9 Dicas simples para educar os filhos com sucesso

EDUCANDO_OS_FILHOS_COM_SUCESSO

INTRODUÇÃO


Um moço foi para o internato, e de lá, um dia, escreveu uma carta para o pai. Vejam que carta esquisita:

     “Querido pai, escrevo-te esta, segunda-feira, para que saibas na terça-feira que não terei nenhum dinheiro na quarta, e se não me mandares na quinta, para que eu receba na sexta, partirei de bicicleta no sábado e chegarei aí no domingo”. Teu filho.
     
E o pai respondeu na mesma moeda:
     “Meu filho. Tua carta escrita na segunda-feira  chegou às minhas mãos na terça-feira. Respondo-te na quarta-feira, para que saibas na Quinta, que não terás dinheiro algum na sexta e que se partires para cá de bicicleta no sábado, levarás uma tremenda sova no domingo”. Teu pai.

B – Grande é a preocupação dos pais modernos quanto ao sucesso dos filhos nesta era de delinquência juvenil que se constitui um caso alarmante.

– A delinquência não escolhe classe social, idade ou sexo.



I – Um Fator Alarmante Da Época


A – A ONU tornou claro que 70% dos crimes nos últimos anos são praticados por jovens de 13 a 25 anos.

B – Em Ribeirão Preto, um grupo de meninos pega um táxi para viagem e logo que o carro se afasta da cidade, assassinam o motorista jogando seu corpo numa valeta para em seguida fugirem com o carro. Os criminosos eram meninos entre 14 e 16 anos.

C – Em Guarujá, a opinião pública ficou estarrecida com o Clube dos 50, formado por meninos das ilustres famílias de S. Paulo. Praticavam o vício de fumar maconha, depredavam bares, estragavam automóveis e causavam prejuízos que deveriam somar no mínimo 50 Reais. Daí o nome de “Clube dos 50”.


D – Tempos atrás, numa pequena cidade, dois jovens foram fazer um passeio com duas moças, passando o dia no campo. Ao voltarem à noite, o seu carro colidiu com outro - estavam bêbados. Morreram no ato, e a polícia não conseguiu identificar as duas moças. No dia seguinte a notícia do acidente foi irradiada. As mães cujas filhas não haviam dormido em casa foram convidadas a irem ao necrotério a fim de identificar as moças de 18 a 20 anos. Sabem quantas mães compareceram ao necrotério? Nada menos de 95. Que significa isto? Significa que naquela pequena cidade 95 moças dormiram fora sem que seus pais soubessem por onde andariam. E se fosse feita esta averiguação nesta cidade?

II – Causas Da Criminalidade

     
Na Índia, há pessoas que consideram sagradas as serpentes. Isso é algo terrível. Uma mãe viu entrar em sua casa uma enorme serpente que se enroscou no corpo de sua filhinha de apenas seis meses de idade. A mãe crendo que era um animal sagrado não livrou a menina, deixando-a morrer. Fiquei pasmado com este relato, mas alguns pais agem hoje como na Índia. Há serpentes que estão entrando em muitos lares, envolvendo nossos filhos e matando sua utilidade e futuro. Vejamos algumas serpentes modernas:


A – Imprensa Barata - Fotonovelas, Gibis, Romances

1 – Disse um magistrado: “A moderna literatura é um meio de profanação. Romances pintam vícios, crimes, raptos, assaltos em linguagem agradável. Saturam o espírito de crimes e imoralidades.”


2 – “A literatura que procede de inteligência corrompida, envenena as mentes de milhares de crianças”- Ellen White.

3 – “Pega ladrão, Pega ladrão”- ouviu-se num bairro residencial de São Paulo, uma gritaria intensa. Um policial acompanhado de populares corria atrás de um rapazinho que tentava assaltar uma residência. Depois de muito correr, o pequeno salteador foi preso. Ao ser revistado encontrou a arma que o delinquente levava consigo: Gibi, sim um Gibi de caráter violento.

B – Cinema e certos filmes da TV

1 – Uma pesquisa indicou que 80% de jovens delinquentes detidos entre os 13 e os 21 anos, entraram para as vias do crime por causa da TV.

