Sermão 7 - A última noite na terra

Sermão 7 - A ultima noite na terra


Que devo fazer para ser salvo? 


Quantas vezes você já fez esta pergunta! Um dia os discípulos preocupados indagaram a Jesus, Mestre; que devemos fazer para sermos salvos! Paulo também foi interrogado com a mesma questão. 


Duas são as respostas, observem o que disse Jesus e o que disse Paulo. 


1. Segundo Paulo, para ser salvo é necessário crer em Jesus. Atos 16:30, 31. 2. 


Segundo Jesus, para entrar na vida eterna é necessário guardar os mandamentos. Mateus 19:16, 17. 


Que maravilha será passarmos a última noite nesta terra e juntos desfrutarmos da eternidade com Cristo. Vamos juntos meditar neste tema, o que preciso fazer para ser salvo? 


I - CRER EM MIM 


A Bíblia nos mostra que o ser humano sozinho não conseguirá a salvação. Sozinho ele não consegue obter perdão de pecados, o homem separado de Deus não desfrutará da eternidade. 


O homem longe de Deus está em pecado, e “o salário do pecado é morte”. Rom. 6:23. Longe de Deus todos cometem pecado, podem realizar boas obras, mas ninguém irá se salvar acumulando boas obras, pois seria acumular obras pecaminosas, nada mais. 


Por isso é que Deus derramou Sua graça para que pudéssemos Ter a salvação por meio de Jesus Cristo. Este é um presente de Deus, embora não merecíamos, mas Deus nos concedeu gratuitamente. Este é um presente eficaz, não provem de pecadores, mas da perfeição do sacrifício do Filho de Deus. 


Deseja saber como obter a graça salvadora de Cristo Jesus? - Romanos 5:1,2 9. O único caminho é pela fé. Mas o que fazer com a lei se a salvação é pela fé, e Paulo em Romanos 3:20 fala que ninguém será justificado pelas obras da lei. 


Quer dizer que não precisamos mais cumprir com os mandamentos? Eu pergunto uma coisa neste momento: 


 Você é obrigado a obedecer as leis de trânsito? 


 Você cumpre com a constituição que o nosso país tem? 


Com certeza você está respondendo com um sim. Mas se você quiser passar um sinal vermelho sem que ninguém anote a placa do seu carro pode. Você pode atravessar a rua sem olhar para os lados e ainda não ser atropelado. 


Alguém pode dizer, eu não preciso de leis, eu faço o que eu quero e não tem problema nenhum. Na linguagem secular desobedecer as leis é delinquência, desobedecer as leis de trânsito é cometer infração. 


Desobedecer as leis de Deus é cometer pecado. E como vou saber se estou fazendo algo errado ou não. Como vou saber se estou cometendo infração, sendo delinquente ou cometendo pecado! 


 Através das leis. 


 Ela não me salva, mas aponta para o Salvador, me mostra que errei, me mostra que não estou no caminho certo. 


 A lei não me perdoa, mas é a norma que me indica se estou limpo ou sujo. É como um espelho que me mostra onde devo melhorar minha imagem. 


 O único que me lava do pecado é o sangue de Cristo, cujos méritos recebemos pela fé e pela graça salvadora de Cristo. 


 Foi isso que Jesus disse ao jovem rico: “Se queres porém, entrar na vida, guarda os mandamentos”. Mt. 19:17. 


 Não guardamos os mandamentos para nos salvar, guardamos porque somos salvos. Igual a uma figueira: ela não dá figos para ser figueira, mas dá figos porque é figueira. 


Você não guarda os mandamentos para ser cristão, você guarda os mandamentos porque é cristão. Em São João 8:1-11 encontramos Jesus diante de uma mulher que fora apanhada em adultério, e agora queriam que ela fosse morta, pois esta era a lei daqueles dias. 


Mas o que Jesus fez! Ele a perdoou, e fez pela Sua graça, não havia outro caminho para salvá-la. Eu também não te condeno, vai e não peques mais. Eu te perdoo. Salva pela graça para obedecer. 


A lei aponta o pecado, e o pecador deve ir para Jesus. 


II - SALVOS POR UMA FÉ VIVA 


Filipenses 4:13 - “tudo posso naquele que me fortalece”. Você acredita nisso? 


Quando acreditamos que em Deus podemos todas as coisas, a nossa vida passa a ser dinâmica, atuante, aquele que: 


 Roubava, não rouba mais; 


 Mentia, não mente mais; 


 Transgredia os mandamentos de Deus, não transgrida mais. 


Porque a fé que não opera não é uma fé viva. Não é a fé que salva Tiago 2:18-20. 


CONCLUSÃO 


Que devo fazer para ser salvo? Que devo fazer para estar preparado para a vinda do Senhor Jesus? Que devo fazer para Ter uma fé viva e atuante? 


 Crer em Jesus 


 Aceitar o Seu perdão 


 Guardar os Seus mandamentos 


 Ter fé e a certeza de que Deus pode salvá-lo. 


ILUSTRAÇÃO 


Na época da escravidão estavam arrematando um escravo robusto, chamado José. Mas o homem não queria obedecer a seu senhor. Entre o grupo dos compradores presentes, havia um homem com semblante muito bom, que subia sistematicamente as ofertas. 


E José notou-o. Cada vez que alguém oferecia mais, este cavalheiro subia novamente a oferta. Então José começou a dizer: - Não desperdice seu dinheiro, porque eu não vou trabalhar! Mas o homem não fazia caso dos comentários do escravo José. 


Continuava subindo a oferta, e José insistia: - Não vale a pena que me compre, não vou trabalhar! Finalmente se animou a pagar mais, e esse homem recebeu a documentação que testemunhava que era o legítimo dono de José. Enquanto iam na carruagem, José, com os braços cruzados sobre seu peito repetia: - Embora me mate, eu não vou trabalhar! 


Ao chegar a residência do novo senhor de José, entraram no escritório e o escravo rejeitou o oferecimento bondoso de assentar. José viu que o patrão escrevia em papel ofício e finalmente assinava algo que parecia ser uma espécie de documento. Enquanto isso José continuava dizendo: - Eu não vou trabalhar! - José, perguntou o patrão - você sabe ler? - Sim, mas não trabalharei, mesmo que me mate! 


- Bem, disse o patrão - este documento é seu, leia-o. De má vontade José esticou a mão e começou a ler. De súbito mudou de semblante. Começou a ficar emocionado e as lágrimas lhe corriam pelo rosto. 


Finalmente comovido ao ver que esse documento dizia que lhe era concedido o direito de ser um homem livre, exclamou: - Mas o senhor, o senhor pagou tudo isso por mim para dar-me a liberdade? 


- Sim José, agora você é um homem livre. Mais emocionado ainda José falou: - Pois então, senhor, serei seu escravo voluntário. Mande que José obedece! 


Querido amigo, se você aceita o sacrifício de Cristo, com certeza vai nascer para uma nova vida com Cristo e Ter a alegria de estar se preparando para a última noite nesta terra. 


Com que alegria estamos nos preparando para o retorno de Cristo, não estamos fazendo por obrigação ou imposição, mas por que alguém um dia comprou-nos por um bom preço. Aceite a Cristo e tenha a alegria de estar se preparando para a Sua volta... 


- BAIXE AQUI Esse Sermão em PDF

- Todos os Temas