Como saber se não cometi o pecado imperdoável?

Pecado imperdoável

Não havia lugar nem ocasião para certo homem cristão expressar sua gratidão a Deus pelo perdão. Certo dia ele se encontrava num coletivo com o sobrinho. De repente gritou - “aleluia!” - de modo que todos olharam para eles assustados, enquanto ele marcava um texto bíblico com o dedo. O sobrinho ficou incomodado com o seu tio.

Outro dia foram ao dentista. O sobrinho antes de entrar na sala para o tratamento, certificou-se de não haver nenhuma Bíblia na ante-sala. Não queria ouvir o aleluia do tio.



De repente ele ouve de dentro: - “aleluia!” - Saiu rápido e perguntou ao tio:

- O que foi desta vez?

- Folheei esta revista e li sobre as fossas Marianas, lugar no oceano onde está a 11 mil metros de profundidade.

- E daí? - perguntou o sobrinho.

- Deus, prometeu sepultar meus pecados nas profundezas do mar. Aleluia.

B – A  Bíblia diz que Deus prometeu perdoar-nos todos os pecados conforme está em I S. João 2:1 ( p., NT).

C – No  entanto, as Escrituras falam de um pecado imperdoável, do qual não há esperança. Que pecado é este? S. Mateus 12:31 (p., NT ).

D – Qual é o pecado imperdoável? Alguns dizem, “eu penso que é o adultério”. Mas Davi cometeu adultério com Bathseba, e ainda escreveu no Salmos 32:1: 

“Bem aventurado é aquele cujo transgressões é perdoado, cujo pecado é coberto.” 

Então outros dizem,” eu acho que o pecado imperdoável é o assassinato, porque se você tirar a vida de alguém, como Deus perdoará?” Mas a Bíblia também diz que Davi cometeu assassinato ao tirar a vida de Urias, o marido de Bathseba. E mesmo assim Davi foi perdoado.


Outras pessoas dizem, “eu penso que é dizer que Deus não existe.” Isto é blasfêmia contra Deus.” Mas Pedro negou seu Senhor três vezes, e ele foi perdoado. Você pode dizer que é roubar as coisas de outros. Mas o ladrão na cruz também foi perdoado. Antes de descobrirmos que grave pecado é esse, o pecado contra o Espírito Santo, importa conhecer melhor acerca da Pessoa do Espírito Santo.

I – QUEM É  O ESPÍRITO SANTO?


A –  Em primeiro lugar, quem é o Espírito Santo? É a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade.

1 – A Trindade é um mistério.

2 – Embora toda comparação seja imperfeita, a natureza está repleta de exemplos de unidade em três elementos diferentes:

¨O tempo se divide em: presente, passado e futuro. Um não existe sem o outro.

¨Embora a água seja um só elemento, se apresenta no estado sólido, líquido e gasoso.

¨O espaço constitui-se de três dimensões: comprimento, largura e altura.

¨Assim, a trindade é composta de três  pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo, mas um só Deus.

¨A matemática da trindade não é 1+1+1 = 1, mas 1x1x1 = 1.

II – A FUNÇÃO DO ESPÍRITO SANTO


A – Ele nos torna convictos acerca do que é certo e errado(S. João :16:7 - p., NT).

Algumas pessoas têm uma consciência super sensitiva que pensam que tudo é errado.

Não estou falando deles, mas de algo que é moralmente errado.

1 – Suponhamos que você se assente em frente a um aparelho de TV, começa a mudar os canais e, de repente aparece cenas fortes na tela. Em sua mente, algo diz, “ esse programa não é apropriado para um cristão.” Mas você insiste em vê-lo. Ao ir para a cama aquela noite,  sente-se mal e sujo por dentro. Você já teve esta experiência?

Quem é que faz você sentir-se assim? O Espírito Santo.

B – O Espírito guia-nos a toda verdade  (João 16:13 - p., NT).

1 – Sabe quem escreveu a Bíblia ? Em II Pedro 1:21 diz que “ homens santos falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo.” Logo, os profetas guiados pelo Espírito Santo escreveram a Bíblia. Quando o Espírito guia-me à verdade da Bíblia, e eu aceito a verdade da palavra de Deus, então me torno um cristão cheio do Espírito. 

Há pessoas que dizem a mim:

“professor, eu assisti toda série de conferências. Eu creio que o sábado é o dia do Senhor. Creio que a morte é um sono. Creio no batismo da Bíblia, mas ainda não senti que devo batizar-me. Eu não tive a emoção para decidir-me”.

2 – Amigos, não é emoção ou sentimento que salva, mas a fé que leva a obediência

3 – O Espírito leva a obediência  aos mandamentos

a – Às vezes, alguns cristãos dizem para mim: - “professor, para ser cheio do Espírito Santo, devo falar em línguas?” -  Para ser cheio do espírito, a Bíblia ensina que o dom é concedido aos que obedecem aos mandamentos. ( At 5:32, João 3:24).

C – O Espírito Santo transforma nossa vida.
Ele remove nossos desejos naturais e dá-nos desejos espirituais. E como Ele trabalha? Silenciosamente, de maneira sobre natural. A Sua obra é descrita em Eze.36:26,27.

Ele faz isto sussurrando aos nossos ouvidos, advertindo-nos e iluminando nossa mentes.

III – Que é pecar contra o Espírito Santo?


A – A Bíblia ensina que não é um ato, mas um degrau de pecado. É rejeitar a convicção do Espírito até que o coração se endurece e a mente se fecha à Sua influência. Deus não pára  de nos chamar, mas é possível que eu vá para um estágio em que não ouça a voz de Deus.

