Por que tantas igrejas se Deus é um só?

Por que tantas igrejas

Carl Jung disse certa vez,  que o homem foi criado com um “vazio de Deus”. Santo Agostinho, em sua análise da alma humana descreve a mesma verdade: 


“Tu nos fizeste para ti somente, ó Deus, e nossos corações não tem repouso até encontrar repouso em ti.”

1 – Muitos buscam encher este vazio de sua vida com fama, fortuna e viagens, somente para descobrir que isto não traz satisfação.



2 – Uma das perguntas que o povo faz é: 

“Se há um só Deus e uma só Bíblia, por que há muitas igrejas?” “De onde estas igrejas vêm?” “E se Deus tem uma igreja verdadeira, como saber qual igreja é a verdadeira?”

3 – Ao caminhar em uma rua você vê dois jovens de camisas brancas e com gravatas, e ao ver uma plaquinha  preta no bolso da camisa, você percebe que são os mórmons. Outros dois com pastas pretas, vendendo revistas de porta em porta, você reconhece os testemunhas de Jeová. 

Então você faz a pergunta, “Se há um só Deus, por que diferentes religiões?” Se considerar seitas e grupos, há mais de 1.000 diferentes igrejas.

B – por outro lado, muitos são indiferentes a esta questão. Seguem esta ou aquela crença  pela influência da tradição local ou família.

ILUSTRAÇÃO


A história de um bezerro que andou pela floresta formando um trilho cheio de voltas e curvas ilustra esse ponto. No dia seguinte, aquele trilho foi pisado por um cão que por ali passava. Outro dia, uma ovelha mestra passou pelo trilho seguida de vários carneirinhos atrás de si. 

Assim o trilho virou picada e daí um caminho. Daquele dia em diante um caminho foi aberto na floresta.

Homens e mulheres ao ter que passar por ali, resmungavam palavrões por causa daquele caminho tortuoso. 

Mas eles continuavam a seguir o caminho, só porque um bezerro perdido havia passado por ali. O caminho virou estrada e os cavalos sofriam com as cargas, andando 3Km quando podiam andar 1 Km em estrada reta. Hoje, nesta estrada, passam milhões seguindo um bezerro que já morreu a 300 anos.



1 – Se você pergunta a alguém: 

“Por que você segue esta igreja?” eles te responderão: “ Meu avô, e meu bisavô seguiram a mesma fé.” 

Assim o trilho do bezerro é seguido por pessoas que não sabem a razão de sua fé.

C – Hoje, estudaremos as características da Verdadeira Igreja.

Tem havido um derrame de notas falsas de 10 reais na praça. Vi recentemente um cartaz no banco Bradesco com a figura de uma nota verdadeira. Os pontos chamavam a atenção  nas característica da genuína nota, para se evitar a falsa. Várias setas chamavam a atenção para a textura do papel, das tonalidade da cor, dos vários símbolos, da marca d´agua e o filamento. Assim se você conhece a verdadeira, poderá evitar a falsa.

I – A verdadeira  igreja


Não necessitamos estudar várias denominações diferentes. Não  teríamos tempo e ficaríamos confusos. Vamos estudar a verdadeira.

A palavra igreja no grego significa  “chamado para fora.” É um grupo chamado do mundo para Deus.

A – Símbolo da Igreja


1 – Em Apocalipse 12, uma mulher virtuosa é símbolo da igreja pura (Efés 5 :22-23). Quando a Bíblia fala da igreja como instituição, o faz no singular. Assim como há um só senhor, há uma só doutrina verdadeira (Efe. 4:5). Assim como Deus teve uma “igreja no deserto” (At. 7:38), Ele tem uma igreja para nosso tempo.

