7 Dicas infalíveis para encontrar a felicidade

DICAS_PARA_FELICIDADE

INTRODUÇÃO


O rei Ludwig II, da Alemanha, viveu por volta do ano 1850 e tentou encontrar a felicidade na construção de castelos. O mais famoso deles fica na fronteira da Áustria com a Alemanha, se chama Neuschwanstein, e fica no alto de um rochedo. Este castelo serviu de inspiração para que a Disney filmasse a “Bela Adormecida’’.

As salas eram revestidas de ouro, espelhos, porcelanas e pedras semipreciosas. Embora levasse mais de 12 anos para construir, Ludwig viveu nele apenas 11dias e disse: “esses são os mais miseráveis onze dias da minha vida’’.Ele queria viver sozinho. Também não queria ver ninguém. Na sala de jantar, ele providenciou um elevador que trazia o banquete para ele, e comunicava ordens por detrás de portas fechadas. Finalmente em junho de 1886, pôs fim à sua vida suicidando-se em um lago. Construiu castelos, mas não o satisfizeram.



A – A razão de ser do tema: Todos querem ser felizes.

B – Quando somos sinceros, reconhecemos que poucos  são felizes,  talvez por não distinguirem entre os amigos e inimigos da felicidade.

C – Como desenvolverei o tema:

1 – Serei prático:
a – Mostrarei “retalhos da vida prática”.
b – Fatos ocorridos com pessoas tão humanas como cada um de nós.

2 – Mostrarei os dois lados da moeda:
a – Coisas que destroem a felicidade.
b – Como ser feliz,

I – FALSOS CONCEITOS DE FELICIDADE 


A –  Felicidade não depende de fatores externos, mas é fruto do espírito. É uma atividade mental. Muitos são felizes e não o sabem.

1 - Um parzinho se detém para observar um fusquinha velho que passa junto deles. A esposa diz com tristeza:

- Ah, se tivéssemos um carro como este, eu me sentiria satisfeita -  Mas, no carro se encontra outro casal. A esposa diz ao marido:-  Fico com vergonha de andar num carro tão velho como esse... Olhae, as pessoas até param para observar-nos! Seria feliz se tivesse um Gol.Uma pessoa achava que seria feliz se tivesse um carro tal e a outra não era feliz porque o tinha.

a – Muitos  são felizes e não sabem.
b – São  como alguns, que só apreciam a saúde quando a perdem.

B – Não depende de riquezas nem das outras posses materiais:

1 – O multimilionário André Carnegie chegou da Escócia juntamente com seus pais e se empregou numa tecelagem de uma das cidades dos E.U.A . O salário que a princípio recebia, embora muito pouco, ajudava bastante o humilde lar dos Carnegie.

Certa noite, o caixa em vez de entregar-lhe o envelope como a todos os demais, pediu que esperasse um momento porque queria falar com ele. O jovenzinho André, achou que seria despedido e uma grande tristeza o invadiu. Esforçou-se para não chorar. Quando todos se haviam retirado, o caixa lhe disse:  

- André, tenho observado o seu trabalho e acho que você merece mais do que os outros. Aqui está, portanto, o seu salário com o aumento que considero justo.

Depois de haver agradecido, Carnegie saiu voando da fábrica para chegar em casa o mais rápido possível e dar a notícia aos pais.
Anos mais tarde, já multimilionário, André Carnegie sempre gostava de relembrar este acontecimento.

“Fala-se dos prazeres dos milionários. Todos os meus milhões juntos jamais me deram a alegria que me deu aquele pequeno aumento de salário”.             

a - A felicidade está nas coisas pequenas, insignificantes, nos pequenos sucessos que tornam feliz uma alma.

2 – Um  milionário no Texas confessou:
“Pensei que com o dinheiro pudesse comprar a felicidade, mas acabei miseravelmente decepcionado”.

C  – Não depende de diversões ou prazeres:

1 – Certo senhor foi consultar um psiquiatra e lhe disse:
- Doutor, sinto-me vencido, sozinho e infeliz. O senhor poderá me ajudar? - O médico especialista lhe receitou que fosse ao espetáculo de um famoso circo, visse e ouvisse um palhaço extraordinário que tinha a fama de fazer rir os mais tristes e desanimados deste mundo. O consultante respondeu em suspiros de desespero: Ah, doutor! Eu sou este palhaço!

a – A  felicidade não está nos bailes, teatros e cinemas.

