Perguntas e respostas sobre a Oração na Bíblia

oração biblia

46 - A oração deve ser feita a quem? Em nome de quem? Em nome de Jesus Cristo, do Pai ou do Espírito Santo? 

A oração é uma reverente conversa com Deus. Podemos falar com Deus, contado-lhe nossas alegrias e tristezas como falamos a um amigo. 

Certamente você já ouviu, leu ou sentiu pessoalmente de como Deus responde às orações fervorosas. Experiências marcantes e milagrosas são fatos reais de pessoas que tiveram suas preces atendidas.

Mas qual é a maneira correta de orarmos? Como começar, como terminar? Existe alguma coisa que possa impedir que a oração seja atendida por Deus?

ORAÇÃO NA BÍBLIA


I - A Bíblia nos dá algumas orientações de como fazermos uma oração:

a) A Oração deve ser feita com fé: Mateus 21:22 está escrito: 

“Tudo quando pedirdes em oração, crendo, recebereis.” 

Lembre-se do cego Bartimeu, que o evangelho de Marcos cap. 10:46 relata que o cego Bartimeu foi curado, pois Jesus disse: “A tua fé te salvou.”

Note, a primeira característica importante da oração não tem que ver com termos ou palavras corretas, mas sim com uma fé sincera e crédula.

b) Oração deve estar de acordo com a vontade de Deus: I S. João 5:14: 

“E esta é a confiança que temos para com Ele, que se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve.” 

Ilustramos isto com um pedido de uma criança aos seus pais. A criança quer comer doce o tempo todo, mas não é saudável para ela, por isto seus pais não atendem a seu pedido. 

E é aqui que temos de entender porque algumas de nossas orações não são atendidas.

Nem sempre entendemos qual é a vontade de Deus, por isto o verso de Romanos 8:28 

“Pois todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Se amarmos a Deus, certamente nossa confiança Nele será tal, que iremos aceitar a vontade de Deus.

c) Pedir com perseverança. São Lucas 18:1 “o dever de orar sempre e nunca esmorecer.” O mesmo exemplo que citamos a pouco do cego Bartimeu, diz o relato Bíblico que clamou e pediram que se calasse, mas ele perseverantemente clamava mais alto: 

“Filho de Davi, tem misericórdia de mim.” 

e então Jesus parou, ouviu seu pedido, e o curou imediatamente. Resultado de sua fé e perseverança em buscar a Jesus. Não devemos desanimar.

d) Devemos nos dirigir a Deus o Pai, no início da oração. A oração modelo, o Pai Nosso registrado em Mateus 6:9 a 13 já um exemplo clássico, ela inicia o Pai Nosso...”

Nossa oração deve ser dirigida a Deus o Pai, e ao final, pedirmos em Nome de Jesus.

e) Em nome de Jesus. S. João 14:13 está escrito: “E tudo quando pedirdes em Meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no filho. Pelo sacrifício de Cristo na cruz, é que somos aceitos perante Deus o Pai.

II - O que devemos pedir?


a) Perdão de nossos pecados. Mateus 6:12 “Perdoai as nossas dívidas.”

b) Livrar-nos de pecar. “E não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal.” Mat. 6:13

c) Para termos mais fé. Lucas 17:5 os apóstolos pediram “aumenta-nos a fé.”

d) Sabedoria para entendermos a Palavra. “Se porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá  liberalmente... e ser-lhe-á concedida.” Tiago 1:5

e) Pelo próximo. Tiago 5:16 “e orai uns pelos outros para serdes curados.” Tiago 5:16.

Como a oração é uma conversa com Deus, não há nenhum problema demasiado grande para ele. Pois Ele sustém o mundo e rege o Universo. ele sabe tudo o que se passa conosco, pois a bíblia diz em Mateus 10:30 que Deus sabe quantos cabelos temos em nossa cabeça.

f) Devemos agradecer. Efésios 5:20 diz: 

“Dando sempre graças por tudo a nosso deus e Pai, em nome do Senhor Jesus Cristo.”

