TEMA 8 - Sábado, Cristo nosso Rei

semana santa iasd 2020 tema 8

TEXTO CHAVE: Apocalipse 19:16

“Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES”.

INTRODUÇÃO


Existem certas cerimônias, festas e momentos na vida que ficamos ansiosos para que cheguem logo para celebrarmos: nascimento de um filho, apresentação da criança na igreja, quinze anos, formaturas da escola dentre outros momentos especiais. 

Mas acredito que a cerimônia mais aguardada é o casamento. Todos ficam felizes e quando a música toca queremos que a noiva entre. Que momento espetacular!

PERGUNTA 


Você gosta de celebrar com a família e com os amigos? Qual foi um dos momentos em que você mais se emocionou? Existe algo ainda para acontecer?

1. A FESTA DOS TABERNÁCULOS


A festa dos Tabernáculos era uma celebração de gratidão e havia dupla causa de regozijo. 

A colheita do final do ano tinha sido recolhida e os meios de subsistência assegurados. O propósito desse feriado era também lembrar a Israel a maneira como Deus o abençoou e protegeu durante sua longa jornada pelo deserto a caminho da terra prometida. 

Durante os sete dias da festa, o povo habitava em tendas, para lembrar sua peregrinação no deserto. As pessoas se reuniam também para se alegrar com os dons do perdão obtido no dia da expiação.

PERGUNTA 


As festas em Israel anunciavam o ministério de Jesus. E a festa dos Tabernáculos é a única que ainda não se cumpriu, pois ela aponta para um momento especial – a volta de Jesus. 

O que a festa dos Tabernáculos nos ensina sobre a volta de Jesus?

2. A CEIA DAS BODAS DO CORDEIRO


Nos tempos bíblicos as bodas ou a festa de casamento poderia durar vários dias. Todos os convidados precisavam trajar uma veste nupcial. 

Na parábola das bodas contada por Cristo (Mt 22:1-14), estas vestes foram fornecidas pelo próprio rei. Alguém na festa sem a veste devida traria desonra ao anfitrião e mancharia as festividades. 

A veste nupcial na parábola representa “a justiça de Cristo”. Portanto, a rejeição da veste representa a rejeição daqueles traços de caráter que qualificam as pessoas a se tornarem filhos e filhas de Deus.

A festa dos Tabernáculos aponta para o tempo da restauração do “novo céu e nova terra” que Deus fará após a eliminação do pecado e dos pecadores.

Isaías descreve que nessa nova criação os remidos terão alegria eterna, sem a dor do sofrimento e se reunirão alegremente a cada sábado para adorarem a Deus (Is 66:22, 23).

PERGUNTA 


Você já parou para pensar que a festa das bodas de Jesus e sua igreja está mais perto do que você imagina? Você está se preparando para este evento?

Você já aceitou a roupa especial que Ele está lhe oferecendo?

3. NOSSO REI FUTURO


Existem várias descrições da volta de Jesus na Bíblia. 

Mas uma das mais especiais aparece em Apocalipse, capítulo 19. Jesus volta montado em Seu cavalo branco e, em Sua coxa, está escrito “Rei dos reis e Senhor dos senhores”. Ele é o Rei de toda a Terra, de todos os povos, de todas as gentes.

Reconhecer esse senhorio é a chave para participar em Seu reino.

Há uma pátria celestial aguardando a todos nós. Há uma coroa reservada para cada um de nós (Ap 2:10); há uma pedrinha branca com um novo nome (Ap 2:17), e vestes brancas de justiça para nos cobrir (Is 61:10). Tudo está pronto, só falta você!

CONCLUSÃO


Jesus deu-nos a senha para estarmos prontos para esse reino: “Quem crer e for batizado será salvo” (Mc 16:16).

Para Nicodemos declarou: 

“Quem não nascer da água e do Espírito não pode ver o reino de Deus” (Jo 3:3-5). Pedro apelou: “E agora, por que te demoras? Lava teus pecados invocando o nome dele” (At 22:16).

E João, falando sobre quem poderá ter acesso a Nova Jerusalém, escreveu: 

“Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro” (Ap 21:27).

PERGUNTA FINAL


Querido amigo, querida amiga, Deus te convida para fazer parte de Seu reino. Mais para entrar nele você precisa aceitar que somente Jesus pode lhe dar a roupa espacial para entrar. 

E o primeiro passo é aceitá-Lo como Salvador e Senhor de sua vida. Lembre-se: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino dos céus. Por que, não agora, aceitar este convite para estar com Ele através do santo batismo?

Adaptação: Pr. Ataíles dos Santos Magalhães
Departamental de Ministério Pessoal da Associação Central Amazonas