O livro de Cantares não menciona Deus

CANTARES AMOR biblia

8 - O livro Bíblico de Cantares, foi escrito para revelar o amor de um homem por uma mulher ou para demonstrar o amor de Cristo pelo Seu povo? Como extrair mensagens espirituais deste livro, com o conteúdo tão estranho comparando com o resto da Bíblia?

Inicialmente vamos conhecer um pouco mais sobre o livro de Cantares ou Cântico dos Cânticos. Este é um dos livros mais mal entendido da Bíblia. Muitos cristãos negam o seu lugar na Bíblia. Nem a palavra Deus aparece neste livro.
O autor é apresentado no primeiro versículo, Salomão.

Em síntese, podemos dizer que o livro descreve o amor e o casamento entre Salomão e uma camponesa, a Sulamita. Foi escrito provavelmente quando ainda era jovem, numa época saudável de sua vida, quando não tinha outras mulheres. 

A SULAMITA


Depois desta época áurea, a Bíblia menciona em I Reis 11:3 que Salomão teve 700 esposas e 300 concubinas. Interessante, que a Bíblia relata claramente, que quando Salomão teve muitas mulheres seu coração foi pervertido. Confirme depois, lendo I Reis 11:3 a 5.

A Sulamita, que registra Cantares 6:13, era de Suném, povo do território de Issacar, a 11 Km a oeste de Megido. Sunem, vale lembrar, foi onde o profeta Eliseu ressuscitou ao filho de uma sunamita. Atualmente esta cidade é chamada de Solem.

Porque o livro de Cantares está escrito desta forma? Como entendê-lo?

I - É uma poesia e não uma prosa. Salomão escreveu mais de 1005 cânticos, conforme registra I Reis 4:32. Sendo uma poesia, sua leitura tem que ser entendida com tal.

II - É um poema escrito no estilo oriental, que difere de nosso estilo ocidental. Os orientais se comprazem em figuras de retórica, que nós não apreciamos muito. Para os orientais, esta forma de poema, é perfeitamente normal, e mais ainda para aquela época, que era normal a literatura poética nesta forma.

III - Tratando-se de uma parábola, temos que nos ater mais a interpretação do que a inspiração. 

Por exemplo, na parábola das dez virgens, onde 5 preparadas e 5 não, não quer dizer que a metade do mundo vai se salvar e outra metade não, ou seja, não são os detalhes das palavras em si, mas a lição principal do texto. 

O mesmo princípio de interpretação deve ser aplicado no livro de Cantares. Não os detalhes das palavras, mas o objetivo delas, a mensagem que o livro como um todo propõe. É uma forma poética, parábola, e não doutrinas ou profecias a cada verso.

IV - Muitas interpretações são apresentadas para diversos textos do livro de Cantares, mas vale advertir que muitas são forçadas, e não tem o aval do “Assim diz o Senhor.”

V - Comentaristas da Bíblia, concordam em afirmar que o livro de Cantares, que Salomão revela o amor pela Sulamita, é uma ilustração do amor de Cristo pela Sua Igreja. isto vem de acordo com uma interpretação contextual da Bíblia.

No Velho Testamento, Israel é chamado esposa de Deus, confirma-se em Jeremias 3:1, Ezequiel 16 e 23.

E também no Novo Testamento, a Igreja é chamada “noiva” de Cristo. Confirma-se em Mateus 9:15, João 3:29, II Cor. 11:2, Efésios 5:23, Apocalipse 21:2, e outras passagens mais.

Portanto, podemos notar que o livro de Cantares, tem o objetivo de mostrar o amor conjugal, a ternura e o devotamento do casal. 

Visto que o casamento é uma ordenação divina, e que da família unida depende também a felicidade do homem, é apropriado a Bíblia ter um espaço para retratar a união que Deus planejou.

E como vimos também, de maneira figurada, ilustrar o amor de Jesus por sua Igreja. Johanes G. Vos, mestre em Teologia, que apresenta um estudo do livro na Bíblia da editora Vida, afirma que “Cantares de Salomão, lembram-nos que o que sustenta todo o amor humano puro é o maior e mais profundo dos amores - o amor de Deus, que sacrificou o Seu Filho para redimir pecadores, e do amor do Filho de Deus que sofreu e morreu por sua Esposa, a Igreja. 

Cantares de Salomão não é alegoria nem tipo, mas uma parábola do amor divino que constitui o pano de fundo e a fonte de todo o verdadeiro amor humano. Outras aplicações são feitas com referência a Páscoa pelos judeus. Mas ir além destas interpretações, seria abrir precedentes para heresias.

Terminando, diria que a Bíblia não é um livro como qualquer outro, que devemos ler de maneira corrida ou superficialmente. Toda Escritura é Inspirada por Deus, e se queremos entendê-la e decifrá-la, conseguiremos se o estudarmos sob a orientação do Espírito Santo de Deus. 

O mesmo Espírito que inspirou os escritores da Bíblia, está a nossa disposição para entendê-la hoje, e extrair riquezas espirituais através do estudo e da comunhão.

Nada na Bíblia está por acaso, tudo tem um objetivo. Devemos antes ler, rogar a Deus em oração, sabedoria para compreender as verdades preciosas que ela contém, e estudá-la com atenção, para descobrirmos as riquezas deste Livro Sagrado.

*

Acesse aqui todas as respostas da CONSULTORIA DOUTRINÁRIA.