Oração do Perdão: 12 Passos para Perdoar a si mesmo e aos outros

Oração do Perdão 7 Passos para Perdoar

O perdão é uma atitude de força, o perdão na Bíblia é um privilégio e não uma opção, pois que 'se você quiser ser feliz por um minuto, vingue-se, mas se você quer ser feliz a vida inteira, perdoe'. Aprenda nesse post 12 Passos para perdoar a si mesmo e aos outros. Conforme mostramos abaixo o caminho não é tão fácil, mas é possível, com confiança em Deus.

Aprenda a oração do perdão  para sentir paz e refrigério, removendo toda raiva e ressentimento do coração.


A DOR DE CADA UM


Muitas vezes as pessoas tomam atitudes de revolta e explosão, e quem observa pode não entender por que tanto ódio, mas não podemos saber o que se passa dentro dos indivíduos, cada ser humano carrega um fardo, e alguns sofrem com traumas pesados e torturantes, essas são as raízes da maioria dos males do mundo.


1 - PERDÃO AMOR


Com amor tudo é possível, quem ama sempre tem perdão abundante para oferecer, por que sabe que isso não faz mal.

Perdoar é uma qualidade que está em falta em nosso mundo. Por mais estranho que pareça, grande parte das pessoas acha que perdoar é um ato humilhante e até um defeito de conduta.

Outras pessoas não conseguem SE PERDOAR, devido essas crenças erradas, acabam achando que todo mundo pensa assim, e por isso seus erros jamais serão perdoados pelas pessoas. Esse é um conceito equivocado, perdoar não é um defeito, muito pelo contrário, é uma das mais valiosas e belas caraterísticas do caráter cristão.

Num mundo onde todos erram o que seria de nós se não houvesse o perdão?

2 - CURANDO O CORAÇÃO


Em seu livro 'Fator de enriquecimento' Paulo vieira apresenta 14 pressupostos do perdão.

Analise cada ponto dessa lista e pratique em sua vida.

O Perdão é...


1 Um processo e não um acontecimento;

2 Assumir a responsabilidade de como você se sente;

3 Recuperar sua força e seu destino;

4 Aprender sentir paz por liberar quem me fez mal;

5 Para você, e não para o autor da afronta;

6 Refere-se à sua cura, e não a da pessoa que lhe feriu;

7 É uma habilidade que precisa de treino;

8 Ter mais controle sobre seus pensamentos;

9 Levantar a cabeça e ter equilíbrio físico e mental;

10 Ser um herói feliz, e não uma vítima sofredora;

11 Uma escolha;

12 Um decisão interna;

13 Restituição;

14 Possível com Deus.

3 - DEUS PERDOA?


O evangelho afirma que o Pai celeste e os anjos no céu sentem mais alegria por 1 pecador que se arrepende do que por 99 justos que não necessitam de arrependimento (Lucas 15:7).

Deus perdoa e acredita na restauração do ser humano, Jesus nos ensina que...

"Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lheE, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe(Lucas 17:3,4) 

Esse é um padrão bastante elevado de conduta, é um modelo pregado e VIVIDO por Cristo, mas em nossa sociedade poucas pessoas o praticam, porém aqueles que se esforçam para o imitar, sabem que é o melhor caminho.

4 - PERDOAR É SER INTELIGENTE


Perdoar alguém é uma atitude de inteligência, perdoar não é fraqueza, muito pelo contrário, perdoar é força. Por que é necessário muito mais força para perdoar do que para guardar máguas, ressentimento ou raiva. 

Quem age com violência diante de uma afronta não está demonstrando força, está demonstrando falta de auto controle, falta de domínio próprio, e isso é um defeito grave de caráter.

Quem não perdoa está fazendo mal apenas a si mesmo, guardar ressentimentos de alguém ou desejar o mal a quem nos ofende é a mesma coisa de tomar um veneno mortífero e querer que o outro morra. Isso é trágico, mas há uma saída!

5 - PALAVRAS DE PERDÃO


Muitas vezes quem é ofendido tem grande dificuldade, por lutar com uma avalanche de pensamentos perturbadores, de forma que fica complicado falar sobre perdão quando os sentimentos são exatamente o oposto.

É preciso subjugar esses pensamentos nocivos, FALAR palavras de perdão é o caminho para SENTIR o perdão, não espere sentir primeiro para depois falar, temos que avançar pela fé.

Já imaginou como seria sua vida se só fizesse algo quando sentisse vontade? Lutar e se esforçar para subir uma montanha exige muito empenho, mas toda luta tem sua recompensa, se você se esforçar para perdoar e pedir isso a Deus, com certeza terá resposta.

MÚSICA SOBRE PERDÃO


'Perdoar' é uma música interpretada por Jairo Souza, que tem uma mensagem muito tocante, assista:



6 - TRAIÇÃO TEM PERDÃO?


Talvez a pergunta mais difícil de responder seja: "Como perdoar uma traição?"

😔 Quem trai merece perdão?

