10 Pecados que tirarão muitas pessoas do céu

Não irão para o céu

A nossa civilização atravessa um verdadeiro descalabro social. Li recentemente acerca de uma anciã que morava sozinha. Seu exercício diário era uma curta caminhada a uma lanchonete nas cercanias, onde tomava suas refeições. Uma noite, ao regressar ao hotel, foi brutalmente agredida, atirada ao chão e roubada. A partir de então, dominada por um irreprimível sentimento de angústia e pavor, buscou refúgio confinando-se em seu próprio quarto. 

Durante semanas ninguém a viu caminhando pelos corredores, ou mesmo assistindo a seus habituais programas de televisão, na sala de estar. Sentindo sua ausência, alguém resolveu investigar. Encontrou-a morta, caída ao chão havia uma semana. O laudo do Instituto Médico legal informou que ela morrera de uma úlcera perfurada. A causa foi psicose do medo. Poucos são os que morrem de pavor como esta mulher. Porém, nos últimos 10 anos, enquanto a população cresceu 11%, os crimes aumentaram 174%.



2 – O pavor faz com que se aumente as fechaduras e trancas nas portas e janelas; grades de ferro; sistemas sensíveis de alarme; legiões de homens e mulheres armados; cursos de defesa pessoal e viaturas policiais por toda parte.

- A onda de violência espalhou-se pelo mundo. Um grupo de adolescentes atacou um tabelião em Cherburg, na França e o torturou com tal sadismo, que ele morreu três dias depois. Por que agiram desta maneira? “Só para nos divertirmos” responderam com cinismo.

C – Desonestidade

1 – O vendedor de leite mistura água para ampliar seus lucros.

2 – O médico realiza operações cirúrgicas desnecessárias para aumentar o lucro.

3 – Políticos têm contas clandestinas em bancos Suíços.



D – Imoralidade

1 – A  polícia prendeu João Antonio Cobucoy, viúvo, 40 anos, por abusos e por molestar sua filha de 14 anos. A menor encontrava-se próximo à maternidade.

2 – Até seitas religiosas como os “meninos de Deus” ensinavam a juventude a “conhecer Jesus através do amor”, praticando a prostituição piedosa.

3 – E que diremos mais?

4 – Casamentos coletivos,

5 – Homossexualismo e outros.

I – QUE DIZ A BÍBLIA SOBRE A CAUSA DESTA SITUAÇÃO?


A – Isaías 24:4-6 (pág., VT) - “Transgridem as leis” Alguns falam da lei como série de proibições. Porém a Bíblia chama de lei da liberdade.” (Tiago 2:11,12).
Já viram as proteções que margeiam as pontes ou as curvas perigosas das estradas que cruzam as zonas montanhosas? 

Ninguém se atreveria a sugerir que estas proteções deveriam ser suprimidas porque restringem a nossa liberdade. Tirar a proteção é cair no precipício.

Assim, Deus colocou defesas (mandamentos)para evitar que todos caíssemos no abismo. Não para tirar nossa liberdade, mas para proteger-nos.

B – (Distribuir a lei de Deus em papel pequeno).

C – Ela está dividida em duas partes:

1 – Ler S. Mateus 22:37-40.
¨ Amar a Deus - 4 mandamentos;
¨ Amar ao próximo - 6 mandamentos;

II – A LEI DE DEUS NO PRINCÍPIO


A – Pecado é a transgressão da lei (I  S. João 3:4 - pág., NT).

B – Por um homem entrou o pecado no mundo e pelo pecado a morte. Não há pecado onde não há lei (Romanos 5:12-4).

1 – Adão e Eva,  Transgrediram  no Éden cobiçando o fruto  proibido.

2 – Quando Caim se tornou o primeiro homicida ele exclamou: “Grande é o meu pecado para ser perdoado” (Gênesis 4:13) Teria falado isto se não conhecesse a lei que diz: “Não matarás”?

3 – Quando  Cão viu a nudez de seu pai Noé recebeu a maldição pela desonra ao pai. Havia a lei: “Honra a teu pai”.

4 – Abraão  guardava os mandamentos de Deus - Gênesis 26:5

5 – Antes da lei ser dada no Sinai, Deus deu as intrusões sobre o maná, prova de que a lei era conhecida.

6 – Quando a esposa de Potifar tentou a José a deitar-se com ela, ele disse: 
“Como pecaria eu contra o meu Deus? “Teria José dito isto se não conhecesse a lei que diz “não adulterarás”?

