Como orar corretamente conforme a Bíblia ensina

Como orar corretamente

COMO ORAR 

1. Na oração particular onde Jesus nos aconselhou a orar? 

R.: “Mas tu quando orares, entra no teu aposento, e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em oculto; e teu Pai, que vê secretamente, te recompensará”. Mateus 6:6 

Jesus, por preceito e exemplo, constantemente mostrava aos seus discípulos a necessidade de orarem. Até que 

“aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos”. (Lucas 11:1). 

Este é exatamente o tema que se propõe o presente estudo: ensinar o cristão a orar conforme as orientações das Sagradas Escrituras. 




No sermão da montanha, Jesus deixou bem claro que quando os crentes fossem orar em particular deveriam entrar em seu aposento e fechar a porta. A seguir deveriam dirigir suas orações ao Pai, o qual está oculto aos olhos dos homens, todavia, secretamente Ele vê e dará a recompensa que o suplicante solicita. 

Portanto, o cristão deve entrar em seu aposento particular e trancar a porta para orar reservadamente ao Pai celestial. 

Esse ato permite que o crente abra seu coração a Deus como a um amigo muito chegado. Com o seu aposento trancado o suplicante terá a certeza de que ninguém entrará no seu quarto para interromper sua comunhão com Deus, de modo que poderá concentrar inteiramente sua mente e seu coração na oração. 

Ao abrir o coração a Deus 

“não estejais inquietos por coisa alguma: antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplicas, com ação de graças”. (Filipenses 4:6). 

Jesus mesmo tinha o hábito de orar em particular. Observe o testemunho deixado pelo apóstolo Mateus:

“E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só”. (Mateus 14:23). 

Agora note o que escreveu o discípulo Marcos: 

“E, levantando-se de manhã muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava”. (Marcos 1:35). 

Veja o que o Doutor Lucas registrou a respeito do assunto: “Porém ele retirava-se para os desertos, e ali orava”. (Lucas 5:16). O testemunho eloquente desses homens santos de Deus mostram claramente que Jesus tinha em alta conta a oração em particular. Toda oração deve ser lúcida e consciente. 

O suplicante deve expressar ao Pai suas reais necessidades e agradecimentos pelas bençãos recebidas. Ela não deve ser uma ladainha decorada, repetida mecanicamente, sem nenhuma concentração ou atenção. 

MEDIAÇÃO NA ORAÇÃO 


2. A quem Jesus disse que devemos pedir, e em nome que quem? 

R.: “E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar”. João 16:23 

Em oração, ao pedirmos qualquer coisa ao Pai, devemos sempre fazê-lo em nome de Jesus. Somente então o Pai atenderá as nossas orações. 

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim”. (João 14:6). 

Portanto, somente poderemos ir ao Pai em oração por intermédio de Jesus. Orar em nome de Jesus é muito mais do que simplesmente mencionar o Seu nome na oração como se fosse uma palavra mágica, tipo “abracadabra”. Para orar em nome de Jesus é necessário que o cristão creia em Jesus de todo o coração, aceitando-o como Senhor e Salvador de sua vida. 

É preciso que creia em Suas promessas, e que esteja sendo santificado na verdade (João 17:17) pela prática diária da Palavra de Deus. 

3. Conforme Jesus, em nome de quem devemos pedir em oração? 

R.: “E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei”. João 14:13-14 

Novamente, neste versículo Jesus ensinou que tudo o que pedirmos em Seu nome Ele promete atender. E isto para que o Pai seja glorificado no Filho. A seguir Jesus reforça a ideia de que devemos pedir ao Pai em Seu nome ao dizer, que se pedirmos alguma coisa em Seu nome Ele o fará. 

Quando oramos ao Pai em nome de Jesus, na verdade estamos solicitando a mediação de Jesus em nosso favor. Pois, segundo os ensinos das Escrituras Sagradas somente Jesus Cristo é o mediador entre Deus e os homens (I Timóteo 2:5), pois ninguém vem ao Pai, senão por intermédio de Jesus (João 14:6). 

QUANTIDADE DE ORAÇÃO 


4. A exemplo do salmista, quantas vezes devemos orar ao dia? 

R.: “De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz”. Salmos 55:17 

O salmista tinha por costume orar de tarde, de manhã e ao meio-dia. E a exemplo do salmista devemos no mínimo também orar três vezes ao dia: de manhã, ao meio-dia e à noite. Alguns santos de Deus achavam conveniente que a oração da manhã fosse feita de madrugada. Observe o testemunho deixado pelo salmista:

“Eu, porém, Senhor, clamo a ti, e de madrugada te envio a minha oração”. (Salmos 88:13). 

A duração da oração não tem limite. Em épocas de crises ou de grandes decisões Jesus passava a noite inteira em oração. 

“E aconteceu que naqueles dias, subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus”. (Lucas 6:12). 

O exercício espiritual de praticar três orações ao dia manterá nossa comunhão com Deus constantemente renovada e nosso estado de espírito mais elevado. 

