Como livrar-se do sentimento de culpa

LIVRAR_SENTIMENTO_CULPA

Conta-se o caso de um saltimbanco que treinava uma jibóia a enlaçar-lhe o corpo, desenlaçando-se depois. Uma noite, ele percebeu, horrorizado, que o enorme réptil lhe apertava mais e mais o corpo. Gritou por socorro, mas a platéia julgou que isto fizesse parte do ato. Só deram pelo fato quando ouviram o quebrar de ossos e viram sangue a jorrar do nariz da vítima. Aquele animal inocente tornou-se o matador do seu dono. Alguém disse ao sair depois do circo: 

- “Não importa quanto se conheça desse animal. Cobra é sempre cobra” 
- E eu digo, não importa quanto se conheça o pecado. Ele é sempre pecado.



O pecado tem salário?

Sim, ele tem salário - e grande... Recebe-se um pouco aqui e o restante no grande dia de Deus. O que o pecador recebe aqui é só um vale, um adiantamento, tirando a paz e aumentando a culpa.

I – O PECADO TORTURA


A – Em II Samuel 11, está narrada a história da queda de Davi. Do terraço de seu palácio viu uma mulher e a cobiçou. Davi transgrediu a lei de Deus cometendo o pecado da impureza. Um abismo chama outro abismo. Após ter tomado Bate-Seba, Davi planejou a morte de Urias num combate. Ficou impune?

No Salmo 51, ele descreve a tortura de sua consciência, a aflição da culpa e a tristeza que lhe veio.

“O meu pecado está sempre diante de mim”(verso 3)


Antes de Natã repreendê-lo, ele ocultou seu crime. Mas, sua consciência estava inquieta, a aflição que suportou está no Salmo 32:3 e 4, que ele escreveu nesta ocasião. Em Salmos 32:5, Davi confessa: 

“Bem aventurado o homem a quem o Senhor não imputa pecado, em cujo espírito não há engano. Enquanto me calei, envelheceram os meus ossos pelo meu gemido todo dia.”
“Porque de dia e de noite, a tua mão pesava sobre mim, o meu humor se tornou em sequidão” (vv. 2-4).



“Por perto e por longe, encontra-se almas vergadas ao peso de um sentimento de culpa. Não são as penas, as labutas, a pobreza que degradam a humanidade. É a culpa, o mau proceder. Isso traz desassossego e descontentamento”. Ellen White.

B – Como Davi, muitos há que vivem permanentemente inquietos, e torturados por uma consciência culposa.

Um dos pilotos do Enola Gay, que no dia 6 de agosto de 1945 lançou sobre Hiroshima a primeira bomba atômica, nunca mais teve paz. Leroy Lehman, ao saber da morte de 80.000 pessoas, buscou refúgio num mosteiro da Calábria. Quando foi descoberto, ele se retirou para um mosteiro espanhol. Levava uma vida austera, dormia só 4 horas, e ficava horas em torturante silêncio.

C – Claude Eatherley foi piloto do avião que lançou a bomba sobre Nagasaki, matando 95.000 japoneses. Dizem que ele perdeu o equilíbrio psíquico, foi internado em várias clínicas especializadas por causa do peso de culpa. Ele enviou todo seu dinheiro para o prefeito de Nagasaki e enviou carta à câmara de vereadores suplicando o perdão. Viviam o drama de Davi: 

“O meu pecado está sempre diante de mim”. 

Em Números 32:23, Moisés exorta o povo: “E se não fizerdes assim, eis que pecaste contra o Senhor, porém sentireis o vosso pecado quando vos achar”.

“O temor do ímpio virá sobre ele, mas o desejo dos justos Deus o cumprirá” (Provérbios 10:24).

D – No diário de Charles Darwin, o homem que criou o evolucionismo ateísta, estão descritas crises periódicas de vômitos e tonturas que sofreu por mais de vinte anos.

