Sociedade com um milionário

SOCIEDADE_MILIONARIO

Um Bispo e um próspero fazendeiro caminhavam pelas lavouras e pastos do fazendeiro. O Bispo estivera tentando impressionar o latifundiário com o fato de que Deus é o dono de todas as coisas e da nossa responsabilidade de reconhecer isto. O rico fazendeiro desviava-se do assunto e falava de suas terras e colheitas:

- “Até onde puder ver além daquelas montanhas, tudo é meu; além daquele rio, tudo é meu ...”

E o bispo perguntou - lhe:

- “E de quem serão daqui a 100 anos?”

O fazendeiro entendeu a lição.



B – Deus é eterno - o homem é temporário. Deus é infinito - o homem é finito.

C – A Bíblia ensina que Deus é o dono de todas as coisas:

1 – Salmos 24:1, 2  ( AT ) “Do Senhor é a terra e sua plenitude”

2 – Ageu 2:8  ( AT ) “Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor”.

3 – “O mesmo Deus que guia os planetas, opera no pomar de frutas e na horta de vegetais” Testemunhos Seletos Vol. IV E.G. White.


D – Graças a quem obtemos todos os nossos bens?

1 – Deut. 8:17-18  ( AT )


2 – Apesar de ser proprietário de tudo, Deus quer ser reconhecido em 4 dádivas a nós confiadas:
  • Templo (corpo);
  • Tempo;
  • Talentos;
  • Tesouro;


I – O QUÁDRUPLO PLANO DE SOCIEDADE COM DEUS


Mordomia prática

A – O CORPO


No corpo há cerca de 263 ossos; cerca de 500 músculos; 13,5 Litros de sangue ( 1/5 do peso ). Todo sangue do corpo passa pelo coração em 3 minutos. Três bilhões de glóbulos brancos que combatem doenças e dois trilhões de glóbulos vermelhos que transportam oxigênio. 

Temos ainda 96 mil Km de artérias, veias e vasos capilares! Em uma vida o homem consome mais ou menos 50 toneladas de alimentos e 50 mil litros de água.

1 – Para a máxima eficiência, operação e função do corpo e da mente, Deus nos deu um cardápio de frutas, legumes, cereais e nozes. A recreação, o repouso, a alimentação e o exercício físico são importantes para termos corpo sadio.

B – O TEMPO


O homem vive na média de 70 anos. Cerca de 23 anos passa dormindo; 4 anos comendo; 1 ano em vestir-se e despir-se; 6 anos tomando banho; 15  a 20 anos trabalhando; o resto em viagens, escola, leituras, etc.

1 – Efésios 5:15-16  ( NT ) “... Remindo o tempo porquanto os dias são maus.”

2 – O tempo perdido não é recuperado. Horace Mann, o apóstolo da instrução nos E.U.A,  fez público este anúncio no jornal:

“Perderam-se duas horas cravejadas de 60 diamantes cada uma. Não se dá recompensas a quem as entregar, porque estas jóias estão perdidas para sempre”.

3 –  Perde-se tempo em conversas fúteis, leituras sem proveito,
     passatempos, etc.

4 – Para que o homem se  lembrasse que Deus fez o tempo, pôs o homem em prova dupla: “Seis dias trabalharás, mas o 7º é dia do Senhor”.

5 – Tiremos tempo cada dia para orarmos, lermos a Bíblia, mas lembre-se do tempo do sábado reservado a Deus.

C – OS TALENTOS  


Para que o homem se lembrasse de que Deus é o dono de nosso talentos submeteu-nos a prova dupla:

1º - Trabalhar no jardim, dominar os animais

2º - Abster-se de trabalhar no 7º dia

a . Narre a parábola dos talentos - S . Mateus 25:14-30  (p., NT)

b . Use seus dons para benefício de outros.

D – O TESOURO


1 –  Experiência de Jacó - Fugiu com apenas uma trouxinha de roupas, e tinha uma pedra por travesseiro. Fez uma sociedade com Deus - Gênesis 28:20-22  (p., AT)

ILUSTRAÇÃO 


Um fazendeiro norte-americano fez a seguinte declaração:

Deus e eu temos 50 hect. de milho verde. Deus colocou a umidade e os minerais da terra. Eu lavrei a terra, eu plantei a semente, então deixei tudo nas mãos do meu sócio.

Os raios de sol aqueceram a terra e os rebentos apareceram. Eu capinei a terra. Enquanto Deus não trabalhasse eu falharia; mas se eu não fizesse a minha parte, o trabalho que Deus fez na minha fazenda também não teria resultado. Trabalhamos juntos!

Com os meus dois cavalos trabalhei no campo. Deus usou 121.000 cavalos de força na energia do sol num campo de 50 hect. Durante o verão, Deus trabalha regando o campo - não com balde ou mangueira como eu faria, mas com chuva de 165 mil toneladas d’água. Eu trabalhei 500 horas - mas para cada hora que eu trabalhei, Deus trabalhou 6 horas; pois Ele continua trabalhando 24 horas por dia sem parar. Quando eu saía do trabalho à noite para descansar, Ele ficava ali trabalhando, operando grandes milagres.

No tempo da colheita, cada grão de milho que plantei, rendeu 1.200 grãos de milho verde.

Foi uma colheita maravilhosa!

O milho verde foi nosso, pois trabalhamos juntos. De quem seria o lucro? Não seria justo dar somente a metade para meu sócio, pois Ele trabalhou muito mais do que eu.

Mas conversei com Ele. Ele me disse: ‘Não quero a metade. Peço somente a décima parte’. Ele é um sócio bondoso, e é um privilégio poder trabalhar com Deus!

3 – Que benção maravilhosa promete Deus? - Malaquias 3:10   (p., AT) - “Trazei todos os dízimos ... e provai-me nisto ... abrir as janelas do céu.”


ILUSTRAÇÃO  


Um rapaz viajava da Inglaterra para os E.U.A. No navio, o capitão da embarcação deu-lhe um conselho para que pusesse Deus em primeiro lugar se quisesse prosperar. 

Ao chegar à América, o jovem começou a fabricar em casa um sabão rústico. Chegou a devolver 25% como dízimo e se tornou industrial de sucesso. Seu nome William Colgate.

5 – Conte uma experiência pessoal ou dê oportunidade para breve testemunho.

CONCLUSÃO


A – Que devo fazer?

1 – Ser um sócio de Deus - Provérbios 3:9  (p., VT)

2 – Dar com alegria - II Cor. 9:6-7 


3 – Costuma-se dizer que há três espécies de doadores: a pedra, a esponja e o favo de mel. É preciso dá uma pancada com um pedaço de aço para a pedra dar uma fagulha. 

A esponja tem de ser apertada, e mesmo então não dá tudo que absorveu. O favo de mel é apenas uma cobertura de abundante doçura. O menor rompimento dá vazão a doçura. Deus ama o doador tipo favo de mel.

SLIDES PARA APRESENTAR ESSA PALESTRA SOBRE O DÍZIMO




BAIXAR MATERIAIS


Faça o download dessa palestra para usar em seu trabalho evangelístico, no link abaixo estão inclusos:

- Slides de Abertura;
- De 1 a 4 Vídeos do Conteúdo;
- Palestra completa em Power Point;
- Áudios para Fundo Musical;
- Slides com Dicas Diversas;
- Testes Específicos e etc.

VEJA TAMBÉM


- Diagramas Bíblicos Genealógicos
- 45 Perguntas Sobre o Dízimo
- Baixar Materiais ‘Bíblia Fácil’