B – Batalha n.º 1 – Guerra no Céu  


1 – Que maravilhoso sinal João  viu no céu? (Ap. 12:1 - p., NT)

a – Suas vestes resplandecentes refletem a luz do sol – Cristo, “O sol da justiça” (Mal. 4:2). Assim como a lua reflete meramente a luz do sol, o Velho Testamento com o seu sistema de sacrifícios refletia a obra de Jesus. Em sua cabeça ela usa uma coroa de 12 estrelas simbolizando os santos apóstolos. Aqui mostra o símbolo da igreja antes e depois da cruz.

2 – O capítulo 12 de Apocalipse dá uma veste paronâmica da história. Quem é o dragão vermelho que João viu em visão? (Ap 12:3,4,7-9 - p., NT).

a – Lúcifer, o anjo glorioso, escolheu abertamente se rebelar contra Deus. Embora perfeito, Deus lhe deu o poder de escolha (Ez 28:12-15). Como não mudasse a conduta, foi expulso do céu e consigo a terça parte dos anjos do céu (Ap 1:20). Lançado para terra, ele enganou Adão e a Eva no paraíso.

C – Batalha n.º 2 – Ataque contra Jesus  


1 – Qual o próximo evento da profecia?  (Ap 12:5 - p., NT).

a – Satanás tentou destruir Jesus influenciando Herodes, governador  de Roma, a decretar que todos os bebês de até 2 anos de idade, nascidos em Belém, fossem mortos(Mat 2:12-20). Avisados por um anjo em um sonho, José e Maria fugiram para o Egito até que Herodes morresse.

b – Davi descreve a última vitória do Messias sobre os Seus inimigos como alguém usando uma vara de ferro (Sal 2:7-9). Assim é a descrição de Sua segunda vinda (Ap 19:13-16)

c – Após a crucifixão, o túmulo não O pode reter. Ele ressuscitou e voltou para o Pai.

D – Batalha n.º 3 – Satanás ataca o povo de Deus    


1 – Sobre quem Satanás dirigiu sua ira após Cristo ter retornado para o céu? ( Ap. 12:13,15)

a – Depois da morte  de Jesus e dos discípulos, Satanás tentou destruir a igreja pela fúria da perseguição dos imperadores pagãos de Roma. Cristãos eram queimados  em estacas. Milhares foram lançados aos leões, mas apesar disto a igreja crescia.

b – Numa tentativa de obstar este crescimento fenomenal, Satanás induziu o compromisso com o mundo, introduzindo heresias doutrinárias. A igreja e o estado se uniram e em 538 A.D. a apostasia estava desenvolvida.

E – Para onde e por quanto tempo a mulher, ou a igreja, fugiu quando foi perseguida por Satanás? (Ap. 12:6 - p., NT).

1 – Assim como o mar representa multidões (Ap 17:15), o deserto significa  lugares despovoados e secretos. Os fiéis de  Cristo não podiam se reunir publicamente por que os matavam. Na idade média, mais de 50 milhões de cristãos foram martirizados durante a era do deserto. A história dos Valdenses e dos Huguenotes cumpriu parte da profecia.

2 – Desde que um dia profético equivale um ano(Ez 4:6,7; Nu 14:34), os 1260 dias representam 1260 anos. Recebendo autoridade civil e religiosa em 537 A.D, o chefe da igreja de Roma era a maior força na Europa até ser destronado por Berthier, general de Napoleão em 1798. Durante este período de perseguição, a igreja verdadeira estava sendo mantida em segredo.

G – Sobre quem o diabo dirigiu a sua ira nos últimos dias? (Ap. 12:17 - p., NT)
1 – Duas características: guarda os mandamentos e tem o testemunho de Jesus

ILUSTRAÇÃO


Mandamentos e fé

a – A carteira de identidade possui duas marcas definitivas: foto e impressões digitais. A igreja tem a foto de Jesus (são Cristãos) e as digitais - os mandamentos de Deus.

b – Esta é uma mulher fiel. Que diria você se sua mulher lhe dissesse: “Vou ser-lhe fiel do domingo `a sexta-feira, mas no sábado serei infiel?”