😞 É possível perdoar traição?

Na verdade o perdão só é perdão se for dado a quem não merece, por que se perdoamos só quem merece não é perdão, é cortesia, camaradagem ou reciprocidade, mas não perdão.

A atitude mais nobre que devemos tomar diante das falhas alheias e até de ofensas graves cometidas contra nós é ajudar o ofensor oferecendo perdão e orando por ele (a), por que as pessoas que menos merecem são as que mais precisam do nosso perdão.

Muitas vezes quem nos agride pode não demonstrar arrependimento ou tristeza por ter feito um grande mal, mas a melhor atitude para o bem do próprio ofendido é entregar a questão a Deus, por que ele é juiz reto e fará justiça melhor do que nós faríamos com a vingança.

Quem perdoa descansa, quem alimenta raiva não consegue ter paz, por isso que perdoar é uma atitude inteligente, não perdoar mina nossa capacidade de progredir, mantendo a pessoa numa atitude sofredora, que não faz bem.

É preciso dar a volta por cima, seguir em frente, usando o fracasso como trampolim para alcançar vitórias maiores. A dor e a dificuldade perturbam a mente, e essa é uma circunstância muito angustiante, mas ao mesmo tempo pode ser um grande aprendizado, e suportar com resiliência irá lhe dar uma camada a mais na sua armadura para vencer obstáculos maiores na vida, por que não há um mal que não traga um bem.

'Grandes adversidades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários' (C.S Lewis)


COMO CONFIAR DE NOVO?


A confiança uma vez quebrada provoca um estrago terrível no coração do ofendido, mas com Deus é possível haver uma restauração tão intensa, que torne a relação até melhor do que antes da ofensa, através de 3 ingredientes poderosos:

1 A Oração

Orar juntos fará com que coisas extraordinárias aconteçam, por que quando somos sinceros e buscamos ajuda em Deus, Ele responde.

2 O Diálogo

Falar sobre coisas específicas que precisam ser tratadas e ouvir sobre o que o outro sente também ajuda muito.

3 A Transparência

Quando respeitamos o outro não precisamos ficar escondendo as coisas, ter transparência é o caminho mais rápido para reconstruir a confiança.

7 - FALSAS IDEIAS DE PERDÃO


É importante entender alguns pontos relevantes sobre o que não é o perdão:

- Perdoar não é ter que ficar aguentando maus tratos;

- Perdoar não é desculpar o mau comportamento;

- Perdoar não é negar que está sofrendo;

- Perdoar não significa que temos que continuar com a pessoa que nos maltrata;

- Perdoar é repreender e confrontar o ofensor de forma pessoal e secreta, nunca em público.

- Só Deus pode nos dá forças para agir assim... ore e Ele fará.

8 - O PERDÃO NA BÍBLIA


Perdão na Bíblia

Jesus contou uma parábola interessante em Mateus capítulo 18, que apresenta um significado profundo quanto ao perigo de alimentar atitude irreconciliável, para com quem nos ofende, por que Deus sempre nos perdoa. 

Essa história também é uma oração do perdão, por que expõe a realidade do mundo espiritual, veja na íntegra:

A PARÁBOLA DO CREDOR INCOMPASSIVO


"Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?

Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.
Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;

E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos;

E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.

Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.

Então o Senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.

Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves.

Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.

Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.
Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara.

Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste.

Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?

E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que lhe devia.

Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas. (Mateus 18:21-35)

QUE SIGNIFICA?


Entendendo a parábola do credor incompassivo.

Lições práticas da parábola:

1 - O Rei representa Deus, que sempre nos perdoa;

2 - O primeiro devedor representa o ser humano impenitente, que não entende o perdão de Deus;

3 - O segundo devedor representa o pecador comum que busca arrependimento sincero;

4 - O homem que devia 10 mil talentos não tinha compreensão correta da imensidão de sua dívida, afirmou que iria pagar, mas jamais o poderia;

5 - Assim também muitos pensam poder fazer alguma coisa com as próprias capacidades para pagar sua dívida para com Deus, ao invés de aceitarem os méritos de Jesus, único meio de salvação;

6 - Todo mundo quer ser perdoado, mas poucos estão dispostos a perdoar;

7 - As faltas dos outros sempre parecem maiores que as nossas;

8 - Ai de nós se Deus nos tratasse como tratamos uns aos outros!;

9 - O perdão do primeiro credor não era uma opção, era um obrigação;

10 - A parábola ensina que não perdoar é um pré requisito para a condenação eterna.

CITAÇÃO


Só existe desvantagem e prejuízo em não perdoar:

"Nada pode justificar o espírito irreconciliável. Aquele que não é misericordioso para com os outros, mostra não ser participante da graça perdoadora de Deus. A benignidade e misericórdia que em Sua própria vida preciosa Cristo revelou, serão vistas também naqueles que se tornam participantes de Sua graça. "Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dEle." Rom. 8:9. Está alienado de Deus e apto unicamente para a eterna separação dEle". 


