animais. Note o que diz Gênesis 6:11 “A terra porém estava corrompida diante da face de Deus: e encheu-se à terra de violência.” 


A paz e harmonia que havia no Éden foi substituída pela violência que diz a Bíblia, enchia a terra.


Outro texto chave para responder a questão de como desapareceram os dinossauros, está em Gênesis 6:7, note o que está escrito:


“E disse o Senhor: destruirei de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem até o animal... porque me arrependo de os haver feito.” Deus declarou aqui a destruição do homem e dos animais. 


Nos versos anteriores, precisamente no verso 4, diz a Bíblia que havia homens gigantes na terra e note amigo ouvinte, que Deus não pediu para selecionar homens gigantes para entrar na arca, para preservar a espécie, e nem animais gigantescos como os dinossauros, que com certeza, não caberiam na arca.


Por que Deus não salvou os dinossauros do dilúvio? Não é pelo simples fato de não caberem na arca, pois Deus poderia tê-los preservado por inúmeras maneiras. Como o homem pecou, toda a natureza foi afetada, os animais deixaram de ser sujeitos ao homem e então se tornaram uma ameaça para a espécie humana. 


Foi para proteger a espécie humana dos incontroláveis animais gigantescos, que deus permitiu que os dinossauros tivessem fim no dilúvio. Prova disto, que os ossos e fósseis são encontrados em escavações sob a terra, mostrando as evidências do dilúvio que cobriu todo o planeta.


Cientistas, obras literárias, filmes e museus apresentam outras teorias sobre o fim dos dinossauros.


Alguns cientistas dizem que os dinossauros se tornaram tão grandes que não puderam mais cuidar de si mesmo. Outros afirmam que os ovos de dinossauros, foram comidos por outros animais. 


Outros cientistas acham que eles morreram porque a Terra se tornou quente demais. 


Um imenso meteoro, uma estrela cadente, passou muita próxima a terra, ou explodiu num espaço sideral próximo... Outros ainda acham que os dinossauros perderam a existência numa epidemia. 


Enfim, para os que não acreditam na Bíblia e no dilúvio, a morte repentina dos dinossauros é um tremendo mistério.


Somos privilegiados pois acreditamos num Deus que se revela, pela Natureza, pelo seu Filho Jesus Cristo e pela Bíblia. Que nos orientam em tudo o que for necessário, de onde viemos, porque estamos aqui e para onde vamos. 


Graças a Deus pela Bíblia, as Santas Escrituras, que revelam o profundo e o escondido, aquilo que tantos cientistas buscam e não encontram, nós cristãos achamos muitas vezes, pela fé na Palavra de Deus. 


Respeitamos os cientistas que usam de dedicação e estudo para suas pesquisas e declarações. Mas de que adianta toda ciência do mundo sem acreditar em Deus? A Bíblia, e a Bíblia só, é a carta de Deus para o homem. 


Fazemos bem em estudá-la, compreendê-la e certamente, este hábito transformará a nossa vida, e nos fará não superiores aos outros, mas filhos e filhas de Deus, que conhecem os caminhos e seu fim, e nos constrangerá a amar mais o nosso Deus e ao nosso próximo.


Concluímos então com um resumo: Os dinossauros realmente existiram. Foram destruídos por ocasião do dilúvio. Deus permitiu que não existissem mais, pois eles se tornaram uma perigosa ameaça a espécie humana. 


Espécie humana esta, que ele ama tanto, que logo depois Ele enviou seu único filho para resgatar e salvar o homem que havia se perdido. Foi o amor de Deus por nós, mais uma vez, que trouxe a razão deste fato.


*