120 Razões para guardar o sábado

120 razoes guardar sabado


Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas: não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: Até que o céu e a terra passem, nem um i ou til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra. 


Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.


E em vão me adoram, ensinado doutrinas que são preceitos de homens. Mateus 5:17-19; 15:9.


Há alguns anos, tivemos a oportunidade de ler um livreto no qual o autor relacionou “Trinta Razões Porque Não Guardo o Sábado”. Como o apóstolo Pedro bem disse, devemos estar sempre preparados para responder a todo aquele que nos pedir Razão da esperança que há em nós (1 Pedro 3:15). 


Já o apóstolo Paulo nos exorta a nos apresentarmos a Deus como obreiros aprovados que não têm de que se envergonhar, que manejam bem a Palavra da verdade (2 Timóteo 2:15).


Desde então, ficamos desejosos de publicar algo como “31 razões porque guardo o Sábado”. Em seguida, pensamos em dobrar aquele número e apresentar “60 razões porque guardo o Sábado”. E foi que começamos a fazer. Porém, no decorrer de nossa pesquisa escriturística, pudemos encontrar nada menos de 120 razões para a santificação do sétimo dia que foi separado por Deus ainda na semana da criação.


Alguém já disse que um texto fora de seu contexto torna-se um pretexto. Com isso em mente, nos propusemos a apresentar apenas razões comprovadamente bíblicas. Algumas dessas 120 razões trazem pequenos comentários; outras são comentadas mais demoradamente; e umas poucas, de tão óbvias que são, dispensam qualquer comentário. 


Porém, como seres humanos falíveis e leigos, temos suficiente humildade para reconhecer nossas limitações e aceitar críticas e sugestões dos irmãos leigos ou não, que poderão contribuir para uma possível segunda edição.


Embora muitos afirmem que os adventistas do sétimo dia são legalistas, queremos, com a publicação deste livro, deixar bem claro que a nossa fé não se baseia na lei. Sabemos que a lei não salva e, por isso, nosso principal objetivo não foi o de exaltar a lei mas, sim, o Autor da lei: Aquele que veio morrer em nosso lugar.


Porque o pecado é a transgressão da lei (1 João 3:4). Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor (Romanos 6:23).


Jorge Rizzo.

1ª Razão


O sábado é o memorial da criação 


E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera. Gênesis 2:2,3.


Deus criou os céus e a Terra em seis dias. Tendo ficado satisfeito com a beleza e perfeição da Sua criação, o Criador decretou feriado no sétimo dia, em comemoração ao Seu ato criativo. O sábado é, portanto, um memorial, um marco da criação, que que nos leva a reverenciá-Lo como Autor e Mantenedor da vida.


Feriados são instituídos com o intuito de perpetuar a lembrança de fatos históricos importantes. E que fato é mais importante do que a criação do universo que revela todo o poder do Criador? Por isso, o quarto mandamento começa com o imperativo: Lembra-te do dia de Sábado..., pois Deus não quer que o homem se esqueça de que foi Ele quem o criou. Portanto, o Sábado é o primeiro feriado universal estabelecido não pelo homem, mas pelo Criador de todas as coisas.


Ele fez memoráveis as suas maravilhas. Salmos 111:4.


2ª Razão


O que Deus abençoou o homem não pode revogar


E abençoou Deus o dia sétimo... Gênesis 2:3.


...ele abençoou, não o posso revogar. Números 23:20.


Aquilo que Deus abençoa nenhum homem pode revogar. O próprio Senhor Jesus afirmou: Não penseis que vim revogar a lei... Mateus 5:17.


3ª Razão


O Sábado foi criado por causa do homem Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? Isaías 40:28.


Ora, se Deus não Se cansa, então por que descansou no sétimo dia? Por que, então, Ele instituiu o Sábado?


Ë Jesus que responde: O Sábado foi estabelecido por causa do homem... Marcos 2:27.


Em sua infinita misericórdia, Deus fez previsão e provisão para que o homem desfrutasse de um dia em sete para descanso, adoração e reconhecimento do Seu poder criador.


Quando Deus, ainda na semana da criação, separou o sábado para descaso, o fez pensando no ser humano, finito e sujeito ao cansaço. Quando Deus santificou o sábado, no Éden só havia duas pessoas: Adão e Eva, que guardaram o primeiro sábado junto com o Criador. Quando Deus estabeleceu o sábado, sobre a face da Terra não existia nenhum judeu.


4ª Razão


O sábado é um dia para ser lembrado


Lembra-te do dia de sábado para o santificar. Êxodo 20:8.


Oito dos dez mandamentos começam com “Não...”, mas mais apenas o quarto mandamento inicia com o imperativo Lembra-te, pois os israelitas estavam saindo de uma escravidão de quatrocentos anos no Egito, onde não podiam guardar o sábado.


Deus queria que Seu povo jamais se esquecesse do sétimo dia, que é o feriado divino que comemora o ato da criação.


É como se Deus dissesse: “Não te esqueças do dia de sábado para o santificar.” Ou ainda: “Lembra-te de não esquecer do dia de sábado...” Ou ainda: “Não te esqueças de lembrar do dia de sábado...”


O fato é que o Criador, conhecendo profundamente a natureza humana pecaminosa, anteviu que o homem seria levado a esquecer-se deste importante mandamento com mais facilidade do que dos demais.


O salmista nos informa que Deus lembra-se perpetuamente da sua aliança, da palavra que empenhou para mil gerações..., pois a misericórdia do SENHOR é de eternidade a eternidade sobre os que o temem... para com os que guardam a sua alinça e para com os que se LEMBRAM dos seus preceitos e os cumprem. Salmos 105:8; 103:17,18.


E o profeta nos avisa que há um memorial escrito diante dele para os que temem ao SENHOR e para os que se lembram do seu nome. Malaquias 3:16. Então, por que haveríamos de nos esquecer daquilo que o SENHOR nos ordenou que lembrássemos?


5ª Razão


O sábado é santo


Lembra-te do dia de sábado para o santificar. Êxodo 20:8.


Santificar é separar para uso divino. Portanto, o sábado é um dia separado por Deus e para Deus, para que o homem O adore por Sua glória, poder e majestade, como Criador do universo. Por isso, Moisés acrescentou: ... o sétimo dia será santo... Êxodo 35:2.


6ª Razão


O sétimo dia é o sábado


Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus... Êxodo 20:10.


Deus foi bastante explicito, claro, ao determinar o dia que Ele santificou, o mesmo dia em que Ele descansou depois de seis dias da criação. Embora todos os dias pertençam a Deus, nenhum outro dia serve para ser separado para uso santo, para descaso, adoração e louvor, pois Ele abençoou especialmente o sétimo dia.


7ª Razão


O sábado é o único dia que recebeu um nome em toda Bíblia 


... o sétimo dia é o sábado... Deuteronômio 5:14.


Em toda a Bíblia, quer no Antigo, quer no Novo Testamento, todos os dias da semana são chamados pelo seu numeral, isto é, primeiro dia da semana, segundo dia da semana, terceiro dia da semana, quarto, quinto e sexto dia da semana. Apenas o sétimo dia recebeu um nome: sábado, que significa descanso, repouso, cessação de toda atividade.


8ª Razão


O sábado é o dia do senhor


Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus... Êxodo 20:10.


Nenhum outro dia, em toda a Bíblia, recebe esta honra. De Gênesis a Apocalipse, não há nenhum outro dia atribuído ao Criador como dia de repouso.


9ª Razão


O sábado é solene


Trabalhareis seis dias, mas o sétimo dia vos será santo, o sábado do repouso solene ao SENHOR... Êxodo 35:2.


A solenidade do sábado reside no fato de que esse dia foi separado por Deus para seu Repouso uso pessoal. É o sábado, portanto, um dia para com o qual devemos ter muita reverência, pois é o dia que o SENHOR escolheu para Si. Assim como a santidade do sábado reside no fato de que Aquele que o santificou é Santo, também a solenidade do sétimo dia se deve à glória e majestade do Criador de todas as coisas.


10ª Razão


O sábado não é só para Israel


Seis dias farás a tua obra, mas ao sétimo dia descansarás: para que descanse o teu boi e o teu jumento; e para que tome alento o filho da tua serva e o forasteiro. Êxodo 23:12, conforme 20:10.


Quando Deus, na semana da criação, estabeleceu o sétimo dia como dia santificado para repouso e adoração, não existia no Éden nenhum judeu ou de um jumento brasileiro. Deus, em Sua bondade e misericórdia, lembrou-Se dos animais domésticos de carga ao conceder também a eles a benção sabática.


É certo que havia escravos judeus em Israel, mas também havia escravos gentios(estrangeiros), para os quais o sábado foi igualmente estabelecido. Israel era um país cosmopolita, uma rota comercial importante. Ficando no meio de dois grandes continentes (África e Ásia), era passagem obrigatória de muitos mercadores forasteiros em busca de negócios. 


Também para eles Deus estabeleceu o sábado como dia de repouso quando estivessem no território de Israel. Por tudo isso é que Jesus afirmou: O sábado foi estabelecido por causa do homem... Marcos 2:27. Jesus não disse que o sábado foi estabelecido por causa do judeu.


11ª Razão


O sábado é para todos os povos


Não fale o estrangeiro, que se houver chegado ao SENHOR, dizendo: o SENHOR, com efeito, me separará do seu povo; nem tão pouco diga o eunuco: Eis que eu sou uma árvore seca. 


Porque assim diz o SENHOR: Aos eunucos que guardam os meus sábados, escolhem aquilo que me agrada, e abraçam aliança, darei na minha casa e dentro dos meus muros um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.


Aos estrangeiros, que se chegam ao SENHOR, para o servirem, e para amarem o nome do SENHOR, sendo deste modo servos seus, sim, todos os que guardam o sábado, não o profanando, e abraçam a minha aliança, também os levarei de oração para todos os povos. Isaías 56:3-7.


Deus aqui está Se dirigindo aos estrangeiros e aos eunucos, que eram, em sua maioria, escravos estrangeiros castrados pelos seus donos. Deus declara que todos os estrangeiros que guardam o Seu sábado, abraçando, assim, a Sua aliança, serão cobertos de honras. 


E mais: Deus ainda afirma que Sua casa de oração (igreja) é para todos os povos, para todas as nações, assim como o sábado é também para todos os estrangeiros que se tornam servos de Deus.


12ª Razão


Deus declarou que a observância do sábado Lhe agrada Porque assim diz o SENHOR: aos eunucos que guardam o sábado, escolhem aquilo que me agrada... Isaías 56:4.


Não deveria também o cristão fazer o que agrada a Deus?


... temos confiança diante de Deus; e aquilo que pedimos, dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos diante dele o que lhe é agradável. 1 João 3:21, 22.


Jesus disse: ...eu faço sempre oque lhe agrada. João 8:29. não faremos também nós, cristãos, aquilo que agrada a Deus?


10ª Razão


A lei foi falada por Deus


Então falou Deus todas estas palavras... (Ler Êxodo 20:1-17.)


E, tendo acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do testemunho... Êxodo 31:18.


Escutai, povo meu, a minha lei; prestai ouvidos às palavras da minha boca. Salmos 78:1.


Porque minha boca proclamará a verdade; os meus lábios abominam a impiedade. São justas todas as palavras da minha boca, não há nelas nenhuma coisa torta, nem perversa. Todas são retas para quem as entende, e justas para os que acham o conhecimento. Provérbios 8:7-9.


Não violarei a minha aliança, nem modificarei o que os meus lábios proferiram. Salmos 89:34.


...eu, o SENHOR, falo a verdade, e proclamo o que é direito. Isaías 45:19.


Claro demais! Dispensa maiores comentários. Devemos guardar o sábado porque a boca do SENHOR o disse e o SENHOR é fiel em todas as suas palavras... Salmos 145:13.


14ª Razão


A lei foi escrita por Deus


E, tendo acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus... As tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas. Êxodo 31:18; 32:16.


A lei de Deus é tão santa, tão solene, tão gloriosa, que é a única parte da Bíblia que não foi dada por inspiração divina. Deus decidiu demonstrar toda a grandiosidade de Sua santa lei, vindo Ele mesmo ao monte Sinai e escrevendo-a com Sua própria mão sobre tábuas de pedra. A pedra representa a durabilidade e a rigidez da lei de Deus. 


Devemos guardar o sábado porque Deus escreveu o quarto mandamento com Sua própria caligrafia, com Sua própria mão. As obras de suas mãos são verdade e justiça; fiéis todos os seus preceitos. Salmos 111:7.


15ª Razão


Deus não mente


Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa. Porventura, tendo prometido não o fará? Ou tendo falado não o cumprirá? Números 23:19.


Como afirma o apóstolo Paulo, Deus não pode mentir (Tito 1:2), pois Ele mesmo não poderia transgredir Sua própria lei (Êxodo 20:16); porquanto, é impossível que Deus minta (Hebreus 6:18), pois a mentira é contrária ao caráter de Deus. Como disse o salmista: A tua justiça é justiça eterna, e a tua lei é a própria verdade. Salmos 119:142.


16ª Razão


Deus não muda


Porque eu, o SENHOR, não mudo... Malaquias 3:6.


Toda boa dádiva e dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não existir variação ou sombra de mudança. Tiago 1:17.


