A serpente me enganou, e eu comi

A serpente me enganou e eu comi

Nesse artigo você irá descobrir a origem de muitos enganos modernos, e como se defender deles.

‘Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito.’ (Gênesis 3:1 RC)

Sinônimos de astuto: Sagaz, Esperto, Malandro.

Veja a seguir 3 exemplos de como a astúcia está associada ao trabalho do inimigo no mundo:

Ex 1: Jonadabe 2 Sm 13:3


Esse jovem propôs um plano pelo qual seu primo Amnom tivesse mais facilidade em forçar a própria irmã a se deitar com ele, usando para isso o engano de convence-lo a fingir-se de doente, e ao ser visitado pelo rei Davi, seu pai, pedir a ele que permite-se sua irmã Tamar lhe servir em particular, e dessa forma ocorreu o estupro.

Jonadabe era sagaz. 

Ex 2: Música gospel (veneno diluído)


No mundo, o inimigo usa 99% de veneno e coloca 1% de prazer nas coisas, por exemplo, o álcool e o cigarro possuem 99% de substâncias tóxicas e que só prejudicam o corpo humano, e possui digamos que 1% de satisfação, que é o suficiente para viciar.

Já na igreja ele faz o contrário, pega 99% de algo bom e coloca 1% de mentira. Para isso eu vou até mencionar algo bastante desconfortável de apresentar: a música gospel.

APARENTE INCOERÊNCIA


Como estudo de caso vamos pegar duas músicas bem populares: 'Ressuscita-me' de Aline Barros e 'Raridade' de Anderson Freire, sendo que a primeira também é composição do Anderson.

Na música 'Ressuscita-me' a letra dá a entender que Lázaro, o personagem central da história cantada na música, ora a Deus e pede para ser ressuscitado, isso é uma heresia tendo em vista que ele estava morto, por que 'Os mortos não louvam o SENHOR, nem os que descem à região do silêncio.' (Salmos 115:17 Ver tb Ec 9)

Mas isso passa despercebido por que está misturado com uma forte melodia e harmonia extasiante, ninguém pára para refletir sobre o que está cantando até mesmo por que na hora que está cantando a pessoa é que se coloca como o sujeito da música, e a letra ela toma para si, com isso há uma identificação que altera pelo menos em parte o sentido original da letra. 

É de fato uma maneira muito sutil e 'astuta' de transmitir uma mentira, que acaba tendo um efeito menos aparente e por isso, mais perigoso que o do primeiro caso que diz respeito ao álcool.

A música 'Raridade' também traz uma letra bastante aberrante, colocando coisas humanistas tipo 'a beleza que existe dentro de você' e 'você é o espelho que reflete a imagem do Senhor'.

Sabemos que o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus, mas essa imagem atualmente está obscurecida pelo pecado, e somente na glorificação poderemos dizer que realmente refletiremos a imagem do Senhor. (Ver 1 Cor 15-50-55)

Noutra parte é dito que 'o que você fez ou deixou de fazer, não mudou o início, Deus escolheu você', aqui está exposta a heresia do determinismo, do 'uma vez salvo, salvo para sempre'. 

Ou seja, aparentemente fica subentendido que o que a pessoa fez ou deixou de fazer não importa, isso pelo fato dela ser uma escolhida e não por que precisa de fato deixar de fazer o errado. 

A interpretação parece dúbia, e é exatamente por isso que necessita atenção. Perceba como o veneno da serpente é diluído em doses menores na música gospel.

Sabemos que existem formas diferentes de ver as coisas, mas eu citei o caso dessas duas músicas não como forma de atacar ou criticar quem as tenha feito ou mesmo quem as cante. Mas sim com o objetivo de levar a uma reflexão sobre como devemos ver as coisas com mais percepção, e reter o que é bom.

Eu gosto muito das músicas de Aline Barros e do Anderson Freire, e escuto sempre. Mas nem por isso vou concordar com tudo que eles cantam, sem antes medir com a palavra.

Falar disso é tão impopular, que quem identifica essas coisas acaba sendo visto como herege pelos que já estão enfeitiçados e não querem enxergar a verdade.

Veja um vídeo completo explicando essa música aqui.

Ex 3: Não expulsamos demônios em teu nome? 


'Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.' (Mt 7:22,23)

É impressionante atentar para esse fato mencionado por Cristo, aquelas pessoas que acreditavam estar expelindo demônios, na verdade ao fim de tudo, perceberão que elas mesmas, é que foram iludidas pelo demônio.

Isso é que é astúcia!

QUEM É A SERPENTE


Na Bíblia a serpente é...

“o grande dragão, ... que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e com ele, os seus anjos.” (Apocalipse 12:9)

Ele enganou Eva e enganou a muitos anjos, que eram perfeitos e santos. É impressionante esse fato quando vemos que estamos numa condição muito inferior a dos anjos e de Adão e Eva antes de pecarem, e diante disso podemos ser vítimas muito mais fáceis dos enganos da serpente.

Quem é o inimigo?

Acerca de sua personalidade Jesus afirma:

'Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.' (Ver Jo 8:44)

E acerca da sua constituição física veja Lucas 10:18:  

‘Mas ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago.’

Compare com Lc 17:24 onde Cristo diz que em sua segunda vinda, também virá como um relâmpago. E com Mt 28:3 onde é dito que o anjo que desceu para abrir o túmulo onde Cristo fora sepultado também tinha o aspecto de um relâmpago.