A mulher (igreja) que não é fiel no sábado, não é a igreja de Apocalipse 12. Ao invés de ser a mulher vestida de sol, se parece com a prostituta de Apocalipse17.

2 – Identidade da Igreja de Deus


a – Surgiria como organização depois da era do deserto, ou seja, depois de 1798(Ap. 12:6,14).

b – Surgiria como resultado do desapontamento de 1844 predito em Apocalipse 10, assim como a igreja primitiva surgiu do desapontamento da cruz (Ap 10).

c – Guardaria os mandamentos de Deus, inclusive o quarto, que ordena repousar no sábado (Ap. 12:17; 14:12; Ex. 20:3-17).

d – Teria o Espírito de Profecia (Ap. 12:17; 19:10).

e – Pregaria as três mensagens angélicas do tempo do fim(Ap 14:6-12).

f – Seria um movimento mundial, pregando a toda nação, tribo, língua e povo ( Ap. 10:11 e Mc. 16:15).

g – Ensinaria que a salvação é conseguida somente pela fé em Cristo Jesus, pois pregaria o evangelho eterno ( Ap 14:6; 1:15).

Apesar do profundo respeito que merecem as pessoas que existem em todos os grupos religiosos, temos que reconhecer que a única Igreja que reúne estes sete pontos básicos é a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

F – Qual a vontade de Jesus e qual o conselho de São Pedro por aqueles que neste momento não são membros da Igreja Verdadeira? (At 2:37-38 - p., NT).

1 – A melhor maneira de demonstrarmos confiança em um banco é depositando ali o nosso dinheiro. A maneira de confiarmos num médico é entregarmos nosso corpo numa mesa de cirurgia. Igualmente, a melhor maneira de confiarmos na igreja verdadeira é sermos batizados.

2 – O ponto mais importante aqui é a obediência. Não basta sermos sinceros, mas andarmos em toda luz que conhecermos.


ILUSTRAÇÃO 


Li a triste história  de um homem chamado Ferguson. Sua esposa lhe fez alguns biscoitos, ele comeu os biscoitos e logo morreu. Sua esposa havia usado veneno em vez  de açúcar. Ela estava certa  que estava fazendo a coisa correta para o marido. Era sincera – Mas sinceramente errada.

– Uma enfermeira  deu 3 injeções. Ela percebeu que os 3 pacientes pioravam, chamou o médico, mas era tarde demais. Morreram. A enfermeira trocou as injeções. Era sincera – sinceramente errada.

– Um homem mergulhou num poço de água. Ele estava certo de que a água era profunda. Foi tão sincero que mergulhou sem medir a profundidade. Sincero ? sim, mas sinceramente errado.

Amigo, nós não estamos procurando qualquer igreja, mas a igreja remanescente de Deus – a que guarda os mandamentos de Deus e tem o testemunho de Jesus. Não podemos errar nessa questão, além de sinceros temos que estar do lado correto.

Talvez você não entenda tudo ainda. Talvez as doutrinas que estudamos não estejam 100% claras. Mas há algo que Deus quer que você faça.
Jesus diz em S. João 10:16 – “Ainda tenho outras ovelhas não neste aprisco; a Mim Me convém reuní-las.” Deus está buscando os sinceros desta cidade para fazer parte da igreja de Apocalipse 14:2.

SLIDES PARA APRESENTAR ESSA PALESTRA SOBRE A IGREJA VERDADEIRA




BAIXAR MATERIAIS


Faça o download dessa palestra para usar em seu trabalho evangelístico, no link abaixo estão inclusos:

- Slides de Abertura;
- De 1 a 4 Vídeos do Conteúdo;
- Palestra completa em Power Point;
- Áudios para Fundo Musical;
- Slides com Dicas Diversas;
- Testes Específicos e etc.

VEJA TAMBÉM


- 10 Provas que o Inferno é Invenção Pagã
- Apocalipse ‘A Resposta’ (Vídeos WhatsApp)
- Que Significa: ‘Pelos Séculos dos Séculos’