A lei de Deus, a lei moral de Deus, é imutável como o caráter de Deus também o é. Assim como as leis do mundo físico permanecem inalteráveis desde a criação, também a lei moral de Deus (ou dez mandamentos) jamais será alterada.


17ª Razão


O primeiro mandamento não foi revogado


Não terás outros deuses diante de mim. Êxodo 20:3.


Assim como o judaísmo, o cristianismo é uma religião monoteísta, isto é, que crê e adora um único Deus. Nenhum cristão da nova aliança, no pleno gozo de sua saúde mental e espiritual, pode afirmar que o primeiro mandamento foi revogado. Paulo declara que há um só Deus. 1 Timóteo 2:5. 


E Tiago confirma: Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem, e tremem. Tiago 2:19.


18ª Razão


O segundo mandamento não foi revogado


Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo da terra, nem nas águas debaixo da terra. 


Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e a quarta geração daqueles que me aborrecem, e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guarda os meus mandamentos. Êxodo 20:4-6.


Pode um cristão, em sã consciência, adorar imagens de escultura? Paulo declara que nenhum idólatra herdará o reino de Deus. (1 Coríntios 6:9,10.)


19ª Razão


O terceiro mandamento não foi revogado


Não tomaras o nome do SENHOR teu Deus em vão, porque o SENHOR não terá inocente o que tomar o seu nome em vão. Êxodo 20:7.


Como pode um cristão da nova aliança, no pleno gozo de sua saúde mental, blasfemar o nome de Deus?


20ª Razão


O quinto mandamento não foi revogado


Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá. Êxodo 20:12.


Está livre o cristão para desonrar pai mãe? Como pode um cristão honrar o Pai celeste se não sabe honrar aos pai carnais? Paulo recomenda a observância do quinto mandamento em Efesios 6:2.


21ª Razão


O sexto mandamento não foi revogado


Não matarás. Êxodo 20:14. É lícito ao cristão tirar a vida de seu semelhante?


22ª Razão


O sétimo mandamento não foi revogado


Não adulterarás. Êxodo 20:14.


É lícito ao cristão da nova aliança adulterar?


23ª Razão


O oitavo mandamento não foi revogado


Não furtarás. Êxodo 20:15.


É lícito ao cristão furtar?


24ª Razão


O nono mandamento não foi revogado


Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Êxodo 20:16.


Está livre o cristão da nova aliança para mentir?


25ª Razão


O décimo mandamento não foi revogado


Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença teu próximo. Êxodo 20:17.


É lícito ao cristão da nova aliança cobiçar?


26ª Razão


O pecado é a transgressão da lei de Deus


Todo aquele que pratica o pecado, também transgride a lei: porque o pecado é a transgressão da lei. 1 João 3:4.


O apostolo João nos afirma que a transgressão da lei de Deus é pecado. A lei moral de Deus é também chamada de decálogo ou dez mandamentos. 


Será que dos dez mandamentos que Deus falou com a Sua boca e escreveu com o Seu próprio dedo na pedra, apenas um deles era falho e temporário? Será que apenas um dos dez mandamentos é que poderia ser revogado?


27ª Razão


Quem transgride um dos mandamentos transgride toda a lei


Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. Tiago 2:10.


O que o apóstolo está dizendo aqui é que Deus não importa se o homem matou ou roubou; se mentiu ou adulterou ou, ainda, se cobiçou ou idolatrou. A lei de Deus pode ser comparada a uma corrente de aço de dez elos. Se apenas um dos dez elos for quebrado, toda a corrente se parte, passando a ser uma corrente quebrada. Assim é a lei de Deus. 


Para Deus não existe pecadinho nem pecadão. Apenas pecado. E, pecado é a transgressão da lei, não importa qual seja o mandamento quebrado – toda a corrente, isto é, toda a lei é quebrada quando se transgride qualquer um dos Seus dez mandamentos. Portanto...


28ª Razão


O quarto mandamento não foi revogado



Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas: não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra. Mateus 5:17,18.


Foi Jesus quem disse isto. E, se Jesus disse, nós cremos. Mesmo porque, até hoje, o céu e a terra ainda não passaram. Portanto, nenhuma letra, nenhuma palavra sequer da lei pode ser retirada ou alterada.


29ª Razão


Abraão guardou a lei de Deus


Abraão obedeceu à minha palavra, e guardou os meus mandamentos, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis. Gênesis 26:5.


Antes da escrita ter sido “inventada”, todos os fatos importantes, todas as revelações de Deus eram transmitidas de pai para filho, verbalmente, geração após geração. 


É a chamada tradição oral, que não foi inventada por homens, mas por Deus (ver Deuteronômio 6:6,7). Assim, a lei de Deus, transmitida ainda no Éden a Adão e Eva, chegou incólume a Abraão e a seus descendentes. Portanto...


30ª Razão


A lei já existia antes do Sinai


Caim soube muito bem que cometeu pecado, isto é, que transgrediu o sexto mandamento da lei de Deus ao matar seu irmão Abel. (Gênesis 4:6-13.)


Jacó sabia que adorar outros deuses era abominação (Gênesis 35:2), assim como a idolatria (Gênesis 31:19; 35:1-4), e o roubo (Gênesis 31:19,32). Noé e Cão, seu filho, conheciam bem o quinto mandamento.


(Gênesis 9:20-27.) José e Judá sabiam que o adultério era pecado passível de morte. (Gênesis 38:24; 39:7-9) Jacó teve que amargar as consequências de sua mentira. (Gênesis 27:1-45.) Eva pecou ao cobiçar o fruto da arvore do conhecimento do bem e do mal. (Gênesis 3:6.)


Deus descansou no sétimo dia da semana da criação. Mas Deus não Se cansa, e o sábado foi estabelecido por causa do homem. Os únicos seres humanos no Éden eram Adão e Eva. Portanto, o primeiro casal já conhecia e guardava o sábado no Éden. Tudo isso ocorreu antes do povo de Israel receber as tábuas da lei no Monte Sinai.


31ª Razão


O maná foi enviado para provar o povo de Deus no sábado Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos fareis chover do céu o pão, e o povo sairá e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu ponha à prova se anda na minha lei ou não. 


Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá. Ao sétimo dia saíram alguns do povo para colher, porém não o acharam. Então disse o SENHOR a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis? Considerai que o SENHOR vos deu o sábado... Êxodo 16:1-36.


O povo de Israel ainda não tinha chegado ao deserto do Sinai e estava ainda no deserto de Sim (Êxodo 16:1), quando teve fome e Deus lhes enviou o maná, pão do céu, que é um símbolo do Senhor Jesus, o Pão Vivo que desceu do céu, o Pão da Vida. 


Portanto, antes do Sinai, o sábado já era conhecido dos filhos de Israel que, após quatrocentos anos de escravidão no Egito, haviam esquecidos do dia SENHOR. O maná foi a forma que Deus idealizou para fixar na mente dos israelitas a santidade do sábado, isto é, a Sua própria santidade.


Mais tarde, declarou Moisés: Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná... para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR, disso viverá o homem. Deuteronômio 8:3.


32ª Razão


Se a lei é só para Israel, então o sermão da montanha também é só para Israel


Muitos afirmam que a lei é só para Israel, porque foi dada à nação de Israel recém-saída do cativeiro egípcio. 


Os que afirmam isto desconhecem que junto com o povo de Israel saiu do Egito um misto de gente (Êxodo 12:38), que recentemente eram outros escravos dos egípcios, provenientes de diversas nações gentias, que aproveitaram a saída dos israelitas para escapar do cativeiro. Também para esses gentios a lei foi proclamada pala boca do SENHOR.


Outra coisa: dizer que a lei é só para Israel, significa que só o israelita não pode ter outros deuses; que só o israelita não pode idolatrar; que só o israelita não pode matar, adulterar e roubar. 


Dizer que a lei é só para o judeu, significa dizer que o cristão está livre para fazer tudo o que a lei ordena não fazer. Apenas porque não quer guardar o sábado. Porque povo rebelde é este, filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a lei do SENHOR. Isaías 30:9.


Dizer que a lei é só para Israel porque foi proclamada para os israelitas é o mesmo que dizer que o sermão da montanha é igualmente só para os judeus, pois Jesus ao proferir Seu mais célebre discurso o fez em Israel, para uma multidão predominante de judeus.


33ª Razão


A violação do sábado foi causa da ruína e do cativeiro de Israel Se deveras me ouvirdes, diz o SENHOR, não introduzindo cargas pelas portas desta cidade no dia de sábado, e santificardes o dia de sábado, não fazendo obra alguma; então pelas portas desta cidade entrarão reis e príncipes, que se assentarão no trono de Davi... e esta cidade será para sempre habitada. 


Mas, se não me ouvirdes, e por isso não santificardes o dia de sábado... então acenderei fogo nas suas portas o qual consumirá os palácios de Jerusalém, e não se apagará. Jeremias

17:24-27.


Deus alertou os judeus que, se eles continuassem a transgredir o sábado, Jerusalém seria destruída. Pela boca do profeta Isaías, Deus disse: Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as luas novas, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniquidade associada ao ajuntamento solene. Isaías 1:13. 


O que o SENHOR afirma aqui é que a iniquidade de Israel tornava todas as solenidades abomináveis para Ele, inclusive o sábado, que os judeus não guardavam como Deus requer, com santidade. 


Mesmo assim, o SENHOR ainda pleiteou com o Seu povo com amor e cheio de misericórdia: vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados são como a escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã. 


Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse. Isaías 1:18-20.


Eles, porém, não quiseram atender, e rebeldes me deram as costas, e ensurdeceram os seus ouvidos, para que não ouvissem. Sim, fizeram os seus corações duros como diamante, para que não ouvissem a lei... Zazarias 7:11,12.


Finalmente, foram derrotados por Nabucodonosor. Os palácios e o templo foram saqueados, destruídos e queimados. Os judeus tornaram-se cativos em Babilônia por setenta anos.


Tornou-se o SENHOR como inimigo, devorou Israel; devorou todos os seus palácios, destruiu as suas fortalezas... Demoliu com violência o seu tabernáculo...; o SENHOR, em Sião, pôs em esquecimento as festas e o sábado, e, na indignação da sua ira, rejeitou com desprezo o rei e o sacerdote. 


Rejeitou o SENHOR o seu altar, detestou o seu santuário... o seu rei e os seus príncipes estão entre as nações onde já não vigora a lei... Lamentações 2:5-7,9. ... a sua flor se esvaecerá como pó; porquanto rejeitarem a lei do SENHOR dos Exércitos, e desprezaram a palavra do Santo de Israel. Isaías 5:24.


Quando terminou o cativeiro babilônico, os judeus retornaram a Jerusalém liderados por Esdras e Neemias e reconstruíram os muros, a cidade e o templo.


Novamente, esqueceram-se de santificar o sábado do SENHOR, ao que Neemias declarou: Que mal é este que fazeis profanando o dia de sábado? Acaso não fizeram vossos pais assim, e não trouxe o nosso Deus todo este mal sobre nós e sobre esta cidade? E vós ainda trazeis ira maior sobre Israel, profanando o sábado. Neemias 13:17,18.


34ª Razão


A igreja cristã é o Israel espiritual


A Israel disse o SENHOR através de Seu servo Moisés: Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz, e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos: porque toda a terra é minha; vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. Êxodo 19:5,6.


À igreja cristã disse o SENHOR através do apóstolo Pedro: Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que antes não éreis povo, mas agora sois povo de Deus... 1 Pedro 2:9,10.


Conforme acabamos de ler, vemos que Pedro dirige à igreja cristã as mesmas palavras que outrora Moisés havia dito a Israel. Paulo refere-se à igreja como o Israel de Deus (Gálatas 6:16) e acrescenta que judeu é aquele que o é interiormente (Romanos 2:29). Portanto, se o sábado é para Israel, a igreja cristã deve guardá-lo, pois é o Israel espiritual, o Israel de Deus.


35ª Razão


O sábado é o sinal característico do povo de Deus


Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica. ...santificai os meus sábados, pois servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR vosso Deus. Ezequiel 20:12,20,21.


36ª Razão


O sábado é o sinal perpétuo que identifica o povo de Deus


Pelo que os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua nas suas gerações. Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra e ao sétimo dia descansou e tomou alento. Êxodo 31:16,17.


Na antiga aliança, a nação de Israel era o povo eleito de Deus, que tinha como sinal o sétimo dia da semana instituído como um feriado, um marco e memorial da criação e do poder criador de Deus. 


Na nova aliança, o que mudou foi o povo de Deus, pois Israel recusou o evangelho de Jesus Cristo e a igreja ocupou o lugar vazio deixado pela nação de Israel. Deus continuou sendo o mesmo, pois Deus não muda.


A lei de Deus também permaneceu intacta, incólume, inalterável como o caráter de Deus. E o quarto mandamento continuou sendo o sinal característico e eterno (perpétuo) que identifica o povo de Deus, que adora Àquele que criou os céus, a terra, o mar e tudo o que neles há.


37ª Razão


Jesus não veio revogar a lei


Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas: não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: Até que o céu e a terra passem, nem um i ou til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra. Mateus 5:17,18.


Jesus afirma que, enquanto existirem, os céus e a terra, nem uma letra, nem mesmo um pequeno sinal gráfico da lei poderá ser alterado. Portanto, o quarto mandamento, que é o maior apenas em número de palavras, não pode ter sido revogado, nem mesmo pelo pelo Senhor Jesus, como Ele próprio afirmou, porque...