2 – Em um ano de programação foram registrados o seguinte: “310 mortes e homicídios; 104 assaltos à mão armada; 74 casos de fraudes; 43 incêndios criminosos; 640 roubos; 192 adultérios cometidos por esposas e falsos testemunhos”.

3 – A Veja, de agosto de 1987, relatou de Michael Ryan, 27 anos, que era vidrado em filmes de Rambo: "Dia 19 ele vestiu uma jaqueta de campanha, como usada pelo ídolo, amarrou uma faixa na cabeça e fuzilou 16 pessoas e deixou 13 feridos na Inglaterra. Depois do massacre Ryan deu um tiro na cabeça".

C – Rua e Más Companhias

A rua é o foco de infecção mais rápido e mais terrível que se conhece. O vício multiforme anda nela todas as horas.

D – Bebidas Alcoólicas  

1 – 60% dos garotos delinquentes têm pais que bebem excessivamente. 75% desses menores têm permissão dos pais para fazerem o que entendem.

2 – Os pais são responsáveis: Algum tempo atrás ouvi falar de um terrível acidente que tirou a vida de um rapaz e uma moça. Esta havia sido recém aprovada no vestibular. Os policiais encontraram uma garrafa de bebida alcoólica, e o pai, ao saber do ocorrido, ameaçou matar o suposto fornecedor da bebida aos jovens. 

Ao chegar em casa encontrou um bilhete deixado por sua filha:
    “Papai, peguei emprestada uma garrafa da sua adega particular para comemorar a minha aprovação."Da sua filha que te ama”

Ele era responsável pela tragédia!

E – Problemas Sociais

1 – A maior de todas as causas é a negligência paterna

2 – 95% dos jovens ou meninos delinquentes vêm de lares arruinados, ou lares sem religião.

3 – Mui acertadamente disse o sábio Salomão: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”. Prov. 22:6

III – COMO COMBATER


A – Hábitos de Temperança e Higiene: Regularidade na alimentação, regularidade na hora de ir para a cama, no trabalho, no estudo e a ordem completa de seus pertences.

B – Hábitos de Integridade: No lar não se pode aplicar aquilo de “faça o que mando, porém não o que faço”. Os pais são exemplo:

– Lares felizes são lares centrados em Deus;

– A educação religiosa dos filhos não é responsabilidade da escola, nem mesmo da igreja, mas dos pais.

CONCLUSÃO


Uma mãe levou a sua filhinha à escola pela primeira vez. E a mãe disse para ela:
“Filha, você deve olhar sempre a torre daquela Igreja para voltar para casa, pois a nossa casa fica ao lado.” 
E assim ela fazia sempre. Mas, certo dia, houve festa na escola e as crianças saíram por outro portão. A  menina procurava a torre da igreja e não a encontrava. Começou a chorar. Ao ser interrogada pela professora porque estava chorando, respondeu:
“Perdi a torre da igreja e não sei voltar”.
Milhões de meninos e meninas perdem a Deus e não sabem voltar!!.

Esta cruzada é para ajudá-los a ter um lar feliz. Quantos pais querem se unir para rogar a Deus que lhes dê sabedoria para que salvarem seus filhos?


PARTE II

Limites para crianças

A – ALERTA AOS PAIS 


Estavam a ponto de guilhotinar um jovem criminoso. Junto a ele se via um corpulento e encapuzado verdugo. A praça estava cheia de uma curiosa multidão. - Se eu te conceder um último favor, que desejas? - Que busquem a minha mãe e a tragam aqui - respondeu o réu. Quando a trouxeram, o criminoso dirigindo-se à multidão disse: 
-“Toda a minha desgraça devo a esta mulher. Quando eu era menino e fazia algo errado nunca me corrigia, se roubava algo nunca me fazia devolver. Assim fui decaindo no caminho do mal até chegar a este ponto”.
De repente, ante a estupefata multidão, o malvado deu um tapa na mãe. Ela era culpada da sua desgraça.

B – Não é pequena a responsabilidade dos pais. O papa João XXIII disse:
 “É mais fácil para um pai ter filhos, que para eles ter um pai que saiba sê-lo”.