III – A LEI PROCLAMADA NO SINAI


A lei era memorizada e transmitida oralmente. Mas Deus a queria dar por escrito.

A – O preparo anterior (Êxodo 19:10): Deveria santificar-se, lavar os vestidos e se prepararem para o 3º dia, no 3º dia Deus desceria.

Os pecados e roupas limpas. Por obstáculos para ninguém tocar no monte senão morreria.

B –  No 3º dia o monte cobriu-se de nuvem densa. Todo o povo olhava de baixo. Ouviu-se sonido de buzina crescendo em grande maneira. Da nuvem via-se relâmpagos e trovões. O monte fumegava. Deus desceu em fogo. Todos tremeram de medo.

C – Súbito Silêncio: Cessavam os trovões, não se ouviu a buzina. Tempo de silêncio, então ouviu-se a voz de Deus.

D – Que dez práticas poderiam manter esses homens fora do céu? Lei: Êxodo 20:1-17 (pág., VT).

Dez mandamentos

1º Mandamento 

Proíbe o politeísmo, muitos deuses vingativos imaginários que castigam mas não protegem, não amam, nem consolam.

¨ Proíbe o ateísmo, cujo adeptos vivem sem Deus, sem responsabilidades.
¨ Proíbe o Panteísmo, ou deus encarnado em tudo, nas plantas, nas pedras, dentro das pessoas.
¨ Uns adoram a ciência, a moda, o dinheiro, os vícios.

2º Mandamento 

Proíbe-se imitar por meio de imagens de escultura qualquer deus a fim de adoração, isto é, materializar o culto que deve ser em Espírito e Verdade”.

3º Mandamento 

Proíbe-se a blasfêmia, a irreverência para com o nome de Deus, usá-Lo em piadas, como expressão sem sentido.

4º Mandamento 

Diz respeito ao dia de repouso nos nossos dias.

5º Mandamento 

Ordena honrar pai e mãe, primeira autoridade que a criança reconhece.

6º Mandamento 

Protege a vida.

7º Mandamento 

Protege a família.

8º Mandamento 

Protege a propriedade

9º Mandamento 

Protege a justiça e a verdade.

10º Mandamento 

Protege nosso bem estar, ensinando-nos a sermos felizes com aquilo que possuímos.

Logo, os 10 homens que não  entrarão no céu são: os que roubam, os que mentem, os que adoram ídolos, etc ...

IV – CARACTERÍSTICAS DA LEI DE DEUS:


A – JUSTA E PERFEITA

Muitas vezes, as leis dos homens são injustas.
Alfredo Ludwig, um marinheiro alemão, foi declarado morto durante a última guerra mundial, de acordo com um juízo decidido por um tribunal de justiça de Berlim. Porém Ludwig regressou vivo. Não havia morrido como pensavam. 

Quando apareceu, encontrou que todas as suas propriedades haviam sido distribuídas entre seus parentes próximos. Durante dez anos Ludwig apelou a todas as cortes civis e outros departamentos do governo para recuperar sua situação legal e suas propriedades. 

Mas, apenas um desses organismos admitiu que Ludwig estava vivo: o departamento de imposto de renda. Para todos os outros, Alfredo Ludwig continuava morto.

Muitas vezes se têm feito injustiças em nome da justiça . Somente a lei de Deus é justa porque provém de um Ser que é justiça Eterna.

“A lei é santa, justa e boa” (Romanos 7:12).

B – ACUSA (S. Tiago 1:23-25)

Compara a lei a um espelho que mostra a sujeira. Um espelho perfeito não pode dizer que o rosto de um mecânico sujo de graxa está limpo. Para o rosto ficar limpo deve-se quebrar o espelho? Também abolir a lei não limpa o pecado. A lei não salva, o seu papel é mostrar o pecado.

1 – O Dr. Arturo Bietz  conta de uma princesa africana, a quem se fez crer que a sua beleza era deslumbrante. No entanto, um dia, um comerciante chegou a vila e lhe vendeu um espelho. Quando ela se mirou no espelho, ficou tão horrorizada por sua feiúra que quebrou o espelho em pedaços.

Deus nos deu espelho da lei para mostrar os pecados de nossa vida. Mesmo que não nos agrade o que vemos, quebrar a lei não muda nossa condição.

2 – Não se consegue salvação pelo guardar a lei: (Efésios 2:8-9) Mas também os salvos pela graça não estão livre para uma vida de desobediência. Paulo escreveu: Romanos 6;1-2.