1 – Uma consciência endurecida é coisa terrível. É parecida com ferro ou aço. É como um rio nos países de clima frio. No princípio, o gelo recobre o rio com uma película bem fina; isto permite que a água se mexa livremente por baixo. Mas, uma vez que toda água se congele, então o líquido se transforma em um bloco de gelo tão duro que um carro pode passar sobre ele.

Assim acontece com a consciência. Seu endurecimento não é instantâneo; vai produzindo–se pouco a pouco até que finalmente pode suportar grande quantidade de iniqüidades e de mentiras.

B – Em primeiro lugar vejamos como é que Ele se comunica conosco: Isaías 30:21 (p., AT). O pecado não é feito num único ato, num instante, mas é uma longa experiência. Há três passos para este pecado:

1 – RESISTIR ao Espírito quando Ele nos vem convencer do erro do pecado (Atos 7:51 - p., NT).

¨ Os fariseus o fizeram nos tempos de Cristo. Sabiam que o milagre era pelo poder de Deus, e disseram ser de Satanás para afastar o povo de Cristo. Trocaram Cristo por Barrabás.
¨ Judas.

2 – ENTRISTECER ao Espírito por pecados de omissão e erros cometidos na fraqueza (Efésios 4:30 - p., NT).

ILUSTRAÇÃO 


Blasfêmia espírto santo

Um Garoto no parque atraía pombos com pipoca. Permitiu com a mão cheia de pipoca que a ave pousasse em seu braço, mas no momento em que ia comer, ele bruscamente cerrava a mão e a ave apavorada voava. Então novamente, a atraía dizendo “pombinha, pombinha”, mostrando-lhe a pipoca. 

Agora mais arisca, a avezinha se aproxima, volta, um tanto desconfiada , se achega à  mão do menino que novamente a fecha, afastando assustada a ave. Duas a três vezes assim fez até que a pomba não mais voltou. O menino tanto brincou que afastou a presença da ave.

C – APAGAR o Espírito por pecados voluntários, de rebelião, pecados de presunção e pecados de omissão, deixando de fazer o que se deve fazer (S. Tiago 4:17- p., NT). Exemplos de pessoa que apagaram a influência do Espírito Santo em suas vidas:

1 - Rebelião aberta de Saul que acabou buscando uma feiticeira.

2 - Obstinação de Balão que morreu combatendo o povo de Deus.

3 - A gravidade dos pecados voluntários (Hebreus 10:26-29 - p., NT).
O maior pecador desta cidade pode ser um líder religioso, uma respeitada dona de casa, um estudante, algum político ou o mais simples varredor de rua. Aquele que sabe que deve obedecer mas não o faz, peca por rebelião ou omissão.

D – Ficamos Insensíveis (Efésios 4:19 - p., NT) e dispostos a praticar o mal.


ILUSTRAÇÃO 

Um pastor amigo meu, conta que se hospedou certa noite na casa de um amigo, onde nas proximidades passava uma linha de trem. À noite, duas ou três vezes ele acordou assustado com um barulho de locomotiva, de maneira que pela manhã este seu amigo lhe perguntou se havia dormido bem.

– “Não, não consegui dormir” - disse ele.

– “A cama estava dura?” - perguntou o anfitrião.

– “Não”.

– “O que então?”

– “Um barulho ensurdecedor, tremia janelas, isto por duas ou três vezes.”

– “Ah. Trata-se da locomotiva. Quando me mudei, custou-me acostumar. Hoje, isto não mais me incomoda. Tornei-me insensível.”

É isto que ocorre ao pecador que obstinadamente pratica o mal, acostuma-se a ele, torna-se insensível, anestesiado, morto o sentido da percepção espiritual.  Não percebe mais o toque e a voz do Espírito na consciência.

A – a planta sensitiva ( “Maria fecha a janela”).

B – o despertador desatendido. Depois se dorme enquanto ele toca.

C – o telefone desligado não recebe aviso que a casa pega fogo.

CONCLUSÃO


A – Nos últimos dias acontecerá o que aconteceu nos dias de Noé, o Espírito não contenderá para sempre ... ficando a casa deserta. (S. Lucas 13:35).
B – Deus se afasta e virá a operação do erro (II Tessalonicensses 2:8-12 - p., NT). 

Um Escoteiro-Desbravador estava acampado com o seu grupo no alto da serra do Caparaó. Ao desgarrar-se do grupo, ele ficou perdido na espessa neblina do rigoroso inverno. Desesperado, ele tentou acender um fogo para aquecer-se do frio, mas o vento apagava um a um. 

Sobrou-lhe o último palito, e com ele, sua chance de sobrevivência. Após uma oração, usou sua capa como proteção e riscou o último palito, conseguindo assim acender o fogo. 

Muitos estão afastado de Deus e a um passo do precipício. Se permitirem que a única “chama” do Espírito Santo se apague em sua vida, estarão na espessa escuridão. É necessário proteger-se dos ventos deste mundo, e permitir que o Espírito Santo de Deus aqueça a sua vida.

SLIDE PARA APRESENTAR ESSA PALESTRA SOBRE O PECADO IMPERDOÁVEL




BAIXAR MATERIAIS


Faça o download dessa palestra para usar em seu trabalho evangelístico, no link abaixo estão inclusos:

- Slides de Abertura;
- De 1 a 4 Vídeos do Conteúdo;
- Palestra completa em Power Point;
- Áudios para Fundo Musical;
- Slides com Dicas Diversas;
- Testes Específicos e etc.

VEJA TAMBÉM


- 4 Promessas de Deus para Quem Guarda O Sábado
- Revelações do Santuário (Neumoel Stina)
- O Tempo de Angústia do Fim