Qualquer pessoa consegue mudar de vida?

LAGARTAS_VOADORAS

Os alunos de um  velho Guru hindu pediram-lhe autorização para realizarem uma peregrinação a fim de banhar-se nos rios sagrados. O guru autorizou a viagem, mas deu-lhes a seguinte indicação:

– Quero que cada um de vocês leve consigo uma cabaça e que a mergulhe consigo nas águas dos rios sagrados cada vez que se banharem neles. 

O contingente partiu alegremente e realizou uma grande peregrinação que levou vários meses. Finalmente voltaram e notificaram ao velho guru que haviam cumprido a sua ordem.

Nessa noite, o mestre ofereceu-lhes uma ceia especial.



Os primeiros pratos foram saborosos, mas o que deveria ter sido o prato principal – um guisado de cabaças – tinha um gosto insuportável.

Era muito amargo, diríamos que tinha gosto de cabaça estragada.
Os alunos, com delicadeza, manifestaram isso ao professor, que respondeu:

– Que estranho! Foi preparado com as cabaças que vocês banharam nos rios sagrados. Será possível que toda a purificação externa não tenha sido suficiente para manter em estado satisfatório a parte interior?

B – Do mesmo modo, muitos de nossos contemporâneos procuram manter um aspecto exterior aceitável em sua vida física, religiosa e espiritual, mas se esquecem do valor do interior. 

Não resolvem todos os seus problemas espirituais e o fazem de maneira superficial. A menos que resolvamos nossos problemas em sua base, nada adiantará o aspecto exterior.

I – Precisamos nascer de novo


A – Estas palavras foram ditas por nosso Senhor Jesus Cristo a um homem que chegou a Ele de noite. ( S. João 3: 3 – p., NT)

B – Quem era Nicodemos?

1 – Um homem muito respeitado.

2 – Dizem as Escrituras que era fariseu, e esta era a seita mais estrita da religião hebraica.

3 – Nicodemos era dirigente desta seita. Era do corpo de governantes, portanto cumpria todas as normas culturais, físicas  e religiosa de seu tempo.

4 – Praticava fielmente a sua religião. Sem dúvida ele jejuava, guardava  o dia do repouso, orava, dizimava  e cria fielmente nas Sagradas Escrituras.

5 –  Em nosso tempos teria sido um dirigente muito respeitado em qualquer uma de nossas igrejas.

6 – Em cultura e etiqueta, Nicodemos era inatacável. Comportava-se com todo decoro.


C – Nicodemos aceitou estas palavras?


1 – Para Nicodemos, mais do que nascer de novo, interessava-lhe saber a maneira de como funcionava.

a – Perguntou: como pode um homem nascer de novo?(S. João 3:4)

2 – Queria discutir o novo nascimento em vez de experimentá-lo.

3 – Não disse: “Como posso eu...?”  Disse: “Como pode um homem...?

4 – Até se lhe tivessem permitido, teria até discutido sobre o tema. Muitos insistem hoje em entrar no reino do céus através da razão(cabeça) antes que pelo coração. Insistem em estar convencidos antes que convertidos.

D – Nicodemos objetou: “Como pode um homem nascer sendo velho?” ( S. João 3:4)

1 – Não lhe interessava nascer de novo. O que o interessava era como funcionava.

2 – perguntou: “ Como pode um homem nascer de novo?”  em lugar de “Como  posso Eu?...que era mais importante.

3 – Preferiu DISCUTIR o novo nascimento em vez de experimentá-lo.

E – Alguns de nós passamos a vida consertando, remendando o caráter, em  lugar de modificá-lo a fundo.

1 – Procuramos remendar o caráter por meio de uma boa educação,  o que é louvável, mas não é o suficiente.

2 – Normalmente, procuramos dissimular e isso pode resolver ao olho humano, mas não serve na presença de Deus.

ILUSTRAÇÃO 


Festa cívica

Em certa escola, estavam celebrando uma data cívica. Visitava a escola, nesta oportunidade, um inspetor do Ministério da Educação. As autoridades escolares pediram ao inspetor que dirigissem algumas palavras aos alunos, alusivas à data cívica. 

O inspetor aceitou. Para motivar as suas palavras, ele apontou com o dedo para  um grande laço de fitas com as cores da pátria, que cobria uma considerável parte da parede da frente do salão de atos e perguntou aos alunos:

– Quem de você poderia dizer-me por que razão as professoras colocaram este grande laço de fitas com as cores da nossa insígnia pátria, sobre esta parede?

As crianças levantaram a mão, mas uma delas o fez com especial entusiasmo. O senhor inspetor pediu-lhe que respondesse.
Com muita clareza o menino respondeu:

– Para tapar uma grande mancha que há na parede, debaixo desse laço de fitas !