2 – Em entrevista, na revista Veja, com Renato Aragão, dos Trapalhões, este disse: “Sou um homem triste, aborrecido e infeliz. Pareço muito feliz com minhas anedotas, mas isso não corresponde à realidade”.

a – A taça que embriaga a alma traz, na manhã seguinte, a ressaca e o remorso.

D – Alguns pensam que a felicidade está em outros lugares, em países diferentes, assim  vão de um lado para o outro desiludidos.

1 – Alguns jovens  a buscam no casamento, e de fato, um casamento feito com   discernimento contribuir para a felicidade. Mas muitos cônjuges são frustrados.

Definição
“Felicidade é uma atitude de espírito. Não depende tanto do material, mas como da atitude que adotamos e da valorização que damos às coisas  e aos fatos”.
2 –  Existem três áreas básicas que completam a felicidade do ser humano:
¨Física
¨Mental
¨Espiritual

II – Fatores Físicos Que Anulam A Felicidade:            


– Vícios: bebidas alcoólicas, drogas, cigarros... destroem a saúde e a harmonia do lar.

1 – Um trabalhador dado à bebida contou a sua esposa, certa manhã, um sonho que havia tido.

- Sonhei que quatro ratas me cercaram. A primeira era muito gorda, as outras duas muito magras e a quarta era cega. A mulher que era supersticiosa, teve medo e não sabia interpretar o sonho.

Mas o filho, um rapazote que não tinha superstição e era esperto, interpretou assim:

- A rata gorda é o bar da esquina que devora tudo o que o senhor ganha; as duas magras somos eu e a minha mãe que não temos mais o que comer - E ( começando a correr para evitar o castigo) disse:
- A rata cega é o senhor que não se apercebe da loucura que está cometendo.

B – Alguns  perguntam a si mesmos:
1 – Que farei para mudar? E concluem que:
a – “Não se pode”.

b – “Eu não consigo deixar o álcool e o cigarro”. Isso é ser pessimista.
c – Eu pergunto honestamente: - Pode-se mudar?
1)  Segundo William Jones: A maioria das pessoas só estão 5% ativas.

ILUSTRAÇÃO


Ilustração cemitério

Um homem vivia nas imediações de um cemitério. Para chegar do trabalho a sua casa, devia caminhar umas poucas quadras e dar volta em quase a metade do muro.

Uma manhã pensou na perspectiva de cruzar diretamente pelo meio do cemitério. A partir de então, sempre o atravessou de manhã, mas a ideia de fazê-lo de noite não lhe era totalmente satisfatória.

Um dia decidiu-se. Cruzou em meio das tumbas e canteiros e chegou plenamente descansado e feliz do outro lado. Esse caminho tornou-se para ele uma alegre rotina. Uma tarde, as ocupações o retiveram mais que de costume e quando chegou em frente do cemitério já era noite. Porém ele conhecia bem o caminho, assim que, assobiando tranquilamente uma toada, começou a cruzá-lo.

Não havia chegado à metade, quando imprevistamente caiu em uma cova aberta, na qual poriam no dia seguinte um caixão. Apressadamente, começou a apalpar as paredes da cova, mas não encontrava forma de trepar e sair. Finalmente resignou-se a esperar com paciência o raiar do dia.
Não havia passado muito tempo quando ouviu passos próximo de si, e poucos momentos depois, um segundo transeunte caía na mesma armadilha. Produziu-se um silêncio sepulcral. Depois de repor-se da emoção, o segundo cavalheiro começou a apalpar as paredes da cova. Nesse momento, sentiu-se tropeçar em alguma coisa e ouviu uma voz que lhe dizia: “Você nunca mais sairá daqui”.

Não se sabe como, mas em poucos segundos o homem não só havia saído da cova, mas também transposto os portais do cemitério”.

2 – São Paulo defendia a tese de que tudo é possível. Em sua epístola aos Filipenses 4:13, ele escreveu:
“Posso todas as coisas naquele que me fortalece”.
Ou seja, com Deus você pode sair do buraco dos vícios.

III – Fatores Mentais que Anulam a Felicidade:


A – O Medo:

1 – Dr. Stanley Hall, famoso psicólogo americano, estudou as fobias do medo em 1.701 pessoas.

a – 803 tinham medo das tempestades.       
b –  483 tinham medo de cobra.
c –  436 tinham medo de escuridão.
d – O resto temia a velhice, a solidão, a morte, lugares fechados.

