A mais linda e perfeita história de amor

UMA_HISTORIA_DE_AMOR

Em 1910, Mary Brown, de Bedfordshire, Inglaterra, escreveu uma carta para John Adams na pequena cidade de Clifton, que ficava somente a 15 milhas de Bedfordshire. A carta chegou lá só em 1969. Infelizmente John Adams nunca recebeu essa carta, pois ele morreu em 1929. 

A carta de Mary continha a afirmação de que ela aceitava a proposta de que ele havia feito de casar-se com ela. Ele a amava, mas nunca ficou sabendo que ela também o amava suficientemente para casar-se com ele. Esta é uma triste história de amor não correspondido com um final frustrante.

Há uma outra carta de amor que nos chega com a narração da história de um grande sacrifício feito por mim e por você: O amor de Deus pela raça humana. A tragédia do sofrimento humano após o pecado pode ser ilustrada pela história de dois homens abatidos, que estavam acorrentados às paredes do interior de uma prisão. Do lado de fora das grades da cela, dois guardas estavam de prontidão com metralhadoras apontadas para os prisioneiros. 

No pátio, dois pesados tanques apontavam a boca do canhão para a pequena cela e para os dois homens. Rodeando o pátio, havia um alto e largo muro de concreto com arame farpado no alto. Em largas torres sobre o muro, guardas apontavam as armas para a cela. E, ao redor dele, havia um poço cheio de cobras e crocodilos.



Mas no interior da cela, um prisioneiro dizia ao outro: 
“Não se preocupe, irmão, eu tenho um plano.”

O Senhor Jesus olhou para o mundo desesperadamente algemado no pecado, tragicamente aprisionado pelo inimigo, e disse: 
“Não se preocupem, filhos, Eu tenho um plano.” 
Deus tornou-Se carne para mostrar-nos a natureza de Seu amor, habitando no meio de homens e mulheres com necessidades e problemas reais

I – A Única Esperança


A - Por que foi necessário fazer um plano para salvar o homem? Romanos  5:12  (NT pg).

1 – Ilustração: para melhor ilustrar sua classe de matemática, a professora perguntou aos alunos: “Se eu tenho 100 ovelhas e tiro uma, quantas ficam?” os alunos responderam: “noventa e nove!”, porem, um garotinho disse “zero.”

A professora repetiu a mesma pergunta, com um olhar repressor para o aluno, que sem se intimidar, insistiu na resposta. Mas logo explicou:
-  “professora, a senhora pode entender de matemática, mas de ovelhas eu entendo. Lá no sitio do meu pai, quando o aprisco das ovelhas se quebra e sai uma ovelha, não fica nenhuma, pois todas saem atrás. Nesse caso, 100-1 = 0.”
A Bíblia dia que as conseqüências do pecado de Adão passaram para toda a raça humana. Todos pecaram, e por isso a morte passou a todas as pessoas

2 – As  conseqüências  do pecado não são apenas perigosas, são trágicas. O pecado nos separa de Deus (Isaías 59:1, 2), e descarrega sobre o ser humano a fatídica condenação de morte (Romanos 6:23) e a destruição da glória de Deus (Romanos 3:23). Em outras palavras: o pecador está irremediavelmente perdido.

B – Que  sente Deus pela humanidade e que fez por ela? São João 3:16 (NT pg )

1 - Deus deu, mas não como aquele em cujo peito se põe um revólver e o despoja de tudo o que tem. Ele o fez por amor. Uma história dos dias de nossos antepassados pode ilustrar esta realidade:

2 – ILUSTRAÇÃO

Durante meses, Délia estivera economizando, com a esperança de comprar um bom presente de Natal para seu esposo João. Mas quando faltavam apenas 24 horas para o “grande dia”, percebeu, decepcionada, que o que ajuntara era insuficiente. Que haveria de fazer? Foi e vendeu sua longa cabeleira, um de seus mais preciosos bens. Com o que lhe pagaram, comprou uma corrente para o relógio de ouro de João, o qual pertencera ao pai deste, e antes ainda ao seu avô, e que constituía outro bem precioso para eles.

Naquela tarde, ao voltar para casa, João tirou da bolsa um pacotinho e o entregou a Délia. Ao abri-lo, contemplou, reluzente em toda sua beleza, as presilhas que admirava por tanto tempo em uma vitrina. Ao refazer-se da tristeza que lhe veio ao pensar que agora elas lhe seriam inúteis, pois já não tinha a longa cabeleira, correu para buscar a corrente que comprara para oferecer ao esposo. Veio então o momento de João fica triste:
- Vendi o relógio – confessou ele – para comprar as presilhas!
Não há dúvida, os dois se amavam, pois cada um deles havia sacrificado o que mais amava, para oferecer ao outro um presente que o faria feliz.

Ninguém pode obrigar o Todo-poderoso a dar contra Sua vontade. Ele deu aquilo que muito amava, porque muito nos amou. Não deu dinheiro, nem um continente, nem uma galáxia. Amou-nos tanto que deu o Seu filho. E o que espera de nós, a fim de oferecer-nos a salvação? Ele não diz: “Quer salvar-se, pague o preço”, pois então os pobres não se salvariam. Também não diz: “Trabalhe”, porque os doentes e inválidos se perderiam. Também não diz: “Se quiser salvar-se, estude”, pois os que têm pouca inteligência não poderiam salvar-se. Ele diz: “Aceite, creia.” E isso você pode fazer, pois pode crer em Cristo que, por amor, deu a vida para salvá-lo.