38ª Razão


Jesus é o Autor da lei


Porque o SENHOR é o nosso juiz,o SENHOR é o nosso legislador, o SENHOR é o nosso rei:ele nos salvará.(Isaías 33:22) 


Legislador é aquele que cria leis. O profeta Isaías, 700 anos antes de Cristo, declarou que Jesus é, ao mesmo tempo, juiz, legislador, rei e salvador. O apóstolo Tiago confirma isto: um só é legislador e juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer...Tiago 4:12.


As escrituras afirmam diversas vezes que há um só Deus e que Jesus Cristo é o Senhor. O próprio Jesus afirmou: quem me vê a mim, vê o Pai e Eu e o Pai somos um. João 14:9;10:30. E o apóstolo João nos informa que: todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. João 1:3.


O mesmo Deus que escreveu a lei moral, ou os dez mandamentos, sobre a pedra com seu próprio dedo foi o mesmo Deus que se fez carne e veio morrer em nosso lugar para nos resgatar da morte. Cristo é, portanto, o Autor da lei, a mesma lei moral que ele declarou no sinai em alta e tonitruante voz, a mesma lei que Ele afirmou que não veio revogar e que durará até que o céu e a terra passem.


39° Razão


JESUS CRISTO É O SENHOR DO SÁBADO


Porque o filho do homem é Senhor do sábado.(Mateu 12:8).


Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste.(colossenses 1:15-17).


Se tudo foi criado por meio de Jesus e para Jesus, o sábado é também uma determinação de Jesus. Por isso, Jesus pôde afirmar com convicção que Ele é o Senhor do sábado.


40° Razão 


JESUS TINHA PRAZER NA LEI DE DEUS


Sobre o Salvador profetizou o salmista: Eis aqui estou, no rolo do livro está escrito a meu respeito; agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro em meu coração está a tua lei.(Salmos 40: 7).


Jesus se deleitava em fazer a vontade do Pai. Até mesmo na hora de sua maior provação, Ele afirmou: Pai, se queres, passa de mim esse cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e, sim, a tua.(Lucas 22:42). 


Na oração modelo, Jesus nos ensinou a orar: faça-se a tua vontade, assim na, terra como no céu...(Mateus 6:10). Ora, se Deus afirmou também que os estrangeiros e eunucos que guardam o sábado escolhem aquilo que lhe agrada, não iremos nós, cristãos da nova aliança (estrangeiros), servos de Deus, também fazer a vontade de Deus? Se Jesus se agrada em fazer a vontade do pai, guardando a lei em seu coração, não teremos nós, cristãos, prazer na lei de Deus?


41° Razão


JESUS NUNCA TRANSGREDIU A LEI 


Os fariseus perguntaram a Jesus: É lícito curar aos sábados? Jesus respondeu com outra pergunta: É lícito fazer o bem ou o mal? Salvar ou tirar a vida? 


Qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado está cair numa cova, não fará todo esforço, tirando-a dali?


Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é lícito fazer o bem, aos sábados.

Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. (Mateus 12:10; Marcos 3:4; Mateus 12:11,12; João 5:17).

   

Aos sábados de manhã, Jesus ia à sinagoga, onde ouvira a leitura das escrituras e as pregações dos doutores da lei, onde louvava e adorava ao Pai. Mas tardes de sábado, Jesus saía pelas ruas das cidades de Israel com os discípulos, pregando o evangelho do reino, curando os enfermos, libertando os oprimidos do diabo. 


Este era o trabalho de Jesus: misericórdia. É o que todo cristão da nova aliança deve fazer aos sábados. Jesus nunca recebeu um único denário por qualquer cura ou expulsão de demônios que realizou. Além disso, se Jesus tivesse transgredido o quarto mandamento não poderia ser o nosso Salvador. (Hebreus 4:15; 1 Pedro 2:22.)



42° Razão


O CRISTÃO DEVE SEGUIR O EXEMPLO DE CRISTO


O discípulo não está acima de seu mestre, nem o servo acima de seu Senhor. Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e o servo como o seu senhor.( Mateus 10:24,25).


Em verdade, em verdade vos digo, que aquele que crê em mim, fará também as obras que eu faço.(João 14:12).

 

Ora, Jesus tinha prazer na lei de Deus; Jesus guardava o d sábado. Seus discípulos só precisam ser como o Mestre, e seus servos só precisam ser como o Senhor. aquele que nEle crê deve também imitar as suas obras. Nisto sabemos que estamos nele: aquele que diz que permanece nele, esse deve andar assim como ele andou. (1 João 2:5,6).


43° Razão 


JESUS É QUEM NOS DÁ O PODER PARA GUARDAR A LEI


Eu sou a videira, e vos os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.( João 15:5).


Nenhum homem, além de Jesus, jamais guardou toda a lei de Deus. Somente Jesus, o filho do homem, viveu uma vida sem pecado para poder ser o Salvador da humanidade. Somente Jesus, o filho de Deus, nos habilita a fazer a sua vontade.


44° Razão


QUEM AMA A JESUS GUARDA OS SEUS MANDAMENTOS


Se me amais, guardareis os meus mandamentos.(...) Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama... (João 14:15,21).


A lei se cumpre no amor(Romanos 13:10), e este é o único motivo pelo qual o cristão deve guardar a lei, motivo por um profundo sendo de gratidão e amor por Aquele que se entregou para morrer pelos seus pecados.


45° Razão 


JESUS NÃO NOS DEU MANDAMENTO NOVO

  

No livro de Mateus 22: 36,40, nos fala que devemos amar à Deus acima de todas as coisas, e ao nosso próximo como a nos mesmos. No livro de joão 13: 34, Jesus diz que nos dá novo mandamento... Ora aqueles dois mandamentos eram tão antigos quanto a lei de Deus, pois constituem um simples resumo da lei moral do criador. 


O primeiro "novo mandamento" representa o resumo da primeira tábua da lei de Deus, o segundo "novo mandamento" é o resumo da segunda tábua da lei de Deus.


Quem cumpre os quatros mandamentos da lei de Deus demonstra amar a Deus acima de todas as coisas. Quem cumpre os seis últimos mandamentos da lei moral de Deus demonstra amar ao próximo como a si mesmo. 


E que novidade há nisso? Onde está ai o novo mandamento? Se nas escrituras hebraicas, o Antigo testamento, Moisés já havia declarado:... amarás pois o Senhor teu Deus de todo o teu coração...(Deuteronômio  6:4,5), e em levitico 19:18 amarás ao teu próximo como a ti mesmo... Isto foi dito por Deus e escrito por Moisés mil e quinhentos anos antes de Cristo. 


Então porque Jesus afirmou que estes eran " novos mandamentos"? Porque Jesus sabia que os judeus não praticavam estes dois mandamentos como Deus requer. Eles professavam uma piedade aparente, falsa, exterior.


Confirmando o que estamos dizendo, o apóstolo joão escreveu: amados não vos escrevo mandamento novo, senão mandamento antigo, o qual desde o princípio tivestes. Esse mandamento antigo é a palavra que ouvistes. (1 joão 2:7). ... não como se escreve mandamento novo, senão o que tivemos desde o princípio, que nos amemos uns aos outros. ( 2joão 5).


46° Razão 


JESUS ORDENOU QUE DEIXEMOS O PECADO


Então lhe disse Jesus : Nem Eu tão pouco te condeno; vai, e não peques mais. ( 1João 8:11).

  

Ora, sabemos que...o pecado é a transgressão da lei.(1 joão 3:4). O que Jesus disse aqui é: vai, e não transgridas mais a lei. Como disse Thiago: ... Qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em im só ponto, se torna culpado de todos. (Thiago 2:10).


47° Razão


QUEM ENSINA QUE A LEI FOI ABOLIDA É DESPREZÍVEL


Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas: não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra. Aquele, pois, que violar um destes meus mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus... (Mateus 5:17-19).

 

Hipócritas! bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração  está longe de mim. E em vão me adoram, ensinado doutrinas que são preceitos de homens. (Mateus 15:7-9).


... aos que me honram, honrarei, porém aos que me desprezam serão desmerecidos. (1 Samuel 2:20).


48° Razão


NEM TODOS QUE DIZEM SER CRISTÃOS SERÃO SALVOS


Disse Jesus: Nem todo o que me diz: Senhor,  Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus. (Mateus 7:21).


Os sacerdotes transgridem a minha lei, e profanam as minhas coisas santas; entre o santo e o profano, não fazem diferença, nem discernem o imundo do limpo; e dos meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profano no meio deles. (Ezequiel 22:26).


Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando? (Lucas 6:46).



49°  Razão


DEUS REJEITA A ORAÇÃO DAQUELES QUE SE RECUSAM A OUVIR A LEI

 

O que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a oração será abominável. (Provérbios 28:9).

Aqueles que, conhecendo a lei de Deus, se recusam a crer que ela não foi revogada, estão adorando a Deus em vão, seguindo doutrinas que são preceitos de homens, em lugar de seguir a palavra de Deus.

 

Amados, se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus; e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos diante dele o que lhes é agradável.(1 joão 3:21,22). 


Aos... que guardam os meus sábados, escolhem aquilo que me agrada... (Isaías 56:4).


50° Razão


QUEM ENSINA QUE A LEI É SANTA SERÁ HONRADO


Aquele, pois, que violar um destes meus mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínino no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.(Mateus 5:19).

...aos que me honram, honrarei; porém os que me desprezam serão desmerecidos.(1 Samuel 2:30).

 

Se desviares o teu pé de profanar o sábado, e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia, mas se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar nos altos da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse.(Isaías 58:13,14).

  


Aos estrangeiros, que se chegam ao SENHOR, para o servirem, e para amarem o nome do SENHOR, sendo deste modo servos seus, sim, todos os que guardam o sábado, não o profanando, e abraçam a minha aliança, também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração... porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. (Isaías 56:6,7).



51° Razão


GUARDAR A LEI É CONDIÇÃO PARA HERDAR A VIDA ETERNA

 

Quando o jovem rico perguntou a Jesus: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: ... Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.  E ele lhe perguntou: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe... (Mateus 19:16-22).

 

Jesus disse ao jovem rico que guardar os mandamentos da lei de Deus era a condição para herdar a eternidade. Mas por que será que Jesus não mencionou o quarto mandamento?  


É claro que Jesus não citou o sábado, assim como não citou o primeiro, o segundo e o terceiro mandamentos da lei de Deus, porque todo cidadão judeu, naquele tempo, era muito zeloso para com os quatro mandamentos que constituem a primeira tábua da lei. 


E Jesus sabia que o jovem rico adorava o único Deus verdadeiro, o Deus de Israel; que como todo bom judeu, ele não se permitia adorar imagens esculpidas; que ele também não era dado a tomar o nome de Deus em vão; e que, como todo judeu, era zeloso para com a guarda do sábado-zeloso ao extremo. 


Jesus sabia também que o que faltava ao jovem rico era a prática da segunda tábua da lei de Deus, que se resume assim: Amarás ao teu próximo com a ti mesmo. E embora aquele jovem e rico judeu se esforçasse em guardar os demais mandamentos, ele não o fazia de coração, pois estava ainda escravizado às suas riquezas. Se ele não matava, não adulterava, não roubava, não mentia, não desonrava pai e mãe, era por mera formalidade social e religiosa. 


O fato é que ele não estava pronto a renunciar ao seu tesouro por amor ao seu próximo, pois o cumprimento da lei é o amor-Romanos 13:10. Em resumo, o jovem rico guardava a lei, mas estava perdido, pois a lei não salva. Quem salva é o autor da lei.


52° Razão 


A GUARDA DA LEI É UMA CONSEQUÊNCIA DA SALVAÇÃO.

 

Clamo a ti; salva-me, e guardarei os teus testemunhos. Salmos 119:146.

 

Assim é. Ninguém será salvo só porque guarda os mandamentos de Deus. Guardar a lei para obter a salvação é farisaísmo. Primeiro somos salvos por Deus em Cristo Jesus; depois, e só então, é que passamos a guardar os seus mandamentos de acordo com o desejo de Cristo, observando-os como Cristo ensinou verdadeiramente.


53° Razão


A LEI DE DEUS É PERFEITA

 

A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma.

 

Tenho visto que toda perfeição tem seu limite; mas o teu mandamento é ilimitado. Quanto amo a tua lei! É a minha meditação todo o dia. (Salmos 19:7; 119:96,97). 

 

Mas aquele que considera atentamente na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar. (Tiago 1:25).

 

Se o salmista, no antigo testamento, e o apóstolo de Jesus, no novo testamento, concordam que a lei de Deus é perfeita, como iremos nós discordar? Como pode uma lei ser perfeita e ainda assim ser mudada, revogada, abolida? 

 


A lei de Deus só poderia ser revogada se não fosse perfeita. Como declarou o apóstolo Paulo: Se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso que ocupe o vosso pensamento. (Filipenses 4:8).


54° Razão


A LEI DE DEUS É SANTA

 

Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo e justo e bom.  (Romanos 7:12).

  

Quem afirma isto é Paulo, o apóstolo do Senhor Jesus. Isto confirma o Antigo Testamento que diz: Portanto guardareis o sábado, porque é santo para vós...; e ainda: Trabalhareis seis dias, mas o sétimo dia vos será santo... (Exodo 31:14; 35:2).


