Não haverá lugar para se esconder

LUGAR_PARA_SE_ESCONDER

I – ADVERTÊNCIAS MODERNAS


Últimos dias de Pompéia. Ninguém esperava que algum dia pudesse acontecer. Então o poderoso Vesúvio entrou em erupção e o inferno explodiu de um límpido céu azul.


A carnificina foi inacreditável. Não havia onde se esconder.

O dia 24 de agosto do ano 79 surgiu como qualquer outro dia de verão em Pompéia, uma cidade de veraneio para romanos ricos.

A hora do almoço chegou e os lojistas fecharam as portas. Um padeiro colocou 81 pães no forno. Um freguês colocou algumas moedas no balcão de uma loja de vinhos.



Então um súbito terremoto sacudiu Pompéia. A maioria dos 20 mil moradores conseguiu se salvar. Porém, uma boa parte, cerca de 2 mil, demorou demais.
As ruínas da cidade contam  a trágica história. Alguns se demoraram para enterrar valores, outros passaram momentos valiosos enchendo carrinhos com bens, tolas bugigangas dos tesouros  terrenos, para serem pegos pelo círculo  da morte em torno do Vesúvio. 

A forma de um homem ficou na rua ainda com a mão cheia de moedas de ouro. Aqueles que saíram correndo pelos campos amarram travesseiros na cabeça para  protegerem-se da avalanche que o Vesúvio enviava violentamente através dos céus.

A chuva e as cinzas  desciam em cascata sobre Pompéia. As vítimas respiravam a fatal fumaça cheia de enxofre em seu caminho onde um misto de chuva e de cinzas envolvera os corpos com o um gesso. Dezenove séculos se passaram e hoje ainda são preservadas as formas daqueles que se demoraram e não foram salvos do Vesúvio. 

Famílias inteiras sucumbiram, o terror da morte estava estampado em cada rosto. A  garçonete nunca chegou a pegar o dinheiro do freguês. Os 81 pães permaneceram sem assar no forno. As lojas nunca mais abriram.


Tudo que permanece até agora serve para nos fazer lembrar da surpresa estonteante e do erro fatal de muitos ao fugirem para salvar a vida.
Quando pensamos no destino de Pompéia, não podemos deixar de nos perguntar se o povo de lá havia ouvido falar em Jesus Cristo. 


Os estudiosos têm poucas dúvidas de que mensageiros das boas novas tivessem pregado por lá. Uma cruz solitária numa parede da cidade sugere que alguns possam ter aceitado o evangelho. Mas, aparentemente, a maior parte dos moradores não aceitou a salvação.

Qual a relação entre a queda de Pompéia e o futuro de nosso planeta. Será que o tempo está se esgotando para nós também?

II – O NOVO TESTAMENTO CONTÉM 260 AVISOS CLAROS, INDUBITÁVEIS SOBRE A CRISE FINAL


A – Lemos no Novo Testamento: 

“... virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as suas próprias paixões, e dizendo: Onde está  a promessa da sua vinda? ... todas as coisas permanecem como estão desde o princípio da criação” (II Pedro 3:3 e 4 - pág., NT).

B – A própria Bíblia não deixa espaço para dúvidas: “Mas o dia do Senhor virá como ladrão de noite; no qual os céus passarão  com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há, se queimarão” (II Pedro 3:10 - pág., NT).

Vem-nos então a pergunta: Será que há fogo armazenado na terra para o fim do mundo? Aparentemente sim.

1 – Pensemos no monte Krakatoa, por exemplo, na costa de Java. Sua erupção, em 1883, foi o maior estrondo que a história já registrou; o som percorreu 4.800 quilômetros.

O vulcão pulverizou um quilômetro cúbico e meio de material sólido em cinzas, erguendo uma nuvem escura por vinte  e sete quilômetros, fazendo um eclipse no sol e finalmente envolvendo a Terra.

Enormes ondas de dezesseis metros cobriam a costa, destruindo 1.295 cidades e vilarejos.

2 – As erupções de Krakatoa através da história fornecem provas incontestáveis do arsenal de fogo guardado no interior da Terra. Lembre-se do primeiro juízo – da inundação do tempo de Noé? 

Assim como naqueles dias as águas de dentro da Terra se juntaram com as águas do céus e destruíram a Terra, no juízo que está por vir o fogo de dentro da Terra se unirá com o fogo dos céus, sob o comando de Deus.

Lemos na Bíblia (II Pedro 3:6-7 - pág., NT).

Para a geração de Noé, destruição através de água. Para a nossa, destruição pelo fogo.

C – “Mas nós, segundo a sua promessa aguardaremos novos céus e nova Terra em que habita a justiça” (II Pedro 3:13).

Então, veja bem, o final deste mundo não é má notícia para  o povo comprometido com Deus. Sim, Jesus virá em nuvens de brilhante glória e nos levará aos céus. Que boas vindas então teremos! Anjos se ajuntando ao nosso redor, entoando cânticos de alegria.