II – Jesus  é o único salvador

Jesus unico salvador

A - Ao morrer na cruz, que fez nosso Senhor Jesus Cristo por nós, pecadores? Apocalipse 1:5 (NT pg   ).

Os crentes do Antigo Testamento se salvaram por meio do sangue que Cristo haveria de derramar na Cruz (simbolizado pelo sangue dos sacrifícios desde os dias de Adão, incluindo os serviços do Santuário), e os neotestamentários são salvos pelo mesmo sangue de Cristo que já foi derramado na cruz (Atos 15:10, 11)
“E Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos próprios, mais ainda pelos do mundo inteiro” (I São João 2:2). “... O sangue de Jesus, Seus filho, nos purifica de todo pecado” (I São João 1:7).

B - Que devo fazer para receber a salvação que Jesus oferece? Atos 16:31( NT  pg   ) e Atos 3:19,NT pg   )


O que é a fé que salva?

Não é bóia salva-vidas que há no navio que salva alguém que está se afogando, nem a convicção de que ela é uma invenção muito boa e prática. Não! É preciso coloca-la em volta da cintura, ou segura-la com as mãos, ou afogamos.

ILUSTRAÇÃO

Imagine que começou um incêndio num quarto do 2º andar de uma casa, e as pessoas se aglomeram na rua. Há uma criança neste andar: como escapará? Ela não pode pular, porque se faria em pedaços. Um homem forte vem para a frente da casa e grita: “Jogue-se nos meus braços.” Faz parte da fé saber que o homem está ali; outra parte da fé é crer que o homem é forte; mas a essência da fé reside em deixar-se cair nos braços do homem.

1 – Na  linguagem bíblica, arrepender-se significa mudar de opinião. Da mesma maneira, converter-se significa da meia-volta e caminhar em sentido contrário. Arrependimento significa uma mudança genuína da mente e atitude para com Deus e para si mesmo e também para com os demais. A pessoa arrependida por meio do Espírito Santo, começa a ver as coisas como Deus as vê. Conversão, portanto, significa dar uma volta e retroceder no caminho da vida de pecado, avançando para Deus.

III – Jesus  é o único mediador


A – Segundo  Deus revela em Sua Palavra, quantos mediadores existem que podem interceder diante de Deus a favor do pecador? I Timóteo 2:5 (NT pg  ).


As razões para uma declaração tão enfática e contundente são claras e estão na Bíblia. Só Jesus possui a natureza divino-humana. Era Deus ( Romanos 9:5), e para redimir-nos tomou a natureza humana (Gálatas 4:4; Hebreus 2:14, 16,17). Não cometeu pecado, portanto não merecia morrer ( I São Pedro 2:21, 22). Quer dizer que quando morreu pagou a dívida de nossos pecados. Não existe outro que reúna estas características como para falar ao homem das coisas de Deus ( porque é Deus ) em linguagem de homens (pois Se fez humano) e poder apresentar-se a Deus e falar com Ele de igual a igual a respeito dos problemas do homem.

B - Que deseja Jesus fazer na vida do ser humano quando este se converter? Apocalipse 3:20 (NT pg  ).


1 – ILUSTRAÇÃO

Há anos passados, um homem, num acesso de raiva, deu um tiro num companheiro e matou-o. Foi preso e, no decorrer do tempo, respondeu ao júri resultando ser condenado à pena capital. Seus amigos enviaram uma petição ao governador, pedindo para ele o perdão. O governador resolveu conceber o perdão; lavrou o mesmo e pessoalmente incumbiu-se de entrega-lo. 

Mas, ao chegar à prisão; lavrou o mesmo e pessoalmente incumbiu-se de entrega-lo. Mas, ao chegar à onde estava detido o criminoso, esse recusou-se a conversar com o governador, pensando que fosse apenas um pastor que queria visita-lo. Sete pastores o haviam visitado. O resultado foi que o governador levou uma péssima impressão do homem. Foi embora, e rasgou o perdão que estava em seu bolso. Depois, quando o preso soube quem era realmente aquele visitante, fez todas as tentativas de entrar em contato como governador, mas já era tarde demais. Suas desculpas de nada valeram. O dia da execução chegou, e ele morreu. Tudo porque não quis receber o governador!


Um maior que o governador está à porta do seu coração. Jesus está com o perdão de todos os pecados cometidos por você, meu amigo. Que fará você?

SLIDES PARA APRESENTAR ESSA PALESTRA SOBRE UMA HISTÓRIA DE AMOR




BAIXAR MATERIAIS


Faça o download dessa palestra para usar em seu trabalho evangelístico, no link abaixo estão inclusos:

- Slides de Abertura;
- De 1 a 4 Vídeos do Conteúdo;
- Palestra completa em Power Point;
- Áudios para Fundo Musical;
- Slides com Dicas Diversas;
- Testes Específicos e etc.

VEJA TAMBÉM


- SABEDORIA: 23 Provérbios Profundos
- A Melhor Bíblia para Seu Smartphone
- 8 Lugares Com Água Colorida