Se Moisés afirmou que o sábado é santo e o apóstolo Paulo confirmou que o mandamento é santo, como poderíamos nós discordar? 

 

A lei de Deus só poderia ser revogada se não fosse santa. Como afirma o apóstolo Paulo: Tudo o que é respeitável... seja isso o que ocupe o vosso pensamento. (Filipenses 4:8).


55° Razão

 

A LEI DE DEUS É JUSTA


Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo e justo e bom. (Romanos 7:12).

 

Paulo afirma que a lei de Deus é justa, isto é, revela justiça. Com o apóstolo concorda o salmista: A minha língua celebre a tua lei, pois TODOS os teus mandamentos são justiça.(Salmos 119:172).

  

Ora, se o salmista e o apóstolo concordam que a lei de Deus é justa, como poderíamos nós discordar?

 

A lei de Deus só poderia ser revogada se não fosse justa. Como ordena o apóstolo Paulo: Tudo o que é justo... Seja isso o que ocupe o vosso pensamento. (Filipenses 4:8).


56° Razão 


A LEI DE DEUS É BOA 


Quem guarda o mandamento não experimenta nenhum mal...(Eclesiastes 8:5).

 

Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo e justo e bom.  ...consinto com a lei, que é boa. (Romanos 7: 12,16).

 

Se o Sábio e o apóstolo de Jesus concordam que a lei de Deus é boa, como poderíamos nós discordar?

 

A lei de Deus só poderia ser revogada se não fosse boa. Como recomendou o apóstolo Paulo: Tudo o que é de boa fama... seja isso o que ocupe o vosso pensamento. ( Filipenses 4:8).


57° Razão 


A LEI DE DEUS É VERDADE

 

As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio... São verdadeiros todos os teus mandamentos...


...todos os teus mandamentos são verdade.


A tua justiça é justiça eterna, e a tua lei é a própria verdade. (Salmos 119: 160,86,151,142). 

 

Eu sou o caminho, a verdade e a vida. (João 14:6).


Se Jesus afirmou que ele próprio é a verdade, e se a lei de Deus é a própria verdade, então, como poderíamos nós, cristãos, não amar a verdade?

 

A lei de Deus só poderia ser revogada se não fosse verdade. Como disse o apóstolo Paulo: Tudo o que é verdadeiro...seja isso o que ocupe o vosso pensamento. (Filipenses 4:8).


58° Razão 

 

A LEI DE DEUS É PURA


Puríssima é a tua palavra, por isso o teu servo a estima.

...o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina os olhos. (Salmos 119:140; 19:8).

 

Se a lei de Deus é pura como toda palavra de Deus é pura(Provérbios 30:5), como poderíamos nós discordar do salmista e do sábio?


A lei de Deus só poderia ser revogada se não fosse pura. Como admoestou a apóstolo Paulo: Tudo o que é puro...seja isso o que ocupe o vosso pensamento. (Filipenses 4:8).


59° Razão


A LEI DE DEUS É LUZ

 

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos.

 

...o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos. 

 

Porque o mandamento é lâmpada e a instrução luz... (Salmos 119:105; 19:8; Provérbios 6:23).


Tanto o salmista como o sábio concordam com o apóstolo que afirmou:  Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. (1 João 1:5).


A lei de Deus só poderia ser revogada ser não fosse luz.


60° Razão


A LEI DE DEUS É FIEL

 

Saberás, pois, que o SENHOR teu Deus é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos. (Deuteronômio 7:9).


O SENHOR é fiel em todas as suas palavras, e santo en todas as suas obras.


...o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria ao símplices. 

 

Os teus testemunhos tu os impuseste com retidão, e com suma fidelidade. (Salmos 145:13; 19:7; 119:138).

 

O apóstolo João referiu-se a Jesus como o cavaleiro Fiel e Verdadeiro. (Apocalipse 19:11.) E Paulo afirmou que se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar a si mesmo. (2 Timóteo 2:13.) 


Ora se Deus não pode negar-se, pois Ele é fiel, como poderíamos nós, cristãos, negar a sua fidelidade, a fidelidade da sua palavra que Ele mesmo proferiu com sua própria boca e escreveu na pedra com sua própria mão?


A lei de Deus só poderia ser revogada se não fosse fiel como Deus é fiel.


61° Razão


A LEI DE DEUS É AMOR

 

Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. (1 João 4:8).

 

Se me amais, guardareis os meus mandamentos... Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama... (João 14:15,21).

 

...quem ama ao próximo, tem cumprido a lei(...) de sorte que o cumprimento da lei é o amor. (Romanos 13:8,10).

 

E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos.(2 João 6).

 

Deus é amor, e Sua santa lei moral revela esse amor, pois a lei de Deus é a expressão do seu caráter. A lei se cumpre no amor, de duas formas: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. (Mateus 22:36-40). Se Deus afirma que sua lei revela amor e se cumpre no amor, quem somos nós para contradize-lo? 


A lei de Deus só poderia ser revogada se amor, como Deus é amor.


62° Razão 


A LEI DE DEUS É VIDA

  

Disse Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida... João 14:6.

 

Quando o jovem rico perguntou a Jesus o que deveria fazer para herdar a vida eterna, Jesus respondeu que ele deveria guardar os mandamentos. (Mateus 19:16-22.) Disse Jesus ainda: E sei que o seu mandamento é a vida eterna. (João 12:50.)

 

O antigo testamento já dizia: Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias, e te acrescentarão anos de vida... (Provérbios 3:1,2.) Portanto, se Deus afirma que seus mandamentos são vida, e vida eterna, como poderíamos nós, cristãos, desmenti-lo?

 

A lei de Deus só poderia ser revogada se não fosse vida como Jesus é vida.


63° Razão 


A LEI DE DEUS É ESPIRITUAL

 

Com a palavra, o apóstolo Paulo: Porque bem sabemos que a lei é espiritual... 

 

PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.  Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.  


Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.  


Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.  Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.  Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.  (Romanos 7:14, 8:1-8)


Como é que o cristão da nova aliança deve andar? Na carne? Ou no espírito? Ora, a lei é espiritual, e o cristão, sendo também espiritual, cogita (pensa) nas coisas do Espírito de Deus ( a lei de Deus, por exemplo). 


O "Cristão" carnal não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar, porque é carnal, e os que estão na carne não podem agradar a Deus. 


Como lemos antes, o SENHOR diz: os que guardam os meus sábados escolhem aquilo que me agrada. (Isaías 56:4). O Cristão carnal não pode agradar a Deus porque não aceita a validade da lei de Deus e não faz aquilo que agrada a Deus. 


E o apóstolo Paulo prossegue: Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vós.  E se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.(Romanos 8:9). Se Paulo afirma que a lei é espiritual e aquele que não se sujeita à lei de Deus torna-se inimigo de Deus, pois não faz aquilo que lhe agrada, pode o cristão contestar o Espírito? 


A lei de Deus só poderia ser revogada se não fosse espiritual.


64° Razão 


A LEI DE DEUS É GLORIOSA

 

Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.

 

Foi do agrado do SENHOR, por amor da sua própria justiça, engrandecer a lei, e fazê-la gloriosa. ( Isaías 6:3; 42:21).


Davi, o salmista e rei de Israel, disse que o SENHOR dos Exércitos, ele é o rei da glória(Salmos 24:10), e o apóstolo Paulo afirmou que Jesus é o Senhor da glória(1 Coríntios 2:8). A lei de Deus é a mesma lei de Jesus, pois Jesus é o resplendor dá glória e a expressão exata do seu ser (Hebreus 1:3). 


A lei de Deus só poderia ser gloriosa como GLORIOSO é o próprio Deus, pois a lei de Deus é a revelação exata de seu caráter. Então, como pode um cristão negar a glória da lei de Deus? 

 

A lei de Deus só poderia ser revogada se não fosse gloriosa.


65° Razão 


A LEI DE DEUS É ETERNA

 

Para sempre, ó SENHOR, está firmada a tua palavra no céu. (...) Os teus testemunhos recebi-os por legado perpétuo... A tua justiça é justiça eterna, e a tua lei é a própria verdade. (...) Eterna é a justiça dos teus testemunhos... Quanto às tuas prescrições, há muito sei que as estabeleceste para sempre. 


As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e a cada um dos  teus justos juízos dura para sempre. (Salmos 119:89,111,142,144,152,160.)

 


Os caminhos de Deus são eternos.(Habacuque 3:6).

...a palavra de nosso Deus permanece eternamente.(Isaías 40:8).

 

Sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar, e nada lhe tirar; e isto faz Deus para que os homens temam diante dele.(Eclesiastes 3:14).

 

O próprio Senhor Jesus confirmou a eternidade da lei de Deus, dizendo: Até que os céus e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra. (Mateus 5:18.) A lei de Deus é eterna como eterno é o nosso Deus. 


Nunca houve e nunca haverá momento em que Deus concorde com a idolatria, com o assassinato, com o adultério, com o roubo. O fato de que Deus é longânimo e misericordioso e tolere todas as transgressões não invalida sua lei. Nem mesmo o fato de que Deus veio à terra em carne para pagar o preço de nosso resgate invalida a sua lei, antes a exalta, a engrandece e a glorifica. 


Nunca existiu nem existirá ocasião em que o dia santificado por Deus no término da criação seja revogado ou substituído por outro. Se Deus diz que sua lei é eterna não haveríamos nós, cristãos, acreditar?

 A lei de Deus só poderia ser revogada se não fosse eterna como o próprio Deus é eterno.


66° Razão


A LEI DE DEUS REVELA SUA MISERICÓRDIA

...eu sou o SENHOR teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem, e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. (Exôdo 20:5,6).

 

Quem jamais poderia exercer misericórdia assim, se não um Deus Santo, justo e lomgânimo como o nosso SENHOR? 

 

Quando Deus diz que faz misericórdia até mil gerações, significa que a sua misericórdia dura para sempre (1 coríntios 16:34) sobre os que O amam e guardam os seus mandamentos, pois a misericórdia dos SENHOR é de eternidade a eternidade sobre os que o temem... para os que guardam a sua aliança e para os que se LEMBRAM dos seus preceitos e os cumprem (Salmos 103: 17,18). 

 

Por isso Deus diz no quarto mandamento: LEMBRA-TE do dia de sábado, para o santificar. (Exôdo 20:8).

 

Contudo a misericórdia de Deus evidencia-se ainda mais no verso 10, onde diz que o sábado é um dia de repouso, de refrigério, não só para judeus, mas também para o escravo, que nem sempre era um judeu; também para o forasteiro, isto é o estrangeiro ou gentio. 


E mais: a misericórdia do SENHOR estende-se também sobre os animais domésticos explorados pelo homem para o trabalho de carga. Seis dias farás toda a tua obra, mas o sétimo dia descansarás: para que descanse o teu boi e o teu jumento... (Exôdo 23:12). 


Quem poderia se preocupar com o bem-estar de bois e jumentos se não um ser santo, justo e compassivo? 


A misericórdia do SENHOR é tão imensa que Ele se dispõe a zelar pelo bem-estar de suas criaturas, até mesmo as "irracionais". Pelos seres irracionais Ele entregou sua própria vida em Cristo Jesus para proporcionar-lhes a remissão de pecados e a vida eterna.



67° Razão 


A LEI DE DEUS TRAZ FELICIDADE


Bem-aventurado(feliz) o homem, SENHOR, a quem tu repreendes, a quem ensinas a tua lei. 

Bem-aventurado(feliz) o homem que teme o SENHOR, e se compraz nos seus mandamentos.

Bem-aventurados(felizes) os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do SENHOR. Salmos 94:12; 112:1; 119:1. 

 

Bem-aventurado(feliz) o homem que faz isto, e o filho do homem que nisto se firma; que se guarda de profanar o sábado...( Isaías 56:2).


...o que guarda a lei esse é feliz.(Provérbios 29:18).


68° Razão


A LEI DE DEUS DÁ PRAZER

 

Bem-aventurado o homem... [cujo] ...prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. (Salmos 1:1,2). 

 

Terei prazer nos teus decretos... (...)os teus testemunhos são o meu prazer... Terei prazer nos teus mandamentos, os quais eu amo. (...)pois na tua lei está o meu prazer. (...)a tua lei é todo o meu prazer. (Salmos 119:16,24,47,77,174.)


...agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu, dentro em meu coração está a tua lei. (Salmos 40:8.)


69° Razão


A LEI DE DEUS DÁ SABEDORIA

 

A lei do SENHOR é perfeita, e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria ao simples.


Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos...(Salmos 19:7; 119:98).


70° Razão 


A LEI DE DEUS REVELA PRUDÊNCIA

 

O que guarda a lei é filho prudente... (Provérbios 28:7). 

 

Quem é sábio que entenda estas coisas, quem é prudente que as saiba, porque os caminhos do SENHOR são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão. (Oséias 14:9).


Transgressores de quê? 

 

Todo aquele que pratica o pecado, também trangride a lei: porque o pecado é a transgressão da lei.(1 João 3:4).


71° Razão 


A LEI DE DEUS DÁ PAZ


Grande paz têm os que amam  a tua lei; para eles não há tropeço.(Salmos 119: 165).

