3 Segredos para ter um Casamento Feliz e Duradouro

CASAMENTO FELIZ

O lar é o ambiente natural mais propício para que floresça e frutifique a alegria.

1 – Não podemos viver sozinhos.

2 – Temos a necessidade de amar e sermos amados. E  uma das formas mais sábias de assegurar o prazer individual é formar lares sólidos que provejam o ambiente ideal à alegria.

B – Mas, por mais paradoxal que pareça, não é difícil viver um casamento feliz e alcançar a hamonia conjugal.

1 – A  Academia de Ciências Morais e Políticas de Paris estudou o caso de 96.834 casamentos e assinalou que somente 17 eram felizes.

2 – Qual é a causa de tantos fracassos? Evidentemente não se trata de apenas uma razão, mas de muitas, algumas das quais comentaremos.

C – Alguns pensam que cultura garante a felicidade doméstica.

1 – Sinto profundo respeito pelas ciências, mas devo dizer que a felicidade conjugal nem sempre depende da cultura ou da capacidade intelectual.



2 – Sócrates orientou uma corrente de pensamentos que chega até nossos dias, mas não pode orientar satisfatoriamente as relações em seu lar, onde eram muitos os momentos ingratos. Conta-se que, em uma ocasião, Jantipa, sua esposa, começou a repreendê-lo furiosamente. Era cedo. Como as coisas não melhoravam, Sócrates chegou a cansar-se e  saiu de casa. A mulher, fervendo de ódio, arremessou da  janela uma bacia de água na sua cabeça. Sócrates parou, olhou para cima; e assim como estava, molhado até os ossos, disse:

- Eu já estava prevendo. Depois da trovoada costuma chover.
3 – Lincoln, no tempo que era advogado, realizava longas viagens recusando-se a voltar ao seu lar, enquanto outros colegas o faziam, por causa das  amarguras de sua vida conjugal. E esses problemas continuaram até sua morte.

D – Outros pensam que riquezas e condição social garantem a felicidade do lar.

1 – O milionário Donald Trump foi alvo da imprensa por causa de suas brigas e separação da esposa Ivana Trump.

2 – As constantes separações de atores de novelas mostram que não conseguiram se realizar no casamento.

I – Imaturidade Conspira Contra o Casamento Feliz


A – Muitos lares fracassam porque aqueles que contraem matrimônio chegam a este ponto sem ter plena consciência do que estão fazendo.

1 – Perdem  de vista a solenidade dessa união e entram para as bodas nupciais com leviandade.

2 – Creem que o matrimônio é uma espécie de contrato, no qual cada uma das partes arrisca a  sorte, e que poderão dissolvê-lo diante das desavenças. É correto pensar deste modo?

a – Não.

b – O lar não poderia ser estabelecido sobre bases de contrato que pode ser dissolvido, mas sobre promessas de eterna união, mesmo diante das dificuldades que possam surgir.

Conta-se a história do naufrágio do Transatlântico  “Titanic”, e o que vou contar sucedeu no ano de 1912. Diziam que o barco era grande e de grande valor, e o que havia de ser alegria, transformou-se num caos. Após o choque com o iceberg, a alegria transformou-se num desespero, quando se ouviu a voz “Salve-se quem puder”. Em enorme confusão, todos os parceiros atemorizados se dirigiram à procura de um salva-vidas. De repente, apareceu através de uma porta, um casal de 86 anos. Com passos trêmulos,  apoiando-se um ao outro, dirigiram-se até ao barquito  no qual pretendiam entrar. Um  rude marinheiro pegou num braço do Sr. Straus e disse-lhe: 

- Para trás, só há mais um lugar e esse será para a senhora; vamos depressa minha senhora porque o barco está afundando. 

- Então, a senhora deu um passo para trás e voltando-se para o marinheiro, exclamou: 
- “entre  você e partam”. 

- Ela vivia com o senhor Straus há mais de 50 anos e eles nunca tinham se separado, nem nos bons nem nos maus momentos. Sempre  tinham vivido juntos, e assim, como tinham vivido juntos, morreriam juntos.

