O RITUAL DO SANTUÁRIO HEBRAICO – I (Tipologia)

santuario moises 1

INTRODUÇÃO:

1. Texto chave : Salmos 77:13 (Almeida Antiga): "O teu caminho, ó Deus, está no santuário". O caminho do Senhor está no Santuário. Se não entendermos o simbolismo do Ritual do Santuário Hebraico, não entenderemos o Caminho do Senhor.

2. Que ordem deu Deus, a Moisés? Ordenou-lhe para construir um Santuário. Êxodo 25:8.

3. Que modelo seguiu Moisés ao construir o Santuário? O Modelo do Céu. Êxodo 25:40.

4. Que objetivo tinha Deus ao ordenar a construção do Santuário? Para que servisse de figura ou sombra das coisas celestes. Heb. 8:4,5; Heb. 9:9, 10.

5. Esses Símbolos representavam que realidade? O Ministério Sacerdotal de Cristo. Heb. 9:11-15; Heb. 9:22-25; Rom, 12:1.

"Os lugares santos, feitos a mão, deveriam ser 'figura do verdadeiro', figura das coisas Que estão no céu' (Heb. 9:24 e 23) – uma representação em miniatura do templo celestial, onde Cristo, nosso Grande Sumo Sacerdote, depois de oferecer Sua vida em sacrifício, ministra em prol do pecador" – Patriarcas e Profetas, 343.

"Aquele santuário em que Jesus ministra em nosso favor, é o grande original, de que o santuário construído por Moisés era uma cópia." – Patriarcas e Profetas, 367

6. Como o Santuário Terrestre estava dividido e que móveis continha? Em três divisões.

(1) 1ª Divisão: LUGAR SANTÍSSIMO. Heb 9:3, 4.


a) A arca do concerto com as tábuas da lei em seu interior, representando o trono de Deus e Sua justiça.

b) Na tampa da arca ficava o SHEKINAH – propiciatório – símbolo de presença e da misericórdia de Deus.

"Acima do propiciatório estava o shekinah, manifestação da presença divina". – Patriarcas e Profetas, 349.

(2) 2ª Divisão: LUGAR SANTO. Heb. 9:2.

a) O altar de incenso, representando os méritos de Cristo e Sua intercessão. Apoc. 8:3 e 4; PP. 364, 365.

b) A mesa dos pães da proposição – simbolizando o sustento material.

- "O pão nosso de cada dia. . ." Mat. 6:25 a 34;
- Cristo o Pão da Vida - São João 6 :35.

c) O castiçal de ouro com sete lâmpadas, simbolizando a plenitude da luz do evangelho:

1. Em Cristo – João 1 :1-9; 9:5.
2. Em nós – Mat. 5:14-16; Efés 5:8.
3. Cristo a Luz do Mundo – São João 8:12.

(3) 3ª Divisão: O PÁTIO OU ÁTRIO. Êxodo 38:19-20; Apoc. 11:2; Lev. 6:26.
a) A pia - Êxodo 40:7, simbolizando a graça purificadora de Deus. Apoc. 7:13-15; Tito 3:4-7. E o tanque batismal - Atos 22:16.

b) O altar de sacrifícios, representando o Monte Calvário. Heb. 13:22.
7. Que ritual se processava no Santuário?
(1) DIÁRIO. Heb. 9:6, que se desdobrava em:

a) Individual:

"A parte mais importante do ministério diário era a oferta efetuada em prol do indivíduo. O pecador arrependido trazia a sua oferta à porta do tabernáculo e, colocando a mão sobre a cabeça da vítima, confessava seus pecados, transferindo-os assim, figuradamente, de si para o sacrifício inocente. Pela sua própria mão era então morto o animal, e o sangue era levado pelo sacerdote ao lugar santo e aspergido diante do véu, atrás do qual estava a arca que continha a lei que o pecador transgredira. Por esta cerimônia, mediante o sangue, o pecado era figuradamente transferido para o santuário." – Patriarcas e Profetas, 354.

b) Coletivo ou Contínuo - Êxodo 29:38-4.2.