Ninguém na época soube explicar. Mas o Dr. Ralph Colp Jr,. Diretor do setor psiquiátrico do serviço de saúde da Universidade Columbia (USA), desvendou o mistério:  Darwin sofria de culpa pela teoria que sabia ser demoníaca.
As crises voltaram sempre que ele retomava os estudos da doutrina evolucionista e arrefeciam quando ele abandonava o tema.

Darwin escreveu uma carta ao seu primo William Darwin Fox dizendo que sua enfermidade era devido ao livro que ele escrevia. Darwin não teve paz!

1 – “Muitas doenças sofridas pelo homem são resultado da depressão mental. Desgosto, ansiedade, remorso, culpa tudo isto consome as forças e convida à decadência e morte” Ciência do Bom Viver, 241.

E – Até os animais têm sentimento de culpa. Carl Michelson, em seu livro “Fé para Crisis Personales” explica os elevados índices de úlcera pépticas nos cães em contraste com os gatos que não tem este mal.

Ele apresenta o gato como animal descarado e irresponsável. É capaz de quebrar um vaso de porcelana e se conduzir com tal indiferença, como jamais houvesse cometido um erro. O cão oculta a cauda entre as pernas, grunhindo e carregando suas faltas. Por isso os cães têm mais sentimento de culpa e mais úlceras.

F – “Um médico, tratando cem casos de artritismo e colite descobriu que 68% dos paciente sofriam um oculto sentimento de culpa”.

G –  É possível que alguns aqui sofram de extrema tristeza, talvez a consciência tenha roubado a alegria de viver e a culpa por algum pecado tem trazido até enfermidades.

II. TERAPÊUTICA EFICAZ


“O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará, mas o que confessa e deixa, alcançara misericórdia” (Prov. 28: l3 - p., VT).     
“Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros para que sareis” (Tiago  5:l6 - p., NT).
“A confissão que é o desabafo da alma achará o caminho ao Deus de infinita piedade”.  (E.G. White, C.C., p. 39).

B – Verdadeira confissão: Filho Pródigo – “Pai, pequei contra ti” (Lucas 15:20 - p., NT).


1 – A confissão que apenas lamenta os sofrimentos não é genuína. Estas são apenas o medo das conseqüências:

¨ Faraó, quando as pragas de Deus caíam, para escapar dos castigos disse: - “Pequei contra Deus ”Ex. 10:16 
¨ Judas, depois da traição e por medo do juízo disse: “Pequei traindo sangue inocente”
¨ “Balaão quando viu o anjo com a espada na mão, disse: - “Pequei” - com medo de ser morto.

2 – A verdadeira confissão não suplica apenas perdão, mas, coração puro.
Ex. A confissão de Davi:

– “Tem misericórdia de mim ó Deus, segundo a Tua benignidade. Apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das Tuas misericórdias”.

–  “Purifica-me com hissopo e ficarei mais puro: lava-me e ficarei mais alvo que a neve”.
“Cria em mim ó Deus um coração puro e renova em mim um espírito reto”. Salmos 51:10.

3 – A falsa confissão dá desculpas para o seu pecado:

Ex. “A mulher que me deste por companheira, me deu da árvore.”
“A serpente me enganou e eu comi”.

4 – A verdadeira confissão reconhece sua hipocrisia:

Ex.: “Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador” (Lc. 18:13 - pág., NT).

“Encerrei muitos dos santos nas prisões; e quando os matavam dava o meu voto contra eles. E os obriguei a blasfemar, castigando-os. E enfurecido demasiadamente, até nas cidades estranhas os persegui”. Atos 26:10 e 11
“Cristo veio salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal” I Tim. 1:15


ILUSTRAÇÃO


No séc. XVII, o Duque Osmond visitou um navio galé de criminosos, no porto de Barcelona, na Espanha. Os prisioneiros foram levados um a um a sua presença, e ele dirigiu a cada um deles a pergunta:

- “Por que motivo se acha você aqui”? - As respostas variavam, mas quase todos incluíam uma declaração de inocência ou desculpa. Finalmente, um prisioneiro confessou humildemente: -“Meu senhor, aqui estou com justiça. Queria dinheiro, furtei uma bolsa. Mereci o que agora sofro”

O duque ficou tão surpreendido com a sincera confissão de culpa deste homem, que lhe perdoou imediatamente e resolveu pô-lo em liberdade. - “Você é demasiado mau para viver entre tantos inocentes”- disse em voz alta para que todos o ouvissem.

