Escatologia do Apocalipse em forma de Quiasma

Apocalipse Quiasma

O apocalipse é um livro profético que fala sobre os acontecimentos históricos e finais da história da terra, descobertas recentes mostram que ele foi escrito em forma de quiasma literário.

Segundo o dicionário Aurélio, o Quiasma é uma Lista dupla de itens cruzados e correlacionados que formam pares, mas falam de coisas diferentes, tipo dança de quadrilha, estilo de verso poético muito usado na época da igreja primitiva.

Originalmente o apocalipse não continha capítulos e versículos, e para se compreender melhor sua organização faz-se necessário dividi-lo em grupos e não em capítulos.

- Folheto Digital Sobre a Morte PDF

- Folheto Digital Sobre o Sábado PDF

- Gráfico das 2300 Tardes e Manhãs

Nesse artigo você entenderá melhor sobre a escatologia do Apocalipse em forma de Quiasma.


APOCALIPSE


Duas metades principais:

1 HISTÓRICA


Relaciona-se com a experiência do povo Deus durante a era cristã:

As cartas, selos, trombetas, que perfazem um período de 20 séculos.

2 ESCATOLÓGICA


Trata dos eventos dos últimos dias:

As pragas, milênio, queda de babilônia, nova Jerusalém. Relativa ao tempo do fim que ocorre num breve período ainda no futuro, onde tudo ocorrerá muito rápido.

O Apocalipse é um livro Profético e utiliza linguagem simbólica, um dos motivos disso foi devido a perseguição para que ninguém que está citado nesses símbolos pudesse tentar destruir o livro. E também por que era desígnio de Deus.

Mais de 90% do Apocalipse não se entende como se lê! É necessário usar outras partes da Bíblia para interpretar seus símbolos.

Apocalipse em forma de Quiasma

GRÁFICO QUIASMA APOCALIPSE


Prólogo - de 1:1-9

AS SETE IGREJAS  - de 1:10 a 3:22

OS SETE SELOS  - de 4:1 a 8:1

 AS SETE TROMBETAS - de 8:2 a 11;18

O GRANDE CONFLITO - de 11:19 a 14:20

 AS SETE PRAGAS - de 15:1 a 16;21

 A QUEDA DE BABILÔNIA - de 17:1 a 19:10

O MILÊNIO - de 19:11 a 21:8

A NOVA JERUSALÉM  - de 21:9 a 22:9

Epílogo  - de 22:10-

NÚMEROS 7 NO APOCALIPSE


7 Igrejas

7 Selos

7 Trombetas

7 Pragas

E alguns 7 implícitos, por exemplo as 7 expressões 'Quem tem ouvidos ouça', e as 7 bem aventuranças:


7 BEM AVENTURANÇAS DO APOCALIPSE


(Ap. 1:3)  Bem-aventurados  aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.

(Ap. 14:13)  Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados  os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham.

(Ap. 16:15)  (Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha.)

(Ap. 19:9)  Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados  aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus.

(Ap. 20:6)  Bem-aventurado  e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos.

(Ap. 22:7)  Eis que venho sem demora. Bem-aventurado  aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.

(Ap. 22:14)  Bem-aventurados  aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.


CONCLUSÃO


Nesse artigo você obteve informações sobre a escatologia do Apocalipse em forma de Quiasma. O que achou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo com suas considerações e compartilhe esse material nas suas redes sociais. 🔖

VEJA TAMBÉM


- GRÁFICO: 2.300 Tardes e Manhãs
- GRÁFICO: Estátua de Daniel e os 4 Animais
- KIT Adventista 16 Ferramentas

- Violão em 30 Dias