Quantas Bíblias existem no mundo?

biblia quantidade mundo

A Bíblia é o livro que mais se vende. Embora seja impossível obter números exatos, uma pesquisa realizada pela Sociedade Bíblica e validada pelo Guinness, estima que cerca de 2,5 bilhões de bíblias foram impressas desde 1815 até 1975.

Porém, estimativas mais recentes falam de um número superior a 5 bilhões de cópias. Considerando ainda dados publicados pela revista 'The Economist', pode-se atualizar para mais de 6 bilhões. Isso é perto do número de habitantes da terra.

1º LUGAR


O segundo livro no ranking de distribuição seria o chamado 'Citações dos escritos de Mao' (Um compêndio chinês com ideias do imperador Tse-Tung), que se tornou leitura obrigatória naquele país de 1966 a 1971. Os cidadãos eram obrigados pelo ditador a lê-lo, e em alguns casos carrega-lo e memoriza-los.

Quem descumprisse a ordem seria severamente punido, por isso, milhões de cópias foram produzidas pelas gráficas do país. Mesmo assim, o cognominado 'livro vermelho chinês' só alcançou a marca de 800 milhões de cópias, ou seja, 1/8 da tiragem da Bíblia, cuja a leitura jamais foi obrigatória em nenhum país cristão.

O livro de Mao, relembro, é o que estaria em segundo lugar no ranking!

Falando especificamente do Brasil, somente em 2015 a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) distribuiu 7.622.674 (+ de 7 Milhões) de Bíblias. Esse número representando um aumento de 0,13% em relação ao ano anterior.

E isso é apenas uma fração dos mais de 100 milhões de Bíblias vendidas ou distribuídas anualmente mundo a fora.

TRADUÇÃO


A Bíblia já está traduzida ao todo ou em parte para 2.426 línguas e dialetos, cobrindo assim, 95% da população mundial. isso fora os 550 projetos de tradução em andamento.

Estima-se que somente em braile (a língua dos surdos), a Bíblia já esteja completamente traduzida para 30 diferentes idiomas.

Números como estes fazem da Bíblia o maior Best-Seller de todos os tempos e que continua disparado na dianteira todos os anos, deixando bem para trás títulos como Harry Potter, Crepúsculo, A Cabana e outros.

FONTE: Livro 'O Ceticismo da Fé' de Rodrigo Silva (Capítulo 33)