10 Curiosidades de Martinho Lutero e a Reforma Protestante

Martinho lutero reforma protestante

Martinho Lutero foi um monge agostiniano e professor de teologia germânico que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante, nasceu em Eisleben em 10 de novembro de 1483 e morreu em Eisleben em 18 de fevereiro de 1546. 

Destacou-se na história por ter lutado veementemente contra diversos dogmas do catolicismo romano, contestando sobretudo a doutrina de que o perdão de Deus poderia ser adquirido pelo comércio das indulgências. 

Essa discordância inicial resultou na publicação de suas famosas 95 Teses em 1517, em um contexto de conflito aberto contra o vendedor de indulgências Johann Tetzel. 



Sua recusa em retratar-se de seus escritos, a pedido do Papa Leão X em 1520 e do imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521, resultou em sua excomunhão da Igreja Romana e em sua condenação como um fora-da-lei pelo imperador do Sacro Império Romano Germânico.

Foi um dos maiores expoentes da chamada 'Reforma Protestante', episódio que ocasionou grandes transformações na Europa e América, desde então o mundo cristão nunca mais foi o mesmo.

10 CURIOSIDADES 


Sobre Martinho Lutero e a Reforma Protestante:

1 - A reforma não começou com Lutero, começou com um comerciante chamado Pedro Valdo, num período chamado 'pré reforma', seus seguidores ficaram conhecidos como 'Valdenses'.

2 - Lutero afirmava que orava 2 horas por dia, e quando estava muito ocupado, orava 3;

3 - Antes de Lutero também houve um inglês chamado: 'John Wycliffe' que ficou conhecido como 'precursor da reforma'

4 - Antes de Lutero, diversos reformadores foram mortos, entre eles John Huss e Jerônimo, que queimaram na fogueira e suas cinzas foram lançadas no rio Reno;

5 - Aos 17 anos Lutero tocava um instrumento chamado 'Alaúde' e tinha o apelido de 'O Filosofo';

6 - Lutero decidiu tornar-se monge após sobreviver a uma chuva de raios em Erfurt em 1505;

7 - Em 1511 enquanto subia a escadaria da santa sé de joelhos, na basílica de São Pedro em Roma, Lutero ouviu uma voz que dizia: 'O Justo viverá pela fé', a partir de então nunca mais foi o mesmo;

8 - A mensagem central da pregação de Lutero era a 'Justificação pela Fé' baseada no livro de Romanos, que combatia a venda de 'indulgências', que consistiam em contratos escritos para pagar o perdão dos pecados (passados, presentes e futuros) aos que as comprassem;

9 - Lutero foi excomungado e declarado herege pelo Papa, e graças a intervenção de um nobre, foi secretamente exilado no Castelo de Wartburg, em Eisenach, onde permaneceu por cerca de um ano. Durante esse período trabalhou na sua tradução da Bíblia para o alemão, tendo concluído o Novo Testamento, em setembro de 1522;

10 - Após sua excomunhão, Lutero Casou com Catarina de Bora, ou Katharina von Bora (em alemão) que era uma ex-freira católica, ele era 15 anos mais velhos que ela.

SUPER RECOMENDADOS


- 7 Técnicas para ler a Bíblia rápido e memorizar
- As 12 Melhores Bíblias de Estudo do mundo
- 38 Ferramentas de estudo para Pregadores
- O Segredo de Renato Alves para ler 3x mais rápido
- 10 Sinais de um viciado em pornografia
- Como fazer um TCC sem drama
- Jovem mostra como passou em 10 concursos federais

AS 95 TESES DE JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ


Confira o texto completo das 95 teses afixado em 1517 na porta da catedral de Wittenberg na Alemanha, fato que marcou a história do cristianismo moderno, e caso deseje baixe o arquivo PDF.

FONTE: 👉 luteranos.com.br


[ LANÇAMENTO ] BÍBLIA DA REFORMA


biblia-king-james-preta

A reforma protesta completa 500 anos em 31/10/2017, em comemoração a isso a Bíblia de estudo da Reforma apresenta um rico e vasto material como notas, artigos e orações com base em cada livro das escrituras sagradas. Todos os livros da Bíblia trazem uma introdução sobre o pensamento de Martinho Lutero, bem como um amplo esboço com detalhes históricos e artigos. O objetivo desta publicação é estimular no leitor a reflexão sobre o legado trazido pela reforma e, especialmente, resgatar as raízes da reforma protestante, ao destacar a centralidade da Bíblia para a Fé e a vida Cristã.

Para esta Bíblia de estudo, adotou-se a consagrada edição Almeida Revista e Atualizada (Ra). Fiel aos originais e uma das traduções preferidas pelos leitores, A RA Segue a divisão padrão de capítulos e versículos e traz vários subtítulos que ajudam o leitor a visualizar rapidamente o conteúdo das divisões/seções do Texto Bíblico. Nesta edição, O texto Bíblico aparece disposto em duas colunas, com divisão por Parágrafos..

DIFERENCIAL:


  • Acabamento:Couro Sintético, Luxo;
  • Medida :16,2 X 23,4 Cm;
  • Formato:Grande;
  • 2.304 Páginas;
  • Indicada por acadêmicos e líderes;
  • Peso 1.7320 kg;
  • Notas, artigos e orações relativas;
  • Texto dividido por colunas;
  • A visão de Lutero que revolucionou o mundo.

ONDE ENCONTRO:


AQUI (Letra Grande)- Link Direto

LINHA DE TEMPO DA REFORMA


FILME 


Assista ao filme completo disponível no Youtube sobre a história do monge Martinho Lutero na íntegra. 



CONCLUSÃO


Nesse artigo você acompanhou 10 Curiosidades sobre Martinho Lutero e a reforma Protestante, conferiu o texto integral da 95 teses e também pôde assistir ao filme completo sobre a reforma protestante. Deixe um comentário abaixo com suas considerações.


VEJA TAMBÉM


- Receba Brindes da Novo Tempo AQUI
- 7 Evidências de que o Diabo Existe
- Baixar Materiais ‘Bíblia Fácil’

- Curso o Poder do Foco