Ou seja, satanás é um anjo com uma aparência física semelhante a de Cristo e de outros anjos do céu, podendo transfigurar-se no que desejar:

"E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. (2 Cor 11:14)

Na verdade ele é um anjo de luz e não perdeu esses poderes, durante a tentação de Cristo no deserto é dito duas vezes que ele 'transportou a Jesus' e levou para onde quis, isso com a permissão de Deus é claro. (Ver Lc 4) 

CONSIDERE ISSO


O diabo sabe mais do que você, por que estuda a humanidade há milhares de anos.

O diabo viveu antes de você, e provavelmente continuará vivendo depois que todo mundo morrer, ele tem milênios de experiência em fazer o mal.

O diabo não dorme

O diabo é invisível

O diabo odeia o ser humano, por que Deus fez este um alvo de sua graça. Como ele não pode atacar Deus diretamente, ele o ataca indiretamente destruindo as pessoas.

"O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." (Jo 10:10)

CITAÇÕES


Quanto que o inimigo pode tentar o ser humano?

“As tentações nos cercarão enquanto vivermos. Satanás nos tentará de uma maneira e, se não nos vencer, nos tentará de outra. E assim seus esforços nunca cessarão” (Sermons and Talks, vol. 1, p. 154). 

“O poder de Satanás hoje para tentar e enganar é dez vezes maior do que nos dias dos apóstolos” (Spiritual Gifts, vol. 2, p. 277). (Citado em 'Um dia inesquecível' Pr. Alberto Timm - MM jul/2018)

NOTA: É 10 vezes maior por que a cada século ele aperfeiçoa mais sua habilidade em fazer o mal.

E se fosse possível?

"... porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos." (Mt 24:24)

QUAL A NOSSA DEFESA?


Só Deus, só ele que impede que o inimigo destrua a humanidade:

"As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;" (Lamentações 3:22)

O inimigo só age com a 'permissão' de Deus, digo isso por que Deus 'infelizmente' precisa permitir que o diabo faça o mal.

Mas Deus ‘não pode’ guardar a todos? 

"Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4:7)

Se uma pessoa não resiste ao inimigo e aceita suas propostas, automaticamente ela fica sob o controle dele, com isso Deus não a pode proteger totalmente.

"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." (Mateus 26:41)

Para sermos guardados por Deus precisamos vigiar e orar, além de lutar contra os desejos da carne, também devemos ser inimigos do mundo (Tg 4:4), pois quem é amigo do mundo é amigo do diabo, e se é amigo do diabo não é guardado por Deus contra os enganos dele.

SEU ALVO


"Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar. (Apocalipse 12:17)

O alvo especial da ira do inimigo é o povo que guarda os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus, para entender mais sobre isso recomendo esse artigo.

O diabo só poderá ser destruído ao fim do conflito, por ser o originador do mal ele precisa desenvolver o mal ao máximo para então patentear ao universo a escolha de todos. 

Grande parte da humanidade estará ao lado dele por aceitarem seus enganos, mas outra parte escolherá rejeitar seus argumentos inclusive vencendo o pecado que ele usa como isca. 

Deus não pode destruí-lo agora, fazer isso seria lançar as sementes de uma nova rebelião, ou seja, não resolveria nada.

Jesus venceu o diabo com a Bíblia, sempre dizia ‘Está escrito...’ (Mt 4)

As 2 maiores tentações de Cristo foram:

1 – Usar seu poder em benefício próprio

2 – Desistir da cruz

A primeira consistiu nas 2 primeiras tentações do deserto, e a segunda foi quando ele ofereceu os reinos do mundo sem precisar passar pela cruz, apenas adorando o diabo, e também na angústia do getsêmani quando Jesus pediu 3 vezes que se possível passasse de si o cálice.

O maior engano da serpente

‘Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça. ‘ (2 Ts 2:9-12)

O grande encantamento da serpente está no fato das pessoas darem crédito à mentira, se eu e você acreditarmos na verdade e seguirmos ela pela fé, não seremos enganados, isso chama-se sinceridade. (ver Jo 7:17)

👉 Veja aqui os 12 enganos que o diabo mais usa

CITAÇÃO


“Satanás está bem ciente de que a mais débil alma que permaneça em Cristo é mais que suficiente para competir com as hostes das trevas, e que, caso ele se revelasse abertamente, seria enfrentado e vencido. Portanto, procura retirar das suas potentes fortificações os soldados da cruz, enquanto jaz de emboscada com as suas forças, pronto para destruir todos os que se arriscam a penetrar em seu terreno. Unicamente com humilde confiança em Deus, e obediência a todos os Seus mandamentos, poderemos achar-nos seguros”. (Grande Conflito – EGW 530)

VÍDEO


Assista a pregação completa sobre esse tema aqui:


SLIDES


Confira aqui os slides desse artigo em Power point para usar em sua pregação:

CONCLUSÃO


Nesse artigo você aprendeu como defender-se da serpente que enganou Eva no Jardim do éden, ela está viva e presente no mundo, só que hoje usa novas roupagens e tem obtido êxito em enganar a muitos, oxalá você não esteja entre esses muitos.

VEJA TAMBÉM


- 5 Coisas sobre o Diabo

- 7 Evidências da existência de Satanás