Milhões por uma pérola preciosa


De  acordo com o famoso mineralogista Herbert WitlocK, há quatro pedras consideradas  preciosas. São elas: diamante, rubi, esmeralda e safira.


1– Há outras pedras valiosas mas não consideradas preciosas, senão semi-preciosas. Por exemplo: Topázio, turmalina, granada, berilo e opala.

2 – Também há as de menor valor como ametista, jaspe, ônix, ágata e crisópraso.

3 –  No tempo de Salomão, o rubi era a pedra mais preciosa do mundo. Dizem que hoje seria a esmeralda a mais apreciada, seguida do rubi e do diamante.




4 –  Dia 18 de março de 1982, eu li no Estado de Minas um fantástico achado. Casualmente quando passava pelo ribeirão São Bento, a 18 Km do Carmo do Paranaíba, em Minas, um anônimo garimpeiro de 21 anos encontrou junto ao cascalho do córrego um diamante quase do tamanho de um ovo, avaliado em 1 milhão de dólares.

– Segundo o prefeito Ajax Bacelos, a pedra foi encontrada após uma chuva muito forte que revolveu o cascalho do riacho  e colocou a pedra no caminho do garimpeiro.

Esta pedra mudou sua vida. Não irá vestir, comer, como antes. Terá novos amigos, terá uma vida invejável. Esperança invejável.

I – ISTO ME FAZ LEMBRAR UMA PARÁBOLA CONTADA POR JESUS. ESTÁ EM S. MATEUS 13:44,45 E 46 (p., nt).



“O reino dos céus é semelhante a um tesouro ...”

A – No tempo de Cristo, era comum esconder tesouros na terra.

Havia: Pilhagens, invasão de hordas de salteadores, mudança de governo que ditava pesados tributos. A segurança era mínima,  por isso, os homens escondiam seus tesouros na terra.


Mas o local era muitas vezes esquecido. A morte e a prisão separava o dono das riquezas e ficava para o feliz descobridor.


1 – No tempo de Cristo era comum achar moedas velhas e peças de ouro e prata. Imaginem um pobre aldeão. Sua família é grande, ele ganha miseravelmente. Arrendou um terreno para plantar trigo. Naquela tarde quente, ia ele arando quando a relha do arado choca com algo duro. 

Ele cava e lá está o brilho do tesouro. Repõe o tesouro no mesmo lugar, vende a casa os dois bois e a velha carroça. Sua família  o chama de louco. Seus amigos criticam. Mas ele sabe o valor do achado, então compra a terra e adquire o tesouro. 

Muitos poderiam ter passado sobre o lugar. Assentado sobre ele sem saber a riqueza que está debaixo deste.

B – Não faz muito, os diários anunciaram a descoberta de um diamante de 200 gramas. A gema foi avaliado em 11 milhões de dólares. Foi encontrada em Serra Leoa. Foi batizado de “Estrela da Serra Leoa”. Diz o relato que tinha a forma de um ovo, e parecia um pedaço de gelo quebrado com superfície áspera.

1 – Que aconteceria se você ou eu o tivéssemos visto atirado na rua ou no campo?

a – Eu pelo menos nem teria abaixado.

b – Talvez um adolescente lhe houvesse dado um chute.

2 – Que  aconteceria se ficássemos sabendo que nosso vizinho estava vendendo tudo para comprar este pedaço de vidro quebrado?

a – Teríamos criticado - é um irresponsável.

b – Um mais satírico diria que estava débil mental.

c – Só os entendidos saberiam que estava fazendo o negócio da vida.

d – Cristo é o tesouro da parábola.

¨ Enquanto uns zombam,

¨ Outros criticam,

¨ Os sensatos e sinceros compreendem que vale a pena deixar tudo com o propósito de tê-Lo. 

“Vai vende tudo que tens e compra o campo”.

II – DEVEMOS DEIXAR TUDO QUE NOS IMPEDE DE SEGUIR A JESUS:


A – O caminho para a vida eterna é um caminho estreito. De renúncia.

B – Muitos hoje querem religião barata e cômoda que lhes permite fazer tudo que desejam. A verdadeira religião não pode ser barata nem alistar cristãos de tipo barato. Nunca muito custou pouco.

C – A Bíblia fala de um homem que conhecemos como “o jovem rico”, que não esteve disposto à renuncia.    

Mateus 19:16-22 (p., NT)

Ele veio seguro, entusiasmado e perguntou:

-“Bom Mestre, que farei para ter a vida eterna?”

Jesus disse-lhe: “Guarda os dez mandamentos”. Ele disse: - “Isto eu faço desde garoto”. O que esperava que Jesus dissesse nunca saberemos; 

Cristo disse-lhe: 

- “Uma coisa te falta, vai, vende tudo e segue-me” 

- A Bíblia diz que ele se afastou triste. Era rico, famoso, de grande futuro. Acho que nunca mais as moedas tilitaram em seu bolso sem que ele ouvisse a voz calma de Jesus. 

“Uma coisa te falta”. 

Será que ele não ficou depois pensando que aquela coisa que faltava era o mais importante?


III – ÀS VEZES O OBSTÁCULO PODE SER AS PRESSÕES FAMILIARES


A – A verdade nunca foi popular. Também hoje encontrará oposição, às vezes até de nossos entes queridos.

B – Alguém terá problemas com a observância do sábado dos dez mandamentos, dirá - “Temo perder o emprego”.

Outros dizem:            

C –  É Muito Difícil No Século XXI!

1 –  Era mais difícil ainda no tempo de Cristo.

2 –  Vejamos o caso do cego de nascença.
João 9:19 a 22 ( p NT )
a resposta de seus pais. S. joão 9: 20-22

3 – Que  significava ser expulso da sinagoga?