"Toda manhã e tarde, um cordeiro de um ano era queimado sobre o altar, com sua apropriada oferta de manjares, simbolizando assim a consagração diária da nação a Jeová, e sua constante necessidade do sangue expiatório de Cristo." – Patriarcas e Profetas, 352

"As horas designadas para o sacrifício da manhã e da tardinha eram consideradas sagradas, e, por toda a nação judaica, vieram a ser observadas como um tempo reservado para a adoração." – Patriarcas e Profetas, 353-354.
(2) ANUAL. Lev. 16:1-34.

"Uma vez ao ano, no grande dia da expiação, o sacerdote entrava no lugar santíssimo para a purificação do santuário. O cerimonial ali efetuado completava o ciclo anual do ministério." – Patriarcas e Profetas, 355.

"Importantes verdades concernentes à obra expiatória eram ensinadas ao povo por meio deste serviço anual." – Idem.

"No dia da expiação, o sumo sacerdote, havendo tomado uma oferta para a congregação, ia ao lugar santíssimo com o sangue e o aspergia sobre o propiciatório, em cima das tábuas da lei. Assim se satisfaziam os reclamos da lei, que exigia a vida do pecador. Então, em seu caráter de mediador, o sacerdote tomava sobre si os pecados e, saindo do santuário, levava consigo o fardo das culpas de Israel. À porta do tabernáculo colocava as mãos sobre a cabeça do bode emissário e confessava sobre ele “todas as iniqüidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, segundo todos os seus pecados”, pondo-as sobre a cabeça do bode. E, assim como o bode que levava esses pecados era enviado dali; tais pecados, juntamente com o bode, eram considerados separados do povo para sempre." – Patriarcas e Profetas, 356.

(3) AS FESTAS. Lev. 23:4-38; II Crôn. 8:12, 13.


1. Páscoa: Morte. I Cor. 5:7

2. Pães Asmos: Pureza – I Cor. 5:8

3. Primícias: Ressurreição. I Cor. 15:23

4. Pentecostes: Poder. Atos 2:1-4; 1:8

5. Trombetas: Avisos. I Cor. 14:8

6. Expiação. Juízo (perdoador). Heb. 10:3; Lev, 16:30

7. Tabernáculos: Gozo. Apoc. 21:3

Nota: A morte que trouxe pureza, trouxe também ressurreição e concedeu poder para se dar avisos de que o juízo se aproximava a fim de que o povo se prepare e tenha gozo eterno.

8. Qual é uma das grandes lições do Ritual do Santuário Hebraico? Transferência.

(1) Do pecador para o animal. Lev. 1:4; 5:5
(2) Do animal para o sacerdote. Lev. 6:26; 10:17
(3) Do sacerdote para o Santuário. Lev. 4:5; 10:18
(4) Do Santuário para Satanás. Lev 16:5-10 e 20-27

9. Qual a posição da Lei de Deus no ritual? Era a base de tudo.
"Os Dez Mandamentos foram a base do concerto feito entre Deus e Israel." – Patriarcas e Profetas, 348.

10. O Ritual do Santuário Hebraico ainda está em vigor ou não? Ele findou na Cruz do Calvário. Mat. 27:52; Heb. 10:1-9; Dan. 9:27.

CONCLUSÃO


1. Precisamos conhecer bem o Ritual do Santuário Hebraico e seu verdadeiro significado.

2. Ele apontava para o verdadeiro sacrifício de Cristo no Calvário. O aspecto do substituto no ritual é profundamente básico e significativo.

3. Cristo ao Se oferecer em nosso lugar, Ele Se tornou o nosso Substituto - Rom. 5:19.

(1) Tomou o lugar do pecador. Morreu a morte que o homem deveria morrer e deu ao pecador a vida que era Sua.

4. Aceitá-Lo como único Salvador substituto e perdoador, é a mais grata experiência da vida e a mais gloriosa escolha que alguém pode fazer. Atos 4:12; Rom. 5:6-8.

Leitura Auxiliar


1. Êxodo cap. 25 e 40
2. Levítico e Hebreus
3. Patriarcas e Profetas - cap. 30
4. Cristo em Seu Santuário (E. G. White)
5. O Ritual do Santuário (M. L. Andreasen)
6. Enciclopédia Judaica
7. The Sanctuary and the Atonement – Review & Herald

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