Muitas vezes, debaixo de algumas obras virtuosas que realizamos, esconde-se feias manchas de caráter  que os demais não vêem, mas Deus os vê. Nosso Senhor vê tudo que há debaixo da nossa aparência (Heb. 4:13).

II – Como posso nascer de novo


A – Muitos dos nossos contemporâneos – e talvez alguns de nós mesmos – procuram melhorar a velha natureza. Isso não serve.

B – Deus não se propõe a melhorar nossa velha natureza, senão dar-nos uma nova vida, dar-nos a oportunidade de nascer de novo.

C – Qual é a nossa parte? Recebê-Lo, crer (S.João 1:12 – p., NT)

D – Qual é a parte de Deus? Dar-nos-á um novo nascimento no qual Ele será o nosso pai (S.João 1:13 – p., NT).

E – Isso é incompreensível, mas real (S.João 3:7,8 – p., NT).

1 – Para Nicodemos, era difícil entendê-Lo. Talvez alguns de nós tenhamos uma mentalidade semelhante a dele e digamos: “O que vejo, não creio. Não posso ver a mão de Deus operando o novo nascimento em forma visível para os meus olhos físicos, portanto não O aceito”.

2 – Como provaria você que a esperança existe no coração do homem?

a – Pode-se provar com equações matemáticas? Eu duvido.

b – Pode-se vê-la com os olhos físicos? Não. Vemos os frutos da esperança, porém não podemos observar fisicamente a fé em si.

c – Apesar de não a vermos, a esperança é real e a aceitamos. É a força que impulsiona a indústria, constrói nações e vivifica a raça humana.

3 – Quem poderia explicar o milagre da vida física?

a – Mesmo o mais notável obstetra não poderia fazer com que fosse racional o milagre do nascimento físico.

b – Pode explicar-nos os passos que vão ocorrendo enquanto a vida é gerada e quando ocorre o nascimento, mas não poderia fazer racional a explicação desses passos.

c – No entanto, nós a aceitamos e seríamos néscios se não o fizéssemos.

4 – Assim há muitas outras coisas que não entendemos, mas aceitamos. Dizia o célebre pregador Billy Graham: 

“Como é possível que uma vaca vermelha, coma pasto verde, que cresce em terra preta dê leite branco? Eu não entendo, mas não tenho nenhum escrúpulo de tomar esse leite”. 

O mesmo ocorre com tantas outras coisas que não entendemos, mas aceitamos. Por que teríamos de ser tão rebeldes em aceitar a realidade do novo nascimento que Deus pode operar em nosso coração, apenas porque nossa mente não consegue entendê-Lo plenamente?

Os frutos que se produzem na vida de uma pessoa convertida demonstram que é real, portanto aceitemo-lo.

III – É como as lagartas voadoras


A – A vida consiste em uma série de renascimento e despertamentos.

1 – A menina que brinca com suas bonecas logo experimenta um despertar, um novo nascimento.

  1. Um dia, cruza os umbrais da puberdade.
  2. A atenção dela passa da boneca aos “bonecos” (jovenzinhos).
  3. A natureza operou nela uma transformação, é uma nova criatura.
  4. Sua aparência muda. Seu aspecto físico não é daquela menina que brincava com bonecas, agora tem um aspecto de senhorita.
  5. Seus desejos mudam.
  6. Seus companheiros mudam.
  7. Um milagre? Sim, mas perfeito e natural, senão ocorresse na menina não seria normal.


No caso do novo nascimento não é natural porque o coração pecaminoso não o deseja.

B – Para que Deus opere o novo nascimento, você terá que desejá-lo.

1 – Terá que ir a Jesus (S.João 6:37 – p., NT).

2 – Cristo vê com tristeza alguns que não querem ir a Ele (S.João 5:40).

3 – Isso é realmente uma pena, pois aquele que vai a Cristo terá a sua alma saciada (Apoc. 22:7).

4 – Em João 3:5 diz que precisa nascer da água e do Espírito

”Quem crer e for batizado, será salvo”

Na vida cristã, é notado, que àquele que crê se batiza. Quando aquele que diz: “Creio, mas não me batizo”, acho que ele não crê tanto quanto pensa que crê. É como o noivo que diz à noiva: “ Eu te amo, mas não me casarei. “Eu sei o que é crer e estar ansioso pelo batismo, por isso é que compreendo a ansiedade dos que desejam se batizar também.

C – Aqueles que desejarem nascer de novo, receberão um novo coração. Embora não entendam, poderão experimentá-lo. É o mesmo que acontece com as lagartas voadoras.

1 – Vocês dirão que as lagartas não voam. Em princípio eu também estou de acordo, mas demonstrarei que há lagartas voadoras.

2 – Pensemos um momento em umas pobres e miseráveis lagartas. Vivem uma vida triste, cheia de perigos e riscos, enquanto se arrastam pela terra e barro. 

