O aniversário da mãe de Adão

ANIVERSARIO_MAE_ADAO

Foi  a primeira festa que houve sobre a terra, Deus havia terminado a criação e a festejou. Mas  não foi uma festa como as que a maioria dos seres humanos fazem atualmente:

1 – Onde servem bebidas alcoólicas.
2 – Aproveitem para praticar o pecado
3 – Pernoitam e arruínam sua saúde.
C  – A festa de Deus foi diferente. Muito bonita.

1 – Foi uma festa espiritual



I – QUANDO E COMO FOI A FESTA DE DEUS?


A – No primeiro domingo que houve na terra, Deus criou a luz. Gênesis 1:1-5

1 – Dizemos o primeiro domingo, porque o domingo é o primeiro dia da semana.

2 – Aqui temos um calendário (leve com você um para a reunião ). A coluna do domingo, que está aqui de vermelho, é o primeiro dia da semana.

3 – Sei que muitos pensaram sempre que era o sétimo, mas não é. No almanaque diz que é o sábado (contar: Domingo 1º , SEGUNDA FEIRA 2º, etc. Até chegar no SÁBADO 7º.

4 – No dicionário diz: DOMINGO  (Procure no dicionário que deve ser levado com você): 

“Primeiro dia da semana”. 
Agora busquemos SÁBADO. Aqui diz: 

“Sétimo dia da semana começada no domingo”. ( É preferível que algum dos assistentes leia ).
B – No dia de segunda-feira fez a expansão. O firmamento. ( leia ) Gênesis 1:7,8 ( 01  AT ).

C – No dia de terça-feira Deus trabalhou. Gênesis 1:11-13 fez a relva. Ervas e árvores.

D – Na quarta-feira Deus trabalhou. Gênesis 1:16-19. Fez o sol, a luz e as estrelas.

E – Na quinta-feira Deus trabalhou. Gênesis 1:20-23. Fez as aves, os peixes.


F – Na sexta-feira Deus trabalhou.


1 – Criou os animais maiores. Gênesis 1:24.

2 – Criou o ser humano. Gênesis 1:26,27.

3 – Comprovou que tudo era “muito bom” . Gênesis 1:31.

G – Chegou o sábado, foi o primeiro sábado da terra. Então estabeleceu a mais bela e sublime festa. Uma festa espiritual como monumento comemorativo da criação. Gênesis 2:1-3. ( 08 AT )

1 – Toda raça humana existente participou nesse momento, pois Adão e Eva, criados na sexta-feira, eram toda a raça humana nesse momento.

2 – Deus somente considerou completa sua obra quando incluiu na semana o sábado, o sétimo.

3 – Deus pôs o selo de seu exemplo ao repousar nesse sábado. Gênesis 2:2.

ILUSTRAÇÃO     


Deus não se cansa, mas deu-nos o exemplo. Muitas vezes vi meu pai deitar-se com minha irmãzinha para fazê-la dormir. Deitava para dar o exemplo. As vezes dormem juntos. Assim Deus descansou para dar-nos  exemplo.

4 – Nas festas costumamos ter expressões de desejos e bons augúrios. Deus fez mais que isso. Como é Todo-Poderoso dotou o sábado de atributos especiais fazendo-o um dia especial, diferente. 

“E abençoou o dia sétimo e o santificou”. Gênesis 2:3 ( 08 AT )

VISITAS LUMINOSAS 

Sabado separado

(sem necessidade de dar nenhuma outra indicação, ao chegar este momento se acende o projetor, apaga-se as luzes, e você continua falando como se não houvesse ocorrido nada.)

(          )  O sábado foi feito como dia de repouso e de festa espiritual para ser consagrado a Deus na criação. Foi o primeiro sétimo dia do mundo.

(          )  Na santa Bíblia diz: 

“E havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; por que nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera”.

(          )  A Bíblia declara que 

“o sétimo dia será repouso para o Senhor teu Deus”. 
Assim como Deus repousou na criação, dando-nos exemplo, Ele estabeleceu que cada sábado fosse um dia de festa espiritual para ser consagrado a Ele. Portanto, já é um dia comum. Não nos pertence. Deus o reservou para Ele. Devemos consagrá-lo para Ele.

