9. Naassenos

9. Naassenos

Gnosticismo – Século I – Egito A relação sexual é uma prática nojenta.

Os naassenos eram membros de uma seita gnóstica cristã que surgiu no final do primeiro século. Essa seita tornou-se extremamente ativa nos dois primeiros séculos.

Os naassenos ensinavam que as suas doutrinas fundamentais lhes haviam sido transmitidas por Mariamme, uma discípula de Tiago, o Justo. 

Portanto, Mariamme teria sido uma das fundadoras da seis dos naassenos.

Juntamente com as seitas dos setianos, dos mandeanos, dos peratas e dos borboritas, os naassenos são considerados como Ofitas, porque eles cultuavam a antiga serpente do Jardim do Éden. (Naas em hebraico quer dizer serpente).


Os naassenos, em harmonia com todos Ofitas, chamavam o primeiro princípio de primeiro homem e filho do homem. Eles representavam o homem como andrógino. 

Adão surgiu da terra espontaneamente e ali ficou deitado sem respirar.

Tendo sido feito à imagem do primeiro homem através da obra de diversos arcontes. Como forma de aprisionar o primeiro homem, uma alma foi dada a Adão e através dela a imagem do primeiro homem superior pode então sofrer e ser disciplinada em servidão.

Os naassenos ensinavam que o primeiro homem continha em si três naturezas: racional, psíquica e mundana. Que em Jesus as três naturezas se combinaram e falaram às diversas classes de homens.

Para os naassenos, a humanidade estava dividida entre os eleitos, os chamados e os cativos, cada qual ligado, respectivamente, a uma das naturezas. A mais alta era ligada ao racional, o conhecimento (gnose).

As três classes de homens correspondem aos seguintes grupos: 

O material – os cativos – os pagãos, cativos no domínio da matéria. A psíquica – os chamados – os cristãos ordinários, não iniciados. A espiritual – os eleitos – os membros da seita, familiarizados com o conhecimento secreto.

Para os naassenos, a relação sexual com uma mulher é algo terrivelmente imundo e uma prática desprezível. Eles não são castrados, masagiam como se fossem. Os naassenos eram muito cultos e haviam produzidos vários livros. 

Um deles, supostamente, continha os discursos pronunciados por Tiago, o Justo, à Mariamme. Outros continham tratados de natureza mística, filosófica, devocional e exegética. Os autores desses livros demostram grande conhecimento das religiões de mistério de várias nações da época. 

Eles usavam vários livros, entre eles o Testemunho da Verdade, o Evangelho Grego dos Egípcios. Entretanto, o livro mais utilizado pela seita dos naassenos era o apócrifo “Evangelho de Tomé”. Eis algumas citações desse Evangelho:

“Quando fizerdes de dois uma só coisa, o interior como o exterior, o externo como o interno, e a parte superior como a inferior; quando reduzirdes o macho e a fêmea a um único indivíduo, de tal modo que o macho não seja mais macho, e a fêmea não seja mais fêmea; quando fizerdes olhos no lugar de olho, mão no lugar de mão, pé no lugar de pé, imagem no lugar de imagem, então entrareis no reino”.

“Simão Pedro disse: Que Maria vá embora, porque as mulheres não merecem a vida! Jesus respondeu: Eis que eu farei de tal modo que ela se torne homem. Assim, ela também ser tornará espírito vivente, semelhantes a vós homens. Toda mulher que se faz homem, entrará no reino dos céus”.

“Os compradores e os comerciantes não entrarão no reino dos céus” “Jesus disse: Quem reconhecer seu pai e sua mãe será chamado filho de uma prostituta”.

Clique AQUI para acessar os outros temas.