Deram o braço e começaram a andar. Todos os passageiros ficaram admirados. Enquanto remavam em direção à praia, olhavam para o Titanic e o casal no convés. Agora só a morte os separaria. Assim deveria ser a experiência do casamento: unidos por toda vida.

A – A imaturidade leva a brigas entre os casais


1 – Li sobre um casal que não soube encontrar uma saída pacífica para suas desavenças. O esposo tomou um pau, sua mulher o imitou e se lançaram um contra o outro em um encarniçado duelo. A esposa ganhou a partida, embora ficasse com muitas costelas quebradas. Ambos foram presos.

2 – Esta mesma imaturidade está asfixiando a muitos casamentos na atualidade. Se não, por que tantos gritos encolerizados, estridentes e bruscas represálias que há por aí?

B – O que leva os casais a brigarem? No fundo da maioria das brigas há imaturidade.

1 – Tieche, em seu livro El Arte de Viver, narra o caso de Felipe e Catarina. Uma noite estavam em sua salinha e viram cruzar um rato. Ambos perguntaram-se de onde ele haveria saído.

–  Entrou por aqui, disse Felipe.
–  Não, foi por este lado, replicou Catalina .
–  Te disse que veio desta direção!
– Não  , eu vi chegar de lá!

A disputa se agravou rapidamente até o ponto de o serão terminar em uma atmosfera carregada de eletricidade e ambos os cônjuges não se dirigiram uma palavra por vários dias. Felizmente a cena aconteceu poucos dias antes do Ano Novo, e como este é o momento dos novos começos, era necessário arrumar as coisas. Felipe rompeu o silêncio e disse:

– Vamos, Catalina! Não devemos passar assim o dia de Ano Novo. Façamos as pazes, queres?

– Como não. Felipe!
Confundiram-se em um comovedor abraço, e enquanto Catalina secava as lágrimas por cima do ombro de Felipe, acrescentou:

– Mas te recordas que o rato veio deste lado?

– Oh, não! Te asseguro que foi por este outro lado. E a disputa se renovou.

2 –  Os dois esposos riem por uma insignificância. Como não têm suficiente maturidade em suas personalidades, deixam-se levar pelo amor próprio e negam-se a ceder. Não é pois estranho que seja incômodo viver nessa casa, e talvez se torne impossível com o tempo.

3 –  Joseph Sabath, magistrado de Chicago, depois de atuar como árbitro em mais de 40.000 casamentos desgraçados, declarou: “No fundo da maior parte da infidelidade matrimonial, há trivialidades”.

a – Sem dúvida, este homem estava autorizado a dizer essas palavras, pois tinha material em abundância diante de si para emitir juízo.

b – Muitos outros, com experiência semelhante, mencionam-nos que aqueles que recorrem ao divórcio para solucionar suas diferenças conjugais e depois concretizam outra união, não são felizes. A mesma imaturidade que os levou a ser incapazes de estabilizar o primeiro casamento, os leva ao precipício na segunda tentativa.

4 – Sem dúvida, expressa muita sabedoria aquele provérbio espanhol que diz: “No casamento é preferível a pior tormenta ao naufrágio”.

II – O Primeiro Passo Na Solução: Crescer Emocionalmente:


– Pois bem - dirá alguém - que devo fazer para solucionar as brigas com meu esposo?

A – O essencial, no caso de briga, é dar prova de boa vontade e ter um ânimo perdoador. Coloque-se no lugar de sua esposa, reconheça seus defeitos e esteja disposto a perdoar.

B –  Evite a primeira briga. Como?

1 – Uma senhora humilde entrevistou uma curandeira para pedir-lhe que realizasse algum mal ou encanto para dominar seu esposo, que costumava beber e castigá-la brutalmente. Depois de dar toda sua informação, a atribulada mulher viu que em meio de uma espécie de ritual misterioso, a curandeira enchia um frasco de certo líquido e lhe dizia:

- Este frasco contém água milagrosa. A próxima vez que seu marido vier com ameaças e injustiças, você terá que encher a boca de água milagrosa e mantê-la ali todo o tempo que puder. Não a tome nem a jogue fora. Quanto mais tempo a conservar na boca, maior poder terá sobre ele. Logo verá como o dominará completamente.