"A misericórdia perdoadora de Deus deve ser a medida da nossa própria. Não nos é perdoado porque perdoamos, porém, como o fazemos. O motivo de todo perdão acha-se no imerecido amor de Deus; mas, por nossa atitude para com os outros denotamos se estamos possuídos desse amor. Por isto Cristo diz: "Com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós." Mat. 7:2 (Parábolas de Jesus, EGW Pág. 251)


9 - NUNCA SE VINGUE


"Não dê ao perdido ocasião para desânimo. Não permita intervir uma severidade farisaica para ferir seu irmão. Não surja amargo escárnio no espírito ou no coração. Não manifeste sinal de desprezo na voz. Se falar uma palavra de você mesmo, se tomar atitude de indiferença, ou denotar suspeita ou desconfiança, poderá causar a ruína de uma vida. Carece ela de um irmão com o coração simpatizante do Irmão mais velho para que lhe toque o coração humano. Sinta ela o aperto de uma mão simpatizante, e ouça o sussurro: Oremos. Deus dará rica experiência a ambos. A oração une-nos um ao outro e a Deus. A oração traz Jesus ao nosso lado, e dá à alma fatigada e perplexa novas forças para vencer o mundo, a carne e o diabo. A oração desvia os ataques de Satanás". (Idem.)


10 - ORAÇÃO DO PAI NOSSO


A oração do pai nosso deve ser recitada com cuidado na parte que diz: 'Perdoa as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos têm ofendido..." por que muitos devido estarem orando assim ao mesmo tempo em que alimentam uma atitude irreconciliável com o próximo, sem perceber podem estar condenando a si mesmos, veja:

"Pois se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará; mas se não perdoardes aos homens, tão pouco vosso Pai perdoará as vossas ofensas". (Mateus 6:14,15)

Quando não perdoamos e rezamos assim, estamos pedindo para Deus nos tratar da mesma maneira, ou seja, não nos perdoar, isso é muito perigoso!


11 - ORAÇÃO DO PERDÃO


Por ter sofrido ofensa:

( ) "Pai celestial, eu tenho lutado muito com sentimentos de raiva, e meu coração carrega muita mágua e tristeza pelo desgosto que sinto por (nome da pessoa) ter me ofendido (ou traído).

Eu sei que essas coisas não me fazem bem, mas não consigo parar de senti-las, peço que o Senhor intervenha nessa situação e me dê a paz de espírito e uma disposição contínua de perdoar essa pessoa e não deixar que esse mal me prejudique mais.

Eu quero poder aprender com essa experiência, e sei que o Senhor tem poder para transformar todo esse mal em um bem em minha vida e na vida de muitas outras pessoas, me ajuda a confiar em ti e descansar na certeza que tudo é possível ao que crê.

Que Jesus seja meu escudo e defesa, por que eu entrego a ele essa questão, eu sei que hoje sinto essa dor, mas logo o tempo fará com que isso seja como águas passadas. A minha alegria virá logo ao amanhecer por que o Senhor é o meu refúgio. Obrigado por isso, em nome de Jesus, amém".

Por ter ofendido:

( ) "Senhor perdoa-me por ter ofendido a (nome da pessoa). Eu fui muito egoísta e só pensei em mim, não imaginei que fosse capaz de causar tamanho estrago na vida das pessoas dessa forma.

Eu me sinto mal e estou confessando a ti que não tenho forças para pedir perdão, a Bíblia afirma que o Senhor opera em nós o querer e o realizar, e eu suplico que me dê forças para procurar reparar esse dano e encontrar a simpatia que preciso, de modo que possa haver uma reconciliação.

O Senhor afirma em tua palavra que existe muita alegria no céu quando um pecador se arrepende, e eu estou arrependido(a) do que fiz e desejo nunca mais faze-lo, dá-me forças para confiar em ti, por que nada é impossível para ti, e Jesus me diz: '...vinde a mim e eu vos aliviarei', concede-me esse alívio, no nome dele, obrigado por me ouvir, amém".

12 - PREGAÇÃO SOBRE PERDÃO


Nesse sermão, o Pastor Luis Gonçalves, apresentador do Arena do Futuro pela TV Novo Tempo e evangelista da Divisão Sul Americana da Igreja Adventista do Sétimo dia, apresenta sob uma perspectiva Bíblica uma pregação sobre o Perdão maravilhosa, confira:



SLIDES PALESTRA


Baixe aqui o slide dessa pregação para usar em sua igreja:

CONCLUSÃO


Você conferiu nesse artigo o método da oração do Perdão: 12 Passos para Perdoar a si mesmo e aos outros, esse conteúdo foi produzido pensando em você, se gostou deixe um comentário abaixo e compartilhe! 👇

Livro 'Fator de Enriquecimento' Paulo Vieira Pag. 238

VEJA TAMBÉM


- MindSet: Como Reprogramar a Mente”
- 5 Razões Para Respeitar a Virgem Maria
- Os Símbolos das Profecias

- Memorização Para Concursos