D – Por que Deus parece estar atrasando a vinda de Jesus? Por que não cumpriu Ele a promessa de voltar, de salvar Seu povo e destruir o mundo?  Encontramos a resposta aqui neste mesmo capítulo que parece estar repleto de informações atuais (II Pedro 3:9).

Agora nós entendemos. Está dito nessas palavras. Jesus demora a chegar aqui porque Deus não quer ver ninguém perecer. Ele está esperançoso, apesar de tudo, de que toda alma perdida se arrependa e seja salva.

1 – Lembro-me do que aconteceu no Monte Santa Helena. Parecia uma montanha comum. Alta, mas não tão alta quanto as de sua vizinhança. Então, numa manhã de março de 1980, o Monte Santa Helena acordou e entrou em erupção, lançando vapor e cinzas a milhares de metros em direção ao céu, uma explosão comparável ao Vesúvio queimado sobre Pompéia.

Quase 160 quilômetros abaixo, em Yakima, Washington, o sol se escondeu ao meio-dia, deixando a cidade em total escuridão durante várias horas.

Aqueles que moravam perto do Santa Helena haviam tido avisos de uma erupção iminente. Eles foram avisados.

Alguns ouviram e fugiram. Outros se atrasaram e não se salvaram.

Vulcão santa helena

Eu penso no Sr. Harry Truman, de 84 anos, não o ex-presidente, claro, mas o dono do alojamento Santa Helena à beira do lago “Spirit”. Ele havia vivido em segurança perto da montanha por mais de meio século. Ninguém iria lhe dizer o que fazer. Afinal de contas ele se gabava: 

“Ninguém entende mais essa montanha do que o Harry; ela não ousará explodir em cima de mim.”

Mas aconteceu. A surpresa estonteante veio com uma explosão retumbante que lançou um quilômetro e meio de material em direção aos céus.

O pobre Harry Truman e dezenas de outros ainda jazem lá, enterrados embaixo de toneladas de lava vulcânica. Eles arriscaram a vida e a perderam. Eles foram avisados, mas se recusaram a ser salvos.

Por que temos tanta dificuldade em ouvir os avisos?

E – O livro de Apocalipse retrata uma cena amedrontadora para aqueles que não estão prontos para a vinda de Jesus (Apocalipse 6:14-16 - pág., NT).

CONCLUSÃO


A – Quem poderá sobreviver a esse dia? Todos os que dedicaram sua vida ao Senhor Jesus Cristo. Todos os que creem em Jesus o suficiente para viver com Ele de todo o coração.

1 – Em outubro de 1871, o grande evangelista Dwight L. Moody realizou encontros evangelísticos. No final de sua mensagem ele repetiu as palavras de Pilatos: 

“Que farei de Jesus?”

Então ele disse: 

“Eu gostaria que levassem esse texto para casa com vocês e pensassem a respeito dele. Na próxima semana nós voltaremos ao calvário e à cruz, e então decidiremos o que fazer de Jesus.”

O vocalista principal de Moody, Sankey, começou a cantar. Mas a sua canção jamais terminou. Ele foi interrompido pela pressa e pelo som das sirenes de bombeiros. Chicago estava em chamas.


Moody lamentou: “Eu preferia dar minha mão direita para ser cortada, a ter dado a este auditório agora, uma semana para pensar!”

Sim, querido, o tempo é essencial. Que faremos de Jesus? Sua resposta a essa pergunta decidirá onde você estará quando o fogo chegar. Se conhecer a Jesus, você terá onde se esconder. Ficará seguro com Sua provisão e Seu amor salvador.

Talvez você esteja se perguntando como é que se faz para se chegar a ser salvo? Quer que eu explique os simples passos para a salvação? Não devemos cansar de repeti-los.

2 – Primeiro, confesse a Deus que é pecador, que não tem competência para se salvar. Depois diga a Ele que acredita que Jesus Cristo tenha vindo à Terra como seu Salvador, e que por causa de Seu sacrifício na cruz, Ele pagou o preço total de sua salvação.

3 – E finalmente, abra seu coração e peça a Deus para aceitá-lo como Seu filho por causa de Jesus.

Sabe, quando você abre seu coração a Deus, Ele escreve o seu nome no livro da vida no Céu.

SLIDE PARA APRESENTAR ESSA PALESTRA SOBRE OS ÚLTIMOS DIAS




BAIXAR MATERIAIS


Faça o download dessa palestra para usar em seu trabalho evangelístico, no link abaixo estão inclusos:

- Slides de Abertura;
- De 1 a 4 Vídeos do Conteúdo;
- Palestra completa em Power Point;
- Áudios para Fundo Musical;
- Slides com Dicas Diversas;
- Testes Específicos e etc.

VEJA TAMBÉM


- Que Significa: ‘Aborrecer pai e mãe?”
- 5 Razões Para Respeitar a Virgem Maria
- Os 10 Mandamentos Com Pr. Luis Gonçalves