150 O PODER DA ORAÇÃO

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Oração.


OBJETIVO: Levar os irmãos a tornarem-se pessoas de oração.


TEXTO: Josué 10:12-15.


TESE: O homem que ora tem poder.


INTRODUÇÃO:


Imaginemos alguém perdido dentro de uma extensa floresta, sem uma bússola orientadora ou aparelho de rádio comunicação. Tudo se torna estranho e aterrador ao redor. Assim é como se encontra muitas pessoas perdidas mesmo vivendo ao lado de muitas pessoas, pois não usam a prática da oração e por isso sofrem.


“Nossas orações terão a forma de uma conversa com Deus, como se falássemos com um amigo. Ele nos falará pessoalmente em seus mistérios. Freqüentemente advir-nos-á um senso agradável e alegre na presença de Jesus. O coração ardera muitas vezes em nós, quando ele se chegar par comunicar conosco, como o fazia com Enoque.”


I.O Homem se Harmoniza Com Deus


1- Gênesis 5:24 - Mostra uma bela história de uma pessoa que sempre estava em comunhão com Deus.

A história de Enoque é a primeira relatada na Bíblia que uma pessoa andou com Deus. Pode ser até difícil imaginar como pode uma pessoa Ter esse privilégio de andar com Deus. Como isso pode acontecer? Enoque era um ser humano normal igual a qualquer outro. Ele não vivia em um mundo diferente do nosso. Em Enoque houve algo que o diferenciou de muitos outros. Ele decidiu andar com Deus, e era sincero na sua decisão.

“Pela oração sincera somos postos em ligação com a mente do infinito. Não temos, nos mesmo momento evidência notável de que a face de nosso redentor se inclina sobre nós em compaixão e amor; mas é realmente assim. Podemos não sentir seu contato visível, mas sua mão está sobre nós em amor e compassiva ternura.”

Como resultado do poder adquirido através da oração três grandes coisas existia na vida de Enoque:

a) Paz interior - quantas pessoas angustiadas de mal com todos, não tem uma palavra amiga para falar sentem o vazio e angústia interior que Zaqueu sentia sem Cristo na sua vida.

Mas é através de conversas com Deus e a comunhão constante com Ele que vivemos a paz que Enoque viveu.

b) Alegria exterior - Enoque era uma pessoa alegre e contente, e sentia felicidade mesmo na adversidade. Como homem normal, Enoque teve seus sofrimentos, sua dores, seus desapontamentos, mas jamais alguém viu Enoque com o semblante abatido pois que estava com ele constantemente era o doador da felicidade.

c) Vitória garantida - aquele que anda com Deus jamais será derrotado. Quanto mais Enoque lutava, mais ele orava. Foi assim que sentiu gozo no Senhor e saiu vitorioso.

Você também, nada deve tomar o lugar de andar com Deus, da comunhão com Ele através da oração.

2- Alguém pode até imaginar que Enoque andou com Deus porque teve uma proteção especial, foi escolhido por Deus para ser diferente, etc. Com certeza se Enoque vivesse em nossos dias com o burburinho das grandes cidades, com a tecnologia avançada, com a tv, a era da informática, com a multiplicação da iniquidade (Mt. 24:12), Enoque teria a mesma experiência que teve, como consta na seguinte citação:

“O andar de Enoque com Deus não foi em arrebatamento de sentidos ou visão, mas em todos os deveres da vida diária. Não se tornou um Eremita, excluindo-se inteiramente do mundo; pois que tinha uma obra a fazer para Deus no mundo. Na família e em suas relações com os homens, como esposo e com pai, como amigo, cidadão, foi ele um servo do Senhor, constante, inigualável.”


II. Milagres Acontecem


1- Josué 3:13-15 - Conta a história de um homem que orava. Este homem era Josué. Josué nesses versículos anteriores fala com um Anjo. Um grande milagre estava para acontecer na vida de Josué, além de tantos já acontecidos.

“Foi com grande ansiedade e desconfiança em si mesmo que Josué encarou a obra que se achava diante de si.”

Coube a Josué a difícil missão de conquistar a fortificada Jericó. Achou que devia orar ao Senhor e meditar na sua tremenda missão. Desde que saíra do Egito, Josué aprendera com Moisés a andar com Deus. Deus conversa com Josué e diz como ele deve fazer. Sempre que nos colocamos em atitude de oração, e o fazemos cm fé e confiança, nós nos colocamos na presença de Senhor e podemos Ter a certeza da orientação.

O Senhor disse a Josué como devia organizar o exército para tomar Jericó. Israel rodeava a cidade, os sacerdotes tocando trombeta, isso durante seis dias, e ao sétimo dia rodearão a cidade por sete vezes. Assim fazendo os muros da cidade de Jericó caíram, e a cidade foi tomada. Parecia impossível ou até sem lógica uma coisa dessas acontecer. Mas Josué era um jovem consagrado. Ele obedeceu a Deus e todos saíram vitoriosos.

As vezes nos surpreendemos com o plano de Deus e pensamos que não vai funcionar.

“Podemos comunicar a Deus com nossas orações, andar na companhia de Cristo... A toda oração sincera há de vir a resposta. As orações que são dirigidas a Deus, em cansaço, em provação, Deus responde, nem sempre segundo a nossa expectativa, mas para o vosso bem.”


ILUSTRAÇÃO:


O ruído de uma orquestra sinfônica para afinar os instrumentos não dá idéia do que se vai seguir. os violinos arranham, os pistões tinem, os trombones gemem. Então há um momento de silêncio, o maestro levanta a batuta, e perfeita harmonia delicia o ouvido. Quando oramos, afinamo-nos com Deus e sua vontade; descobrimos a parte que temos que tocar e a parte que os outros tocam na orquestra da vida. Estar afinado com Deus é estar afinado com a própria vida.


CONCLUSÃO:


Portanto, vimos que a oração é o centro da alma. grandes sucessos que vimos aqui, deve-se ao fato de que as pessoas se preparam espiritualmente.

Enoque orou e andou com Deus. Josué orou e os muros de Jericó foram ao chão. Existe muitos outros milagres que Jesus operou que não falamos, mas existe muito resultado positivo naqueles que buscam ao céu em oração.

APELO:


Gostaria você de aceitar esse plano de sempre buscar Deus em oração, e passar por muitos milagres assim como homens já passaram, (Enoque, Elias, Josué...).