¨ O espelho mostra a mancha, mas é a água que a limpa. João Batista disse: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Só Jesus tira o pecado.
¨ Falar de Cristo sem falar da lei, é falar de remédio sem falar na doença que ele cura.

V – CRISTO E A LEI


A – Alguns entendem mal algumas coisas e chegam a afirmar que Jesus, nosso Senhor, esteve contra a lei. Esse é um grave erro.

B – Ele guardou os mandamentos de Deus (S. João 15:10): 

“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no Seu amor”.

É lógico - Ele não pecou. Pecado é a transgressão da lei. Ele guardou a lei.

C – Outros dizem que Jesus mudou os mandamento. Isso não é verdade. Vejam o que Ele disse: S. Mateus 5:17,18 (pág., NT).

  • Enquanto houver céu e terra não se pode tirar nem um i ou um j.
  • Não mudou e não autorizou ninguém a mudar nada.
  • Há outras coisas que não mudaram: 2 + 2 ainda são 4 !
  • Jesus disse ao jovem rico: S. Mateus 19:16-17.

VI – ALGO MAIS


A – Ouvi um pregador afirmar:

“Não guardo mais os dez mandamentos, porque foram abolidos na cruz. Se eu guardasse é como se Cristo morresse em vão”.
Que falta de compreensão da missão de Jesus! Será que ele morreu para nos dar licença de pecar? Não gostaria de ter este pastor como vizinho. Teria de fechar bem minha casa: pois para ele não é pecado roubar!  Teria de me proteger dele: pois para ele não é pecado matar. 

Duvidaria de suas palavras: pois para ele não é pecado mentir.

– Digo com humildade e respeito: qualquer religião que não guarde os dez mandamentos está contra Deus. O que as igrejas precisam não é de abandonar a lei, mas abandonar o pecado!

– Alguém poderia dizer: “Que pensa você a meu respeito que não guardo os dez mandamentos”? Eu tenho até vontade de dizê-lo porque sei o que a Bíblia diz. Mas é difícil.

S. João tem mais coragem do que eu. Vejam o que ele escreveu sobre os que se julgam bons cristãos e não guardam os mandamentos: I S. João 2:4.

ILUSTRAÇÃO


Um jovem matou alguém em um ataque de ira. Foi preso e levado á prisão. Ao perceber o que havia feito, reconheceu que havia quebrado a lei e sentiu culpa e medo. Estava sentenciado a morrer, mas antes da execução, o guarda lhe estendeu um indulto que dizia: 

“perdoado pela graça do Governador Brown’’.
Diga-me, significa isso que o prisioneiro está agora livre para viver uma vida sem lei e fazer o que deseja? Pelo contrario, mais do que nunca, agora ele é obrigado a cumprir a lei de seu país.


VII – OBEDIÊNCIA POR AMOR


A – Os dez mandamentos não são leis somente, são amor. Os primeiros quatro nos dizem que amemos a Deus sobre todas as coisas e os últimos seis nos dizem que amemos às outras pessoas como amamos a nós mesmos.

B – Um violinista era pobre, mas tinha um violinista que encantava com seu belo som. Alguém perguntou-lhe sobre o violino. Tomou-o ternamente em seus braços e disse: Muita luz do sol deve haver entrado nesta madeira, e agora sai o que entrou.

1 – Quando o amor de Deus entra em nossa vida, o pouco que podemos fazer é permitir que saia de vossa alma a doce música de obediência.

2 – Assim está escrito: I S. João 5:3 (pág., NT).

CONCLUSÃO


A – Se até aqui fomos rebeldes quanto a obedecer a lei de Deus, ou algum dos mandamentos:

1 – reconheçamos que agimos mal, pecamos.
2 – arrependamo-nos.
3 – confessemos ao Senhor; peçamos perdão.
4 – “posso todas as coisas Naquele que me fortalece”. Filipenses 4:13.
B – Não negue a Jesus essa prova de amor. S. João 14:15.


SLIDES PARA APRESENTAR ESSA PALESTRA SOBRE A LEI DE DEUS




BAIXAR MATERIAIS


Faça o download dessa palestra para usar em seu trabalho evangelístico, no link abaixo estão inclusos:

- Slides de Abertura;
- De 1 a 4 Vídeos do Conteúdo;
- Palestra completa em Power Point;
- Áudios para Fundo Musical;
- Slides com Dicas Diversas;
- Testes Específicos e etc.

VEJA TAMBÉM


- 101 Igrejas Esquisitas do Brasil
- 7 Evidências de que o Diabo Existe
- O Enigma do Amor em Reverso