Sermão 4: A dor que traz alegria

sermao 4 dor que traz alegria


Sermão 4 A DOR QUE TRÁZ ALEGRIA 


Introdução: 


O texto para hoje é o mesmo de ontem. 


Isaías 6:5. Só que nesta ocasião queremos nos concentrar no estudo da frase: “Sou homem de lábios impuros.” O que isto quer dizer? 


Isaías contempla o Senhor na beleza de sua santidade, reconhece seu estado de perdição e aceita sua responsabilidade pessoal diante do pecado: “Sou homem de lábios impuros”. 


I) HOJE FALAREMOS SOBRE O ARREPENDIMENTO: 


A . O que é arrependimento? 


1. Envolve duas coisas: 


a . Sentir dor por ter magoado o coração de Deus. 


b . Desejo de abandonar o pecado. 


 É fácil confundir arrependimento com remorso. 


 Remorso é sentir medo das consequências que o pecado trará a vida. 


 Arrependimento têm que ver com a dor, por ter magoado o coração de Deus. 


 O remorso nos leva a parar com o pecado enquanto o perigo dura. Uma vez passado o perigo, tudo volta a ser igual. 


 O arrependimento nos leva a uma mudança completa de vida a despeito se as pessoas vão nos descobrir ou não. B . O arrependimento não é algo que o ser humano produz sozinho. 


1. Veja o que diz esta citação: “Arrependimento como esse está fora do nosso alcance, por nossas próprias forças; só é conseguido por meio de Cristo, que subiu ao céu e deu dons aos homens. Aqui está exatamente o ponto em que muito erram, e por essa razão não recebem o auxílio que Cristo gostaria de lhes oferecer. 


Pensam que não podem chegar a cristo sem primeiro se arrepender e que o arrependimento lhes prepara o caminho para o perdão dos pecados. É certo que o arrependimento vem antes do perdão, pois unicamente o coração quebrantado e triste é que necessita de um Salvador. 


Mas será que o pecador tem de esperar até que tenha arrependido, antes de poder se aproximar de Jesus? Deveria o arrependimento ser uma barreira entre o pecador e o Salvador?” Paz na Tempestade, PÁG. 6 


 2. A Bíblia nos fala dos dois tipos de arrependimento. Judas se arrependeu e logo saiu e se enforcou. Isso, como já vimos é remorso. 


3. Pedro, se arrependeu, saiu e chorou amargamente e essa mesma noite foi convertido. 


4. Deus quer que sintamos tristeza por nossos pecados. Suficientemente tristes como que para começar a ser diferentes. Suficientemente tristes como que para deixar de cometê-los. 


C . Vejamos esta história: 


1. Duas crianças estavam observando como a mãe preparava biscoitos de chocolate. Quando a mãe tirou os biscoitos do forno soou o telefone. A mãe correu para atender mas antes de sair disse as crianças para não comerem o biscoito. 


2. Erick e Cida olharam e cheiraram os biscoitos. Cida percebeu que havia um pedacinho quebrado e pensou: “isto não é um biscoito, é só um pedacinho”! , de modo que o tomou e comeu. 


3. Erick, claro, sentiu-se mal porque não havia outro pedacinho quebrado para ele. De modo que para ser justo, “criou” um pedaço para ele. Quebrou um biscoito bom e comeu. Ao fazê-lo criou outros pedacinhos que a Cida aproveitou para ela e neste processo comeram uns cinco biscoitos. 


4. Quando ouviram os passos da mãe, fizeram como que não sabiam de nada. Embora a mãe percebeu tudo, não disse nada, esperava que eles dissessem o que tinham feito. Assim Deus nos trata. Ele conhece os nossos pecados e espera que reconheçamos voluntariamente. 


5. Depois de um tempo, Cida não estava mais suportando o sentimento de culpa e disse: “sinto-me muito mal, a minha intenção era de comer só um pedacinho, mas comi vários biscoitos e depois acrescentou, Erick também comeu alguns.” 