 

Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias, e te acrescentarão anos de vida e paz.( Provérbios 3:1,2).

 

Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! então seria a tua paz como um rio, e a tua justiça como as ondas do mar. ( Isaías 48:18).


72° Razão 


A LEI DE DEUS DÁ PROTEÇÃO


...a boa mão do SENHOR seu Deus, que era sobre... Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a lei do SENHOR... (Esdras 7:6,10).

 

Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive; adquire a sabedoria, adquire o entendimento, e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes. Não a desampares, e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá. (Provérbios 4:4-6).


73° Razão


A LEI DE DEUS TRAZ RECOMPENSA

 

A lei do SENHOR é perfeita...o testemunho do SENHOR é fiel... Os preceitos do SENHOR são retos... o mandamento do SENHOR é puro... O temor do SENHOR é límpido... os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos justos. Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar há grande recompensa. (Salmos 19:7-11).

 

Porque assim diz o SENHOR: Aos eunucos que guardam os meus sábados, escolhem aquilo que me agrada, e abraçam aliança, darei na minha casa e dentro dos meus muros um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará. 


Aos estrangeiros que se chegam ao SENHOR, para o servirem, e para amarem o nome do SENHOR, sendo deste modo servos seus, sim, todos os que guardam o sábado, não o profanando, e abraçam a minha aliança, também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração... (Isaías 56:4-7).


74° Razão


A LEI DE DEUS NÃO ENVERGONHA

 

Então não terei de que me envergonhar, quando considerar em todos os teus mandamentos. (Salmos 119:6).


75° Razão


A LEI DE DEUS REVELA O PECADO


... pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.(...) Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio dá lei...(Romanos 3:20; 7:7).


...porque o pecado é a transgressão dá lei.(1 João 3:4).

 

A lei de Deus revela ao pecado que ele está perdido e necessita de um salvador, de alguém que possa perdoa-lo e limpá-lo de seus pecados. Neste caso, podemos comparar a lei de Deus com um espelho que nos revela a nossa necessidade de lavar o rosto quando está sujo. 


Assim funciona a lei de Deus. Quando o pecador toma conhecimento da lei, ele passa a saber que está transgredindo a vontade de Deus e, então, procura a solução para o seu  problema.


76° Razão


A LEI DE DEUS CONDUZ A CRISTO

 

De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé. (Gálatas 3:24).

 

Nos tempos antigos, aio era uma espécie de professor particular que ensinava as crianças os preceitos religiosos e seculares da vida. Em outras palavras, aio era um preceptor ou mestre. Paulo afirmou que a lei de Deus serve de aio para conduzir o pecador a Cristo. 


Esta é a segunda função da lei de Deus. A primeira função é revelar o pecado ao pecador, o que, pelo senso de culpa, traz desconforto e infelicidade. 


Em seguida, uma profunda necessidade de perdão faz com que o pecador busque a solução para o seu problema- a solução é Cristo-pois ninguém será justificado diante dele por obras da lei (Romanos 3:20), porque o justo viverá pela fé (Gálatas 3:11).


A justificação é única e exclusivamente pela fé em Cristo Jesus.


77° Razão

 

A FINALIDADE DA LEI É CRISTO

  

Porque o fim da lei é Cristo para a justiça de todo aquele que crê.(Romanos 10:4).

 

O que Paulo diz é que Jesus é a finalidade da lei. Paulo não diz que Jesus é o fim da lei no sentido de término da lei. Também o apóstolo Pedro emprega esta mesma expressão para dizer outra coisa: o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas. (1 Pedro 1:9). 


Pedro não diz que a fé termina com a salvação; o que ele diz é que a finalidade da nossa fé é a salvação das nossas almas. Assim também Jesus é a finalidade máxima da lei. Se o fim da lei fosse a cessação ou o término da lei, significaria que para o Cristão a lei não mais validade, estando livre para matar, adulterar, roubar, idolatrar- enfim, para fazer todas as coisas que Deus abomina.


Poderíamos transcrever Romanos 10:4 assim: Porque o objetivo da lei é Cristo para a justiça de todo aquele que crê.


78° RAZÃO


A LEI DE DEUS É A BASE DA ANTIGA ALIANÇA

 

Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz, e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos... (Êxodo 19:5).

...as duas tábuas da aliança estavam em ambas as minhas mãos. (Deuteronômio 9:5).


E tomou o livro da aliança, e o deu ao povo; e eles disseram: Tudo o que falou o SENHOR, faremos e obedeceremos. Então tomou Moisés aquele sangue e o aspergiu sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o SENHOR fez conosco a respeito de todas essas palavras. ( Êxodo 24:7,8).


Conforme acabamos de ler, a aliança que Deus fez com seu povo, Israel, foi baseada em duas leis: a lei de Deus (lei moral, expressa em dez mandamentos escritos pela própria mão de Deus em duas tábuas de pedra) e a lei de Moisés, que Deus lhe ditou e seu servo escreveu em um livro, o livro da aliança. 


A lei de Deus tem apenas dez preceitos, ou dez mandamentos. A lei de Moisés tem milhares de preceitos, estatutos e ordenanças que versam sobre saúde, sobre questões sociais, civis e diversos aspectos da vida do povo escolhido. A lei moral de Deus foi colocada dentro da arca da aliança. (Êxodo 40:20; Deuteronômio 10:5; Hebreus 9:4) A lei de Moisés foi colocada do lado de fora da arca da aliança. (Deuteronômio 31:26).


A primeira aliança foi confirmada com sangue de carneiros e touros. Ao transgredir a lei de Deus e a lei de Moisés, Israel quebrou a aliança várias vezes. Somente no tempo certo, ou seja, na plenitude dos tempos, Deus enviou seu filho em carne para resgatar a humanidade da maldição da lei, que é o pecado, estabelecendo uma nova e superior aliança, confirmada com o sangue de Jesus.

 

O fato de Israel ter quebrado a aliança não invalida a lei de Deus, que era a base da primeira aliança. Raciocinemos. Um cidadão estrangeiro decide naturalizar-se brasileiro. Ao fazê-lo, ele se propõe a respeitar e guardar as leis de nosso país, isto é, ele entra em aliança com o governo do Brasil, prometendo cumprir as leis do Brasil. 


Mais tarde, esse cidadão vem a transgredir a lei brasileira. Perguntamos pois: será que a lei do nosso país perdera o seu valor porque foi transgredida? Claro que não. sabemos que, diariamente, cidadãos de todo o mundo transgridem as leis de seus países e, nem por isso, essas leis deixam de vigorar, mesmo que esses cidadãos quebrem a aliança que fizeram de honrar essas leis. 


O fato desses cidadãos quebrarem as leis não significam que essas leis sejam injustas - injustos são eles, que transgridem as leis.


 A aliança feita no Sinai foi confirmada com sangue de animais, porém é impossível que sangue de touros e bodes remova pecados (Hebreus 10:4). Embora Israel tenha sido infiel e quebrado a aliança que fizera com Deus, Ele, o SENHOR, não anulou a sua aliança, mantendo-se fiel. 


Saberás, pois, que o SENHOR teu Deus é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos (Deuteronômio 7:9). Se somos infiéis, Ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a se mesmo. (2 Timóteo 2:13).


Para que a lei de Deus tivesse sido revogada ou anulada seria necessário que todos os dez mandamentos tivessem sido igualmente revogados ou anulados. Por que só o sábado é que teria sido abolido? E os outros nove mandamentos, por que não foram abolidos?


Como disse o salmista: A minha língua celebre a tua lei, pois todos os teus mandamentos são justiça (Salmos 119:172). Ou ainda, como disse Jesus: Até que o céu e terra passem, nem um i ou um til jamais passara da lei até que tudo se cumpra (Mateus 5:18).  


Porque assim diz o Senhor: aos eunucos que guardam os meus sábados, escolhem aquilo que me agrada, a abraçam a aliança... (Israel 56:4-7).


79° Razão 

 

A ALIANÇA DE DEUS COM SEU POVO É IRREVOGÁVEL

 

Eu disse: Nunca invalidarei a minha aliança convosco (Juízes 2:1).

 

Não violarei a minha aliança, nem modificarei o que os meus lábios proferiram (Salmos 89:34).

 

Poderia Deus ser mais explicito, mais claro? 

 

O apóstolo Paulo diz: se somos infiéis, Ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo (2 Timóteo 2:13).

 

A nossa infidelidade não pode revogar a fidelidade de Deus- porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis (Romanos 11:29).



80° Razão 


DEUS PROMETEU TRANSFERIR A SUA LEI PARA O CORAÇÃO DO HOMEM 

 

Eis aí vêm o dia, diz SENHOR, e firmarei nova aliança com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR. Na mente lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. (Jeremias 31:31,33).

 

Dar-vos-ei coração novo, e porei dentro em vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro em vós o meu espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis. (Ezequiel 36: 26,27).


Deus prometeu estabelecer uma nova aliança com seu povo, sob a qual sua lei seria escrita não mais na fria e dura pedra, mas em tábua de carne, isto é nos nossos corações. Como disse o sábio: Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos... 


Filho meu, guarda as minhas palavras, e conserva dentro de ti os meus mandamentos. Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração. Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos. (Provérbios 3:1,2; 7:1-3; 23:26). Ou ainda como disse o salmista: Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.(...) Agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro em meu coração está a tua lei. (Salmos 119:11; 40:8).

 

Também o profeta declarou a palavra do SENHOR: Resguarda o testemunho, sela a lei no coração dos meus discípulos. (...) Ouvi-me, vós que conheceis a justiça, vós, povo, em cujo coração está a minha lei... (Isaías 8:16; 51:7).


Deus afirmou que faria uma nova aliança com seu povo, porém, em momento algum, Ele disse que estabeleceria uma nova lei para o seu povo. Deus não usa dois pesos e duas medidas. Ou será que Noé, Abraão, Davi e todos os outros servos de Deus serão salvos pela lei; e Pedro, Paulo, João, Maria e todos os outros cristãos serão salvos pela graça?


A guarda da lei não pode salvar, apenas revela que fomos salvos pelo Senhor Jesus, o Autor da lei. Transferindo sua lei para o coração do homem, a guarda dos dez mandamentos passou a ser uma prova de amor: Se me amais, guardareis os meus mandamentos. (...) Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama... (João 14:15,21).


81° Razão 


A LEI DE DEUS É A BASE DA NOVA ALIANÇA

 


Sobre Jesus, disse o profeta: Eis aqui o meu servo...e ele promulgará o direito para os gentios. (...) ...e te farei mediador da aliança com o povo, e luz para os gentios.(Isaías 42:1-6).

 

E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus... o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito, porque a letra mata, mas o espírito vivifica. ... (...) manifestos como de Cristo... escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações. (2 coríntios 3:4-6,3).


A antiga aliança foi baseada na lei Deus gravada em tábuas de pedra. A nova aliança é baseada na mesma lei de Deus gravada em tábuas de carne, isto é, nos nossos corações. A base das duas alianças, porém, é a mesma lei de Deus, composta de dez mandamentos que se resumem em apenas dois: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração...; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. (Mateus 22:36-40). 


Como disse o SENHOR: Na mente lhes interromperia imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.(Jeremias 31:33).

 

Vemos que a condição para sermos povo de Deus é ter a sua lei gravada em nossos corações. Na antiga aliança, os Israelitas guardavam a letra da lei para serem salvos e fracassaram porque a letra mata. Na nova aliança, o cristão guarda a lei de Deus em espírito, porque Jesus o salvou. (Ver a 52° Razão e salmos 119:146) 


Nenhum cristão está à vontade para matar, adulterar ou roubar. Isto significa que a lei não foi abolida ou anulada por Deus. Então, por que continuar a transgredir apenas o quarto mandamento?


A nova aliança tem como base a mesma santa, justa, boa, perfeita, espiritual, gloriosa, pura, verdadeira, imutável e eterna lei de Deus, que foi confirmada com o precioso sangue de Jesus. Por isso, a nova aliança é superior à antiga aliança.


82° Razão


AS DISCÍPULAS DE JESUS GUARDAVAM O SÁBADO


Era o dia da preparação e começava o sábado. As mulheres que tinham vindo da Galileia com Jesus, seguindo, viram o túmulo e como o corpo fora ali depositado. Então se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E no sábado descansaram, segundo o mandamento. (Lucas 23: 54-56).

 

Terminava aquela sexta-feira, Jesus estava morto. as discípulas de Jesus, após o seu sepultamento, se apressaram para fazer os preparativos para embalsamar o corpo do mestre, antes que começasse o sábado. 


Quando começou o sábado, porém, elas interromperam seu trabalho e descansaram, conforme o mandamento. Que mandamento? O quarto mandamento, é claro! Lembra-te do dia de sábado para o santificar. (Êxodo 20: 8-11). 


Elas se lembraram do dia de sábado e interromperam suas atividades para santificar o sétimo dia. Sendo elas discípulas de Jesus que viveram ao lado do salvador durante os poucos anos de seu ministério, descansaram no sábado, seguindo o exemplo de Jesus. Não devemos nós fazer o mesmo?


83° Razão


PAULO GUARDOU A LEI DE DEUS

 

Porém, confesso-te isto que, segundo o caminho, a que chamam seita, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei, e nos escritos dois profetas. (Atos 24:14).

