Tudo sobre o Sábado na Bíblia

 tudo sobre o Sábado na Bíblia

O CRIADOR DO SÁBADO 

1. Quem era o Verbo? Em que o Verbo se fez? 

R.: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”. João 1:1 e 14 

Este versículo nos fala que no princípio, antes mesmo de ser criada qualquer coisa no Universo, o Verbo já existia. O qual, por ser membro da Santíssima Trindade, estava com Deus, e Ele era Deus. A Bíblia diz que o Verbo tomou a natureza humana e se fez carne, vindo a habitar no meio dos homens. 

O evangelista João testemunha que os homens viram a glória do Verbo, como a glória do Filho único do Pai. Ainda diz que Ele era cheio de graça e de verdade. Nestes versículos, João estava se referindo a Jesus Cristo. Era Jesus o Verbo que se fez carne e habitou entre nós. 




Era Jesus quem estava com Deus e era Deus. Ele era antes de todas as coisas. Observe Ele disse: 

“E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse”. (João 17:5). 

2. Que coisas foram feitas por Ele (Jesus)? 

R.: “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”. João 1:3 

As Sagradas Escrituras esclarecem que todas as coisas que existem no Universo foram feitas por Jesus Cristo. E sem Jesus nada, além daquilo que Ele fez, veio a ter existência. 

O que interessa ressaltar nessa passagem bíblica é que todas as coisas foram feitas por Jesus Cristo, muitos séculos antes dEle assumir a natureza humana. Cristo foi o verbo que “falou, e tudo se fez; mandou, e logo tudo apareceu”. (Salmo 33:9). 

3. O que foram criadas nEle (em Jesus)? 

R.: “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: tudo foi criado por ele e para ele”. Colossenses 1:16 

Este versículo bíblico é paralelo ao versículo anterior. E do mesmo modo como o anterior, ele também esclarece que em Jesus Cristo foram criadas todas as coisas. Tantas as coisas que existem nos céus como aquelas que existem na Terra. Tanto as coisas visíveis como as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. 

As Sagradas Escrituras acrescentam a informação de que tudo foi criado por Jesus Cristo, e foi criado para Ele. 

“Ele fez a terra pelo seu poder; ele estabeleceu o mundo por sua sabedoria e com a sua inteligência estendeu os céus”. (Jeremias 10:12). 

4. Portanto, quem é o Senhor do Sábado? 

R.: “Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor”. Marcos 2:28 

Cristo criou todas as coisas numa sucessão de seis dias literais, e ao sétimo dia daquela semana Ele estabeleceu como memorial da criação o dia do sábado, o qual é identificado universalmente como o sétimo dia da semana. Por isso até do sábado Jesus é o Senhor. 

“Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou: portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou”. (Êxodo 20:11). 

Como criador de todas as coisas que existe no Universo, Jesus Cristo, pôde com muita propriedade afirmar a todos que até do sábado Ele é Senhor. Foi Ele quem o instituiu no dia seguinte ao da criação do homem, visando unicamente o bem-estar, físico, mental, emocional, espiritual e a santificação da humanidade. (Gênesis 2:1-3). 

Entende-se pelo termo “Senhor”, aquele que é o proprietário, aquele que é o dono absoluto. Portanto, Jesus Cristo é Senhor do sábado porque ele é o dono absoluto desse dia. O sábado foi criado por Jesus Cristo e para Ele no sétimo dia da semana da criação. 

O sábado foi criado bem antes da entrada do pecado no mundo. Foi guardado pela humanidade, representada naquela época por Adão e Eva. Isto ocorreu já no dia seguinte ao de sua criação. Naquele primeiro dia sábado eles tiveram uma comunhão muito íntima e pessoal com o Seu Criador. Eles aprenderam a apreciar as maravilhas da criação ao seu redor. 

Observe que o sábado não foi criado para o judeu, pois naquele tempo não havia nenhum judeu sobre a face da Terra, mas foi criado para toda a humanidade. Naquele primeiro sábado Adão e Eva desfrutaram das horas sagradas adorando o seu Criador. 