III – Haverá Perdão e Paz   


“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça” (I S. João 1:9 - p., NT).

¨ Insulina para diabete.

¨ Quinina para malária.

¨ Antibiótico para infecções.

¨ Sangue de Cristo - limpa o coração da culpa e dá paz.

¨ Ele promete esquecer (Isaías 43:25 - p., VT).

ILUSTRAÇÃO 

LUTERO_SENTIMENTO_CULPA

Martinho era um estudante de direito que buscava paz mental. Um dia ele caminhava por uma estrada na Floresta Negra, na Alemanha. O céu tornou-se escuro, e logo começou uma tempestade. A chuva era tão forte que caía em torrentes. Uma tempestade de raios caía no campo de maneira tão ameaçadora que ele disse: - “Eu sei que vou morrer” Não conseguirei chegar em Cose”. 

Então ele fez um voto: “Deus, se você me proteger, eu buscarei um monastério e me tornarei um monge”. Logo o céu pareceu tornar-se limpo.
Então ele trocou a carreira de advogado pela vida religiosa. 

Ele disse: 

“certamente aqui neste mosteiro eu encontrei a paz, terei a vida eterna”. 
Ele jejuava por dias e orava por horas. Mas não encontrou paz. Decidiu chicotear suas costas para punir a carne. Nada de paz. Ele viajou para Roma e subiu os degraus da escada de Pilatos de joelhos como penitência. Mas ainda não tinha paz .Ele se angustiava: - como acharei a salvação? começou a ler à Bíblia a noite. Descobriu que a única maneira de encontrar paz era através de Jesus. 

Leu textos como I João 1:9 

“Se confessarmos nossos pecados’’. Martinho Lutero confessou seus pecados. Ficou convicto de que Cristo era seu salvador. Ele encontrou paz e alegria. 

Ele  descobriu Romano 6:23,  “O salário do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna”.

B – Em Mateus 9:2-4 conta a história de um paralítico cuja doença era resultado do remorso e da culpa pela vida pecaminosa. Não era tanto cura física que buscava, mas perdão e paz. Dizia:

“Ó, se eu pudesse chegar à Tua presença”.
Rogou aos amigos que o levassem em seu leito em busca de Jesus.

Não conseguindo abrir caminho por entre a multidão na casa de Pedro, ele deu a sugestão de descer pelo telhado. Abriram um buraco e o leito foi descendo numa corda. O discurso de Jesus cessou. O Salvador olha no semblante e diz:

“Filho, tem bom ânimo; perdoados te são os teus pecados”.

C – “O fardo de desespero cai da alma do doente; repousa-lhe no espírito a paz do perdão, brilhando no semblante. Não quer mais nada, nada, mas pede: o perdão é tudo que ele necessita.”

D – Está você curvado pelo peso da culpa e do pecado?


E – Busque a Cristo, conte-Lhe todo o seu pesar. Não esconda nada, diga-Lhe tudo. A promessa de Jesus é: 

“Vinde a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mat. 11:28).


SLIDES PARA APRESENTAR ESSA PALESTRA SOBRE O PERDÃO 




BAIXAR MATERIAIS


Faça o download dessa palestra para usar em seu trabalho evangelístico, no link abaixo estão inclusos:

- Slides de Abertura;
- De 1 a 4 Vídeos do Conteúdo;
- Palestra completa em Power Point;
- Áudios para Fundo Musical;
- Slides com Dicas Diversas;
- Testes Específicos e etc.

VEJA TAMBÉM


- O Grande Conflito em Versos
- Revelações do Santuário (Neumoel Stina)
- Apocalipse: O Fim Revelado