Muitas vezes as aves decidem utilizá-las como alimento; algumas que conseguem sobreviver ficam machucadas, devido as pedras pontiagudas ou são pisoteadas e só a duras penas sobrevivem, embora o seu corpo tenha sido notavelmente ferido; quase todas elas passam pelo barro, sujam-se cada vez mais; elas também enfrentam os inseticidas que o homem usa para exterminá-las.

Se uma consegue escapar de todos esse perigos e riscos, essa miserável lagarta aproxima-se de uma árvore e com dificuldade procura subir ao seu tronco. Ali fica, quieta, indefesa, aderida ao tronco da árvore. Durante alguns dias fica ali inativa, esperando algo, algo que ela não pode fazer, mas que se produzirá por uma força especial em seu interior. Imediatamente a crisálida começa a ter convulsões e a sacudir-se. 

A carcaça quebra-se e aparece umas lindas asas coloridas que começam a estirar-se. Sua vida de lagarta morreu e nasceu como borboleta. É uma lagarta voadora. Como lagarta, está morta para sua vida rasteira, suja e miserável. Nasceu de novo; agora é uma borboleta capaz de alcançar alturas que nenhuma lagarta poderia alcançar. Como isso pode nos ajudar a entender as palavras de nosso Senhor Jesus Cristo. Nenhum de nós pode por si mesmo desfazer-se dos pecados passados. 

A vida de muitos de nós parece em vários aspectos com a da pobre lagarta; arrastamo-nos em meio a misérias e dificuldades, pisoteados pelos demais, suportando os aguilhões da dor, as injustiças, as incompreensões, embarrados pelo pecado; temos feito várias tentativas para elevar-nos desse plano, mas não temos sido capazes de fazê-lo. 

No entanto, agora vislumbramos à distância o madeiro. Compreendemos que Cristo morreu para salvar-nos do pecado e que Seu sangue tem poder para limpar nossa consciência, e assim embarrados, pisados, devemos acercar-nos do madeiro.

Por meio da fé devemos aceitar ao Senhor como nosso salvador, arrependidos dos pecados passados. Devemos apegar-nos aos méritos da cruz do Senhor. E uma vez que nada temos podido fazer por nós mesmos, fiquemos à espera do que nos dará o Senhor. 

Como a pobre lagarta espera, apegada ao tronco da árvore, até que seja transformada, devemos esperar a Deus. Apegar-nos pela fé no Senhor e pedir-lhe um novo nascimento. 

O Senhor operará em nós a maravilhosa transformação. Se aceitamos pela fé o poder do sangue de Cristo, Ele lavará nossos pecados e nos dará uma vida nova. Então poderemos elevar-nos a alturas espirituais que não conseguíamos antes, Ele nos dará um novo nascimento. 

Apagará os pecados da vida passada e fará que se reproduzam em você os frutos de uma vida Cristã consagrada. O Senhor quer operar por você. Permita que Ele o faça agora mesmo.


CONCLUSÃO


1 – Pensa que Deus não lhe receberá? “Todo o que o Pai me dá vem a Mim; e o que vem a Mim de maneira alguma a lançarei fora” (S. João 6:37)

2 – Pensa que Ele não lhe perdoará? “Ele é fiel, e justo para nos perdoar e nos purificar de toda a justiça” (I S. João 1:9)

3 – Teme  ter caído tão fundo no abismo que Cristo não lhe pode mais erguer? Aqui  esta a resposta: “Por isso também pode salvar totalmente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Heb 7:25)

4 – Você negligenciou esta maravilhosa salvação porque sente  que pode  não pertencer aos eleitos? Eis o que diz a Escritura: “O Espírito e a noiva dizem: Vem. Quem ouve, diga: Vem. O que tem sede, venha; e quem receba de graça a água da vida.” (Ap 22:17)

5 – Talvez esteja dizendo a você mesmo: Isto poderá ser verdade quanto a outros, mas a minha vida é demasiado ímpia. O meu pecado é diferente; está fora dos limites dos perdão. - Ah, tu é justamente a pessoa que o Salvador chama hoje.

SLIDES PARA APRESENTAR ESSA PALESTRA SOBRE MUDANÇA DE VIDA




BAIXAR MATERIAIS


Faça o download dessa palestra para usar em seu trabalho evangelístico, no link abaixo estão inclusos:

- Slides de Abertura;
- De 1 a 4 Vídeos do Conteúdo;
- Palestra completa em Power Point;
- Áudios para Fundo Musical;
- Slides com Dicas Diversas;
- Testes Específicos e etc.

VEJA TAMBÉM


- SABEDORIA: 23 Provérbios Profundos
- A Melhor Bíblia para Seu Smartphone
- 8 Lugares Com Água Colorida