I – PRINCÍPIOS PRÁTICOS:


A – Compreensão

1 – Um dia Einstein - quando assistia à escola primária - chegou chorando em casa e disse:

- “Mamãe, não vou mais a escola. A professora disse-me que sou um inútil em matemática e reprovou-me.” 

– “Pobre Alberto” - disse com amor e esperança a mãe, “ela não o entende. Ela não sabe que você é um gênio.”

E foi verdade. Jamais sabemos o grande valor que pôde ter na vida do grande sábio a compreensão da sua mãe.

2 – Ao sermos compreensivos com eles partilhamos de suas inquietudes e de seus divertimentos. Tomara não aconteça como aquela jovem senhora que se tornou amiga de uma criança que morava em uma casa vizinha e ia visitá-la todos os dias às 10 horas da manhã. 

Um dia quando tocou a campainha, quis fazer uma brincadeira com seu amiguinho. Ao abrir a porta, escondeu-se atrás dela e colocando-se em “quatro pés” apareceu a cabeça e começou a latir - “au, au!”

Mas não era a criança e sim um vendedor que pôs-se a correr pensando que se tratava de alguma louca. Talvez isto não lhe ocorra, mas é importante ser compreensivo com os filhos.

B – Um ponto de vista é determinar quando começar a educá-los.

1 – Teodoro Roosvelt opinava: “O que tenhamos de fazer pelo homem, façamo-lo antes que seja homem”.


2 – Guilherme Cady fala de uma visita que fez com seus irmãozinhos à granja do seu tio. Ali ele viu uma garrafa contendo uma maçã maior que o gargalo da garrafa. O garoto pediu ao tio explicações, como era possível tal coisa. O tio, num ar misterioso disse:- “Um dia saberás”.

No verão, Guilherme estava resolvido a descobrir o segredo. Finalmente, achou no pomar uma garrafa amarrada a um ramo com uma pequena maçã crescendo dentro. Correu e contou ao tio que disse: -“Sim, eu pus a maçã lá quando eu era pequeno, e ela ficou lá. - A melhor maneira de educá-lo é nos primeiros sete anos de vida.

II – A DISCIPLINA:


A – ILUSTRAÇÃO

Contam que há muitos anos, viveu um príncipe árabe que desde muito jovem se preocupou em descobrir o melhor método para educar os filhos. Era solteiro ainda e , contudo, esse era seu tema preferido. Durante muito tempo, falou a todos dizendo que tinha seis normas para a educação.
Passou-se o tempo, casou-se e - já idoso - encontrou-se com um de seus velhos amigos que lhe perguntou sobre as atividades de seu últimos anos e finalmente como havia ido com  as seis normas para a educação das crianças.
O príncipe respondeu:

- “Quando vivia sem filhos tinha seis normas para educá-los. Agora tenho seis filhos e nenhuma norma.”

B  – Objetivo da disciplina

1 – E. G. White em seu livro Educação p. 287, escreve: ”o objetivo da disciplina é ensinar à criança o governo de si mesma. Devem ensinar-se-lhe a confiança e direção próprias.”

- PV. 29:15 e 17 (p., VT) – a disciplina com amor.
Portanto, logo que ela seja capaz de entendimento, deve alistar-se a sua razão ao lado da obediência.

C – Harmonia entre os progenitores

1 – Ao estabelecer as normas que a criança cumprirá no lar, deve-se ter cuidado para que estas sejam poucas, mas suficientes para reger sua conduta.

2 – Estas devem enquadrar-se às possibilidades da idade da criança.

¨Arrumar a cama,¨Escovar os dentes,¨Arrumar os brinquedos,¨Guardar o pijama no cabide,¨Escola.

D – Princípios na disciplina

1 – Quando prometer certo castigo, este deve ser cumprido.

2 – O mesmo critério deve ser mantido ao prometer recompensas.

3 – Um pai que promete castigo ou prêmio e que chegado o momento de cumpri-lo não o faz, está faltando com a verdade, e sua imagem se desvaloriza na mente do filho.

4 – Pense seriamente antes de prometer.

E – Qual o momento em que devemos castigar.

1 – Creio que o pior momento para fazê-lo é quando estamos nervosos.