5. Quantas vezes o profeta Daniel costumava orar em seu quarto? 

R.: “Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas da banda de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como também antes costumava fazer”. Daniel 6:10 

O profeta Daniel foi um grande homem de Deus. A exemplo do salmista, ele também tinha o costume de orar três vezes ao dia. Segundo esclarecimento das Escrituras Sagradas, Daniel costumava se dirigir ao seu quarto para entreter comunhão com Deus. Naquele local, ele se punha de joelhos e orava a Deus, dando graças pelas bençãos recebidas. 

A oração pública pode ser feita em pé em atitude de reverência com a fronte inclinada para baixo, mas na oração particular é conveniente se ajoelhar. O ato de ajoelhar é um ato de adoração que prestamos a Deus. Como vimos Daniel ao orar “se punha de joelhos”. Observe como o salmista conclama os crentes a adorarem a Deus: 

“Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou”. (Salmos 95:6). 

Muitas vezes Paulo orava de joelhos: “E, havendo dito isto, pôs-se de joelhos, e orou com todos eles”. (Atos 20:36). Se você também quiser ser um homem de Deus, deverá seguir o exemplo dos homens santos de Deus, orando no mínimo três vezes ao dia. 

FÉ E ORAÇÃO 


6. Com o que devemos pedir ao Senhor? 

R.: “Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa”. Tiago 1:6-7 

Além de pedir a mediação do nome de Jesus Cristo na oração, também é necessário que o cristão venha a orar exercendo a fé, sem ter no coração qualquer tipo de dúvida. Pois aquele que faz uma oração cheia de dúvidas é comparado à onda do mar, a qual é levada pelo vento para qualquer parte e não chega a lugar nenhum. 

Aquele que ora sem exercer a fé não receberá de Deus coisa alguma. Quando for orar a Deus, o cristão deve acreditar que ele receberá a bênção, antes mesmo vê-la concretizada. Foi isso que Jesus ensinou: 

“Por isso vos digo que tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis, e tê-lo-eis”. (Marcos 11:24). 

Portanto a fé é o vetor que leva as nossas orações ao trono da graça. Sem a fé as nossas orações são desorientadas e se dissipam entre as paredes do nosso quarto. É somente pela fé que podemos agradecer e solicitar as bençãos de Deus. E isto é feito por intermédio da oração da fé. 

7. Que duas coisas devemos crer ao aproximarmos de Deus? 

R.: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe: porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”. Hebreus 11:6 

A fé é tão importante para a oração que sem ela é impossível agradar a Deus. Ao nos aproximarmos de Deus é necessário crer em duas coisas: Primeiro devemos crer que Deus existe. Segundo devemos crer que Deus é recompensador (galardoador) daqueles que O buscam em oração. 

A fé é o resultado da “confiança” que você deposita sobre alguém. A confiança faz parte da inteligência espiritual. Ela não é algo que você pode exercer na hora em que bem entender, ou mesmo no momento em que alguém lhe solicitar para depositar confiança nela. 

A confiança é uma conquista realizada pelos homens ao interagir uns com os outros. Para que você possa confiar no seu próximo, é necessário que você conheça o caráter dele. Mas para isso você precisa ter um relacionamento pessoal com essa pessoa. 

Por exemplo, se você estiver em seu são juízo jamais daria a chave do seu carro a um desconhecido que estivesse passando pela rua. Mas você daria a chave do seu carro a uma pessoa com quem você tem um relacionamento íntimo e tem a certeza de que essa pessoa não lhe trairá a confiança. 

Assim também, para podemos confiar em Deus precisamos ter um relacionamento pessoal e íntimo com Ele, caso contrário nunca O conheceremos, e em conseqüência nunca poderemos crer Nele. Para você poder conhecer a Deus é necessário que você venha a estudar com afinco a sua Santa Palavra, prestando especial atenção nos detalhes de Seu caráter e de Sua vontade para com os homens. 

IMPEDIMENTOS À ORAÇÃO 


8. O que causa divisão entre nós e Deus? 

R.: “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido agravado, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus: e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”. Isaías 59:1-2 

Além falta de fé e da falta da solicitação da mediação de Jesus, a oração ainda pode ser impedida pelos nossos próprios pecados. Muitas pessoas oram fervorosamente, e muitas vezes não são atendidas. Razão pela qual são levadas a pensar que a mão do Senhor está encolhida a ponto de não poder salvá-las. 

Ou então que o Seu ouvido está surdo, a ponto de não poder mais ouvir as orações. Todavia, a razão pelas quais muitas das nossas orações não são atendidas é porque os nossos pecados causam uma divisão entre nós e o nosso Deus. Os nossos pecados criam uma barreira que encobre o rosto de Deus de nós, impedindo que Deus ouça as nossas orações. 

Portanto, para que o canal de comunicação com Deus seja desimpedido precisamos com sinceridade do coração nos arrepender, confessar e nos converter da estrada do pecado para o caminho de Deus. 