(          )  Há três sinais diferentes sobre esse dia.

Primeiro: O exemplo de Deus: “Deus repousou no sétimo dia”. Ele não se cansa. A razão de ser desse repouso por parte de Deus é para dar exemplo, o qual faz inamovível nossa obrigação.

Em segundo lugar: “Deus abençoou esse dia” Embora Deus queira nos abençoar todos os dias, o sábado é o único dia que Ele abençoou. Abençoou-o como o dia de repouso. Não é um dia qualquer. Nenhum outro dia foi abençoado por Ele como dia de repouso.

Em terceiro lugar: “Deus santificou o dia de sábado”. Santificar quer dizer: “Pôr à parte para uso sagrado”. Portando, se Deus separou o sábado para as coisas sagradas, não temos direito de usá-lo para nossos trabalhos 

(SEM NECESSIDADE DE INDICÁ-LO VERBALMENTE, ACENDEM-SE AS LUZES E VOCÊ CONTINUA EXPLICANDO O TEMA SEM INTERROMPÊ-LO)

G – ILUSTRAÇÃO


Durante a guerra de secessão, uma moça armada de um atiçador de ferro, uniu-se ao exército do norte antes da decisiva batalha de Gettysburg.
Que esperava fazer com esse atiçador contra o exército do sul ? - perguntou-lhe alguém, depois da batalha.

Nada. Só queria mostrar de que lado estava - foi a resposta.

1 – Ao  deixar de trabalhar cada sábado; assistir às reuniões religiosas; ler a Bíblia; fazer obras missionárias; em uma palavra, dedicá-lo a Deus como festa religiosa, estamos demonstrando de que lado estamos: se do lado dos que não têm interesse em obedecer a Ele. Eu, embora custe sacrifícios, dicidi colocar-me do lado de Deus.

H – ILUSTRAÇÃO

Um jovem do Congo esteve uma noite em uma estação missionária observando como as moças costuravam. Notou que o fio sempre seguia a agulha. Essa noite orou: - Senhor, sê Tu a agulha e eu serei a linha.

1 – Deixemo-nos guiar pelo Senhor. O que Ele mandar, façamos.

2 – Ele foi como agulha. Fez primeiro e espera que nós O sigamos.

II – DEUS TORNOU OBRIGATÓRIA ESTA FESTA DE GUARDA


A – Quando deu os Dez Mandamentos, um dos dez indicava que cada sábado temos que dá-lo integralmente a Deus. Os Dez mandamentos estão na Bíblia em Êxodo, capítulo 20.

B – O mandamento do sábado está em Êxodo 20:8-11. ( 83 AT )

C – Ali diz por quê temos que guardá-lo:

1 – Êxodo 20:11 ( 83 AT )

Esta festa é um monumento da criação. Ao tê-la em conta estamos adorando a Deus como Criador.

D – A forma de guardá-lo: Êxodo 20:8-10 (  83 AT ) Isaías 58:13,14 (740 AT )

E – É obrigatório, pois é um dos  Dez  Mandamentos. Lembra você quanto é 10-1? Tiago 2:10-12.

F – ILUSTRAÇÃO 

Todos conhecemos a emoção de ver um desfile militar, e nosso coração terá sentido o estremecimento que acompanha a música marcial. Resplandecentes em seus bonitos uniformes, suas baionetas brilhando ao sol, os soldados, num desfile, oferecem um espetáculo imponente. Mas o que prova se um soldado vale, não é a forma em que reluz no desfile, mas o que faz no campo de batalha. 

Ali na imunda sujeira da trincheira, sofrendo alienadamente o frio ou calor,  farejando a morte no ar, ouvindo os gritos dos feridos e os queixumes dos moribundos, ele sabe que cada momento pode ser o último para ele. Um bom soldado suporta esta dificuldade. E é isso o que prova seu valor como soldado.

1 – Todos dizemos ser cristãos, se  cremos em Cristo nosso Senhor. “Desfilamos” bem. Mas no caso do sábado, mostramos perante Deus a obediência, a Sua voz de comando.