 

No tempo de Paulo, a igreja cristã era chamada "o caminho" e era considerada, pelos inimigos do evangelho, como uma seita. 

 

Neste versículo, Paulo faz uma convicção de que, já no fim de até vida, continuava acreditando em todas as coisas quer estavam de acordo com a lei. Isto equivale a dizer que Paulo, como bom cristão que era, guardou a lei de Deus. Tanto é assim, que confirmou a validade da lei dizendo: Honra a teu pai e tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa). (Efésios 6:2). 


Ao recomendar a guarda do quinto mandamento, Paulo estava dizendo que a lei não foi revogada. Este mesmo mandamento, no antigo testamento, aparece repetido assim: cada um respeitará seu pai e sua mãe, e guardara os meus sábados: Eu sou o SENHOR vosso Deus. (Levítico 19:3).



84° Razão


PAULO TINHA PRAZER NA LEI DE DEUS

 

Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros. (...) De maneira que, de mim mesmo, com a mente sou escravo da lei de Deus, mas segundo a carne da lei do pecado. (Romanos 7:22-25).

 

Paulo confessa que embora tivesse que lutar contra a lei do pecado, que era a sua natureza pecaminosa, ele sentia prazer na lei de Deus, que ele chamou de "lei da minha mente". Como, antes, ele afirmou: Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado. 


Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e, sim, o que detesto. Ora, ser faço o que quero, consinto com a lei, que é boa.(Romanos 7:14-15). Como, poderia Paulo ter prazer numa lei que não fosse boa? Poderia ele ter prazer numa lei abolida? Claro que não.


Paulo amava a lei de Deus porque amava a Deus. Como disse Jesus: Se me amais, guardareis os meus mandamentos.(João 14:15).


85° Razão


PAULO GUARDAVA O SÁBADO

 

Quando foi sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar para oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham corrido. (Atos 16:13).

 

Paulo estava em Filipos, na Macêdonia, pregando o evangelho em um país gentio. No sábado, Paulo não se dirigiu a nenhuma sinagoga, pois não havia sido chamado para evangelizar os judeus--Paulo era apóstolos dos gentios. 


No sábado, Paulo buscou um lugar fora da agitação da cidade, um lugar tranquilo, às margens do rio, onde pudesse desfrutar da paz e serenidade que necessitava para adorar e louvar o criador, no dia que Ele estabeleceu para o descanso do homem.


86° Razão


PAULO CONFIRMOU A VALIDADE DA LEI DE DEUS

 

A circuncisão em si não  é nada; a incircuncisão também nada é, mas o que vale é guardar as ordenanças de Deus.(1 Coríntios 7:19).

 

A Edição Revista e Corrida traduz este mesmo texto assim: A circuncisão é nada, e a incircuncisão nada é, mas sim a observância dos mandamentos de Deus. A Versão King James (Rei Tiago) traduz assim este versículo: A circuncisão é nada, e a incircuncisão é nada, mas guardar os mandamentos de Deus é o que importa. 


A Bíblia Viva traduz este verso assim: Porque não faz diferença alguma se um cristão passou por esta cerimônia ou não. Entretanto faz muita diferença se ele está agradando a Deus e guardando os mandamentos de Deus. Isso é que é importante. E, finalmente, a Bíblia na Linguagem de Hoje, traduz este texto desta forma: Não importa estar circuncidado ou não; o que importa é obedecer aos mandamentos de Deus.



87° Razão


ANANIAS HONROU A LEI DE DEUS 


Um homem, chamado Ananias, piedoso conforme a lei... (Atos 22:12).

 

Quando o fariseu Saulo de Tarso caiu do cavalo, no caminho de Damasco, ficando cego, o Senhor Jesus escolheu um homem dentre os Cristãos daquela cidade para ir ao seu encontro, curá-lo da cegueira física e espiritual, e batizá-lo. 


Esse homem era Ananias, piedoso conforme a lei. Para ser piedoso conforme a lei é preciso seguir aquilo que a lei determina. Portanto, Ananias não estava sob a condenação da lei, pois cumpria os mandamentos de Deus.


88° Razão 


TIAGO DIZ QUE O CRISTÃO DEVE GUARDAR A LEI DE DEUS


Mas aquele que considera atentamente na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar. (Tiago 1:25).

 

Não basta crer na validade da lei de Deus; é preciso praticar os preceitos da lei, pois há bênção nela. Deus promete a felicidade e o sucesso ao homem quer zelar por sua lei.


89° Razão

 

OS QUE PRATICAM A LEI SERÃO JUSTIFICADOS

 

Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. (Romanos 2:13).

 

Não basta fazer profissão de fé na lei de Deus; mesmo porque a nossa fé não se baseia em lei, mas no Autor da lei: Jesus Cristo, o Senhor. E é impossível amar a Deus sem amar a lei de Deus, que é a expressão do seu caráter. 

 

Se me amais, guardareis os meus mandamentos. (João 14:15).


90° Razão 


A FÉ SEM OBRAS É MORTA


Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Assim também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. (Tiago 2:14,17).

 

Precisamos deixar uma coisa bem clara: obras não salvam, pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo de maldição. (Gálatas 3:10). Querer guardar a lei para obter salvação é farisaísmo estéril, inútil. Porém, Jesus disse: Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. (Mateus 5:16). 


Jesus enfatizou o valor das obras da fé como frutos do viver cristão. Pode-se imaginar o testemunho de um cristão blasfemo? Ou idólatra? Ou adúltero? Ou ladrão? Ou mentiroso?

 Portanto, as nossas boas obras não são a base da nossa fé, porém a consequência da fé. Mas que estéril, a fé sem obras é completamente morta.


91° Razão


O CRISTÃO NÃO VIVE DEBAIXO DA LEI, MAS SIM DA GRAÇA 

 

Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado... mas oferecei-vos a Deus... Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e, sim, da graça.(Romanos 6:11-14).

 

Aquele que está em Cristo não e… Ver mais


92° Razão


A FÉ CONFIRMA A LEI DE DEUS


Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma, antes confirmamos a lei. (Romanos 3:31).

 

Alguma dúvida? Precisa explicar?

 

É Paulo quem diz que a fé não anula a lei; a fé no Senhor Jesus confirma a lei de Deus. E é evidente que pela lei ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé (Gálatas 3:11). 


A justificação é única e exclusivamente pela fé em Jesus. Contudo, essa mesma fé não pode servir de pretexto para anular a lei de Deus. A mesma lei que, ao ser transgredida, requereu a morte do Senhor Jesus. 


A fé em Jesus, ao contrário de anular, serve para confirmar a lei de Deus, pois o cristão verdadeiro não pode permanecer rebelde contra a lei do criador; o verdadeiro cristão não pode concordar com a transgressão da lei de Deus. Por isso, a fé em Jesus confirma a lei de Deus.


93° Razão 


A OBEDIÊNCIA DO CRISTÃO É MOVIDA PELA FÉ


... Jesus Cristo, nosso Senhor, por intermédio de quem viemos a receber graça e apostolado por amor do seu nome, para a obediência por fé... (Romanos 1:4,5).

 

E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e, sim, da graça? De modo nenhum. Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? (Romanos 6:15,16).


Paulo afirmou que a obediência do Cristão é movida pela fé, não por medo ou por desejo de obter salvação. E ele repete isso (obediência pela fé) em Romanos 16:26. Já o apóstolo Pedro confirma que devemos ser como filhos da obediência... Tendo purificado as vossas almas pela vossa obediência à verdade... (1 Pedro 1:14,22) Lembra do que disse o salmista?

 A tua justiça é justiça eterna, e a tua lei é a própria verdade. (...)...e todos os teus mandamentos são verdade. (Salmos 199:142,151).


94º Razão


QUEM GUARDA O SÁBADO FAZ DIFERENÇA ENTRE DIA E DIA

 

Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente. Quem distingue entre dia e dia, para o Senhor o faz... (Romanos 14: 5, 6).

 

Realmente guardar o sábado ou não guardar o sábado é uma questão bem individual, de livre escolha de cada ser humano. Porém, quem faz diferença entre dia comum e dia santificado pelo criador na semana da criação, para o Senhor o faz.

 

Bem-aventurado o homem que faz isto...que se guarda de profanar o sábado... Porque assim diz o SENHOR: Aos eunucos que guardam os meus sábados, escolhem aquilo que me agrada...(Isaías 56:2,4).


94º Razão


QUEM GUARDA O SÁBADO FAZ DIFERENÇA ENTRE DIA E DIA

 

Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente. Quem distingue entre dia e dia, para o Senhor o faz... (Romanos 14: 5, 6).

 

Realmente guardar o sábado ou não guardar o sábado é uma questão bem individual, de livre escolha de cada ser humano. Porém, quem faz diferença entre dia comum e dia santificado pelo criador na semana da criação, para o Senhor o faz.

 

Bem-aventurado o homem que faz isto...que se guarda de profanar o sábado... Porque assim diz o SENHOR: Aos eunucos que guardam os meus sábados, escolhem aquilo que me agrada...(Isaías 56:2,4).


95º Razão


A LEI DE DEUS NÃO FOI PREGADA NA CRUZ


...tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz. (colossenses 2:14).

 

Antes de comentar este versículo vamos recapitular. Paulo afirmou que a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom. Porque bem sabemos que a lei é espiritual. Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus;(...) De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus...

 

Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei. (Romanos 7:12, 14, 22, 25; 3:31).

 

Agora, sim, posso perguntar: como é possível uma lei santa, justa e boa ser contrária a nós? como é possível uma lei que é espiritual, ser prejudicial a nós? como pode uma lei que dava prazer ao apóstolo Paulo, ser cravada na cruz pelo Senhor Jesus? como pode uma lei que, sendo perfeita, não é anulada pela fé--antes confirma a fé--ser abolida pelo Senhor Jesus? 


É claro que Paulo refere-se as duas leis distintas, pois na palavra de Deus não pode haver contradição. Quando Paulo afirma que Jesus aboliu na sua carne a lei dos mandamentos na forma de ordenança...(Efésios 2:15), Ele se refere à lei cerimonial que prescrevia o sacrifício de animais limpos, como bezerros, cabritos e cordeiros. Esses animais representavam Jesus Cristo, o verdadeiro cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. (João 1:29). 


Quando Jesus foi crucificado, e expirou no calvário, o véu do santuário rasgou-se em duas partes (Marcos 15:38; Lucas 23:45), significando que aquele cerimonial do sacrifício de animal havia terminado, pois a lei cerimonial havia sido crucificada juntamente com Jesus, cujas últimas palavras, antes de morrer, foram: Está consumado! ( João 19:30), o que representa que a lei que requeria o holocausto de animais havia cessado na cruz.


Definitivamente, a lei moral de Deus, que é santa, justa, boa, espiritual e eterna, jamais poderá ser revogada, anulada ou encravada, porque o próprio Jesus afirmou: Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.(Mateus 5:17, 18).

 

É também falsa a afirmativa de que o cristão não mais precisa cumprir a lei de Deus porque a lei se cumpre em Jesus, pois Ele mesmo disse que veio para cumpri-la. Até poderíamos concordar com essa afirmativa se encontrássemos algum cristão que cresse que também está isento de guardar o sexto mandamento (Não matarás) só porque Jesus já cumpriu a lei de Deus. 


Por isso, também disse Jesus:  E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. (Mateus 15:9).


96º  Razão

 

OS QUE TRANSGRIDEM A LEI DE DEUS SÃO SURDOS

 

Porque povo rebelde é este, filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a lei do SENHOR.

 

Tu vês muitas coisas, mas não as observas; ainda que tens os ouvidos abertos, nada ouves. Foi do agrado do SENHOR, por amor da sua própria justiça, engrandecer a lei e fazê-la gloriosa. (Isaias 30:9; 42:20,21).

 

Jesus completou:  Ele, porém, respondeu: Antes, bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam! (Lucas 11:28).


97º Razão


OS QUE TRANSGRIDEM A LEI ESTÃO CEGOS


Tu vês muitas coisas, mas não as observas; ainda que tens os ouvidos abertos, nada ouves. Foi do agrado do SENHOR, por amor da sua própria justiça, engrandecer a lei e fazê-la gloriosa (Isaías 42:20,21).

 

Tu vês muitas coisas, mas não as enxergas. Tu vês muitas coisas, mas não as cumpres. Isto é cegueira espiritual. E o pior cego é aquele que não quer ver.  Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos (Tiago 2:10). Os que rejeitam o sábado, tropeçam no quarto mandamento da lei de Deus porque estão com olhos vendados. 


Por isso exclamou o salmista: Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei. ( Salmos 119:18).


98º Razão


A LEI DE DEUS DEVE SER GUARDADA COMO A MENINA DE SEUS OLHOS


Filho meu, guarda as minhas palavras e conserva dentro de ti os meus mandamentos. Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. (Provérbios 7:1,2).

 

Deus requer de nós que guardemos os seus mandamentos dentro de nossos corações. Deus requer de nós que tenhamos zelo pela sua lei como zelamos pela integridade física de nossos próprios olhos.


99º Razão


GUARDAR A LEI É O DEVER DE TODO HOMEM

 

De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. (Eclesiastes 12:13).

 

Aqui o sábio não diz que guardar a lei é o dever de todo judeu. Mesmo porque Jesus afirmou que o sábado foi estabelecido por causa do homem. Marcos 2:27. Jesus também não disse que o sábado foi estabelecido por causa do judeu. 