O EXEMPLO DE JESUS 


5. Em que dia Jesus ensinava na sinagoga? 

R.: “E, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos ouvindo-o, se admiravam, dizendo: Donde lhe vêm estas coisas? é que sabedoria é esta que lhe foi dada? e como se fazem tais maravilhas por suas mãos”. Marcos 6:2 

Para dar exemplo aos Seus seguidores, Jesus Cristo santificava o dia do sábado participando dos cultos religiosos realizados nos locais de adoração, que naquele tempo era realizado na sinagoga. Jesus guardou o sábado que Ele mesmo instituiu no sétimo dia da criação, posto que todas as coisas foram feias por Ele. (João 1:3). 

Jesus Cristo guardava o dia do sábado em cumprimento ao mandamento de Deus que ordena a santificação do dia do sábado (Êxodo 20:8). Com essa atitude, Jesus nos deixou um grande exemplo de obediência para ser seguido na guarda dos mandamentos da santa Lei de Deus. 

6. Que dia Jesus tinha por costume ir à sinagoga? 

R.: “E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler”. Lucas 4:16 

O evangelista Lucas esclarece que era “costume” de Jesus Cristo ir aos sábados nos locais de adoração a Deus, para assistir aos cultos religiosos que ali eram realizados. Esse era um costume arraigado no coração de Jesus desde a Sua mais tenra infância, posto que Ele fora criado na cidade de Nazaré. 

Além disso, sempre que tinha oportunidade Jesus participava das atividades religiosas desenvolvidas nos cultos, seja ensinando, lendo, ou comentando trechos das Escrituras Sagradas. Jesus guardava o sábado em obediência ao mandamento da Lei de Deus. 

Mas o que é costume? 

Costume é a prática uniforme e reiterada de um ato pela convicção íntima de sua obrigatoriedade. Você gostaria de ter o mesmo costume que Jesus tinha? 

Você deseja seguir o exemplo de Jesus adorando a Deus todos os sábados? Jesus guardou o sábado não no espírito fanático da seita dos fariseus ou dos saduceus, que já não representavam mais a religião original dos judeus. 

Mas guardou o sábado no espírito dos dois grandes mandamentos da Lei: “Amor a Deus” e “amor ao próximo”. Muitas vezes Jesus mostrou que o sábado é um dia para se praticar atos de misericórdia para com os aflitos e necessitados. 

Ele fez muitas curas nesse dia. Em certa ocasião Ele disse que é “lícito fazer bem nos sábados”. (Mateus 12:12). É muito significativo observar que Jesus, muito embora tenha condenado a forma como a seita dos fariseus guardava o dia do sábado, Ele nunca ensinou ou sugeriu que não se deveria guardar esse santo dia. 

O que Jesus discordava dos fariseus, não era sobre qual dia da semana o crente deveria guardar, mas sim a forma correta de como o dia do sábado deveria ser guardado. 

O EXEMPLO DOS CRISTÃOS 


7. Em que dia repousaram as fiéis seguidoras de Jesus? 

R.: “E era o dia da preparação, e amanhecia o sábado. E as mulheres, que tinham vindo com ele da Galileia, seguiram também e viram o sepulcro, e como foi posto o seu corpo. E, voltando elas, prepararam especiarias e unguentos, e no sábado repousaram, conforme o mandamento. E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado”. Lucas 23:54-56; 24:1 

O sol estava declinando no dia da preparação. O dia da preparação era o nome dado ao sexto dia da semana – dia anterior ao sábado – que hoje é conhecido pelo nome de sexta-feira. Era chamado de dia da preparação porque os crentes da época se preparavam para receber o sábado. 

E esse preparo consistia em colocar a casa em ordem para que no sábado não se fizesse nenhuma atividade quotidiana que viesse a profanar a santidade desse dia. Lucas relata que na tarde daquela sexta-feira fatídica Jesus estava morto e acabara de ser retirado da cruz. 