III – O EXEMPLO DO SENHOR E DOS SANTOS


A – Entremos numa vila chamada Nazaré. Notemos uma oficina na rua principal. É uma oficina diferente - Tudo está limpo e asseado. Vemos um velho carpinteiro e um jovem. Passamos no sábado tudo está fechado. Onde estava Jesus neste dia? Veja o costume de Jesus em S.  Lucas 4:16 ( 76 NT ).

B – Muitos católicos chamam o sábado o “dia da virgem”. A bem-aventurada virgem Maria e as outras mulheres também guardavam o sábado. S. Lucas 23:54-56. ( 110 NT ).

C – O apóstolo S. Paulo tinha por costume guardar o sábado - Atos 17:12 ( 184 NT )

E – Qualquer dia serve?

1 – O aniversário do Brasil é 7 de setembro. Posso mudá-lo para o 1º dia ?

2 – Se eu disser que a minha casa é a sétima rua e você disser que qualquer das sete serve, entrará em casa estranha, não a minha. A minha é a sétima.

3 – Pegue retalhos cor verde, azul, amarelo e branco, pise neles e ninguém protestará. Costure estes retalhos numa bandeira e agora pise nela. Todos protestarão.

Aplicação

Os sete dias da semana são iguais no período de 24 horas. Mas Deus costurou o 7º em 3 bênçãos e pisar nele causa desagrado a Deus.

No céu continuará sendo guardado. Isaías 66:22, 23 ( 746 AT ).

Jesus não mudou e explicou que ninguém podia mudar nem uma simples letra ou um til dos Mandamentos ? S. Mateus 5:17,18 ( 08 NT ).


VISTAS LUMINOSAS

(NOTA: Costumemos usar dispositivos como estes, do Século XX. Se não tiver, use outros meios que se adaptam ao texto.

(            ) – Pode Deus mudar Sua própria lei?

(            ) – Deus  não pode mudar Sua própria lei, pois isto iria contra seu caráter. “Deus NÃO MUDA”. Na Bíblia, por meio do profeta Malaquias diz: “Porque eu, o Senhor, NÃO MUDO. “No Pai não há mudança nem sombra de variação”.

(            ) – Deus é o autor dos Dez Mandamentos, e pela santa Bíblia sabemos que “os atos de Deus permanecem para sempre “. Em Eclesiastes explica: 
Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente: nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar.

(            ) – É porque a Lei de Deus não pode ser mudada que para redimir-nos Jesus morreu no Calvário: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna”.

(            ) – Com sua morte, dá-nos a segurança eterna num mundo melhor.

(            ) – Onde, segundo o registro bíblico, Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, e ELE MORARÁ COM ELES; e eles serão seu povo, e Ele será seu Deus”.

(            ) – Que formoso será poder desfrutar das glórias que Cristo ganhou para nós com Seu sacrifício!

(            ) – Segundo a palavra de Deus, o sábado será para os salvos na nova terra”.

(            ) – O Senhor nos indicou o caminho. Espera que sigamos Suas instruções para poder levar-nos quando vier. Marcou-nos o caminho em Seus Mandamentos e com Seu exemplo. São João registrou Suas palavras na Bíblia: 

“Se alguém me serve, siga-me”.  

ILUSTRAÇÃO


Uma professora perguntou a sua classe:

- Como fazem os anjos a vontade de Deus?

- Corretamente, respondeu um aluno.

- Fazem de todo coração, disse outro. Depois de uma pausa uma meninazinha disse: - Fazem sem perguntas.

(            ) – Breve virá nas nuvens do céu, com poder e grande glória. Nesse dia levará os fiéis para as  moradas eternas.

(            ) – Ele morreu por você. Está você disposto a ser fiel a Ele, embora isto lhe custe sacrifício?

SLIDES PARA APRESENTAR ESSA PALESTRA SOBRE O SÁBADO




BAIXAR MATERIAIS


Faça o download dessa palestra para usar em seu trabalho evangelístico, no link abaixo estão inclusos:

- Slides de Abertura;
- De 1 a 4 Vídeos do Conteúdo;
- Palestra completa em Power Point;
- Áudios para Fundo Musical;
- Slides com Dicas Diversas;
- Testes Específicos e etc.

VEJA TAMBÉM


- Partituras Arautos do Rei AQUI
- 57 Pregações do Pr. Bullon
- 17 Provas que Alma Morre