Logo depois, ao regressar para sua casa, pôde colocar à prova a receita.
O esposo abriu a porta visivelmente alterado, e com a voz áspera, começou a recriminar e a ameaçar enquanto erguia seus punhos cerrados e proferia fortes insultos. Diante desse quadro, a infeliz esposa tirou dentre suas roupas o frasco e encheu sua boca com a “água milagrosa”.

O marido continuou com suas injustiças e insolências. Ela manteve a “água milagrosa” na boca durante vários minutos e, finalmente, viu que as palavras foram cada vez mais serenas e, entre palavras entrecortadas, apareceram as primeiras desculpas.

Depois de um silêncio longo, finalmente chegou a calma. Então, desocupou a boca da “água milagrosa” que lhe deu tão surpreendente resultado. Pois cada vez que quis responder - e os impulsos eram de utilizar o mesmo tom que seu esposo - viu que não podia fazê-lo sem tragar ou lançar fora a água. E como “quando um não quer, dois não briga”...

2 – Quem faz assim prova que é maduro emocionalmente.

3 – Eu não sou curandeiro e não creio nisso. Mas tenho certeza de que esta receita dá certo.

III – Aspectos da Felicidade Conjugal


A – Mas, se de repente você não conseguir segurar a provocação e explodir porque algo lhe contrariou, remedi-e a situação com espírito de humor.

cronim ovo estragado

1– J. Cronim voltou um dia do trabalho em um povoado da Irlanda completamente deprimido. Tentava abrir caminho na medicina, porém tudo lhe ia mal. Voltava para casa cansado, esgotado. 

Estava morto de fome - poderia comer um boi inteiro. Quando chegou à sua humilde casa, notou que a esposa havia preparado um ovo cozido. Fazendo um grande esforço e tratando de dominar-se, Cronim decidiu quebrar a casca e viu que o ovo estava estragado, podre. Levantou-se como uma caldeira prestes a explodir. A esposa havia tido também um dia terrível. Tudo saiu mal. 

Ante a falta de consideração do marido, ela respondeu violentamente. Começou assim uma tremenda briga. A discussão ia aumentando quando, de repente, pararam surpreendidos pela situação absurda. Olharam um para o outro e se puseram a rir, caindo um nos braços do outro.

2 – Se olharmos os problemas que nos parecem graves com espírito de humor resolveremos a maioria deles.

B – Fidelidade e a felicidade:
“Jamais será ideal o amor até que o homem haja abandonado a ilusão de que se pode ser sincero pela metade, fiel pela metade, ou casado pela metade”. Seleções.
C – O papel das pequenas atenções na felicidade conjugal:

1 – Um jovem estava no consultório médico. Ia pagar honorários pelo nascimento do terceiro filho. Abriu nervosamente sua carteira e caíram dois pedaços de papel. Eram bilhetes de empenho. O médico tomou-os. O jovem tratou de explicar-lhe timidamente o que havia acontecido: 


“Ultimamente tenho ido muito mal em meu trabalho”. 

O médico o olhou e tomou o segundo bilhete. 

O jovem ruborizou-se e disse: “Doutor empenhei minhas condecorações de guerra. Amanhã é o aniversário da minha esposa e não posso deixar passar esta ocasião sem lhe comprar um presentinho”.

O casal feliz se preocupa um com o outro. Tem consideração de um para o outro. Um elogio, um buquê de flores, um cartão no travesseiro ou um convite para comer uma pizza se faz de grande importância

D – Um conselho só para os maridos

1 – Quando chegarem as datas especiais ou aniversários, dê a sua esposa um presente como fazia antes... e mesmo que não haja datas especiais, qualquer dia é propício para a galanteria.

2 – Mulher gosta que se diga ao menos uma vez ao dia e mesmo depois de 50 anos de casados: “Querida eu te amo tanto! Que seria de mim sem ti?” Os médicos constataram que 50% das doenças após 10 anos de casamento são provenientes de não se ouvir mais isso que tanto dissemos no namoro. 