III - Exemplos de oração:


Jesus se levantava de madrugada para orar. S. Marcos 1:35
Daniel orava três vezes ao dia. Daniel 6:10 (veja também Salmos 55:17)
Jesus orou para abençoar antes de uma refeição. 

A multiplicação dos pães e peixes. Mateus 7. Ana orou para ter um filho, etc, e quantas orações a bíblia registra que são exemplos para nós. 

Orar em secreto, sem pronunciar as palavras, orar só em pensamento, é uma boa maneira de confidenciarmos os nosso mais íntimos segredos, pois ninguém consegue ler perfeitamente nossos pensamentos, nem os anjos, nem Satanás, deus, somente deus, é quem lê os nossos pensamentos.

VI - O que pode impedir uma oração de ser atendida:

a) Ter um pecado conhecido. Salmos 66:18 relata: “Se eu atender à iniquidade no meu coração; O Senhor não me ouvirá.”

b) Descrença na palavra de deus. Tiago 1:6 a 7 

“Peça-a porém com fé, nada ouvindo, porque quem duvida é semelhante à vaga do mar, que o vento leva e agita. Não cuide esses homem que alcançará do senhor alguma coisa.”

c) Amor aos deleites e prazeres. Tiago 4:13 “Pedisse não recebeis porque pedis erradamente, a fim de o desprenderdes em vosso deleites.” I Timóteo 5:6 também relata que quem vive só para os deleites, acha-se espiritualmente morto.

d) O espírito de não perdoar. A oração do Pai Nosso já esclarece: 

“E perdoa as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores.” Mat. 6:12, Mac.11:26

e) O desprezo com a Palavra de Deus. Provérbios 28:9 “Quem desvia o seu ouvido para não ouvir a lei, até a sua oração é coisa abominável.”

f) O orgulho no coração. Jó 35:12 e 13 relata “Ali clamam (mas não há quem responda) por causa da sabedoria dos maus.” 

O orgulho é um dos mais difíceis de curar. Lembre-se da oração do fariseu e do publicano. Lucas 18:10 em diante, demonstra bem este fato.

g) A indiferença na oração. O Capítulo 11 de Lucas, conta de um homem que necessitava de pão, e na hora avançada da noite, ficou batendo à porta do amigo que estava na cama, até que o homem atendeu e lhe serviu o pão. 

Também a ilustração da viúva que importunava ao Juiz para conseguir o que queria. Lucas 18. É preciso ter fé e perseverança ao orar.

V - PENSAMENTOS - A ORAÇÃO

a) A oração não faz deus baixar até nós, mas eleva-nos a Ele. EGW

b) Quando fiquei de joelhos, senti minha estatura diminuir e minha espiritualidade aumentar. EGW

c) Martinho Lutero escreveu: Estou agora de tal modo ocupado, que se não passasse diariamente duas ou três horas em oração, não darei conta do meu trabalho.

d) Stanley Jones escreveu “já descobri que sou melhor ou pior se oro mais ou menos. quando oro, sou igual a uma lâmpada colocada no lugar adequado: fico pleno de luz e de poder.

e) Walter B. Knight: “Nem sempre as orações mudam o curso das coisas, mas elas sempre nos transformam.”

f) Paul H. Holderaft: “Ore como se tudo dependesse de Deus, trabalhe como se tudo dependesse de você.”  &  “Não ore por chuvas, se você vai reclamar da lama.”

g) George Macgregor: “Prefiro preparar dez homens para orar, que cem deles para pregar.”

h) John A. Kells: “Somente quando nos ajoelhamos diante de Deus é que nos tornamos aptos para  pôr-nos de pé diante dos homens”.

i) Augustus Toplady: “Um cristão de joelhos vê mais que um filósofo na ponta dos pés.”

j) George Müller disse: “A parte mais importante da oração são os quinze minutos que se seguem ao ‘amém”.

k) Leornard Ravenhill: “Nenhum homem é maior que a sua vida de oração.”
l) Orai sem cessar I Tess. 5;17

*

Acesse aqui todas as respostas da CONSULTORIA DOUTRINÁRIA.