Aquelas santas mulheres que vinham acompanhando a Jesus desde a Galileia seguiram o féretro até à entrada do sepulcro, de onde viram como o corpo de Jesus fora colocado em seu interior. A seguir as mulheres voltaram para o local onde estavam hospedadas. 

E, segundo o costume da época, elas desejavam embalsamar o corpo de Jesus. Para isso “prepararam especiarias e unguentos”. Mas não puderam voltar ao sepulcro para ungir o corpo de Jesus porque o sábado estava nascendo com o pôr-do-sol daquela sexta feira, quando então aquelas santas cristãs “repousaram, conforme o mandamento”. 

Terminado o repouso do dia do sábado, aquelas santas mulheres se levantaram na madrugada do primeiro dia da semana e “foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado”. Diante do exposto você mesmo pode verificar que aquelas fiéis cristãs nunca foram ensinadas por Jesus Cristo de que o sábado foi abolido com João Batista ou que seria abolido com a Sua própria morte na cruz. 

Pois elas repousaram no sábado conforme determina o mandamento da santa Lei de Deus. Logo, em sua mente havia a plena convicção de que a Lei de Deus ainda estava vigorando. 

Pela simples leitura do texto bíblico você também pode constatar que essas fiéis seguidoras de Jesus Cristo consideravam o primeiro dia da semana como um dia comum, sem qualquer significado religioso ou santo, tanto é verdade que elas foram realizar no primeiro dia da semana justamente aquela atividade que deixaram de fazer no santo dia do sábado, ocasião em que repousaram conforme determina o mandamento da Lei de Deus. 

8. Em Antioquia, em que dia Paulo ensinava a Palavra de Deus? 

R.: “E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas. E no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade a ouvir a palavra de Deus”. Atos 13:42 e 44 

O apóstolo Paulo foi chamado para ser doutor dos gentios. E por preceito e exemplo ele andava guardando e santificando o dia do sábado, conforme prescrição do mandamento da santa Lei de Deus. Em certa ocasião, Paulo e a sua equipe missionária estava em Antioquia. 

E os gentios daquela cidade rogaram para que no sábado seguinte Paulo lhes pregasse a mesma mensagem que ele acabara de pregar naquele sábado. Passada a semana, a Bíblia relata que no sábado seguinte quase toda a cidade se congregou para ouvir as mensagens da Palavra de Deus. 

Se naquele tempo o domingo fosse considerado pela Igreja Cristã como dia santo, Paulo perdeu uma ótima oportunidade para ensinar aos gentios a se congregarem no domingo. A verdade é que o doutor dos gentios nunca ensinou tal doutrina. A Bíblia Sagrada ignora totalmente o termo domingo, portanto, ignora que o primeiro dia da semana seja o dia do Senhor. 

9. Em Filipos na Macedônia por não haver nenhuma igreja, o que Paulo fez no Sábado? 

R.: “E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde julgávamos ter lugar para oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram”. Atos 16:13 

Paulo e sua comitiva evangelística chegaram numa cidade da Macedônia, chamada Filipos. Nessa cidade não havia nenhuma igreja ou sinagoga. Mas, como fiéis cristãos, eles guardavam o dia do sábado, conforme determina o mandamento da santa Lei de Deus. 

Então Paulo e sua equipe missionária saíram fora das portas da cidade, e procuraram um local sossegado para santificar o sábado com um singelo culto religioso de oração, bem longe dos murmúrios e ruídos das atividades quotidianas realizadas pelos gentios dentro da cidade de Filipos. 

Este versículo mostra claramente que mesmo em locais onde não havia sinagogas ou igrejas, o doutor dos gentios se preocupava em observar o dia do sábado, procurando um local afastado e sossegado para ali poder adorar a Deus e santificar o dia do sábado. Ele fazia isso para observar o mandamento da Lei de Deus que diz: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar”. (Êxodo 20:8). 