9. Quando o Senhor não ouvirá nossa oração? 

R.: “Se eu atender à iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá”. Salmos 66:18 

O salmista declarou que se ele atendesse ao pecado no seu coração, o Senhor não o ouviria. Ou seja, se permitimos a existência de pecados acariciados em nosso coração, Deus não ouvirá as nossas orações. 

“Longe está o Senhor dos ímpios, mas escutará a oração dos justos”. (Provérbios 15:29). 

A única solução, para que Deus possa continuar escutando as nossas orações, consiste em livrar-nos definitivamente do poder que o pecado exerce em nossa vida. Para isso é necessário que venhamos a examinar nossa consciência, reconhecendo o pecado pelo seu exato nome. 

A seguir devemos nos arrepender, confessar e abandonar definitivamente o pecado. Pois, caso contrário, Deus não ouvirá as nossas orações. “Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem males”. (I Pedro 3:12). Portanto, para que as nossas orações sejam ouvidas por Deus é necessário que tenhamos nossa consciência purificada dos pecados. 

10. A oração de quem é abominável ao Senhor? 

R.: “O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável”. Provérbios 28:9 

A pessoa que desvia seus ouvidos de ouvir a Lei de Deus, faz uma oração considerada abominável ao Senhor nosso Deus. Aquela que rejeita a luz das Escrituras Sagradas está deliberadamente escolhendo o caminho das trevas. 

E quem recusa a obedecer e guardar os mandamentos que Deus revelou em Sua Santa Lei dá mostra de que não é uma pessoa sincera e íntegra de coração com as coisas sagradas de Deus. Por essa razão sua oração é abominável ao Senhor. 

“Ora nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve”. (João 9:31). 

Portanto, aquele que quer ter uma oração vitoriosa deverá evitar a todo custo o poder do pecado, caminhando e praticando a luz que provem da Palavra de Deus. Desse modo, “qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos; porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista”. (I João 3:22). 

ORAÇÃO VITORIOSA 


11. Qual é a confiança que temos no em Deus? 

R.: “E esta é a confiança que temos nele, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve”. I João 5:14 

A confiança que temos em Deus é que se pedirmos em oração alguma coisa que seja segundo a Sua santa vontade, Ele nos atende. A vontade de Deus se encontra expressa em Sua Santa Palavra. 

É vontade de Deus conceder-nos perdão, salvação, esperança, temperança, saúde, santidade, sabedoria, paz, enfim, tudo o que for necessário para que sejamos felizes. Devemos sempre ter em mente que Deus deseja nos conceder o melhor para nós. Foi isso que Jesus ensinou: 

“Se, vós pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhos pedirem”. (Mateus 7:11). 

Ao orarmos devemos pedir que seja feita conforme a vontade de Deus. Foi assim que Jesus em Seu grande momento de aflição se colocou nas mãos de Deus orando: 

“Pai, se queres, passa de mim este cálix, todavia não se faça a minha vontade, mas a tua”. (Lucas 22:42). 

Assim também nós devemos orar a Deus colocando-nos em Suas bondosas mãos, confiando no Seu imenso amor, na Sua misericórdia, em Sua piedade, enfim, confiando que Deus é galardoador de todos aqueles que O buscam. Esta era a confiança que o salmista tinha a respeito de Deus: 

“Ouve-me, Senhor, pois boa é a tua misericórdia; olha para mim segundo a tua muitíssima piedade”. (Salmos 69:16). 

12. Segundo Jesus, em que condições as orações serão atendidas? 

R.: “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito”. João 15:7 

Se nós estivermos em Jesus e as Suas palavras estiverem em nós, poderemos pedir tudo o que desejarmos, e que nos será atendido. Portanto, duas são as condições para nossas orações serem atendidas: 

(1) Estar em Jesus e (2) Suas palavras estarem em nós. Estar em Jesus significa permitir que ele habite nossos corações, vivendo não mais o “eu”, e sim Jesus. Esse foi o testemunho deixado pelo apóstolo Paulo: 

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”. (Gálatas 2:20). 

As palavras de Jesus estarão em nós quando estivermos vivendo a Palavra de Deus em nossas vidas. Foi Jesus mesmo que disse: “Santifica-os na verdade: a tua palavra é a verdade”. (João 17:17). 

Se você cumprir esses dois requisitos “pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito”. Então o que você fará com o que aprendeu sobre a oração? 

A sugestão é que você creia que a oração é um exercício espiritual sagrado que deve ser realizado todos os dias, e que Deus ouve as orações. Por essa razão você precisa se comprometer a orar com fé, no mínimo três vezes ao dia, para que a janela do céu lhe seja aberta, e que a sua confiança em Deus possa crescer cada vez mais.

FONTE: Esse artigo é de autoria de Leandro Bertoldo, para conhecer e adquirir o conteúdo integral acesse 👉 Leandro Bertoldo clube de autores.