Que medicina barata, não é mesmo? 

Para que pagar conta na farmácia? Basta dizer: Eu te amo!

Carlyle, depois da morte de sua esposa, escreveu em seu diário: 


“Oh, se eu pudesse vê-la outra vez para dizer-lhe que sempre a amei! Oh, que pena! Ela nunca soube!”

Muitas esposas estão sedentas de manifestações de amor por parte de seus esposos e, como a companheira de Carlyle, descem à tumba sem haver percebido, no trato cotidiano, que seus esposos as amavam

3 – Não a trate como empregada. Não permita que faça trabalho de homem.

4 – Sacuda o pó das lutas de todos os dias ao ir para casa... Não leve problemas para o lar. Chegue sorridente.

5 – Partilhe com ela as finanças. Não seja como o casal que “acabou de sair da igreja e foi para a lua-de-mel, e o noivo quis logo pôr as coisas a claro primeiro. 

“Você ouviu o que nos disseram no casamento civil? Disseram que o casamento é uma sociedade, não foi?”

A noiva disse: - “Sim”. Disse ele:  


“Bem, quero esclarecer que nesta sociedade o presidente sou eu e ninguém mais”. 

A noiva olhou-o de cima abaixo e disse: 


 “Você pode ser o presidente, mas eu serei a tesoureira”. E ali começaram os problemas.

Há problemas quando apenas um decide  usar o dinheiro - seja o esposo ou a esposa. Partilhem juntos, decidam juntos.

E – Só para as esposas:

1 – Para ter um casamento feliz evite bombardear o marido com reclamações da casa e das crianças, senão ele preferirá o bar.

2 – Arrume a casa para recebê-lo. Preocupe-se  com a aparência. Não o receba de anágua,  bobby na cabeça, mão cheirando a cebola e blusa suja de ovo.

3 – Preocupe-se em caprichar na comida e evite atraso.

4 – Respeite a família de seu marido e sobretudo, honre a sua mãe. Ela o amava antes de você  conhecê-lo.

5 – Uma revista, muito prestigiada, publicou, em certa oportunidade, uma nota interessante. Intitulava-se “Como você trata o seu cachorrinho?’’

Toda página estava cheia de fotografias que ilustravam o trato carinhoso que uma senhora oferecia a este animal: como o penteava-o, acariciava-o, dava-lhe de comer, se preocupava com seus passeios e etc. etc. 

Ao virar a folha lia-se: Trate assim o seu marido! Um esposo, tratado dessa maneira, não terá interesse em sair de casa. Quando ele sente que é querido  e que é tratado como um rei, termina por ficar como um escravo voluntário.

F – Aos dois: Deus é a felicidade conjugal.

1 – Nos E.U.A, onde de cada três casamentos um termina em   divórcio, comprovou-se que dentre os casais que assistem assiduamente às reuniões de cultos religiosos, apenas um de cada cinqüenta se divorcia.

2 – O bispo disse recentemente: “Casal que reza unido, permanece unido”. Por isso, para haver felicidade no casamento é necessária a bênção de Deus.


CONCLUSÃO

Desejamos aos casais muitas felicidades. Desejamos que no seu lar reine a alegria e o amor. Lembre-se: O amor é uma plantinha, se for regada com atenção e  carinho, ela crescerá, do contrário, ela morrerá, lembre-se disso e viva intensamente um casamento feliz.


SLIDES PARA APRESENTAR ESSA PALESTRA SOBRE O CASAMENTO FELIZ



BAIXAR MATERIAIS


Faça o download dessa palestra para usar em seu trabalho evangelístico, no link abaixo estão inclusos:

- Slides de Abertura;
- De 1 a 4 Vídeos do Conteúdo;
- Palestra completa em Power Point;
- Áudios para Fundo Musical;
- Slides com Dicas Diversas;
- Testes Específicos e etc.

VEJA TAMBÉM


- 21 Pregações do Pr. Eduardo Batista
- Como Baixar o Informativo Das Missões
- Guia de Estudos Bíblicos do Site