6. Claro, Erick se apressou a dizer: “Sinto muito mãe, me perdoe.” 


7. Você percebeu a diferença? 


Cida estava triste porque tinha desobedecido a sua mãe e a tinha magoado. Erick estava triste porque tinha sido desonesto.


D . Às vezes nos arrependemos por estarmos com problemas e queremos o perdão. 


Queremos ir ao céu. Mas não estamos tristes por ter pecado. Na primeira oportunidade que tenhamos, provavelmente tornaremos a fazer tudo de novo. 


1. A nossa grande oração deveria ser: “Senhor ajuda-me a arrepender-me de verdade.” 


2. A Bíblia diz em Romanos 2:4 que é Deus quem nos dá o arrependimento. Nem se quer podemos sentir dó por nós mesmos. Mas quando vemos a bondade divina, isto faz com que sintamos tristeza pelo que fizemos de errado. 


3. Olhemos a Jesus pendurado na cruz. Ele não está em qualquer cruz. Está na minha cruz. Eu sou Barrabás. Esses pregos eram para mim. Aquelas lanças e espinhos me pertencem. 


4. Quando vemos que Ele sofreu o que nós merecemos, então nos sentiremos verdadeiramente tristes por ter-lhe causado a dor e veremos que o pecado é um assassino. É mortal. É um veneno. Aí, chegaremos a detestá-lo. 


5. Este é o tipo de arrependimento que Deus está esperando. 


II) ARREPENDIMENTO SIGNIFICA ABANDONO DA VIDA PASSADA E ENTREGA COMPLETA A DEUS. 


A . Uma das maiores batalhas que o ser humano enfrenta é aquela que nos leva a rendermos completamente a Deus e dizer: “Não se faça a minha vontade mas a tua.” 1. Esta com certeza foi a maior batalha de Jesus Cristo. Lá no Getsemani Ele orou: “Se é possível, passa de mim este cálice, mas não seja como eu quero, porém como tu queres.” 


2. Jesus se colocou voluntariamente de lado e deixou que seu Pai tomasse o volante de sua vida. 


3. Do mesmo modo hoje, só quando nos rendemos completamente ao Senhor, Ele poderá realizar as mudanças necessárias para chegarmos ao outro lado do rio. 


 4. Esta luta pode ser muito dura. Em Mat. 5:29, 30 Jesus disse que as vezes esta luta pode ser como se arrancasse um olho e encurtasse um braço.


5. Há muitos anos um garroto de 11 anos foi ao bosque da Califórnia para ajudar ao seu pai a caçar ursos. O pai prendeu a arapuca do urso com correntes entre as árvores perto de um riacho, por onde supunha que o urso passaria. 


6. Depois de estar pronta a arapuca, pediu ao garoto que não brincasse com ela. 


7. Alguns dias depois o garoto quis saber se algum urso tinha mordido a isca. Então foi ao bosque. Achou a arapuca e na intenção de limpar as folhas, atirou-a e o seu dedo ficou preso. 


8. O garoto gritou de dor, pedindo auxilio, chorou, tentou tirar o dedo, mas nada conseguiu. Não havia ninguém no bosque e o pai não fazia a menor ideia onde estava o filho. 


9. De repente começou a chover e o riacho perto da arapuca começou a aumentar de volume. As águas eram cada vez mais caudalosas e o garoto entendeu que se não saísse dali, infelizmente morreria. 


10. A história é real e conta que quando o garoto viu que ninguém o salvaria, tomou uma atitude radical. Pegou o canivete e cortou o seu dedo. Era melhor perder o dedo do que perder a vida. 


III) CONCLUSÃO: 


A . Às vezes quando decidimos servir ao Senhor precisamos afastar-nos de algumas circunstâncias que na vida espiritual podem levar-nos a morte. 


B . Isto pode significar o abandono de um hábito acariciado como: fumar, beber ou usar drogas. 


C . Outras vezes pode ser uma pessoa que com sua amizade nos está levando para a destruição em fim. 


D . Hoje é o dia de decidir por Cristo. Você quer entregar o coração a Jesus? Venha aqui à frente , eu quero orar com você. 


- BAIXE AQUI Esse Sermão em PDF

- Todos os Temas