A diferença entre zelo e fanatismo na reforma de Saúde

vegetariano fanatico

Depois de estudar um pouco sobre regime alimentar e saúde, mudei um pouca a minha vida. Acordo às 5:30 hs e leio a Bíblia; 3 vezes por semana faço exercícios; procuro comer no horário certo e dormir pelo menos às 21:30hs e não gosto que ninguém interrompa meu sono. 

Até parei de comer carne. Mas não tenho apoio de ninguém da minha família e não parece que eles se importam com o que eu falo. Por eu ter estudado no colégio interno acostumei a ter minha vida cronometrada e fico nervosa se as coisas do dia não saem como planejadas. 

E por ser bastante dependente dos meus pais, tenho que ir sempre aonde eles vão, por exemplo, se eles decidem ir para chácara à noite, eu sou obrigada a ir e ter que dormir às 23:00 hs. Mas apesar de tudo isso, tenho minha vida bem tranquila e consigo fazer a maioria das coisas que quero. 

Tenho muita dificuldade para falar com as pessoas e não sei como testemunhar. Uma psicóloga disse que se estivéssemos muito sossegados era porque não estávamos incomodando ninguém, ou seja, nenhum adventista, nesse mundo, consegue ter uma vida sem dificuldades, sem problemas. 

Mas a minha vida é muito sossegada! Estudo na UNISA e não tenho problemas com o sábado, na maioria das vezes, consigo dormir no meu horário, se fico nervosa, é por bobeiras. 

Não consigo entender. Se devemos sofrer por Jesus, como podemos, ao mesmo tempo, cuidar de nossa saúde para ter a mente saudável para Ele?  Tenho duas colegas, na faculdade, não adventistas, mas não sei como tocar no assunto da Bíblia. Como falar com elas?

RESPOSTA


Simpatizei muito com seus questionamentos porque de alguma maneira também já os enfrentei. Sou vegetariano como você (a 25 anos). Também gosto das coisas bem certinhas, e isto é muito bom. 

Também tenho meu horário fixo para leitura diária da Bíblia e meditação. Também me irrito com pessoas que por serem diferentes acabam interferindo em minha rotina diária (isto é um problema!). Quero apenas colocar algumas coisas para você meditar.

Sabe o que eu descobri? 

Que o zelo e o fanatismo andam muito perto um do outro. Zelo, é o desejo de seguir estritamente, em todos os detalhes, todas as orientações de Deus (e isto é ótimo). Fanatismo é o desejo de que os outros sigam, em todos os detalhes, todas as orientações de Deus, como eu as entendo (e isto é lamentável). 

Nem todas as pessoas conseguem enxergar a verdade na mesma velocidade e da mesma maneira. E o desejo de Satanás é que as pessoas ao olharem para mim, digam: “Credo, ser vegetariano, ler a Bíblia todos os dias deixa uma pessoa tão chata, acusadora e implicante como o Marcos? Ah, eu não quero isto para mim”. 

É por isto que Jesus afirmou através de Paulo, que (e agora eu uso uma versão livre do texto) “ainda que eu seja vegetariano, se não tiver amor, serei como o bronze que soa... Ainda que eu leia a Bíblia todos os dias, que procure..., se não tiver amor, nada serei” (I Cor. 13). 

Certa vez descobri que apesar de fazer tudo certinho e ser vegetariano, tinha um ódio terrível de minha esposa (estávamos nos separando). Isto provava que não era convertido, mas eu não enxergava este fato (lembre-se de que os judeus que mataram a Jesus também faziam tudo certinho). 

Descobri também que se alguém odeia seu irmão (ou a esposa), ainda não passou da morte para vida, isto é, ainda não está convertido, ainda que diga ser cristão e tenha toda a aparência (I João 3:14). Também descobri que 

“se por causa de comida [ou hábitos de saúde que adoto] o teu irmão se entristece, já não andas segundo o amor fraternal...porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”. (Rom. 14:15 e 17). 

É lógico que este texto não significa que devo transigir com princípios para poder agradar a todos. Cristo nos ensina que não devemos ser assim. Mas estes textos me ensinaram que o meu temperamento, meu caráter e meu humor são a maior propaganda dos hábitos de vida do Deus que adotei. 

As pessoas vão querer ser do jeito que você é não pelos argumentos que você apresenta, mas pelo seu jeito legal de ser. Os argumentos podem ser combatidos. Mas o brilho de seus olhos e sua simpatia, ninguém pode contradizer. Eles falam do Deus a quem você serve. 

É desejo de Deus que, apesar dos hábitos “estranhos” (pelo menos aos olhos dos outros) que eu tenha adotado, os outros me achem uma pessoa tão agradável, tão simpática, uma pessoa que os deixa tão à vontade, que naturalmente se sintam atraídos para o meu Deus e meu estilo de vida. 

A percepção deste fato me fez cair de joelhos e rogar a Deus paciência e amor sincero para com aqueles que são completamente diferentes de mim mesmo. Hoje, amo muito a minha esposa, e temos um casamento maravilhoso, graças a Deus. 

Sabe, Roselaine, a vida em casa, com os pais, é um teste para ver como vamos nos sair um dia no casamento ou no ambiente profissional, pode ter certeza. Com toda esta história, não quis dizer que sua experiência é exatamente como a minha. 

Apenas quis partilhar meu sentimento a respeito do assunto.
Quanto a seu desejo de testemunhar, isto é maravilhoso. Com certeza, é Jesus quem está colocando este sentimento em você. Agora, lembre-se que as pessoas que optam por seguir a Jesus, quase sempre começam por seguir a uma pessoa extremamente “legal” que segue a Jesus. 

As pessoas, a princípio, não estão interessadas em doutrinas ou igrejas. Elas querem é ser felizes. E quando virem que você é feliz, vão querer saber o porquê. Jesus aproximava-se das pessoas como alguém que queria o seu bem. Procurava aliviar os seus fardos, os sofrimentos, procurava suprir suas necessidades. 

Só depois dizia: “Segue-me”. Ao seu redor existem centenas de pessoas com enormes problemas escondidos atrás de fisionomias risonhas. Aproxime-se das pessoas. Peça a Deus que lhe dê o dom de ajudá-las. 

CONCLUSÃO


A cada manhã apresente-se a Deus e coloque-se à disposição para o serviço dEle. É incrível, mas Ele vai fazer chegar até você pessoas que estão precisando desesperadamente de sua ajuda. 

Enquanto ajuda as pessoas, introduza discretamente a Deus na conversa (“Deus sempre dá mais que eu mereço”, “Hoje tenho certeza que Deus me guardou de um acidente”, etc.). 

Isto levará os outros a identificarem a você como uma pessoa de Deus. Conheço um homem que era muito tímido para tomar a iniciativa de testemunhar. Começou então a orar, pedindo a Deus que lhe enviasse as pessoas. “Pastor”, disse ele, “hoje não dou conta de atender a todos que me procuram”.
Que Deus abençoe a você.

Marcos Faiock Bomfim