Como entender e interpretar a Bíblia Sagrada

Como entender interpretar biblia

É grande a confusão religiosa no mundo moderno, existem milhares de igrejas cristãs, e cada uma delas interpreta a Bíblia à sua forma.

Esse estado de coisas foi prefigurado por João no Apocalipse, capítulo 17:

"Transportou-me o anjo, em espírito, a um deserto e vi uma mulher montada numa besta escarlate, besta repleta de nomes de blasfêmia, com sete cabeças e dez chifres. Achava-se a mulher vestida de púrpura e de escarlata, adornada de ouro, de pedras preciosas e de pérolas, tendo na mão um cálice de ouro transbordante de abominações e com as imundícias da sua prostituição. Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério: BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA." (Ap .17:3-5)

Em profecia, mulher é igreja e babilônia significa confusão.

Uma mulher com o nome BABILÔNIA na testa dá a entender uma igreja confusa, e é exatamente isso que vemos nas igrejas evangélicas atuais.

REVELAÇÃO DE DEUS


Para entender a Bíblia corretamente é necessário o agir de Deus na mente humana como ocorreu com Pedro em Mt 16:

"Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem? E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas. Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus." (Mt 16:13-17)

Nem os discípulos acreditaram que Jesus fosse de fato o Messias, apenas Pedro teve essa luz. Todos os outros discípulos estavam envenenados pela interpretação equivocada que os judeus davam acerca do 'tipo' de Messias que viria ao mundo. Um Messias político.

MENTE FECHADA


Os discípulos tinha a mente fechada para compreender a obra de Cristo, isso devido às interpretações errados que os judeus davam acerca do papel do Messias em sua vinda. 

Somente após a ressurreição é que Jesus pôde ter êxito em faze-los entender o que sua palavra realmente dizia:

"A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras;" (Lc 24:44,45)

Assim é com a religião cristã atual, para que eu e você possamos entender corretamente a Bíblia devemos buscar por nós mesmos, por que da mesma forma que nos dias de Cristo os judeus impediam as pessoas de compreender a Bíblia corretamente, assim hoje as igrejas evangélicas e suas doutrinas pagãs desencaminham muitos do conhecimento da verdade.

A SOLUÇÃO


A única forma que eu e você temos de não sermos enganados é a busca sincera por fazer a 'vontade de Deus' e não a nossa. 

Existe igreja para todos os gostos, no entanto, não devemos buscar igrejas que satisfaçam nossos interesses pessoas, e sim igrejas que ensinem a 'vontade de Deus'.

"Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo." (Jo 7:17)

O grande problema da confusão religiosa está parte com as igrejas e parte com as pessoas que se apegam à suas próprias opiniões, mesmo estando equivocadas.

Para entender a Bíblia é necessário orar continuamente para que Deus revele sua verdade, devemos pedir que ele nos mostre o que ele quer, e não querer que eles somente nos dê o que queremos.

A oração é o 2º elemento essencial para interpretar a Bíblia, o 1º é a sinceridade de buscar a vontade de Deus.

VÍDEO


Aqui está um vídeo onde apresento esse assunto de forma específica:


ÁUDIO


Esse é o áudio de uma pregação que fiz na noite do dia 03 de março de 2019 sobre o tema da interpretação da Bíblia, escute:

CONCLUSÃO


Nesse artigo você conferiu que o método correto para interpretar a Bíblia está, primeiro na busca sincera pela vontade de Deus, e segundo na oração pela revelação de dEle. 

A palavra de Deus deve ser priorizada acima de qualquer sonho ou visão e precisa ser estudada 'um pouco aqui, um pouco ali' (Is 28:10)

"Eis o que achei, diz o Pregador, conferindo uma coisa com outra, para a respeito delas formar o meu juízo"

O que achou desse artigo? Deixe sua opinião nos comentários.