2 – Um pai que não pode castigar seu filho quando está calmo, demonstra que ao fazê-lo nos momentos de desorientação não procura corrigí-lo, senão vingar-se dele pela frustração da sua desobediência.

F – Evitar os “Resmungos “

1 – Algumas mães são especialistas nisto, mas o método não dá bom resultado.

2 – Isso cansa as crianças e em vez de conseguir que eles sejam obedientes, conseguirá maior indisciplina.

3 – Também não deveríamos gritar. Col. 3:21 (166 NT ) “Pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo”.

G – Comum Acordo

1 – Quando os pais tiverem que entrar em acordo sobre algo que será exigido, devem discutir em segredo.

III – A FORMAÇÃO DO CARÁTER PARA A VIDA:


A – Ocupemo-nos alguns momentos falando sobre a influência dos pais sobre os filhos.

1 – Cada pai deve ensinar princípios nobres a seus filhos por palavra e por seu exemplo.

2 – Geralmente o problema não está nas conversas e conselhos que costumam ser por    demais abundantes, mas na vida que mostramos a nossos filhos.

3 – ILUSTRAÇÃO 

O exemplo a seguir pode ajudar-nos a entender o que estamos procurando dizer. A mãe chama o Ricardinho e nervosa  reprova-o:

- “ Ricardinho, vem aqui que lhe vou ensinar a não mentir mais. Eu não sei de onde saiu um menino tão mentiroso! Não sabe por acaso que é muito feio não dizer a verdade? Para que não se esqueça vou lhe castigar” - Quando o menino termina de secar as lágrimas soa a campainha.

A mãe olha por entre as cortinas e observa que se trata da senhora Gomes a quem não pode atender por alguma razão. Então chama a Ricardinho e dá-lhe a ordem:

-“Diga-lhe que não estou.” - O menino sai desta vez, inocentemente, e veraz.
Dirigindo-se à senhora Gomes explica:
- “A mamãe disse que ela não está”.

E o pobre Ricardinho, que havia sido castigado por mentir, recebe agora uma boa repreensão por haver dito a verdade.

4 – Creio que esta é a melhor forma de tornar uma criança mentirosa.

5 – As crianças não necessitam tanto de conselheiros como de modelos a quem imitar.

B – Mencionaremos algo a respeito da laboriosidade.

1 – Freqüentemente ouço alguns pais que lutaram arduamente na vida dizerem:

- “Eu não quero que meus filhos passem pela mesma vida que eu passei”. Isto não é bom método de educar.

O trabalho é necessário para a formação do caráter de uma criança. Um bom método para que os filhos aprendam a ter amor pelo trabalho, é permitir que, desde pequenos, nos ajudem nas tarefas simples que não signifiquem um risco para eles.

a  – Certa vez, uma senhora disse-me:

- Quando Norma - que tinha 4 anos - me ajuda a fazer um bolo, demoro mais tempo que quando faço sozinha, e quase sempre suja mais do que ajuda. Contudo ela se sente útil e está criando amor pelo trabalho.

2 – Pode ser que quando o esposo tenha que colocar um par de parafusos nas dobradiças da porta da garagem, Jorginho, em vez de ajudar, atrapalhe. Mas se ele quer ajudar agora, e não lhe é permitido fazê-lo, o dia que o pai lhe pedir terá pouco interesse em colaborar.

3 – Jesus nosso Senhor dignificou o trabalho físico como Seu exemplo. Suas mãos calejaram-se empunhando a plaina de carpinteiro, o martelo e o serrote.

C – A moral religiosa.

1 – ILUSTRAÇÃO  


Certo menino estava sentado junto à janela, pensativo, com seu olhar perdido. De súbito interrompeu suas meditações para perguntar:

-“Mamãe, Deus está morto?”- “Por favor! Como pode pensar nessas coisas?”-“Deus não pode morrer é eterno. Por que pergunta isso?”-“É que antes você sempre me falava de Deus, e agora não o faz mais.”

2 – A Educação religiosa dos filhos:

a – As crianças crescem num ambiente onde Deus não é lembrado, ou que vivem alheias à realidade de Sua existência, e logo os resultados são vistos ...

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