Guardar o sábado é o dever de todo homem. É inquestionável. Não é matéria de discussão. Assim como o dízimo é inquestionável e não foi deixado a critério do homem decidir quanto deve devolver ao criador, também o dia de descanso não foi deixado à escolha do homem. Deus estabeleceu o sábado desde a semana da criação no Éden.


100º Razão


OS MANDAMENTOS DE DEUS DEVEM SER CUMPRIDOS FIELMENTE

 

Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. (salmos 119:4).

 

A edição revista e corrigida diz assim: tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos. E a Bíblia na linguagem de Hoje diz: tu nos destes as tuas leis e mandaste que as cumpríssemos fielmente. 

 

À risca significa literalmente. Deus requer que cumpramos os seus mandamentos literalmente, porém, em espírito. Diligentemente significa zelosamente, cuidadosamente. Deus requer que cumpramos os seus mandamentos com zelo. Deus requer que cumpramos sua lei com fidelidade, pois como ele diz: Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que habitem comigo... (salmos 101:6).

 

Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (Apocalipse 2:10).


101º Razão 


Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos (1 João 5:3).

 

Disse Jesus: se me amais, guardareis os meus mandamentos[...] Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama... (João 14:15, 21). A obediência do cristão à verdade (1 Pedro 1:22) é uma obediência amorosa; para a justiça (Romanos 6:16), movida pela fé (Romanos 1:5) e por um profundo senso de gratidão a Deus em Cristo Jesus. 


Terei prazer nos teus mandamentos, os quais eu amo. (...) pois na tua lei está o meu prazer. ... os teus mandamentos são o meu prazer. (...) a tua lei é o meu prazer. (...) Agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro em meu coração está a tua lei. (Salmos 119:47, 77, 143, 174; 40:8).

 

Portanto, para aquele que ama Jesus, não pode ser penoso guardar os seus mandamentos.


102º Razão 


A LEI DE DEUS TEM DOMÍNIO POR TODA A NOSSA VIDA

 

Porventura ignorais, irmãos, pois falo aos que conhecem a lei, que a lei tem domínio sobre o homem toda a sua vida? (Romanos 7:1).

 

Paulo afirmou que a lei de Deus tem validade por toda a vida daqueles que a conhecem. Perguntamos, então: qual o cristão que conhece a lei de Deus?


103º Razão


OS MANDAMENTOS DE JESUS ERA OS MESMOS DO PAI

 

Então lhes falou o Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz.


(...)a fim de que todos honrem o Filho do modo porque honram o Pai.

 

O meu ensino não é meu, e, sim, daquele que me enviou. (João 5:19,23; 7:16).


Jesus disse que devemos honrar o Filho da mesma forma que o Pai deve ser honrado. Tudo o que Jesus ensinou eram ensinamentos do Antigo Testamento. 


Até mesmo quando Jesus disse que os maiores mandamentos da lei de Deus eram amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmo, estava Ele repetindo as palavras de Moisés em Deuteronômio 6:5 e Levítico 19:18. Na oração sacerdotal, Jesus disse: Eu lhes tenho dado a tua palavra... João 17:14. Os ensinamentos de Jesus era a pura palavra de Deus, e naquela ocasião só existia o Antigo Testamento.

 

Disse ainda Jesus: crede que estou no Pai, e o Pai em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras. (João 14:11). Não só a palavra de Jesus era a palavra do Pai, mas também as obras de Jesus eram as mesmas obras do Pai. E prosseguiu Jesus dizendo: Em verdade, em verdade vos digo, que aquele que crê em mim, fará também as obras que eu faço... (João 14:12). 


Que privilégio para todo cristão é fazer as mesmas obras de Jesus, andar como Ele andou. (1 João 2:6), seguir as pegadas e o exemplo do Mestre. O Filho de Deus também deve guardar, pois este é o dever de todo homem.(Eclesiastes 12:13).


104º Razão


AQUELE QUE ESTÁ EM CRISTO NÃO VIVE PECANDO


Todo aquele que permanece nele não vive pecando, todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu. (...)Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado...ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. Todo aquele que pratica o pecado, também transgride a lei: porque o pecado é a transgressão da lei. (1 João 3: 6, 9, 4).


Aquele que está em Cristo é nova criatura( 2 Coríntios 5:17), portanto, não vive mais para si, mas para Deus em Cristo Jesus. aquele que está em Cristo não vive mais na prática de adultério, em roubo, de roubo, de mentira, de cobiça; não idolatria, não blasfema, enfim, não vive mais transgredindo a lei de Deus, porque tem prazer na lei do SENHOR, tem prazer em fazer a vontade de Deus, em fazer aquilo que agrada a Deus: Os... que guardam os meus sábados, escolhem aquilo que me agrada... (Isaías 56:4).



105º Razão


AQUELE QUE SE DIZ CRISTÃO E NÃO GUARDA OS MANDAMENTOS DE DEUS É MENTIROSO

 

Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. (1 João 2:3,4).

 

Não fomos nós quem o dissemos, mas o apóstolo amado; João. Isto vem confirmar a palavra de Deus através do profeta: porque povo rebelde é este, filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a lei do SENHOR. (Isaías 30:9).


106º Razão


A LEI DE DEUS É A NORMA DO JUÍZO


Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo a todas as obras até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más. (Eclesiastes 12:13,14).

 

A lei de Deus conforme acabamos de ler, será a norma do juízo a que todo ser humano terá de comparecer. Como disse o apóstolo: pois, qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. Portanto, aquele que disse: Não adulterarás, também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém, matas, vens a ser transgressor da lei. Falai de tal maneira, e de tal maneira procedei, como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade. (Tiago 2:10-12).


107ºRazão


DEUS NÃO PERVERTE O DIREITO NEM A JUSTIÇA


Eis a rocha! suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízos; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto. (Deuteronômio 32: 4).

 

Assim diz o SENHOR: eu sou o SENHOR, e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR. (Jeremias 9:23,24).

 

Porque o SENHOR é justo, ele ama a justiça...

 

Porque a palavra do SENHOR é reta e todo o seu proceder é fiel, ele ama a justiça e o direito...

 

Justiça e direito são o fundamento de teu trono...


...a sua justiça permanece para sempre. (Salmos 11:7; 33:4,5; 89:14; 111:3).

 

Conforme acabamos de ler, Deus ama a justiça e o direito que são a base de seu reino. 

Sabendo também que o SENHOR é fiel em todas as suas palavras e santo em todas as suas obras (Salmos 145:13), perguntou o patriarca: perverteria Deus o direito, ou perverteria o todo-poderoso a justiça? E ele mesmo respondeu mais adiante: longe de Deus o praticar ele a perversidade, e do todo-poderoso o cometer a injustiça. 


Na verdade Deus não procede maliciosamente; nem o todo-poderoso perverte o juízo. (...) Ao todo-poderoso não o podemos alcançar, ele é grande em seu poder, porém não perverte o juízo e a plenitude da justiça. ( Jó 8:3; 34:10,12; 37:23). É claro que Deus não pode anular a sua própria justiça, nem perverter o direito. Do contrário, como julgará Deus o mundo? Ora, destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?(Salmos 11:3).


Podemos ter certeza, pelo que acabamos de ler, que tanto Adão como Paulo serão julgados com base na mesma lei moral de Deus composta de dez mandamentos. A misericórdia de Deus não anula a sua justiça, por isso Jesus veio ao mundo em forma de carne pecaminosa e, vivendo uma vida sem pecado, se fez pecado por nós; para que nele fôssemos feito justiça de Deus(2 coríntios 5:21)


108ºRazão


A LEI DE DEUS É A LEI DA LIBERDADE

 

Falai de tal maneira, e de tal maneira procedei, como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade.(Tiago 2:12).

 

Aquele que ama a Jesus, guarda os seus mandamentos. Portanto, a lei de Deus não condena o cristão porque ele não está debaixo da condenação da lei. Estando debaixo da graça do Senhor Jesus, o cristão não é um fora-da-lei mas uma pessoa livre, liberto que foi da escravidão do pecado. Pessoas que transgridem a lei dos homens já não estão sob as benesses (graças) da lei e perdem a sua liberdade. 

 

Mas aquele que considera atentamente na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado o que realizar. (Tiago 1:25).


Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais de novo a jugo de escravidão. (Gálatas 5:1). Isso não significa que o cristão esteja livre para matar, adulterar e roubar. Isso significa que o cristão foi perdoado de todos os seus pecados passados e agora se propõe a viver uma nova vida em Cristo, na qual o pecado não terá mais predominância.

 

Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. (2 coríntios 3:17).

 Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra.(Romanos 7:6). 


Aquele que está em Cristo é nova criatura, tem prazer na lei de Deus e não transgride os mandamentos, estando, portanto, liberto da maldição e da punição da lei. A maldição da lei é o pecado e o salário(punição) do pecado é a morte. Um cidadão que não transmite a lei dos homens é um cidadão livre. 


Porque? Porque não transgridem a lei dos homens, isto é, não cometendo nenhum crime, a lei dos homens não te nenhum domínio sobre ele não o condena. Assim é o cristão. Se em nós habita o Espírito do Senhor, somos livres, estamos libertos da condenação da lei, mortos para o pecado, crucificados com Cristo, não sujeitos ao jugo de escravidão do pecado, servindo em novidade de espírito.

 

Todo o que comete pecado é escravo do pecado. (...)Se, pois, o Filho nos liberta, verdadeiramente sereis livres. (João 8:34,36). (...)porém não useis da liberdade para dar ocasião a carne... (Gálatas 5:13). Ora, o cristão não está liberado para adorar outros deuses, nem para idolatrar, nem para blasfemar contra Deus, nem para matar, nem adulterar ou roubar; portanto, o cristão também não está liberado para transgredir o sábado.

 Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. (João 8:32)


109° Razão

 

O APOCALIPSE NOS CHAMA A ATENÇÃO PARA O QUARTO MANDAMENTO

 

Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.(Apocalipse 14:7).

 

Este versículo nos faz lembrar do quarto mandamento da lei de Deus: Lembra-te do dia  de sábado, para o santificar. (...) porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou: por isso o SENHOR abençoou o dia de sábado, e o santificou. (Êxodo 20:8-11).


O apóstolo João viu às cenas que precedem o grande momento da volta de Jesus à terra. Numa dessas cenas ele descreve um anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua e povo. (Apocalipse 14:6).

 

Que evangelho eterno é esse? A palavra de Deus, é claro. Não apenas o novo testamento, porém Toda a escritura é inspirada por Deus.(2 Timóteo 3:16.) E no verso 7, o anjo nos leva a lembrar do quarto mandamento da lei moral que nos conclama a não esquecer do sétimo dia da semana que Deus abençoou e santificou no Éden. Por que motivo? Porque é chegada a hora do seu juízo.

 

A ordem que o anjo traz a todos os habitantes da terra nos faz lembrar também das palavras do sábio: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras... (Eclesiastes 12:13,14.)


110° Razão


O APÓSTOLO JOÃO VIU A ARCA DA ALIANÇA NO SANTUÁRIO DE DEUS

 

Abriu-se, então o santuário de Deus, que se acha no céu, e foi vista a arca da aliança no seu santuário, e sobrevieram relâmpagos, vozes, trovões, terremoto e grande saraivada. (Apocalipse 11:19).

 

Quando o sétimo anjo tocou a sétima trombeta, João presenciou o santuário de Deus aberto e viu no seu interior a arca da aliança, onde se encontra as tábuas da lei de Deus. A cena vista pelo apóstolo foi cercada da glória e majestade de Deus, revelada pela manifestação de fenômenos como relâmpagos, trovões, terremotos e chuva de pedras. 


Esta visão em muito se assemelha ao momento em que Deus desceu sobre o monte sinai e, Ele mesmo, escreveu a sua santa lei, com sua própria mão, em duas tábuas de pedra.(Ver Êxodo 19:16,18;20:18).


A visão de João revela que a lei de Deus nunca perdeu sua validade e que realmente será a norma pela qual Deus julgará o mundo.



111º Razão


SATANÁS ESTÁ IRADO CONTRA A IGREJA VERDADEIRA


Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar contra os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus. (Apocalipse 12:17).

 

O dragão é uma figura simbólica do diabo. A mulher representa a igreja cristã. Os restantes da sua descendência, como o próprio versículo explica, são os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus. 


O diabo não está preocupado com as igrejas Cristãs que não guardam os mandamentos de Deus, embora elas afirmem ter o testemunho de Jesus. É contra a verdadeira igreja cristã que o diabo está irado. Nestes dias finais da história do grande conflito entre Cristo e satanás, o inimigo de Deus investe todos os seus dardos inflamados contra as únicas coisas que Deus fez com suas próprias mãos: o homem e lei.


112° Razão


NÃO BASTA TER FÉ EM JESUS, É PRECISO GUARDAR OS MANDAMENTOS DE DEUS

 

Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e tem a fé em Jesus. (Apocalipse 14:12).

 

Jesus disse: É na vossa perseverança que ganhareis as vossas almas. (Lucas 21:19).

 

O povo de Deus é aquele que faz a vontade de Deus e tem a fé em Jesus.

 

Ouvi-me, vós que conheceis a justiça, vós, povo, em cujo coração está a minha lei... (Isaías 51:7).