2 – Maioria dos medos são supersticiosos:

a – Deixar a tesoura aberta é sinal de morte.
b – Saltar da cama com o pé esquerdo atrapalha o dia.
c – 13 pessoas sentadas numa mesa, uma vai morrer.
d – Olhar um enterro até que desapareça na esquina, leva-o a ser enterrado também.
e – Guardar espelho quebrado atrai desgraças.

3 – O medo arruina a saúde. Tira a serenidade e a paz.

4 – Os que confiam em Deus não temem.
Salmos 23 - “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum porque Tu estás comigo”.

B – Inveja:

1 – Alguém dizia:

Minha jovem cunhada, mãe de 4 filhos, contava de uma vizinha que tinha 8 filhos:

- Fico admirada! A casa está sempre limpa como uma taça de prata. Como cozinheira é excelente.  Costura  a sua própria roupa. Suas crianças são bem educadas.  E  ela ainda encontra tempo para cuidar de um grupo de escoteiros. Além disso, é bonita e tem muita personalidade. Oh, não a posso agüentar!

2 – O invejoso não é feliz e não pode sê-lo, porque sua vida gira não em torno do que tem, mas do que têm os demais.

C – A Ira, o ódio, o ressentimento:

1 – O ódio deixa a pessoa esgotada, arruina o aspecto físico e encurta a vida, causando pressão alta e até ataques cardíacos.

2 – A adrenalina segregada pelas glândulas supra-renais, dando força extraordinária para defesa, são constantemente lançadas no sangue em caso de ira e isto prejudica os rins, coração etc.

IV – Fatores Espirituais que Anulam a Felicidade:


A – Consciência culpada:

1 – Os médicos dizem que muitas doenças como úlceras gástricas, diabetes e enfermidades do coração vêm de uma consciência culpada.

2 –  Certo homem, empregado de um escritório, começou a mudar de atitude em casa. Discutia com a mulher e resmungava com os filhos. Tinha desconfiança de tudo e de todos, e começou a sofrer do coração. O médico pediu que consultasse um psiquiatra e este diagnosticou:

– O senhor sofre por causa de um sentimento de culpa, algum complexo proveniente do temor.

– Sim... Tenho outra mulher. Tenho medo que minha esposa descubra esse engano e que meus amigos, que me consideram  honesto, cheguem a sabê-lo. Como não ganho muito, luto com as finanças para sustentar duas casas. Isto vem me atormentando há vários anos.


CONCLUSÃO


A – O ser humano é uma unidade em três áreas:
¨Física¨Mental¨Espiritual
B – A felicidade é uma atitude do espírito, não depende de coisas, de fatos e das pessoas.

C – O que fazer?

D – Aqui está uma fórmula para ser feliz:  

1 – Esqueça-se de você mesmo. 
“Tire tempo para ajudar outros e achará felicidade".

a – Certo homem, desanimado e desesperado, encaminhou-se para um lago para tirar-lhe a vida. Andando pela rua encontrou uma menina chorando de frio e fome. Parando para ajudá-la, comprou-lhe alimentos e levou-a para casa. Então, quando se despediu, perguntou a si mesmo o que iria fazer. Auxiliando os outros, encontrou a felicidade.

2 – Aceite a vida tal qual ela se apresenta, mesmo que não seja como deseja.

3 – Viva o presente. O ontem já passou e o amanhã ainda não chegou.

4 – Leve uma vida ativa. A preguiça é inimiga da felicidade.

5 – Procure um objetivo na vida. “Felicidade existe sim, mas nós não a alcançamos porque está sempre onde a pomos e não a pomos onde nós estamos”. Vicente de Carvalho.

6 – Confie em Deus. Salmos 46:1-3.

 “Poderemos procurar tudo o que quisermos: prazeres, aventuras, mas a felicidade só encontraremos com Cristo”. Sto. Agostinho.


SLIDES PARA APRESENTAR ESSA PALESTRA 



BAIXAR MATERIAIS


Faça o download dessa palestra para usar em seu trabalho evangelístico, no link abaixo estão inclusos:

- Slides de Abertura;
- De 1 a 4 Vídeos do Conteúdo;
- Palestra completa em Power Point;
- Áudios para Fundo Musical;
- Slides com Dicas Diversas;
- Testes Específicos e etc.

VEJA TAMBÉM


- Vídeos do Pr. Ivan Saraiva AQUI
- Vídeos 'A Última Esperança' AQUI
- Seminário 'O Grande Conflito' Lições AQUI