Segundo a lei judia, ninguém da nação podia dar emprego a essa pessoa; seus pais deviam expulsá-lo do lar; ninguém podia hospedá-lo; nem dar um prato de comida.

Era mais difícil ser fiel a Jesus neste momento do que nós imaginamos.

a – Estevão foi apedrejado

b – Pedro crucificado de cabeça para baixo

c – Paulo decapitado por Nero

d – João jogado num caldeirão de azeite fervente por Domiciano.

4 – Amigo, você não pode sair daqui sem ouvir o conselho de Jesus. Escutem-no. Lucas 9:23-25  ( p NT ). Tome a sua cruz ... e segue-me”

1 – Isto significa fazer o impossível, o que é loucura para este mundo.

2 – Significa aceitar a carga da fidelidade. Suportar a oposição, a crítica, tudo por amor a Cristo.

IV – MILHÕES POR UMA PÉROLA:


Alguns anos antes de estourar a guerra mundial, estava sendo dirigida uma série de conferências no Japão. Assistiu ali uma senhorita de alta sociedade. A senhorita era filha única. Era muito culta pois tinha o doutorado em Filosofia, falava japonês, alemão, francês e inglês.

Depois de escutar as conferências, convencida da verdade bíblica, resolveu abandonar o Shintoísmo para abraçar a verdade ensinada pela igreja Adventista. Aceitando a Jesus como Salvador pessoal, começou a guardar o sábado e esperar a segunda volta de Jesus.

Quando seus pais descobriram que havia mudado de religião, começaram as sérias dificuldades. Vivia num palácio, acostumada a uma vida de luxo, sem saber o que eram as tarefas domésticas, pois tinha muito pessoal de serviço.

O pai chamou e disse:

- Minha filha, você não pode seguir esta religião cristã. Como pode abandonar o Shintoísmo! Você sabe que sou um conde. Que pensará a sociedade? Que dirão os círculos governamentais desta religião fanática?

Carinhosamente a filha procurou convencer  o pai que somente a Bíblia personificava a verdade e só Jesus era o Salvador. Mas os preconceitos do pai o impediram de ver a beleza do plano da salvação.

Diariamente havia brigas. O pai disse-lhe que se não abandonasse a religião deveria abandonar o lar. A mãe quis intervir a favor da filha, sem êxito. O pai disse afinal:

Perdeu tudo por Cristo

- Você tem duas horas para preparar suas malas e abandonar este lugar.
Angustiada, a senhorita teve de preparar suas malas sozinha, pois foi a primeira vez que seu pai ordenou que ninguém a ajudasse. Em seus ouvidos ressalva as palavras: 
“Quem amar o pai e mãe mais do que a mim não é digno de mim”. 
Isto a animou a cantar o hino (553), que aprendera nas reuniões.


“A Jesus seguir eu queroAonde for o Seu quererE onde quer que vá meu MestreSeguirei sem mais temerÓ Jesus, seguir-te queroQuanto amor o Teu por mimmesmo que te neguem todosSeguirei até o fim”.

Após reunir todos os seus pertences, pegou o dinheiro que tinha e colocou-o na carteira. Neste momento entra o pai com a ordem de que ela mesma levasse a mala ao carro. Lá estava ela, perplexa. Pôs-se a pensar. Alugou um quarto de hotel e disse a si mesma:

“Sei falar alemão, francês e inglês, ganharei a vida lecionando línguas estrangeiras.” Colocou um anúncio no Jornal e em poucos dias teve muitos alunos.

Assim vivia só, guardando o Sábado dos dez mandamentos até que um dia um carro parou em frente de sua casa e dele desceu seu venerável pai com o propósito de vê-la.

Abraçou-a chorando e disse:

- Filha, estes três meses que você esteve fora de casa foi um inferno para sua mãe e para mim. Temos chorado todos os dias e não podemos viver mais sem você. Volte para casa, e continue a sua religião. 

Faça o que quiser quando voltar para casa. Só lhe peço uma coisa, quando eu morrer, o médico disse que não sobreviverei mais a outro ataque de coração, queime incenso ao meu espírito de acordo com o Shintoísmo.

A filha respondeu-lhe:

- Papai, eu te quero muito, como também a mamãe. Desejo voltar para casa. Mas não posso prometer o que me pede, pois faltaria ao primeiro e segundo mandamento que dizem que não tenho de ter outros deuses nem imagens. Isto é contra a Bíblia e não posso fazê-lo sem cometer pecado.
O pai, um tanto irado disse:

- Terás que fazê-lo.

A filha respondeu-lhe com toda sinceridade e amor:

- Papai, eu poderia dizer-lhe que o farei; mas uma vez que você esteja morto, poderia desobedecê-lo e você nunca saberia.  Mas eu estaria quebrando o 8º mandamento que manda não mentir. No entanto cuidarei de você com todo carinho enquanto estiver vivo porque você é meu pai.
Pela segunda vez o pai quis obrigá-la. Irritado gritou:

- Está bem, ficará desertada. Adotarei outra filha.

Esta moça perdeu uma herança avaliada em 180 milhões de dólares para não perder a Cristo, a Pérola de grande valor.


SLIDES PARA APRESENTAR ESSA PALESTRA SOBRE A PÉROLA DO REINO




BAIXAR MATERIAIS


Faça o download dessa palestra para usar em seu trabalho evangelístico, no link abaixo estão inclusos:

- Slides de Abertura;
- De 1 a 4 Vídeos do Conteúdo;
- Palestra completa em Power Point;
- Áudios para Fundo Musical;
- Slides com Dicas Diversas;
- Testes Específicos e etc.

VEJA TAMBÉM


- Por que o Sofrimento não Acaba?”
- 12 Erros que Transformam Crianças em Delinquentes
- É Pecado o Cristão ir ao Cinema?