 

Se me amais, guardareis os meus mandamentos (João 14:15).


113° Razão


O APÓSTOLO JOÃO VIU OS ANJOS QUE DERRAMARÃO AS SETE PRAGAS SAÍREM DO SANTUÁRIO DO TESTEMUNHO

 

Depois destas coisas olhei, e abriu-se no céu o santuário tabernáculo do testemunho, e os sete anjos que tinham os sete flagelos saíram do santuário... (Apocalipse 15:5).

 

Ao iniciar o relato dos sete flagelos, ou sete pragas, que cairão sobre o mundo, o apóstolo presenciou os anjos de Deus saindo do santuário celeste (também chamado tabernáculo do testemunho por conter, dentro dele, as tábuas da aliança, ou tábuas do testemunhos, onde estão inscritos os dez mandamentos da lei de Deus. 


Cujo quarto mandamento é o único que a maior parte da cristandade rejeita). Isto significa que o juízo de Deus será derramado sobre o mundo justamente porque a humanidade rejeita o testemunho, conforme o profeta Isaías expôs em seu livro, dizendo: Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, violam os estatutos, e quebram a aliança eterna.

 

Resguarda o testemunho, sela a lei no coração dos meus discípulos.

À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva. (Isaías 24:5; 8:16,20).


114º Razão


O QUARTO MANDAMENTO CONTÉM O SELO DE DEUS


Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. (...)porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou: por isso o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou. (Êxodo 20:8-11).


... também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica. (...) santificai os meus sábados, pois servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR, vosso Deus.( Ezequiel 20:12, 20).

 

Antigamente, os reis usavam selos. E o que é um selo? Selo é um sinal, uma marca, um carimbo contendo um nome de uma autoridade, seu título e área de jurisdição, isto é, o lugar onde sua autoridade prevalece. 


Tomemos por exemplo o selo, ou sinete, da rainha da Inglaterra, que dizia o seguinte: Elizabeth I, Rainha da Inglaterra (continha o seu nome: Elizabeth I; o seu cargo: rainha; e a sua jurisdição: Inglaterra). 

 

Assim, também, é o selo de Deus. O quarto mandamento é o único dos dez(e o único em toda a Bíblia) que contém o selo de Deus: SENHOR(no original hebraico está escrito o tetragrama sagrado YHWH, que constitui o verdadeiro nome de Deus, conhecido por muitos como Jeová e cuja pronúncia mais correta ou aproximada, porém, seria YAHWEH ou IAVÉ, significando EU SOU. O título SENHOR(ADONAI) passou a ser usado porque os judeus tinham receio de tomar o nome de Deus em vão).

 

Ainda no quarto mandamento, vemos o cargo que Deus ocupa: Criador. Só YAHWEH é Criador, nenhum outro ser jamais criou coisa alguma na face da terra ou no universo. Sua jurisdição nos é revelada logo em seguida: os céus, a terra, o mar e tudo que neles há; enfim, a totalidade do universo. 


Em Ezequiel 20:12,20, Deus afirma que o sábado é o sinal característico que identifica o seu povo, o sinal que revela sua autoridade como Criador dos Céus, da terra, do mar e tudo o que neles há.


115º Razão

 

DEUS ALERTA OS HOMENS PARA NÃO ADULTERAR A SUA PALAVRA

 

Nada acrescentais à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que eu vos mando.( Deuteronômio 4:2).

 

Em Apocalipse, Deus também nos alerta a esse respeito:  e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida...(Apocalipse 22:19). Por isso, disse o apóstolo Paulo: Não ultrapasseis o que está escrito...(1 coríntios 4:6).


116º Razão

 

A MUDANÇA DA LEI DE DEUS FOI PROFETIZADA


Proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e as leis; e os santos lhe serão entregues nas mãos, por um tempo, dois tempos e metade de um tempo.( Daniel 7:25).

 

Deus deu ao profeta Daniel a revelação de que, no futuro, um poder terreno se levantaria contra Deus e, blasfemando contra o Criador e maltratando Seus servos, mudaria a contagem do tempo e alteraria a lei de Deus. 


Esse poder terreno secular, é facilmente identificado com o ramo apostatado da igreja cristã, que de origem na Igreja Católica Romana. O primeiro decreto dominical, transferindo o dia de descanso e guarda do sábado para o domingo, foi estabelecido pelo imperador romano Constantino e 321 d.C. 


Esse imperador era pagão, adorador do deus Mitra, cujo culto havia sido trazido da Pérsia para Roma e era representado pelo sol. O primeiro dia da semana, que hoje conhecemos como domingo, era o dia consagrado ao deus sol. Constantino, quando se converteu ao cristianismo, levou para a igreja cristã os Ídolos pagãos da sua crença anterior e adotou como dia de repouso e guarda o mesmo dia consagrado ao deus Sol Mitra.

 

A profecia, contudo, não se refere a esse poder secular e religioso exercido por Constantino. O profeta se referia a um outro poder religioso e secular que surgiria a seguir, cuja supremacia haveria de durar 1260 anos (um tempo, dois tempos e metade dum tempo, quer dizer, um ano, dois anos e metade de um ano, o que é igual a 360+720+180 dias proféticos, totalizando 1260 dias proféticos, ou 1.260 anos, segundo a regra de interpretação profética do dia-ano fornecida pela própria Bíblia.(Números 14:34 e Ezequiel 4:6,7).

 

Após o declínio do Imperador Romano do Ocidente, o espaço ocupado pelos Césares ou imperadores romanos foi preenchido pelo bispo de Roma que se apropriou das vestimentas e dos títulos imperiais. O imperador ou césar era chamado Pontífice Máximo (Sumo Pontífice), título que o bispo de Roma se apressou em adotar. 


Foi a partir do ano 538 d.C. que teve início o período de supremacia papal. Além disso, quando adotou o título de "papa", que significa "pai", o bispo de Roma passou por cima da ordem de Jesus, que nos alertou a não chamar a ninguém sobre a terra por este título. (Mateus 23:9). 


Desde então, o bispo de Roma adotou uma postura anticristã, autodenominando-se Vigário do Filho de Deus, ou representante do Filho de Deus na terra. Por volta do ano 590, o 'papa" Gregório chamou de "profetas do anticristo" àqueles que ensinavam que o sétimo dia deveria ser guardado.

 


Hoje, ao abrirmos um catecismo da igreja romana, constatamos que a lei de Deus foi adulterada, ou seja, o segundo mandamento, que condena a idolatria, foi retirado; o quarto mandamento, que santifica o sábado, figura em terceiro lugar e consagra o domingo como dia de guarda, em lugar do sétimo dia; e, finalmente, o décimo mandamento foi dividido em dois para compensar a eliminação do segundo mandamento. 


Vemos, assim, que a profecia se cumpriu nesse aspecto. No entanto, esse sistema de governo-secular haveria de perseguir e matar os santos do Altíssimo que persistissem em fazer a vontade do Criador. e a igreja romana foi protagonista e algoz da mais cruel perseguição aos santos do Altíssimo. Através da "santa" Inquisição, a Igreja Católica perseguiu, prendeu, torturou e matou os fiéis guardadores do sábado. 


Para conseguir esse objetivo, os bispos e cardeais usavam o pretexto de estarem levando à tortura e à fogueira as feiticeiras e os hereges que se mantinham rebeldes conta a "santa madre igreja".

 

A profecia fala ainda que esse poder se encarregaria de mudar os tempos, o que se cumpriu no século VI, quando o papa encomendou um novo calendário ao monge Dionísio, o pequeno, que estabeleceu o atual sistema de cronologia em que o tempo é medido com base na suposta data de nascimento de Jesus Cristo. Desde então, o tempo é medido em termos de antes de Cristo(a.C.) e depois de Cristo(d.C.). 


Mais tarde, outro papa, Gregório XIII, em 1582 d.C., introduziu uma alteração de dez dias no calendário vigente, que passou a se chamar calendário gregoriano, o que, porém, ão alterou o ciclo semanal.


Mas a supremacia papal deveria durar exatos 1260 anos. E assim, no ano de 1798, o General Berthier, a serviço do imperador francês Napoleão Bonaparte, aprisionou o papa Pio VI, e cumpriu a profecia de Daniel 7:25, pondo fim ao poder do bispo de Roma, que só foi restabelecido em 1929, pelo ditador fascista Benito Mussolini.

 

Portanto, a palavra de Deus não pode falhar, pois previu que os homens mudariam sua lei que nos faz lembrar do dia de sábado como dia abençoado e santificado por Deus desde a criação do mundo. Mas, como afirmou o apóstolo Pedro: Antes importa obedecer a Deus do que aos homens.(Atos 5:29).


117º Razão


A LEI DE DEUS É A PROVA DA VERDADE


Resguarda o testemunho, sela a lei no coração dos meus discípulos.

A lei e ao testemunho!  Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva. (Isaías 8:16,20).

  

Conforme a palavra de Deus através do profeta Isaías, a lei de Deus é a prova derradeira pela qual devemos provar os espíritos. Se eles não falarem de acordo com a lei de Deus e o testemunho de Jesus, nunca poderão ver a luz, isto é, jamais alcançarão a vida eterna.


118º 


A TERRA ESTÁ SENDO DESTRUÍDA POR CAUSA DA TRANSGRESSÃO DA LEI DE DEUS

 

Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, violam os estatutos, e quebram a aliança eterna. Por isso a maldição consome a terra, e os que habitam nela se tornam culpados...(Isaías 24:5,6)

 

Quando Adão e Eva transgrediram a lei de Deus, o Criador proferiu uma maldição sobre este planeta:... maldita é a terra por tua causa...(Gênesis 3:17). Desde então, a lei de Deus tem sido violada cotidianamente, até mesmo por aqueles que dizem seguir a Jesus. 


Como não existe causa sem efeito, o resultado de toda essa transgressão é que a maldição que pesa sobre a terra progride avassaladoramente, como se pode perceber pelas manchetes de jornais a respeito da devastação ecológica de florestas e mares, da violência, da maldade e da degeneração dos costumes e da moral, as mesmas características que havia na terra antes do dilúvio. 


E Jesus nos alertou que a situação mundial será semelhante aos tempos de Noé, quando o filho de Deus estiver sobre à terra, e que a maioria não perceberá os sinais de sua vinda, senão quando for tarde demais. (Mateus 24:37-39.) Tudo porque o homem mantém-se rebelde contra o SENHOR e sua santa lei, violando a aliança eterna.


119º Razão


DEUS REQUER QUE SEU POVO TENHA ZELO PELA SUA PALAVRA

 

Porque a minha mão fez todas essas coisas, e todas vieram a existir, diz o SENHOR, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito, e que treme da minha palavra. (Isaías 66:2).


Também este versículo nos faz lembrar do quarto mandamento, o único que revela o poder do criador de Deus, porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou: por isso o SENHOR abençoou o dia de sábado, e o santificou. (Êxodo 20:11). 


Dizem alguns que isto está ultrapassado; que é coisa da lei, do Antigo Testamento; que hoje vivemos debaixo da graça, do Novo Testamento. Mas o que diz o SENHOR?

 

Assim diz o SENHOR: Ponde-vos à margem do caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma...(Jeremias 6:16). 


Deus quer que tenhamos apreço pela Sua palavra. Se o Antigo Testamento está ultrapassado, por que então não o arrancamos de nossas Bíblia? Mas Deus diz que devemos perguntar pelas veredas antigas qual é o bom caminho; e que, se assim fizermos, acharemos descanso(em hebraico, descanso é sábado).


120º Razão


NÃO EXISTE, EM TODA A BÍBLIA, NENHUM MANDAMENTO PARA SUBSTITUIR OU REVOGAR O SÁBADO


Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante de mim, diz o SENHOR, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que de uma lua nova à outra, e de um sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR. (Ísaias 66: 22,23).

 

O Sábado é símbolo da autoridade de Deus, o Criador de todas as coisas, por isso o nosso descanso em Deus não pode ser revogado nem alterado, pois será para sempre eterno. Sim, o Sábado atravessará toda a eternidade.

 

Se o Sábado era o símbolo entre Deus e seu povo- Israel- e será santo também na terra restaurada, então porque, nesse intervalo, deixaria de ser o sábado o sinal entre Deus e Seu povo- a igreja?

 

O quarto mandamento da lei de Deus é tão santo que o próprio Deus veio à terra e o escreveu com seu próprio dedo na pedra. Toda a lei de Deu é tão santa que o próprio Deus veio à terra morrer para nos proporcionar o perdão para os nossos pecados, isto é, para perdoar-nos pela transgressão da santa lei de Deus. 


Se Jesus pudesse revogar a lei de Deus- ou só o quarto mandamento, já que nenhum cristão questiona a validade dos outros nove mandamentos, e seu problema é apenas não querer guardar o sábado- se Jesus pudesse revogar o sábado (e Deus não "pode" revogar sua própria justiça), então Ele não precisaria vir a terra morrer por causa do pecado, que é transgressão da lei(1 João 3:4) 


Bastaria que Ele declarasse a lei ultrapassada e Se teria poupado de tanto sofrimento. Mas, como a lei de Deus é santa, justa e boa (Romanos 7:12), e como o homem não poderia redimir-se a si próprio, Deus enviou o seu Filho para pagar o preço do resgate Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 6:23).