Comentário Bíblico CBA

Comentário Bíblico Adventista Completo (PDF)

O Comentário Bíblico Adventista Completo em Português, está disponível no site da CPB.

INTRODUÇÃO GÊNESIS

1. Título.


Os judeus designam o livro de Gênese segundo a primeira palavra do texto hebreu, Bereshith, "no princípio". Entretanto, o Talmud judeu o chama o "Livro da criação do mundo". 

O nome Gênese, que significa "origem" ou "fonte", foi tirado da LXX, onde este término foi usado por primeira vez, para indicar o conteúdo do livro. O subtítulo, "O primeiro livro de Moisés", não formava parte do texto original hebreu, mas sim foi agregado séculos mais tarde.


2. Autor.


Judeus e cristãos por igual consideraram ao Moisés, o grande legislador e dirigente dos hebreus em ocasião do êxodo, como o autor do livro de Gênese. 

Esta convicção foi disputada algumas vezes por opositores pagãos em o período inicial do cristianismo, mas nunca foi posta em dúvida seriamente por nenhum cristão nem judeu até mediados do século XVIII.

Há mais de dois séculos, puseram-se em duvida crenças e opiniões tradicionais em todo aspecto do pensamento humano. O homem foi levado a realizar descobrimentos em esferas desconhecidas e a inventar coisas que trocaram muito a vida deste mundo. 

Entretanto, o mesmo espírito de investigação levou a homens de mentalidade crítica a pôr em dúvida a autenticidade das Escrituras como base da crença cristã.

O livro da Gênese foi o primeiro que fora submetido a um exame crítico em esta era moderna, e esse exame começou a etapa da alta crítica da Bíblia. 

Em 1753, um médico da corte da França, Jean Astruc, publicou seu libero Conjectures, no qual pretendia que os diferentes nomes da Deidade que aparecem na Gênese mostram que o livro é uma coleção de materiais de diversas fontes. 

Astruc seguiu acreditando que Moisés foi o colecionador de essas fontes e recopilador do livro, mas seus seguidores logo eliminaram a Moisés como o editor da Gênese.

COMENTÁRIO BÍBLICO IASD



O Arquivo CBA completo em PDF foi removido a pedido da ABDR.

VEJA TAMBÉM