10. Em Tessalônica na Grécia, em que dia Paulo tinha por costume disputar sobre as Escrituras? 

R.: “E, Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras”. Atos 17:2 

Paulo tinha por costume aos sábados pregar o Evangelho e disputar sobre as Escrituras Sagradas com os judeus. Talvez alguém poderá dizer que Paulo ia à sinagoga aos sábados porque os judeus se reuniam nesse dia. 

Mas essa afirmação não é totalmente correta, uma vez que tanto os judeus como os cristãos adoravam a Deus nesse dia, pois as Sagradas Escrituras eram a fonte comum de doutrina e fé desses dois grupos religiosos. A diferença era que o grupo cristão acreditava que Jesus era o Messias, enquanto que o outro grupo não acreditava em tal ensino. 

Aos olhos dos gentios a diferença entre judeus e cristãos era tão pequena que os governadores romanos constantemente confundiam os cristãos com os judeus. E quando um grupo era perseguido o outro também sofria as conseqüências. 

Que os cristãos guardavam o dia do sábado se infere pelo fato de que as mulheres que seguiram Jesus desde Nazaré, na sexta-feira da paixão “prepararam especiarias e unguentos” para ungir o cadáver de Jesus. Todavia, elas não tiveram tempo suficiente para realizar essa obra na sexta-feira, posto que o sábado estava começando, então elas cessaram suas atividades e “repousaram, conforme o mandamento”. 

Mas quando terminou o dia do sábado, aquelas santas mulheres se levantaram na madrugada do primeiro dia da semana e “foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado”. Elas procederam assim porque o primeiro dia da semana era considerado um dia comum como qualquer outro. 

Também se infere que os cristãos guardavam o sábado pelo fato de que em certa ocasião Paulo ao chegar na cidade de Filipos não encontrou nenhuma sinagoga. Mas como era o seu costume santificar o sábado, conforme o mandamento (Êxodo 20:8), ele saiu fora das portas da cidade para buscar um lugar propício para adoração. 

É interessante observar que, como doutor dos gentios, em nenhum momento Paulo ensinou aos cristãos que o domingo deveria ser observado como dia sagrado, mas ensinou os cristãos, por preceito e exemplo, a observarem os ensinos registrados nas páginas das Sagradas Escrituras. 

CONCLUSÃO 


11. Que tipo de sentimento deve haver em nós? 

R.: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus”. Filipenses 2:5 

Paulo assevera que deve haver em todos os cristãos o mesmo sentimento que também houve em Cristo Jesus. Entre os vários sentimentos que houve em Cristo Jesus, Ele tinha por princípio observar o sétimo dia da semana, conhecido como sábado, tudo conforme prescrição do mandamento da Lei de Deus. 

Portanto, como fiéis cristãos, também devemos ter esse mesmo sentimento de obediência a Deus, santificando o sétimo dia da semana, denominado de sábado, conforme orientação das Sagradas Escrituras. Devemos santificar o sábado tendo no coração o amor a Deus e o amor ao nosso próximo. 

12. Como deve andar aquele que diz que está em Jesus? 

R.: “Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou”. I João 2:6 

Qualquer pessoa que diz estar em Cristo, também deve andar como Ele andou. Ora! Sabemos que Jesus andou guardando o dia do sábado, com um espírito de obediência e submissão à vontade de Deus, conforme revelado nas Santas Escrituras. 

 Logo, também devemos andar guardando o dia do sábado, com o mesmo espírito de Jesus. Agora que você sabe que Jesus guardou o sábado, que os apóstolos guardaram o sábado que a Virgem Maria também guardou o sábado. Que todos os cristãos devem guardar o sábado. Então te pergunto. O que você pretende fazer com esse conhecimento sobre a guarda e santificação do dia do sábado?

FONTE: Esse artigo é de autoria de Leandro Bertoldo, para conhecer e adquirir o conteúdo integral acesse 👉 Leandro Bertoldo clube de autores.