Paulo vivia de dízimos ou do trabalho de fazer tendas?

Tags

Paulo vivia de dízimos

 “Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar participam do altar? Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho. Mas eu de nenhuma destas coisas usei e não escrevi isso para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer do que alguém fazer vã esta minha glória”. (I Coríntios 9:13 a 15)

Paulo declara que os que trabalhavam na pregação do evangelho deveriam viver do evangelho, ou seja, estavam em harmonia com Malaquias 3:10 

“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança”. 

FAZEDOR DE TENDAS


No entanto, em algumas ocasiões ele preferia fazer uso deste direito (cf. Filipenses 4:16 a 18) 

“Porque também, uma e outra vez, me mandastes o necessário a Tessalônica. Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que aumente a vossa conta. Mas bastante tenho recebido e tenho abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus”.

“Depois disto, partiu Paulo de Atenas e chegou a Corinto. E, achando um certo judeu por nome Áqüila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), se ajuntou com eles, e, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas”. Atos 18:1 a 3  

Através desse trabalho é que Paulo se mantinha. 


Paulo ao fazer essa declaração sobre seu modo de viver diz que era certa a devolução dos dízimos e ofertas para ajudar aos que não tinham outro meio de sustento, e que os que precisassem, vivessem do evangelho assim como ele precisou certa vez e fez uso.