3 Formas de se relacionar com Deus

Formas de se relacionar com Deus

Existem 3 formas básicas do ser humano se relacionar com Deus o criador, servir a Deus é um privilégio em qualquer tempo. Deus ama o ser humano e lhe concede bençãos contínuas ao longo da vida.

Está escrito em Mateus 5: 

"...vosso Pai celeste, faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos." (Mt 5:45)


O fato de Deus tratar todas as pessoas de forma igual nesse sentido é o principio elementar do seu governo, Ele ama seus filhos e não força adoração de ninguém.

3 NÍVEIS


Veja agora os 3 níveis de relacionamento do ser humano para com Deus:

1 ALIENADO DE DEUS


O homem que vive alienado de Deus está descrito com precisão no livro de Jó, veja:

"Como é, pois, que vivem os perversos, envelhecem e ainda se tornam mais poderosos? Seus filhos se estabelecem na sua presença; e os seus descendentes, ante seus olhos. As suas casas têm paz, sem temor, e a vara de Deus não os fustiga. O seu touro gera e não falha, suas novilhas têm a cria e não abortam. Deixam correr suas crianças, como a um rebanho, e seus filhos saltam de alegria; cantam com tamboril e harpa e alegram-se ao som da flauta. Passam eles os seus dias em prosperidade e em paz descem à sepultura. E são estes os que disseram a Deus: Retira-te de nós! Não desejamos conhecer os teus caminhos. Que é o Todo-Poderoso, para que nós o sirvamos? E que nos aproveitará que lhe façamos orações?" (Jó 21:7-15)

Resumindo, após o pecado, por padrão, a relação com Deus se tornou desagradável para o ser humano carnal, será preciso haver uma regeneração para que ele encontre interesse em reaver a paz com o criador.

De forma geral, a maioria dos seres humanos se encontra nesse perfil apresentado por Jó, mas nem por isso deixam de receber suas bençãos. 

2 POR INTERESSE


O segundo perfil de pessoas é descrito em João 6:

"Quando, pois, viu a multidão que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, tomaram os barcos e partiram para Cafarnaum à sua procura. E, tendo-o encontrado no outro lado do mar, lhe perguntaram: Mestre, quando chegaste aqui? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos fartastes." (Jo 6:24-26)

Aqui percebe-se também que se enquadra uma grande parcela da população, pessoas que querem ser servidas, que querem milagres, que querem respostas.

Se elas não vieram da forma que esperam, abandonam a Deus e o trocam por qualquer coisa, como quem troca de camisa.

Servem a Deus por interesse, servem até onde estão recebendo mais em retorno. 

Esse é o perfil do mundo religioso atual, uma fé baseada em curas, milagres e prosperidade. Se em uma igreja a pessoa não encontra isso ela vai buscar em outra.

É uma religião mercantilista, que tem uma aparência de piedade, mas visa mais o materialismo. A religião em si acaba oferecendo o que elas buscam, e tanto os ministros dela como os adoradores encontram-se num poço de perdição.

3 HONRANDO A DEUS


Finalmente a Bíblia apresenta a forma como homens desenvolveram tal nível de relacionamento com o criador que esqueceram de si mesmos, podemos citar como exemplo: 

Abraão

Chegou a ponto de abrir mão do próprio filho a pedido de Deus, sendo exatamente o filho da promessa. Demonstrou fé e amor verdadeiro por seu criador, de uma forma rara de se ver no mundo. 

Moisés

"Falou-me ainda o SENHOR, dizendo: Atentei para este povo, e eis que ele é povo de dura cerviz. Deixa-me que o destrua e apague o seu nome de debaixo dos céus; e te faça a ti nação mais forte e mais numerosa do que esta. Orei ao SENHOR, dizendo: Ó SENHOR Deus! Não destruas o teu povo e a tua herança, que resgataste com a tua grandeza, que tiraste do Egito com poderosa mão. Lembra-te dos teus servos Abraão, Isaque e Jacó; não atentes para a dureza deste povo, nem para a sua maldade, nem para o seu pecado, para que o povo da terra donde nos tiraste não diga: Não tendo podido o SENHOR introduzi-los na terra de que lhes tinha falado e porque os aborrecia, os tirou para matá-los no deserto." (Dt 9:13-28)

Na fala de Moisés percebe-se claramente que ele estava na sua oração, buscando a honra do nome de Deus perante as nações que conheciam sua história.

Moisés estava disposto mesmo a prejudicar-se e aguentar o estresse de lidar com um povo rebelde por toda a vida, do que expor o nome de Deus a zombaria dos pagãos.

Esse é o terceiro nível de relação entre o homem e Deus, o mais sublime que existe.

Amigos de Daniel

Os 3 hebreus que foram tentados a se curvarem a imagem de ouro de Nabucodonosor ilustram bem esse 3º nível de comunhão e adoração, sob a ameaça de morte eles não demonstraram nenhuma preocupação acerca do que Deus faria por eles. 

Era como se eles tivessem consciência de que aquela era a hora deles fazerem algo por Deus e não o contrário, mesmo com sacrifício próprio.

"Responderam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego ao rei: Ó Nabucodonosor, quanto a isto não necessitamos de te responder. Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste." (Dn 3:16-18)

ÁUDIO PREGAÇÃO


Nesse áudio você pode conferir uma pregação que fiz no dia 27 de fevereiro de 2019 sobre esse tema:

CONCLUSÃO


Apocalipse afirma que haverá um povo não terra que honrará a Deus, e que 'mesmo em face da morte, não amaram a própria vida.' (Ap 12:11) O relacionamento genuíno de comunhão e adoração exercido pelos filhos sinceros de Deus está firmado por um compromisso de fé e sacrifício.

Eles amam a Deus acima de tudo, e mesmo em condições adversas buscam os interesses dEle em primeiro lugar.